Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 221

Colocado por: nortenho66

Conheço bem, felizmente tive a sorte (pura sorte mesmo) de me ter cruzado com uma escola profissional no 10 ano, de aluno preguiçoso e desinteressado passei para o oposto, tudo porque a área de estudo era realmente vocacionada para o que eu gostava.
    Se somos todos diferentes porque que temos todos de estudar o mesmo e da mesma maneira? Não faz sentido.
    Concordam com este comentário:eu

Tem razão, embora quando escrevi estava mesmo a pensar desde o pré escolar. O designado movimento da escola moderna, que de moderno já nada tem face aos anos que já tem, é um exemplo de um sistema de ensino alternativo que conduz a pessoas diferentes. Mas... só funciona em pequenos grupos, não dá para a dimensão das turmas nos grandes centros urbanos e claro tb há o problema da formação dos professores.

Mas é um método muito interessante e sobretudo para miúdos mais ativos, curiosos e personalidade vincada.
    No método, o meu filho fez o préescolar todo em pé, sem que o colégio alguma vez se tenha importado com isso, no colégio fábrica tive de o tirar de lá, segundo eles o miúdo até deveria ir para as necessidades educativas especiais. Quando chegou à fábrica do 1º ciclo quis sentar-se na primeira fila e ai ficou. Depois foi todo um processo de aprendizagem de que na fábrica mesmo quando perguntam não querem saber a opinião dos alunos, de que dar opinião é mal visto, ter iniciativa tb e estás-se lá para se fazer o que foi decidido para aquela hora/dia. No modelo anterior não é assim, há objetivos fixados semanalmente com os miúdos, à avaliação do que cada um vez no final da semana e a professora/educadora está lá para os orientar, acompanhar e ensinar de acordo com um programa mas tb de acordo com a personalidade de cada um. A escola do pré ainda tinha mais um objetivo, educar para o otimismo, para a felicidade. Enfim, mundo diferentes.
    Concordam com este comentário: OrdepOir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nortenho66
    • eu
    • 23 julho 2021

# 222

Colocado por: AMVPA escola do pré ainda tinha mais um objetivo, educar para o otimismo, para a felicidade.

Muito fixe.

Mas no mundo real, infelizmente, impera a competição.
    • AMVP
    • 23 julho 2021

# 223

Colocado por: eu
    Muito fixe.

Mas no mundo real, infelizmente, impera a competição.

E porque acha que este sistema não gera pessoas competitivas? Há é uma diferença, gera pessoas competitivas pelas melhores razões, competir para melhorar, e não para puxar o tapete ao outro.
    • hangas
    • 28 julho 2021 editado

# 224

Colocado por: AMVPTodos os anos ouvia reducao de populacao, eu casa vez tropessava em mais pessoas. Em 2020, tivemos em excesso de mortalidade, nasceram menos crianças mas a populacao aumentou, pouco mas aumentou. As vezes penso que o objetivo é mesmo enlouquecerem-nos

Segundo os dados preliminares dos ultimos censos, desceu.
    https://expresso.pt/sociedade/2021-07-28-Censos-2021.-Populacao-portuguesa-diminuiu-2-nos-ultimos-10-anos-846aded9

"Só as regiões de Lisboa e Algarve viram a população aumentar"
    Se viver nestas regiões a sua perceção faz sentido.

"Em número de edifícios, o país cresceu 1,2%. O Algarve e os Açores revelam o maior crescimento."
    Menos gente, mas mais casas.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 225

Colocado por: hangas"Só as regiões de Lisboa e Algarve viram a população aumentar"
    Se viver nestas regiões a sua perceção faz sentido.

Sim, vivo. Nos arredores de Lisboa, na verdade no segundo concelho com saldo natural mais elevado do país.

Mas há cerca de um mês vi números do INE em que a população tinha aumentado. Enfim, há números para tudo.
  1.  # 226

Colocado por: AMVPMas há cerca de um mês vi números do INE em que a população tinha aumentado. Enfim, há números para tudo
    A população pode aumentar transitoriamente (a longo prazo é certo que a população portuguesa vai diminuir), mas a questão principal é que tendencialmente está cada vez mais envelhecida, e com mais reformados que crianças. Esse saldo negativo é que torna insustentável a manutenção do estado social tal como o conhecemos.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 227

Colocado por: HAL_9000A população pode aumentar transitoriamente (a longo prazo é certo que a população portuguesa vai diminuir), mas a questão principal é que tendencialmente está cada vez mais envelhecida, e com mais reformados que crianças. Esse saldo negativo é que torna insustentável a manutenção do estado social tal como o conhecemos.

Eu sei. Mas se nem nos numeros conseguimos acertar o que fará no resto.
  2.  # 228

Colocado por: AMVPEu sei. Mas se nem nos numeros conseguimos acertar o que fará no resto.
    Há uma coisa que me faz uma certa comichão há algum tempo. Grande parte dos meus amigos (na casa dos early 30s começam agora a ter filhos, sendo o normal 1 ou 2 em termos de planeamento), porém tenho também uma fração significativa deles (do sexo feminino sobretudo) que não pretender ter filhos e tudo bem, são escolhas de vida. O que me causa algum espanto é a justificação: "ja temos pessoas a mais no mundo, para quê trazer ainda mais". Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.
    Se esta corrente de pensamento se começar a difundir fortemente entre a população mais jovem, sobretudo uma população mais intelectual (por assim dizer) temo que os nossos problemas demográficos ainda se intensifiquem ainda mais que as projeções, e que o maior número de nascimentos ocorra sobretudo em famílias com parcas condições (que em vez de contribuir para a manutenção do estado social, são as que mais precisam dele).
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 229

Colocado por: HAL_9000Há uma coisa que me faz uma certa comichão há algum tempo. Grande parte dos meus amigos (na casa dos early 30s começam agora a ter filhos, sendo o normal 1 ou 2 em termos de planeamento), porém tenho também uma fração significativa deles (do sexo feminino sobretudo) que não pretender ter filhos e tudo bem, são escolhas de vida. O que me causa algum espanto é a justificação: "ja temos pessoas a mais no mundo, para quê trazer ainda mais". Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.
    Se esta corrente de pensamento se começar a difundir fortemente entre a população mais jovem, sobretudo uma população mais intelectual (por assim dizer) temo que os nossos problemas demográficos ainda se intensifiquem ainda mais que as projeções, e que o maior número de nascimentos ocorra sobretudo em famílias com parcas condições (que em vez de contribuir para a manutenção do estado social, são as que mais precisam dele).
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Sabe, essa conversa tem anos. Já a ouvi a dezenas de pessoas a os únicos que hoje em dia não tem filhos são apenas os que não puderam. Sabe o que mais lamento? é que nao vejo diferença nas gerações mais novas, quando digo diferença e em atitudes e pensamento para mudar alguma coisa, ou seja, o que vejo é estagnação.
    Vejo diferenças entre as gerações antes do 25 de abril e no depois, mas no depois o que noto é que é basicamente tudo igual. E olhe que o 25 de abril daqui a pouco faz 50 anos.
  3.  # 230

Colocado por: HAL_9000Se esta corrente de pensamento se começar a difundir fortemente entre a população mais jovem, sobretudo uma população mais intelectual (por assim dizer) temo que os nossos problemas demográficos ainda se intensifiquem ainda mais que as projeções

o problema é que as pessoas são precisas e se não nascerem na europa irão chegar de outras partes do mundo, com cultural e valores diferentes dos valores europeus, o que não seriam nenhum problema, se não chocassem uns com os outros.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  4.  # 231

Colocado por: pauloagsantosvalores diferentes dos valores europeus, o que não seriam nenhum problema, se não chocassem uns com os outros
    Para além desses valores existe o facto de o nosso país em específico não conseguir atrair o tipo de emigrante que vem efetivamente acrescentar valor, fazer grandes investimentos. Em vez disso atrai muitos que vêm fazer os trabalhos miseravelmente pagos que os portugueses não querem fazer, que vivem em comunidades mais ou menos fechadas e têm tendência a não se misturar/integrar. Ou seja não vejo que o problema demográfico e de falta de crescimento económico do País, possa ser resolvido por via da imigração.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 232

Colocado por: HAL_9000Em vez disso atrai muitos que vêm fazer os trabalhos miseravelmente pagos que os portugueses não querem fazer, que vivem em comunidades mais ou menos fechadas e têm tendência a não se misturar/integrar. Ou seja não vejo que o problema demográfico e de falta de crescimento económico do País, possa ser resolvido por via da imigração.

Desculpe mas ai nao concordo consigo, todos os trabalhos tem valor acrescentado, caso contrario nao existiriam. Esta a referir-se a pessoas que limpa as ruas? que recolhem o lixo? Apanham fruta? Carregam baldes de cimento? Sao todos trabalhos necessarios e que os portugueses foram e vao pelo mundo para os executar.

Quanto a comunidades mais ou menos fechadas, nao tenho a sua opiniao. Vejo muitos mulcumanos perfeitamente integrados, e querem-no ser, e mais recentemente muitos indianos que tb o querem ser e até o sao. Pelo menos esta é a minha realidade. Sobretudo no que respeita a primeira comunidade que referi e se o valor acrescentado a que se refere é a parte financeira o que lhe posso dizer é que vejo muitos muito bem sucedidos, basta passar à porta da mesquita nas horas das celebracoes ou ir à minha janela e observar a roupa e carros com que se passeiam. Mais, muito bem educados. Claro que tb vejo pobres à porta da mesquita, mas isso tb os vejo à porta da igreja.
  5.  # 233

Colocado por: AMVPDesculpe mas ai nao concordo consigo, todos os trabalhos tem valor acrescentado, caso contrario nao existiriam. Esta a referir-se a pessoas que limpa as ruas? que recolhem o lixo? Apanham fruta? Carregam baldes de cimento? Sao todos trabalhos necessarios e que os portugueses foram e vao pelo mundo para os executar.
    Ok neste pondo admito que me expressei mal. Todos os trabalhos são de facto relevantes, e acrescentam valor, porémnão este o tipo de imigração que mais acrescenta valor ao país. Deveriamos sim ser capazes de atrair mão de obra qualificada e sobretudo estrangeiros com dinheiro para investir, isso é que faz falta à nossa economia.

Relativamente à integração das comunidades devemos contactar com realidades diferentes. Das comunidades que melhor conheço, uma indiana (AML) e outra paquistanesa (zona centro do país), não estão de todo integradas, muito por culpa dos nacionais ao redor que também não têm grande interesse em integra-los. E vejo muito mais miséria e exploração do que propriamente imigrantes que vieram cá desenvolver a sua profissão e ascenderam economicamente.

Apesar de o meu comentário ter dado essa ideia, não tenho nada contra os imigrantes, eu próprio fui emigrante também. Simplesmente no meu entender esta imigração não é de todo o caminho certo para solucionar o nosso problema demográfico e muito menos para fazer crescer a nossa economia.

Basta ver os emigrantes portugueses dos anos 60-70 e os atuais e verificar quais são os mais desejados por parte dos países de destino e os que melhor se integram.
  6.  # 234

Há muitos trabalhos que um Português nao quer fazer , nao pelo tipo de trabalho em si , mas pela exploração a nível de ordenados .

E sim concordo Portugal atrai tudo menos mão de obra qualificada
  7.  # 235

https://observador.pt/2021/07/28/censos-2021-revelam-que-portugal-tem-menos-214-mil-residentes-do-que-em-2011/

Basicamente nós exportamos mão de obra qualificada e importamos sobretudo mão de obra não qualificada. Isto não pode agourar nada de bom para o futuro.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 236

Colocado por: HAL_9000Ok neste pondo admito que me expressei mal. Todos os trabalhos são de facto relevantes, e acrescentam valor, porémnão este o tipo de imigração que mais acrescenta valor ao país. Deveriamos sim ser capazes de atrair mão de obra qualificada e sobretudo estrangeiros com dinheiro para investir, isso é que faz falta à nossa economia.

Se calhar o problema é "exportarmos" mao de obra qualificada.

Colocado por: HAL_9000Relativamente à integração das comunidades devemos contactar com realidades diferentes. Das comunidades que melhor conheço, uma indiana (AML) e outra paquistanesa (zona centro do país), não estão de todo integradas, muito por culpa dos nacionais ao redor que também não têm grande interesse em integra-los. E vejo muito mais miséria e exploração do que propriamente imigrantes que vieram cá desenvolver a sua profissão e ascenderam economicamente.

Possivelmente sim. Cresci num bairro pobre da AML, orgulho-me muito de apesar de pobres e de serem migrantes vindos de outras partes do país, aldeias do interior, aquelas pessoas terem uma mente aberta que hoje em dia parece cada vez mais difícil de encontrar. Há pouco tempo em frente da casa dos meus pais, um rua já com pessoas que não tem filhos pequenos, a família indiana que la vivia era a alegria do pedaço, sobretudo a menina mais pequena que era de facto muito extrovertida. Sim, esta família era pobre, há procura de uma vida melhor difícil em Portugal e por isso o senhor de vez em quando ia para frança, sim trabalhava na construção civil e gostavam de viver em Portugal. Sinceramente não vejo nisto grandes diferenças face aos emigrantes português dos anos 60 e até mais recentes, tenho uma amiga que em 2008 emigrou para frança para a agricultura, acha que não é o mesmo?

A frutaria onde costumo ir frequentemente, há um ano atras estavam só homens, agora já tem as esposas. O que claramente toma conta daquilo é uma pessoa nova, que se desenrasca bem a falar português e nunca mas por nunca vi algum tipo de descriminação. Este estabelecimento encontra-se no centro de uma cidade da AML.

Quanto ao local onde vivo e a mesquita, sim são uma comunidade mais abastada.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 237

Colocado por: HAL_9000https://observador.pt/2021/07/28/censos-2021-revelam-que-portugal-tem-menos-214-mil-residentes-do-que-em-2011/

Basicamente nós exportamos mão de obra qualificada e importamos sobretudo mão de obra não qualificada. Isto não pode agourar nada de bom para o futuro.

Claro que não, eu há uns anitos que digo que fico mais descansada porque o meu filho já é maiozinho e quase a terminar a escola.
    Mas tb conheço uma Ucrânia que quando chegou a Portugal tb não lhe deram hipóteses nem a filha de exercerem profissões mais qualificadas. Ela era economista na Ucrânia, a filha tinha o curso de direito mas para ser reconhecido em Portugal teria de fazer disciplinas e tinha de ter dinheiro, que obviamente na altura não tinha. Resultado, ela trabalha num café e filha vai montando negócios. Acredito que estamos a falar de uma pessoa inteligentíssima, bem formada, trabalhadora e muito educada.
    O país precisa de pessoas mas tb nao as valoriza, nem os nacionais nem os que aqui chegam.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, luisms
  8.  # 238

Colocado por: HAL_9000Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.

Eu discordo. Não concordo que a população de um país tenha de crescer continuamente, efectivamente o mundo (Europa e Portugal incluídos) já têm gente a mais, principalmente se pensarmos que um europeu ou americano "consome" muitos mais recursos que um asiático e ainda mais que um africano.
    O problema de Portugal como já referiram é de não saber segurar a mão de obra qualificada que tem e de ter um país super centralizado onde Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Podem aumentar a população quantas vezes quiserem, os problemas demográficos vão continuar enquanto não descentralizarmos.
    • AMVP
    • 28 julho 2021

# 239

Colocado por: nortenho66Portugal é Lisboa

Tb é o Porto :)
  9.  # 240

Colocado por: AMVP
    Tb é o Porto :)

Tipo o redbull air race? Não descansaram enquanto não desviaram para Lisboa... Ou a maioria dos voos da TAP que saiam do Porto. Mas pronto ;)

0.0968 seg. NEW