Iniciar sessão ou registar-se
  1. Aqui está, se não houvessem os aumentos brutais nos materias nao me preocupava tanto, o problema é que os materiais estao caros e duvido que venham a diminuir... quanto à loucura dos profissionais que querem enriquecer em dois dias, essa controla se mais ou menos.
  2. Colocado por: NTORION
    Isso é sempre, não é uma questão de se, mas de quando. A diferença é que neste momento temos uma inflação brutal e perda de poder de compra associado, ora qd há este tipo de movimento, não será mais fácil construir daqui a uns anos do que agora.
    E,se porventura entretanto conseguirmos recuperar o poder de compra (q terá de ser por subida do rendimento), o atual empréstimo desvalorizará, o que mais uma vez significa fez bem em avançar.

Desde q se consiga orientar com o custo da obra é andar pra frente.

Isso era se os salarios aumentassem em sintonia com a inflacao.
    Olhe para os anos após a nossa bancarrota.
    Praticamente nao tivemos aumentos.
    Nos ultimos 10 anos um salario de 1000€ com atualizacao de 1%/ano, tinhamos mais de 1100€ de salario bruto. Era ter mais um salario no final do ano
  3. Colocado por: HAL_9000Se a crise for tal que a pessoa não tem outra alternativa de habitação

A alternativa é recuperar casas velhas, que existem por aí aos montes, e é sempre mais fácil o DYD.
  4. Colocado por: DR1982quanto à loucura dos profissionais que querem enriquecer em dois dias,

Já está provado que esses é que tinham razão, os outros não vão ter dinheiro para terminar as obras.
  5. Colocado por: Pickaxe
    Já está provado que esses é que tinham razão, os outros não vão ter dinheiro para terminar as obras.
    Nao concordo, ha profissionais que dão preços calculistas e ha outros que dão preços loucos.
    Ha uns tempos pedi preço para fazer uma vedação com 150metros, onde o terreno esta pronto a receber a vedação e pediram-me 25€m2 + iva... se isso nao é precos de loucos...
  6. Colocado por: DR1982Ha uns tempos pedi preço para fazer uma vedação com 150metros, onde o terreno esta pronto a receber a vedação e pediram-me 25€m2 + iva... se isso nao é precos de loucos...

isso é outra coisa, adjudica a vedação e no dia seguinte compram os materiais, se forem espertos.
    Eu referia-me a obras que demoram mais do que um ano, e não se pode aprovisionar todos os materiais no inicio.
  7. Colocado por: Pickaxe
    isso é outra coisa, adjudica a vedação e no dia seguinte compram os materiais, se forem espertos.
    Eu referia-me a obras que demoram mais do que um ano, e não se pode aprovisionar todos os materiais no inicio.
    Esses sao os tais preços calculistas que eu falava atras, mas ja em tempos aqui se falou que agora a moda é pedir revisão de preços a meio da obra por isso, nao é preciso dar precos a contar com o pior dos cenários
  8. Colocado por: Sirruper
    Isso era se os salarios aumentassem em sintonia com a inflacao.
    Olhe para os anos após a nossa bancarrota.
    Praticamente nao tivemos aumentos.
    Nos ultimos 10 anos um salario de 1000€ com atualizacao de 1%/ano, tinhamos mais de 1100€ de salario bruto. Era ter mais um salario no final do ano

Leia lá de novo o meu comentário, em ambas as hipóteses é preferível construir já. Mas cada 1 tem a sua opinião. Se em Março de 2020 (pleno início de pandemia), não tenho assinado o contrato para fazer a minha, hoje nem a começava.
  9. Colocado por: NTORION
    Leia lá de novo o meu comentário, em ambas as hipóteses é preferível construir já. Mas cada 1 tem a sua opinião. Se em Março de 2020 (pleno início de pandemia), não tenho assinado o contrato para fazer a minha, hoje nem a começava.

Está a chegar à minha conclusão. Antes da pandemia a evolucao dos preços era natural. Procura vs oferta. Depois da pandemia os mercados ficaram todos baralhados com a paragem das economias. Os preços comecaram a disparar para todo o lado e os profissionais da construcao viram uma oportunidade para meter a mao no saco.
    Agora com a guerra e crise energetica a somar aos devaneios de uma pandemia, é simplesmente incomportável.
    Se eu estivesse mesmo aflito para construir hoje e nao pudesse esperar, a unica forma de tentar minimizar a inflacao da construcao, era construir bem, pequeno e simples.
    Menos area= menos m2€ - carpintaria-caixilharia-wc-closet-cozinha-piscina-etc.
    Se a pandemia veio trazer novos habitos de vivencia, a principal foi dar primazia ao exterior da casa. Dentro deve ser mais importante o conforto e nao o tamanho.
  10. no meu ponto de vista o maior entrave é a incerteza de começar um processo do qual não se sabe qual será o valor final a pagar.
  11. Colocado por: jorgealvesno meu ponto de vista o maior entrave é a incerteza de começar um processo do qual não se sabe qual será o valor final a pagar.
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    E a solução qual é? Sentarmo-nos e esperar?
  12. A solucao a meu ver é avançar a medo, começar pelo essencial, priveligiar o que mais importa e que mais difícil sera de reparar/implementar no futuro e o resto logo se vê.
    Neste momento construir chave na mão, mais do que nunca é uma asneira.
    Concordam com este comentário: pedrorainho
  13. Colocado por: DR1982E a solução qual é? Sentarmo-nos e esperar?

Conheço pessoas que estao a fazer literalmente isso.

Ja passou a época dos descobrimentos que nos lançávamos ao oceano sem saber onde íamos parar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14. Colocado por: Nostradamus

Conheço pessoas que estao a fazer literalmente isso.

Ja passou a época dos descobrimentos que nos lançávamos ao oceano sem saber onde íamos parar.
    Ah sim, ha muitos que o estao a fazer desde sempre, eu quando comprei apartamento em 2018 alguns Ja me diziam para esperar porque isto ia baixar... se eu lhes tivesse dado ouvidos estava bem lixado...
    Isto ate pode estabilizar mas baixar, consideravelmente pelo menos, duvido
  15. Colocado por: DR1982A solucao a meu ver é avançar a medo, começar pelo essencial, priveligiar o que mais importa (...) e o resto logo se vê.

Colocado por: DR1982Ah sim, ha muitos que o estao a fazer desde sempre

E você com esta abordagem nao é exactamente a mesma coisa?

Construir por fases, mesmo hoje, implica uma boa folga financeira. Nao é para quem queira fazer créditos onde as tranches sao libertadas x em x meses consoante os avanços do trabalho.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16. Colocado por: Nostradamus

E você com esta abordagem nao é exactamente a mesma coisa?

Construir por fases, mesmo hoje, implica uma boa folga financeira. Nao é para quem queira fazer créditos onde as tranches sao libertadas x em x meses consoante os avanços do trabalho.
    Andar devagar é diferente de ficar parado à espera do dia que pode ser São Nunca.
    Porque? Quantos e quantos ja construiram aqui por fases, adjudicação direta com recurso a credito ? Ficar no sofá à espera que nos entreguem as chaves da porta será algo cada vez mais acessível a muito poucos.
    • mica
    • 9 março 2022
    Eu ando a comprar tudo o possível, para não levar com muitos aumentos...daqui a pouco tenho a casa toda em peças
  17. Colocado por: micaEu ando a comprar tudo o possível, para não levar com muitos aumentos...daqui a pouco tenho a casa toda em peças

É porque tem onde guardar.
  18. Colocado por: DR1982Quantos e quantos ja construiram aqui por fases, adjudicação direta com recurso a credito ?

Pois é, mas isso foi numa altura que se pedia 1 ou 2 orçamentos e a obra seguia. Nao havia grandes períodos de pausa/paragem devido às especulações que hoje temos.

Hoje, pede um crédito, acha que se pode dar ao luxo de demorar 5 anos a concluir uma obra so porque os preços actuais estao caros e decidiu pedir 30 orçamentos diferentes, para as diferentes especialidades, so para poupar meia dúzia de biscas?

Um crédito tem de ser pago. Va la dizer ao banco que quer construir por fases mas que nao sabe quando terá a obra concluída, e depois diga-me a resposta que lhe deram. Uma casa em construção, pouco vale a um banco como garantia. Se falhar o pagamento, o banco quer ir buscar uma casa completa e nao meia dúzia de blocos.

O DR como ganha umas biscas em França até pode ser que o banco o aceite como um "bom cliente"...Mas o típico Zé da aldeia, se pedir 200 mil para ir desbloqueando as tranches ao longo de um período de, por exemplo, 5 anos, nao é garantido que lhe concedam o dinheiro.

Dai dizer, hoje, fazer por fases, controlando cada pintelho, é para quem tem folga financeira e nao quem quer fazer com recurso ao crédito.
  19. Colocado por: Nostradamus

Pois é, mas isso foi numa altura que se pedia 1 ou 2 orçamentos e a obra seguia. Nao havia grandes períodos de pausa/paragem devido às especulações que hoje temos.

Hoje, pede um crédito, acha que se pode dar ao luxo de demorar 5 anos a concluir uma obra so porque os preços actuais estao caros e decidiu pedir 30 orçamentos diferentes, para as diferentes especialidades, so para poupar meia dúzia de biscas?

Um crédito tem de ser pago. Va la dizer ao banco que quer construir por fases mas que nao sabe quando terá a obra concluída, e depois diga-me a resposta que lhe deram. Uma casa em construção, pouco vale a um banco como garantia. Se falhar o pagamento, o banco quer ir buscar uma casa completa e nao meia dúzia de blocos.

O DR como ganha umas biscas em França até pode ser que o banco o aceite como um "bom cliente"...Mas o típico Zé da aldeia, se pedir 200 mil para ir desbloqueando as tranches ao longo de um período de, por exemplo, 5 anos, nao é garantido que lhe concedam o dinheiro.

Dai dizer, hoje, fazer por fases, controlando cada pintelho, é para quem tem folga financeira e nao quem quer fazer com recurso ao crédito.
    Nao é nada disso, o que eu dizia é pede 100mil, com esses 100K faz a casa, e os extras, (arranjos exteriores, climatizacao, paineis nao sei das quantas, alguma carpintaria por exemplo ou ate uma ou outra divisão acaba depois com capitais próprios caso seja necessário, claro que o banco nao é burro e é preciso controlar a coisa para ele ir libertando o dinheiro, claro que nao vai libertar 100% com a casa a 70%

0.8548 seg. NEW