Colocado por: nortenho66
Conheço bem, felizmente tive a sorte (pura sorte mesmo) de me ter cruzado com uma escola profissional no 10 ano, de aluno preguiçoso e desinteressado passei para o oposto, tudo porque a área de estudo era realmente vocacionada para o que eu gostava.
Se somos todos diferentes porque que temos todos de estudar o mesmo e da mesma maneira? Não faz sentido.
Colocado por: AMVPA escola do pré ainda tinha mais um objetivo, educar para o otimismo, para a felicidade.
Colocado por: eu
Muito fixe.
Mas no mundo real, infelizmente, impera a competição.
Colocado por: AMVPTodos os anos ouvia reducao de populacao, eu casa vez tropessava em mais pessoas. Em 2020, tivemos em excesso de mortalidade, nasceram menos crianças mas a populacao aumentou, pouco mas aumentou. As vezes penso que o objetivo é mesmo enlouquecerem-nos
Colocado por: hangas"Só as regiões de Lisboa e Algarve viram a população aumentar"
Se viver nestas regiões a sua perceção faz sentido.
Colocado por: AMVPMas há cerca de um mês vi números do INE em que a população tinha aumentado. Enfim, há números para tudoA população pode aumentar transitoriamente (a longo prazo é certo que a população portuguesa vai diminuir), mas a questão principal é que tendencialmente está cada vez mais envelhecida, e com mais reformados que crianças. Esse saldo negativo é que torna insustentável a manutenção do estado social tal como o conhecemos.
Colocado por: HAL_9000A população pode aumentar transitoriamente (a longo prazo é certo que a população portuguesa vai diminuir), mas a questão principal é que tendencialmente está cada vez mais envelhecida, e com mais reformados que crianças. Esse saldo negativo é que torna insustentável a manutenção do estado social tal como o conhecemos.
Colocado por: AMVPEu sei. Mas se nem nos numeros conseguimos acertar o que fará no resto.Há uma coisa que me faz uma certa comichão há algum tempo. Grande parte dos meus amigos (na casa dos early 30s começam agora a ter filhos, sendo o normal 1 ou 2 em termos de planeamento), porém tenho também uma fração significativa deles (do sexo feminino sobretudo) que não pretender ter filhos e tudo bem, são escolhas de vida. O que me causa algum espanto é a justificação: "ja temos pessoas a mais no mundo, para quê trazer ainda mais". Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.
Colocado por: HAL_9000Há uma coisa que me faz uma certa comichão há algum tempo. Grande parte dos meus amigos (na casa dos early 30s começam agora a ter filhos, sendo o normal 1 ou 2 em termos de planeamento), porém tenho também uma fração significativa deles (do sexo feminino sobretudo) que não pretender ter filhos e tudo bem, são escolhas de vida. O que me causa algum espanto é a justificação: "ja temos pessoas a mais no mundo, para quê trazer ainda mais". Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.
Se esta corrente de pensamento se começar a difundir fortemente entre a população mais jovem, sobretudo uma população mais intelectual (por assim dizer) temo que os nossos problemas demográficos ainda se intensifiquem ainda mais que as projeções, e que o maior número de nascimentos ocorra sobretudo em famílias com parcas condições (que em vez de contribuir para a manutenção do estado social, são as que mais precisam dele).
Colocado por: HAL_9000Se esta corrente de pensamento se começar a difundir fortemente entre a população mais jovem, sobretudo uma população mais intelectual (por assim dizer) temo que os nossos problemas demográficos ainda se intensifiquem ainda mais que as projeções
Colocado por: pauloagsantosvalores diferentes dos valores europeus, o que não seriam nenhum problema, se não chocassem uns com os outrosPara além desses valores existe o facto de o nosso país em específico não conseguir atrair o tipo de emigrante que vem efetivamente acrescentar valor, fazer grandes investimentos. Em vez disso atrai muitos que vêm fazer os trabalhos miseravelmente pagos que os portugueses não querem fazer, que vivem em comunidades mais ou menos fechadas e têm tendência a não se misturar/integrar. Ou seja não vejo que o problema demográfico e de falta de crescimento económico do País, possa ser resolvido por via da imigração.
Colocado por: HAL_9000Em vez disso atrai muitos que vêm fazer os trabalhos miseravelmente pagos que os portugueses não querem fazer, que vivem em comunidades mais ou menos fechadas e têm tendência a não se misturar/integrar. Ou seja não vejo que o problema demográfico e de falta de crescimento económico do País, possa ser resolvido por via da imigração.
Colocado por: AMVPDesculpe mas ai nao concordo consigo, todos os trabalhos tem valor acrescentado, caso contrario nao existiriam. Esta a referir-se a pessoas que limpa as ruas? que recolhem o lixo? Apanham fruta? Carregam baldes de cimento? Sao todos trabalhos necessarios e que os portugueses foram e vao pelo mundo para os executar.Ok neste pondo admito que me expressei mal. Todos os trabalhos são de facto relevantes, e acrescentam valor, porémnão este o tipo de imigração que mais acrescenta valor ao país. Deveriamos sim ser capazes de atrair mão de obra qualificada e sobretudo estrangeiros com dinheiro para investir, isso é que faz falta à nossa economia.
Colocado por: HAL_9000Ok neste pondo admito que me expressei mal. Todos os trabalhos são de facto relevantes, e acrescentam valor, porémnão este o tipo de imigração que mais acrescenta valor ao país. Deveriamos sim ser capazes de atrair mão de obra qualificada e sobretudo estrangeiros com dinheiro para investir, isso é que faz falta à nossa economia.
Colocado por: HAL_9000Relativamente à integração das comunidades devemos contactar com realidades diferentes. Das comunidades que melhor conheço, uma indiana (AML) e outra paquistanesa (zona centro do país), não estão de todo integradas, muito por culpa dos nacionais ao redor que também não têm grande interesse em integra-los. E vejo muito mais miséria e exploração do que propriamente imigrantes que vieram cá desenvolver a sua profissão e ascenderam economicamente.
Colocado por: HAL_9000https://observador.pt/2021/07/28/censos-2021-revelam-que-portugal-tem-menos-214-mil-residentes-do-que-em-2011/
Basicamente nós exportamos mão de obra qualificada e importamos sobretudo mão de obra não qualificada. Isto não pode agourar nada de bom para o futuro.
Colocado por: HAL_9000Efetivamente temos pessoas a mais no mundo, mas não na Europa, e muito menos em Portugal.
Colocado por: nortenho66Portugal é Lisboa
Colocado por: AMVP
Tb é o Porto :)