Colocado por: HAL_9000cativar os jovens 18-30,
Colocado por: nortenho66Vi esta entrevista e achei muito interessante, não sobre a segurança social mas é sobre o plano macro económico para Portugal (ou falta dele).
Precisamos de mais pessoas como este jovem em cargos de decisão, ou aconselhamento.
https://www.rtp.pt/play/p8241/e558016/grande-entrevista.
(ver a partir do minuto 15)
Colocado por: HAL_9000
Colocado por: pedrosslpMas nem é isso que mais me preocupa: Portugal é um país com politicas económicas predominantemente de esquerda, e a solução tem sempre passado por aumentar os impostos a quem amealha algum. Em Portugal ter sucesso é um crime, tanto o estado como os Portugueses assumem logo que se vives bem é pq enganaste alguém, ou fugiste aos impostos ou fizeste uma maroscada qualquer.
Colocado por: pedrosslpTenho investido essencialmente em imobiliário (tanto casa própria como apartamentos para arrendar), no entanto muitas vezes questiono se isso fará sentido quando me reformar daqui a 30 anos.
Colocado por: pedrosslpMas por outro lado a logistica de ser senhorio num país estrangeiro, vivendo em Portugal
Colocado por: AMVPárea da educação, do retrocesso que está a ocorrer ao nível da exigência, refiro-me aos conteúdos das disciplinas
Colocado por: AMVPComo me parece ser uma pessoa atenta, ponderada e interessada e ainda novo sugiro que olhe para a área da educação, do retrocesso que está a ocorrer ao nível da exigência, refiro-me aos conteúdos das disciplinas.Concordo totalmente, ainda que admita que eu não tenha ainda percebido muito bem as implicações do despacho 6605-A/2021, mas pelo que os vários comentadores da área vão dizendo, parece que mais uma vez se pretende reduzir a exigência da escola pública e nivelar por baixo.
Colocado por: pedrosslpaqui a 30 anos a população Portuguesa será significativamente inferior (estima-se que algures nos 8 virgula qualquer coisa milhões), isto pode ir de várias maneiras: menos população, menos procura por habitação, desvalorização geral dos bens imobiliários OU menos população mas mais concentração da mesma nos grandes centros urbanos, valorização nos centros urbanos, desvalorização no resto do país.Interessante reflexão. Ainda assim acho que o imobiliário terá sempre valor, dado que estamos em crise de construção e as novas gerações terão bem mais dificuldades(tanto de mobilidade, como monetárias) para ter casa própria que os seus pais. Daí que o arrendamento seja uma aposta de futuro, penso eu.
Mas nem é isso que mais me preocupa: Portugal é um país com politicas económicas predominantemente de esquerda, e a solução tem sempre passado por aumentar os impostos a quem amealha algum. Em Portugal ter sucesso é um crime, tanto o estado como os Portugueses assumem logo que se vives bem é pq enganaste alguém, ou fugiste aos impostos ou fizeste uma maroscada qualquer.
Colocado por: HAL_9000Interessante reflexão. Ainda assim acho que o imobiliário terá sempre valor, dado que estamos em crise de construção e as novas gerações terão bem mais dificuldades(tanto de mobilidade, como monetárias) para ter casa própria que os seus pais. Daí que o arrendamento seja uma aposta de futuro, penso eu.
Colocado por: nortenho66sistema de ensina na Finlândia considerado o melhor do mundo. Em portugal formatam-se muitos desde cedo e incentiva-se a decorar, nada mais.
Colocado por: HAL_9000Concordo totalmente, ainda que admita que eu não tenha ainda percebido muito bem as implicações do despacho 6605-A/2021, mas pelo que os vários comentadores da área vão dizendo, parece que mais uma vez se pretende reduzir a exigência da escola pública e nivelar por baixo.
Colocado por: HAL_9000literacia financeira de
Colocado por: AMVP
A esse nivel ha um projeto da cmvm e do bdp interessante, mas depende se as escolas aderem ao nao ao mesmo.
Colocado por: pedrosslpNo geral também concordo, mas lá está, a 30 anos é difícil ter certeza do que quer que seja.
Colocado por: AMVP
Sobre a populacao, tb ja pensei assim e ja mudei de ideias.
Todos os anos ouvia reducao de populacao, eu casa vez tropessava em mais pessoas. Em 2020, tivemos em excesso de mortalidade, nasceram menos crianças mas a populacao aumentou, pouco mas aumentou. As vezes penso que o objetivo é mesmo enlouquecerem-nos
Colocado por: pedrosslp
A questão é que o aumento da população Portuguesa hoje em dia, vai-se dando por via da imigração, e a maioria dos imigrantes que recebemos vêm dos PALOP's, Brazil, etc.
Portugal não tem uma economia capaz de cativar imigrantes de "alto rendimento", os que chegam vêm maioritariamaente para ganhar mal. Não são esses que vão trazer alguma segurança a quem investe em imobiliário...
Enfim, era preciso mudar a economia toda, ter um plano a longo prazo para o país, e isso não existe em Portugal.
Colocado por: AMVPEm Portugal tb ha ensino diferente mas é raro, por regra só vai ate ao 1 ciclo e no ensino publico penso que so numa escola. É mais barato e mais facil para o professor o sistema de fabrica, entra miudo na sala, ouve o professor, de preferencia calado, e sai miudo da sala.