Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: nortenho66Podem aumentar a população quantas vezes quiserem, os problemas demográficos vão continuar enquanto não descentralizarmos.
    O problema do país não é o número de pessoas, mas sim uma evolução demográfica negativa bastante acentuada nos próximos anos: cada vez mais idosos, cada vez menos crianças e cada vez menos população ativa (que é quem gera a riqueza). Se o nortenho66 me indicar a solução para nos próximos 50-80 anos pagar as reformas aos nossos idosos, a educação aos nossos jovens e assegurar a saúde e outros serviços essenciais com uma evolução demográfica negativa.
    Em momento algum me viu defender o crescimento populacional, o que argumento é que tem de se evitar o decréscimo da maneira como está prevista, se não vai haver muita gente a passar mal.

    Quanto à descentralização, enquanto Lisboa secar tudo à sua volta, não há volta a dar. Mesmo os fundos comunitários destinados ao desenvolvimento regional das zonas do pais menos desenvolvidas, acabam por ser canalizados em parte para Lisboa. Mas calma, o estado agora está a oferecer 5 euros por dia aos FP que aceitarem mobilidade para o interior do país :).
  2.  # 242

    Colocado por: HAL_9000o que argumento é que tem de se evitar o decréscimo da maneira como está prevista, se não vai haver muita gente a passar mal.


    E eu concordo, apenas disse que o foco devia passar primeiramente por segurar as pessoas no país uma vez que o êxodo de pessoas qualificadas é evidente. Aliás, se essas pessoas ficassem cá, iriam constituir família cá também.



    Colocado por: HAL_9000Mas calma, o estado agora está a oferecer 5 euros por dia aos FP que aceitarem mobilidade para o interior do país :).


    Fecham tudo que são serviços no interior e depois querem que as pessoas se mudem para lá.
  3.  # 243

    Espero bem receber a minha e para isso que desconto se não pagarem vai haver festa brava
  4.  # 244

    Colocado por: Reduto25Espero bem receber a minha
    Recebe sim senhor. Pode é não gostar do valor.
  5.  # 245

    Eu já sei que vou receber bastante menos do que estava definido quando iniciei a minha vida profissional. Mudam as regras a meio do jogo...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 246

    e uma vergonha um gajo desconta x para ter x e depois dizem olha afinal so recebes y , se isto nao merece prisão...

    fazem o que querem estes trafulhas
  7.  # 247

    Colocado por: Reduto25e uma vergonha um gajo desconta x para ter x

    Quem disse isso? quem paga a reforma dos que nunca descontaram nada? temos que ser solidários.
  8.  # 248

    Colocado por: Picareta
    Quem disse isso? quem paga a reforma dos que nunca descontaram nada? temos que ser solidários.


    nao preciso de intermediários para ser solidário
  9.  # 249

    Colocado por: Reduto25e uma vergonha um gajo desconta x para ter x e depois dizem olha afinal so recebes y , se isto nao merece prisão...

    fazem o que querem estes trafulhas


    O problema é as pessoas ou não saberem ou não quererem saber que pagam X para os que recebem reforma actualmente, o que vai receber quando a altura chegar vai depender do que outros estiverem a descontar.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 29 julho 2021

     # 250

    Colocado por: Reduto25e uma vergonha um gajo desconta x para ter x


    Não. Nós simplesmente descontamos, sem qualquer promessa do que iremos receber.

    Até podemos não receber nada.
    Concordam com este comentário: Carvai
  10.  # 251

    " Mais do que uma questão de vontade pessoal, a qual não é senão a interiorização das novas pressões, foram os factores estruturais sócio-culturais e económicos que fizeram cair a taxa de substituição geracional para 1,3, ou seja, pouco mais de metade da taxa mínima, o que faz hoje de Portugal um dos países do mundo com menos nascimentos proporcionalmente à população."

    "Ora, pensar no envelhecimento é pensar nas reformas e, com o prolongar da esperança de vida, é pensar também no agravamento da saúde e, finalmente, na solidão dos «lares». A pergunta obrigatória é esta: como serão pagas estas despesas que já representam perto de metade do orçamento de Estado sem falar do que sai directamente do bolso dos reformados? Em suma, os custos inerentes ao envelhecimento arriscam-se a ser pagos pelo prolongamento da idade da reforma e pela simultânea redução do respectivo montante…"

    "Em Portugal, com a economia anémica que temos, estas deviam ser as principais preocupações do governo mas não se vê o PS mexer um dedo a este respeito."

    in :

    https://observador.pt/opiniao/o-retrato-de-portugal/

    Era só isto
    Concordam com este comentário: Holy_Grail, Carvai
  11.  # 252

    Colocado por: HAL_9000Em Portugal, com a economia anémica que temos, estas deviam ser as principais preocupações do governo mas não se vê o PS mexer um dedo a este respeito."

    Bom texto que estraga um pouco no fim com esta frase onde passa a ser tendencioso. Esta deve ser a preocupação deste governo, devia ser dos governos passados, deve ser da oposição e de todos os partidos. O tema tem de estar na agenda actual de todos os intervenientes políticos, não é só do governo até porque é necessário um entendimento alargado e a longo prazo.
    Concordam com este comentário: Holy_Grail, HAL_9000, eu, IronManSousa
  12.  # 253

    Colocado por: nortenho66. O tema tem de estar na agenda actual de todos os intervenientes políticos, não é só do governo até porque é necessário um entendimento alargado e a longo prazo.
    Perfeitamente de acordo, e sim era escusado particularizar o PS, pois nenhum dos outros está para aí virado também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nortenho66
  13.  # 254

    Gasta-se muito dinheiro na saude, mas devia-se gastar mais na prevencao e na mentalizacao dos portugueses para habitos saudaveis de vida. Como alimentação e exercicio fisico.
    Gasta-se muito dinheiro na educacao. Mas devia-se gastar melhor o dinheiro se a educacao estivesse de braço dado com o mercado de trabalho. Formam-se numeros e muitos mal formados ou formados para nada.
    Gasta-se muito no apoio social. Muito apoio social é para promover a preguiça laboral.
    Depois temos o grande papão do orcamento. A administracao publica. Qd a mesma tende a ser mais moderna e com condicoes para ser mais eficaz e eficiente, continuamos a aumentar o numero de FP.
    O problema do nosso futuro e sustentabilidade orçamental reside num passado cultural cheio de vicios e compadrios. 47 anos a promover a nao competitividade e o demérito em detrimento da excelencia e do mérito.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • eu
    • 7 agosto 2021

     # 255

    Colocado por: HAL_9000Perfeitamente de acordo, e sim era escusado particularizar o PS, pois nenhum dos outros está para aí virado também.

    Os grandes culpados são PS e PSD por esta ordem, pois desde o 25 de Abril têm sido eles a conduzir o País.

    Mas verdade seja dita, o PS esteve muito mais tempo à frente do leme.
  14.  # 256

    Colocado por: eu
    Os grandes culpados são PS e PSD por esta ordem, pois desde o 25 de Abril têm sido eles a conduzir o País.

    Mas verdade seja dita, o PS esteve muito mais tempo à frente do leme.

    Este tema pode e deve ser trazido ao debate público por outros partidos que não governo, fizeram-no? Não, porque não interessa a ninguém.
    Passamos e passam a vida a queixar-se do governo, na maioria das vezes até com razão, mas e tomar iniciativa? Pois... Em temas controversos a impopulares ninguém quer perder votos.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 257

  16.  # 258

  17.  # 259

    Colocado por: rjmsilvaÉ só uma petição. Não dá em nada, como todas as outras.
    Sim, muito provavelmente não dá em nada porque não há €. Mas demonstra que a sustentabilidade da SS é algo que não preocupa nem a sociedade civil, nem o governo.
  18.  # 260

    Colocado por: HAL_9000Sim, muito provavelmente não dá em nada porque não há €. Mas demonstra que a sustentabilidade da SS é algo que não preocupa nem a sociedade civil, nem o governo.

    Mas o Hal está à espera que alguém vá dar o seu tempo de reforma a bem da sustentabilidade da SS, principalmente quando vê o dinheiro ser desbaratado em tudo e mais alguma coisa?
 
0.0716 seg. NEW