Colocado por: euvalidade estatísticasem problema "eu".
Colocado por: nortenho66toda a gente critica o estado mas toda a gente está à espera de ajuda do mesmo
Colocado por: nortenho66Dá-me ideia que em portugal toda a gente critica o estado mas toda a gente está à espera de ajuda do mesmo quando as coisas apertam, seja por não se terem preparado ou por acharem que o estado tem esse dever.
Colocado por: nortenho66Dá-me ideia que em portugal toda a gente critica o estado mas toda a gente está à espera de ajuda do mesmo quando as coisas apertam, seja por não se terem preparado ou por acharem que o estado tem esse dever.Toda a gente critica o estado, porque a percentagem de impostos que é cobrada, seja IRS, seja SS, seja IVA, impossibilita que paralelamente se faça um fundo privado de pensões pois não há liquidez.
Colocado por: spereira
Comecei a pensar como pensa quando me aconteceu "essa" desgraça de ver o meu pai a trabalhar 40 anos na Suíça para ter uma "boa" reforma e depois quando veio gozá-la cá em Portugal apareceu-lhe um cancro no pâncreas e morreu em 4 meses. Não sabemos se chegamos à reforma, mais vale viver a vida no dia a dia, não gastar tudo desalmadamente mas aproveitar a vida. Quando chegar à reforma logo se vê.
Colocado por: rjmsilva
Depois aparecem as Ana Bola...
Colocado por: spereiraa empresa onde trabalho fez -me um ppr que terei direito quando chegar à reforma.
Colocado por: AMVP
A pensar assim deveria abdicar deste produto, pode nunca utilizar e sempre se cobrava mais impostos. Pq na prática não é a empresa que lhe fez o ppr mas sim o OE.
Colocado por: Picareta
Se o estado fica com 34,75% dos nossos ordenados, é obvio que tem o dever de pagar reformas, porque é disso que estamos a falar.
Colocado por: HAL_9000Toda a gente critica o estado, porque a percentagem de impostos que é cobrada, seja IRS, seja SS, seja IVA, impossibilita que paralelamente se faça um fundo privado de pensões pois não há liquidez.
Colocado por: HAL_9000Por outro lado não existe qualquer incentivo à poupança, muito pelo contrário. As contas poupanças não pagam nada de juros, e basicamente o dinheiro que lá mete perde valor comercial todos os anos. As aplicações financeiras disponíveis também não são as mais cativantes.
Colocado por: HAL_9000O que se critica é o facto do estado não fomentar alternativas ao atual sistema de SS. Muito pelo contrario, cada vez tenta cobrar mais impostos, para tentar manter um modelo que se sabe já falível, porém têm medo de mexer nele pois sabem que isso tem um custo em votos. Ninguém aqui quer um estado paizinho, querem sim um estado que nos dê a oportunidade de fazer diferente.
Colocado por: spereiratemos pontos de vista diferentes. Eu vivo bem, tenho o suficiente para ter uma boa vida e a empresa onde trabalho fez -me um ppr que terei direito quando chegar à reforma.
Colocado por: nortenho66é necessario uma reestruturação total do estado e de como o dinheiro publico / impostos são geridos porque a manta não estica e para ter de um lado é preciso tirar de outro.Exacto é iso que temos estado a falar. O estado precisa de otimizar os seus gastos, e sobretudo cortar nas suas gorduras que são imensas, acabar com os contratos para familiares, e acima de tudo deixar de fazer contratos ruinosos, como os das SCUTS ou agora o da TAP. Mas o modo como as reformas são calculadas, tem de ser reformulado, e rapidamente.
Colocado por: spereirafoi uma regalia que a empresa me deu, não tenho de abdicar de nada. Se me deram é porque o mereço :)
Colocado por: rjmsilvaAs pessoas aqui têm a mentalidade igual ao estado. As pensões não devia ter nada a ver com os gastos do Estado. O dinheiro descontado para fins de aposentação devia ser dos pensionistas, o estado que se governe com o dinheiro dos impostos.Estaria certo se o estado não fosse a correr ao fundo da SS sempre que precisa de tapar algum buraco de prestações sociais que deveriam ser pagas via OE e não fundo de pensões.
Colocado por: hangasNa realidade é optar entre um salário liquido maior ou uma poupança forçada.Isto seria uma excelente ideia para as empresas. De modo a tornarem as condições que oferecem mais atrativas. Infelizmente penso que apenas uma minoria das empresas "oferece" esta compensação. A minha esposa também tem um pacote semelhante, porém nenhuma das empresas pelas quais passei, oferecia algo do género.
Colocado por: HAL_9000Isto seria uma excelente ideia para as empresas. De modo a tornarem as condições que oferecem mais atrativas. Infelizmente penso que apenas uma minoria das empresas "oferece" esta compensação. A minha esposa também tem um pacote semelhante, porém nenhuma das empresas pelas quais passei, oferecia algo do género.
Colocado por: rjmsilvaFalar de barriga cheia, realmente nte é muito mais fácil.
Ainda para mais herdou a fortuna de que o seu pai não usufruiu.
Pelo menos tem noção que o seu caso não representa a maioria das pessoas?