Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Vi esta entrevista e achei muito interessante, não sobre a segurança social mas é sobre o plano macro económico para Portugal (ou falta dele).
    Precisamos de mais pessoas como este jovem em cargos de decisão, ou aconselhamento.

https://www.rtp.pt/play/p8241/e558016/grande-entrevista.

(ver a partir do minuto 15)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Holy_Grail
    • AMVP
    • 20 julho 2021

# 202

Colocado por: HAL_9000cativar os jovens 18-30,

Os de 40-50 tb nao querem saber da politica.
  2.  # 203

Colocado por: nortenho66Vi esta entrevista e achei muito interessante, não sobre a segurança social mas é sobre o plano macro económico para Portugal (ou falta dele).
    Precisamos de mais pessoas como este jovem em cargos de decisão, ou aconselhamento.

https://www.rtp.pt/play/p8241/e558016/grande-entrevista.

(ver a partir do minuto 15)

outro dia vi uns excertos e gostei. vou ver tudo então.
    • AMVP
    • 22 julho 2021

# 204

Colocado por: HAL_9000

@Hall_9000

Como me parece ser uma pessoa atenta, ponderada e interessada e ainda novo sugiro que olhe para a área da educação, do retrocesso que está a ocorrer ao nível da exigência, refiro-me aos conteúdos das disciplinas. Este caminho tem um custo elevado para cada um dos alunos mas tb para a sociedade. Claro que quem pode pagar ensino mais exigente não terá este problema mas as diferenças aumentarão, pelo menos na minha opinião.
    Concordam com este comentário: Caravelle, HAL_9000
  3.  # 205

Fugindo um pouco ao tópico e centrando-me nas vossas respostas, o meu desejo desde muito novo também era o imobiliário.

Como é que vêm o facto dos grandes fundos estarem a investir para arrendar?

Isto irá levar. Uma quebra no valor da renda quando a oferta ultrapassar a procura.
  4.  # 206

Tenho investido essencialmente em imobiliário (tanto casa própria como apartamentos para arrendar), no entanto muitas vezes questiono se isso fará sentido quando me reformar daqui a 30 anos.

Daqui a 30 anos a população Portuguesa será significativamente inferior (estima-se que algures nos 8 virgula qualquer coisa milhões), isto pode ir de várias maneiras: menos população, menos procura por habitação, desvalorização geral dos bens imobiliários OU menos população mas mais concentração da mesma nos grandes centros urbanos, valorização nos centros urbanos, desvalorização no resto do país.

Mas nem é isso que mais me preocupa: Portugal é um país com politicas económicas predominantemente de esquerda, e a solução tem sempre passado por aumentar os impostos a quem amealha algum. Em Portugal ter sucesso é um crime, tanto o estado como os Portugueses assumem logo que se vives bem é pq enganaste alguém, ou fugiste aos impostos ou fizeste uma maroscada qualquer.

Penso muitas vezes se não será mais sensato investir em países com politicas económicas mais liberais, vender os apartamentos cá e comprar no UK ou na Holanda, etc. Mas por outro lado a logistica de ser senhorio num país estrangeiro, vivendo em Portugal, não é fácil...
  5.  # 207

Colocado por: pedrosslpMas nem é isso que mais me preocupa: Portugal é um país com politicas económicas predominantemente de esquerda, e a solução tem sempre passado por aumentar os impostos a quem amealha algum. Em Portugal ter sucesso é um crime, tanto o estado como os Portugueses assumem logo que se vives bem é pq enganaste alguém, ou fugiste aos impostos ou fizeste uma maroscada qualquer.

É verdade, estes gajos que estão no governo, andam sempre atrás de quem poupa para distribuir por quem não faz nada.

Colocado por: pedrosslpTenho investido essencialmente em imobiliário (tanto casa própria como apartamentos para arrendar), no entanto muitas vezes questiono se isso fará sentido quando me reformar daqui a 30 anos.

Pode estar a investir em imóveis que daqui a 30 anos estão velhos e não valem nada, por isso a solução é investir na localização, que implica maior investimento.
    • hangas
    • 23 julho 2021 editado

# 208

Colocado por: pedrosslpMas por outro lado a logistica de ser senhorio num país estrangeiro, vivendo em Portugal

O mercado lá (no UK que conheço bem) é muito diferente.
    Há empresas e imobiliárias que fazem essa gestão toda.
    Posso-lhe dizer que fui inquilino num apartamento onde estive 2 ou 3 anos; o senhorio era um investidor particular Chinês. Nunca o vi. Se calhar nem lá pos os pés para comprar o apartamento.

Investidores maiores, a maior parte chineses, chegam a comprar pisos inteiros de construção nova, ou varias "unidades" como eles lhes chamam numa mesma urbanização que nem sabem onde ficam. Toda essa gestão é feita à distancia.
  6.  # 209

Colocado por: AMVPárea da educação, do retrocesso que está a ocorrer ao nível da exigência, refiro-me aos conteúdos das disciplinas

Na área da educação está muita coisa mal e o nível de exigência e o método de ensino são parte delas. Interessante ver como funciona o sistema de ensina na Finlândia considerado o melhor do mundo. Em portugal formatam-se muitos desde cedo e incentiva-se a decorar, nada mais.
  7.  # 210

Colocado por: AMVPComo me parece ser uma pessoa atenta, ponderada e interessada e ainda novo sugiro que olhe para a área da educação, do retrocesso que está a ocorrer ao nível da exigência, refiro-me aos conteúdos das disciplinas.
    Concordo totalmente, ainda que admita que eu não tenha ainda percebido muito bem as implicações do despacho 6605-A/2021, mas pelo que os vários comentadores da área vão dizendo, parece que mais uma vez se pretende reduzir a exigência da escola pública e nivelar por baixo.

A diferença de oportunidades que têm os alunos do público/privado, ou mesmo de entre os do público aqueles que podem ou não complementar o ensino com extras começa a ser demasiado evidente, e isso reflete-se na entrada para os cursos mais apetecíveis, que dão acesso a profissões tendencialmente mais bem pagas. Basicamente o elevador social que a educação representava está aos poucos a avariar, e não parece que alguém perceba como se faz a manutenção do mesmo.

Pelo menos seria altamente desejável, que de entre as tais aprendizagens essenciais, considerassem a literacia financeira de modo a que as pessoas conseguissem planear financeiramente a sua vida, mas não. Continuamos a ter jovens a entrar no mercado de trabalho, se fazer a minima ideia de como se calcula o ordenado liquido, que impostos têm de pagar, ao que se destinam esses impostos, o que é o IRS, etc, etc....
  8.  # 211

Colocado por: pedrosslpaqui a 30 anos a população Portuguesa será significativamente inferior (estima-se que algures nos 8 virgula qualquer coisa milhões), isto pode ir de várias maneiras: menos população, menos procura por habitação, desvalorização geral dos bens imobiliários OU menos população mas mais concentração da mesma nos grandes centros urbanos, valorização nos centros urbanos, desvalorização no resto do país.

Mas nem é isso que mais me preocupa: Portugal é um país com politicas económicas predominantemente de esquerda, e a solução tem sempre passado por aumentar os impostos a quem amealha algum. Em Portugal ter sucesso é um crime, tanto o estado como os Portugueses assumem logo que se vives bem é pq enganaste alguém, ou fugiste aos impostos ou fizeste uma maroscada qualquer.
    Interessante reflexão. Ainda assim acho que o imobiliário terá sempre valor, dado que estamos em crise de construção e as novas gerações terão bem mais dificuldades(tanto de mobilidade, como monetárias) para ter casa própria que os seus pais. Daí que o arrendamento seja uma aposta de futuro, penso eu.
  9.  # 212

Colocado por: HAL_9000Interessante reflexão. Ainda assim acho que o imobiliário terá sempre valor, dado que estamos em crise de construção e as novas gerações terão bem mais dificuldades(tanto de mobilidade, como monetárias) para ter casa própria que os seus pais. Daí que o arrendamento seja uma aposta de futuro, penso eu.

No geral também concordo, mas lá está, a 30 anos é difícil ter certeza do que quer que seja.

Olhando para o caso do Japão por exemplo, que tem uma população cada vez mais reduzida e envelhecida e pode ser encarado como uma versão extrema do que irá ocorrer em Portugal a longo prazo, o mercado imobiliário é um péssimo investimento lá. No Japão, ter uma casa é encarado da mesma forma que ter um carro: um bem que desvaloriza a partir do momento de compra, que passados 25/30 anos já não vale praticamente nada.

Para mim em particular, julgo que o médio prazo passará por liquidar grande parte dos meus investimentos aqui e aplicá-los em países com politicas económicas mais liberais e saldos populacionais mais positivos (ou menos negativos pq o problema do envelhecimento da população é comum à europa toda...)

Já deixei de ter esperança que Portugal liberalize a sua economia, os Portugueses andam à 50 anos a votar nos mesmos 2 partidos, sempre com os mesmos resultados. É aquela velha máxima de fazer a mesma coisa de sempre e esperar resultados diferentes. O mundo não funciona assim.

Curiosamente, quando emigram, os mesmos Portugueses que abominam economias liberais, escolhem esmagadoramente países com economias liberais para emigrar.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 213

Colocado por: nortenho66sistema de ensina na Finlândia considerado o melhor do mundo. Em portugal formatam-se muitos desde cedo e incentiva-se a decorar, nada mais.

Em Portugal tb ha ensino diferente mas é raro, por regra só vai ate ao 1 ciclo e no ensino publico penso que so numa escola. É mais barato e mais facil para o professor o sistema de fabrica, entra miudo na sala, ouve o professor, de preferencia calado, e sai miudo da sala.

Quanto a decorar, sobretudo ao nivel da matematica, nos ultimos anos nao era tao orientado para decorar mas para o racocionio. Problema, nem os professores o sabiam ensinar.
    Quando o meu filho estava no 3 ano e esse programa foi implementado nesse ano descobri coisas fantasticas, os professores da primaria podem tirar o seu curso e exercer a profissao mesmo que tenham deixado de ter matematica a partir do 9 ano exatamente pq nao percebiam nada daquilo. A maioria dos pais deixava de conseguir acompanhar os filhos em matematica neste ano, falo de pessoas com ensino superior.
    Se me perguntam we aquilo era algo do outro mundo? Nao. Era apenas raciocinio sobre o modo de fazer operacoes matematicas. Tb ja dei formacao em excel é é assustador adultos nao perceberem o conceito de fracao, quando o conceito ate faz parte do programa do pre escolar.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 214

Colocado por: HAL_9000Concordo totalmente, ainda que admita que eu não tenha ainda percebido muito bem as implicações do despacho 6605-A/2021, mas pelo que os vários comentadores da área vão dizendo, parece que mais uma vez se pretende reduzir a exigência da escola pública e nivelar por baixo.

Sim, o programa anterior era exigente e exigia reforco de investimento para que os alunos todos pudessem acompanhar. Os professores odiavam o programa, sobretudo os das areas das ciencias. Dava trabalho, exigia esforco e os resultados nas notas dos alunos nao eram os ideais e isso afetava a avalicao dos professores e ate do pais.
    Nestes 2 ultimos anos lectivos, os professores ja podiam decidir se davam ou nao para alem das aprendizagens essenciais. Tive uma guerra em casa, pois aquilo é mesmo nivelar por baixo. Comprei livros de auxilio ao estudo sem as aprendizagens essenciais, pedia aos explicadores para darem para alem das aprendizagens essenciais. Sinceramente, penso que perdi a guerra. Num dos exames, como é habitual nestas circunstancias, havia uma pergunta para alem das aprendizagens essenciais. Este é o Problema destas coisas, ao nivelar por baixo dificilmente avancamos.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 215

Colocado por: HAL_9000literacia financeira de

A esse nivel ha um projeto da cmvm e do bdp interessante, mas depende se as escolas aderem ao nao ao mesmo.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 216

Colocado por: AMVP
    A esse nivel ha um projeto da cmvm e do bdp interessante, mas depende se as escolas aderem ao nao ao mesmo.

Mas mais importe seria que ninguém deveria terminar o 3 ciclo sem uma disciplina de direito, nem que fosse durante so meio ano lectivo. Seria essencial conhecer a constituicao, estrutura do estado e da ue e saber ler e interpretar legislacao. Mas.. Uma populacao esclarecida é o pior para um politico
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 217

Colocado por: pedrosslpNo geral também concordo, mas lá está, a 30 anos é difícil ter certeza do que quer que seja.

Sobre a populacao, tb ja pensei assim e ja mudei de ideias.
    Todos os anos ouvia reducao de populacao, eu casa vez tropessava em mais pessoas. Em 2020, tivemos em excesso de mortalidade, nasceram menos crianças mas a populacao aumentou, pouco mas aumentou. As vezes penso que o objetivo é mesmo enlouquecerem-nos
  10.  # 218

Colocado por: AMVP
    Sobre a populacao, tb ja pensei assim e ja mudei de ideias.
    Todos os anos ouvia reducao de populacao, eu casa vez tropessava em mais pessoas. Em 2020, tivemos em excesso de mortalidade, nasceram menos crianças mas a populacao aumentou, pouco mas aumentou. As vezes penso que o objetivo é mesmo enlouquecerem-nos

A questão é que o aumento da população Portuguesa hoje em dia, vai-se dando por via da imigração, e a maioria dos imigrantes que recebemos vêm dos PALOP's, Brazil, etc.

Portugal não tem uma economia capaz de cativar imigrantes de "alto rendimento", os que chegam vêm maioritariamaente para ganhar mal. Não são esses que vão trazer alguma segurança a quem investe em imobiliário...

Enfim, era preciso mudar a economia toda, ter um plano a longo prazo para o país, e isso não existe em Portugal.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 219

Colocado por: pedrosslp

A questão é que o aumento da população Portuguesa hoje em dia, vai-se dando por via da imigração, e a maioria dos imigrantes que recebemos vêm dos PALOP's, Brazil, etc.

Portugal não tem uma economia capaz de cativar imigrantes de "alto rendimento", os que chegam vêm maioritariamaente para ganhar mal. Não são esses que vão trazer alguma segurança a quem investe em imobiliário...

Enfim, era preciso mudar a economia toda, ter um plano a longo prazo para o país, e isso não existe em Portugal.

Mas esse é uma outra dimensao do problema.
  11.  # 220

Colocado por: AMVPEm Portugal tb ha ensino diferente mas é raro, por regra só vai ate ao 1 ciclo e no ensino publico penso que so numa escola. É mais barato e mais facil para o professor o sistema de fabrica, entra miudo na sala, ouve o professor, de preferencia calado, e sai miudo da sala.

Conheço bem, felizmente tive a sorte (pura sorte mesmo) de me ter cruzado com uma escola profissional no 10 ano, de aluno preguiçoso e desinteressado passei para o oposto, tudo porque a área de estudo era realmente vocacionada para o que eu gostava.
    Se somos todos diferentes porque que temos todos de estudar o mesmo e da mesma maneira? Não faz sentido.
    Concordam com este comentário: eu, AMVP, LMGuerreiro

0.0823 seg. NEW