Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

vitor magalhaes

o material ceramico de produção nacional deve se calhar ir primeiro lá para fora e depois voltar para cá outra vez para justificar esses tais 300% e tudo o mais que fala.
  2.  # 262

Por isso mesmo referi as exceções de produção nacional com matéria prima nacional.
  3.  # 263

que serão grosso modo uma parte significativa das empreitadas
  4.  # 264

Madeira, aço, PVC e alumínio.
    Tem acesso a tabelas destes materiais?
  5.  # 265

Colocado por: HAL_9000Quando os jovens capazes saírem todos do país porque andavam com a corda na garganta, quero ver onde é que os empreiteiros, vão ganhar dinheiro. Isto é um bocado uma bola de neve.

É bem mais grave o 1º (jovens sairem) do que o segundo (empreiteiro n ganhar dinheiro), é o risco do negócio. Hal, repare, no que serve agora eles praticarem preços mais baixos? Não têm capacidade para mais obras, os que apresentarem preços mais altos ficam com as que eles não fazem e ganham o dinheiro! Quando vier a crise é igual para todos, excepto que os ganharam mais, se tiveram juízo estão melhor preparados.

Eu, no meu trabalho, de 2010 a 2014, só via empresas com (muuuito) prejuízo, de 2016 para cá só vejo com lucro, prefiro assim, de longe.

Colocado por: HAL_9000Há dias estava para comprar o MO para a minha cozinha. A 15 de outubro custava mais ou menos 320 euros (by kuantokusta). Como ainda tinha tempo até à montagem da cozinha, guardei o link para não estar a perder meses de garantia. Agora o mesmo MO custa entre 499 e 550 euros.

Acho que é efeito do Natal, eu fui comprando os meus ao longo do ano, e o preço nunca subiu, ou se subia um pouco,logo aparecia uma promo a seguir.... a partir de dia 26 deve normalizar, pelo menos nos eletrodomésticos não vejo alterações significativas de preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  6.  # 266

Colocado por: NTORIONTenho pena, sim, dos jovens e quem realmente não pode pagar estes preços, e que vai andar a vida toda com a corda na garganta, mas daí a culpar alguém por querer ganhar dinheiro no seu negócio.

Aqui está um toque importante. E nem sequer sei no que isto vai desenvolver a médio longo prazo.
    Um gajo que troca de casa agora, vende a sua cara e compra outra cara. Perde e ganha. Quem vende para construir é mais ou menos o mesmo.
    Agora, o pessoal novo que quer construir vida e leva com estes preços de imobiliário!!?? Acredito que muitos pensem duas vezes antes de comprar uma casa nos arredores dos grandes centros urbanos.
    Até posso daqui tirar uma coisa boa que é o pessoal mais novo ocupar esse interior imenso que tem muito potencial. Mas muitos se calhar vão é aproveitar o imenso estrangeiro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 267

Mas lá fora está a acontecer o mesmo relativamente ao preço das casas, quanto muito podemos ir para fora trabalhar para depois comprar em Portugal porque mesmo assim é mais barato aqui, o problema é que isso é também o que os estrangeiros estão a fazer ao vir para Portugal, o que porventura faz aumentar os preços...

Não sei como isto poderá mudar.... mas a continuar assim irá chegar a uma altura (se é que já não estamos lá), em que vão haver 2 grandes classes sociais, as que têm casa e vivem em casa própria ou vão herdar, e os restantes que nunca irão ter possibilidades de sair do mercado de arrendamento.
  8.  # 268

Colocado por: lpetingaMas lá fora está a acontecer o mesmo relativamente ao preço das casas, quanto muito podemos ir para fora trabalhar para depois comprar em Portugal porque mesmo assim é mais barato aqui, o problema é que isso é também o que os estrangeiros estão a fazer ao vir para Portugal, o que porventura faz aumentar os preços...

Não sei como isto poderá mudar.... mas a continuar assim irá chegar a uma altura (se é que já não estamos lá), em que vão haver 2 grandes classes sociais, as que têm casa e vivem em casa própria ou vão herdar, e os restantes que nunca irão ter possibilidades de sair do mercado de arrendamento.

Mas com o que um senhorio paga ao estado de impostos acha que há interesse em que o tuga tenha casa própria? O estado ganha muitoooo mais a cobrar impostos sobre o arrendamento do que a cobrar Imi.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, lpetinga, desofiapedro, Beto1980
  9.  # 269

Colocado por: IronManSousaEu pensei o mesmo, para que serve um orçamento assim?
    Basta encomendar e pagar o preço quando for a entrega do material. Seja qual for o preço, já sabemos que o orçamento de nada serve

Sem dúvida.
    Estendendo esta abordagem para a execução da obra, traduz-se numa total falta de controlo. A casa tanto pode ficar por um valor ou por 5 vezes mais.
    Para quem constrói com financiamento como é que se safa?
    E quem tem que pagar este financiamento com salários, como se safa?

É obvio que o objectivo das empresas é o lucro. Não há que ficar chocado com isso.
    Mas o cliente também procura mais valia pelo que paga e quanto mais paga, mais questiona a mais valia. Daí haverem tantas construções por adjudicações directas (não faltam exemplos de sucesso aqui no fórum, bem documentados).

É algo semelhante aos agentes imobiliários: também querem ganhar o seu lucro, mas há clientes que questionam a mais valia de um serviço que lhe custa 6.15% do valor do imóvel.
    Isto dá aso à procura de alternativas.

Colocado por: NTORIONSó adjudica quem quer! E pode.

Evidentemente.
    E quando se reduzir significativamente o número de pessoas que querem e podem adjudicar, o resultado será relativamente previsível.
  10.  # 270

O preço das casas está pela hora da morte, seja para alugar seja para comprar. Seja novo ou usado o preço é quase o mesmo na maioria dos casos. Como é que se para esta escalada de preços? É deixar de comprar? Por outro lado, se eu posso vender um T2 por 200K porque raio vou vender por 100K só para ser caridoso? Havendo quem compre há sempre quem venda. As coisas não são caras, nós é que ganhamos pouco...
  11.  # 271

Colocado por: pguilhermeEvidentemente.
    E quando se reduzir significativamente o número de pessoas que querem e podem adjudicar, o resultado será relativamente previsível

Mas sempre foi esse o ciclo de vida de uma empresa. Uns setores mais estáveis, outros mais cíclicos.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  12.  # 272

Colocado por: Joao DiasMas com o que um senhorio paga ao estado de impostos acha que há interesse em que o tuga tenha casa própria? O estado ganha muitoooo mais a cobrar impostos sobre o arrendamento do que a cobrar Imi.

E um senhorio paga imposto sobre o arrendamento e Imi. É win win para o estado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, Joao Dias, Beto1980
  13.  # 273

Temos ainda outro ponto q ng abordou, a inflação, se os salários conseguirem acompanhar minimamente, vão tornar os empréstimos muito mais baratos. O que não é mau para todos.

Pensem em que fazia um empréstimo na década de 80,com inflação acima dos 10% todos os anos, uma mensalidade que ao início podia representar 50% de um salário ao fim de meia dúzia de anos representaca menos de 10%. Em princípio não teremos esta escala, mas n deixa de ser 1 ponto a observar.
  14.  # 274

Para orçamentos desses, com essas cláusulas compro papel higiénico que é mais mole.
    Por isso é que ainda nao pedi orcamentos nenhuns praticamente, para que? Na verdade so se vai saber quanto se gasta na hora, constrói-se à antiga, ordem de trabalhos por grau de importância e quando acabar o dinheiro acaba o vício, o resto vai se fazendo
  15.  # 275

Por uns n fazerem n quer dizer q outros n o façam.

Tinha cozinha adjudicada desde dez 2019.
    Carpintarias adjudicadas desde nov 2020.
    Caixilhos adjudicados desde Julho 2020.
    Todos estes com sinal, o preço manteve-se.

Portões (3) adjudicados só de boca e sem sinal desde Outubro 2019! Garagem Colocado em Março de 21 os restantes vão ser agora. Perguntei qual o preço, manteve.
  16.  # 276

Eu só deixo um alerta á navegação. As famosas cláusulas que nos últimos posts tão criticadas foram são uma excelente ferramenta para separar o trigo do joio. Qualquer empresa séria, actualmente, tem forçosamente de colocar esse género de salvaguardas. Não só para se proteger a si mas também o próprio cliente no sentido de o alertar desde logo para a realidade do que se está a passar. Quem não o fizer, como isto anda, ou é louco ou então quando a coisa estourar abandona a obra. Mas é certinho.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 277

João, depende do ponto de vista com aquelas cláusulas todas porque pedir um orçamento?

Mais vale vir fazer e pedir preço no fim... No caso dos valores baixarem e não aumentarem quantos vão reduzir o valor orçamentado? (Já sei que não é o seu caso pelo exemplo que deu em tempos..)
  18.  # 278

Colocado por: Joao DiasEu só deixo um alerta á navegação. As famosas cláusulas que nos últimos posts tão criticadas foram são uma excelente ferramenta para separar o trigo do joio. Qualquer empresa séria, actualmente, tem forçosamente de colocar esse género de salvaguardas. Não só para se proteger a si mas também o próprio cliente no sentido de o alertar desde logo para a realidade do que se está a passar. Quem não o fizer, como isto anda, ou é louco ou então quando a coisa estourar abandona a obra. Mas é certinho.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Certo, mas com essas cláusulas todas entao nao ha razao para os empreiteiros carregar na margem de segurança, dessa forma pode ser dado um orcamento com o preço do dia ja que nao ha riscos ficam do lado do DO.
  19.  # 279

Colocado por: P@rAdiS3Mais vale vir fazer e pedir preço no fim..

Hoje, qualquer empreiteiro responsável está a incluir clausulas daquele tipo, não há outra forma.
    Se quando chegar à hora de pagar aos subempreiteiros (alumínios, serralharias, carpintarias, impermeabilizações, eletricidade, águas e esgotos, gás e o diabo sete) os valores forem 25% mais caros quem acha que vai arcar com esse prejuízo?
    Eu até sei como alguns empreiteiros vão fazer e certamente que muitos de vós também imagina como.

Colocado por: P@rAdiS3No caso dos valores baixarem e não aumentarem quantos vão reduzir o valor orçamentado?

Desenganem-se, as coisas não vão baixar. Na melhor das hipóteses vão começar a estabilizar lá para meados do próximo ano mas nunca mais vão baixar.
    Ali para trás alguém dizia que vamos ter duas classes. Aqueles que podem construir e os que não podem.
    Nem duvidem que sim.
    Na franza dos que não podem irá haver alguns que conseguirão aceder a umas coisas LOW COST com mais ou menos qualidade que já começam a aparecer e que vão ser o futuro
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  20.  # 280

Claro que não vão baixar .. Por isso tenho feedback de um fornecedor armazenista que indica que algumas coisas já baixaram..

Isto parece o topic das moratórias! Ainda não vejo é as casas dos desgraçados que iam ficar sem casas e iam fazer baixar o mercado a venda..

E o ponto de vista do DO como se protege de não ser enganado com "olhe afinal aumentou mais 20% temos de rever" Quando na realidade não aumentou?

0.0930 seg. NEW