Iniciar sessão ou registar-se
    • sltd
    • 11 fevereiro 2022

# 1

Colocado por: Palmix

O BCE tem sido sempre mais contido, no que toca às alterações da politica monetária, em comparação com outros Bancos Centrais.
    E, muito sinceramente, aquilo que Lagarde diz não me descansa muito, até porque basta os alemães darem o sinal que ela exatamente o contrário daquilo que afirma agora.

Os custos energéticos vieram para ficar. Penso que já toda a gente percebeu isso. Seja pela chamada "transição energética", seja pelas conjeturas que afetam os países produtores de energia. E SIM, a Europa pode fazer algumas coisas, para conter os custos da energia.

Colocado por: Palmix

O BCE tem sido sempre mais contido, no que toca às alterações da politica monetária, em comparação com outros Bancos Centrais.
    E, muito sinceramente, aquilo que Lagarde diz não me descansa muito, até porque basta os alemães darem o sinal que ela exatamente o contrário daquilo que afirma agora.

Os custos energéticos vieram para ficar. Penso que já toda a gente percebeu isso. Seja pela chamada "transição energética", seja pelas conjeturas que afetam os países produtores de energia. E SIM, a Europa pode fazer algumas coisas, para conter os custos da energia.

Pois pode. Em vez de esbanjar € em comissões da treta para o estudo dos direitos das pulgas, pode alocar esses € para a investigação em energia. No fundo € para a ciência (a verdadeira) e menos (ou nada) para o bla bla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
  1.  # 2

Colocado por: FT87

Mas eu não falei na Daikin falei sim em diversas marcas em que isso me tem acontecido nessa em especial não sei porque ainda não lidei com eles.
    Dou lhe um exemplo simples pois como já informei anteriormente lido com negociações todos os dias todos.
    Numa determinada marca de iluminação que me deu preço o ano passado em Fevereiro negociei com eles e pelos vistos só vendiam pela rede de distribuição como não gosto e evito comprar por intermediários pois só servem normalmente para ganhar dinheiro consegui comprar directo sendo que o desconto era 50% mas eliminando o intermediário passou para 62%.
    Entretanto chegou a altura de comprar e fui informado que a tabela deles aumentaram 13% como não aceitei lancei novo concurso e ligou me o dono a dizer que não era justo visto que já lhes tinha prometido comprar no entanto ele também me deu orçamento e não estava a cumprir.
    Como viu que a coisa não ia correr bem la me disse que mantinha os preços.
    Mas isto não é novidade tem acontecido montes de vezes.
    Isto é tudo muito lindo até verem os negócios a fugir!

FT87, pode informar qual a marca de iluminação e se não for pedir muita qual o contacto?

Obrigado,
  2.  # 3

Só para reforçar o que há muito venho a alertar, esta mensagem acabou de ser partilhada connosco e com um restrito grupo de profissionais do sector.
    Atenção que estamos a falar de um dos maiores produtores de soalho dos EUA.

You heard it hear first:

Production is going to go from slim to nearly zero…

Where’s what’s going on…

We are all very worried about interest rates. We expect 50BPS in March and 25 BPS ever QTR after. This is going to zap the 2nd home and remodel market.

Production is going to shift, for us at least, to new construction projects. I expect other manufacturers to do the same.

Expect lower supplies of commodity products as we go into this period of uncertainty.

Some of you have scoffed at this type of advice before for those that did - fine- for those that took heed and traded off of it I know that you did very well because you all thanked me personally for the insight.

God speed…it’s going to get bumpy.
    Unquote
  3.  # 4

O que pensa sobre isso João Dias?
  4.  # 5

Colocado por: pguilhermeO que pensa sobre isso João Dias?

Penso o que já pensava o ano passado.
    Vão haver clientes e profissionais a passar as passas do Algarve a partir de meados deste ano.
    Eu por agora não estou muito preocupado pois as nossas obras até meio de 2023 estão todas já com os soalhos adquiridos e armazenados.
    Os preços vão subir ainda mais e vai passar a existir uma obrigatória corrida ao mercado Chinês. Nada que não estivesse nos planos uma vez que os Chineses estão a comprar literalmente toda a madeira que conseguem desde meados de 2019.
    O mercado de produção Chinês está a mudar. Existem já um sem número de fábricas na China a fabricarem soalhos Multicamadas com uma qualidade impressionante e com preços tão ou mais caros que os produtores Europeus. Estas fábricas, têm na sua linha de produção Engenheiros Europeus e são directamente controlados pelo Estado. Estes irão providenciar as soluções necessárias para o mercado do segmento médio alto. Nomeadamente na Europa e nos EUA.
    Depois existem as centenas de fábricas com produção de massa sem o menor controle de qualidade. Essas serão as que farão face ao mercado que procura a famosa “relação preço qualidade”. Pavimentos muito fracos em todos os sentidos.
    Paralelamente, existem uns poucos grandes players Europeus COM PRODUÇÃO EXCLUSIVA NA EUROPA, que irão selecionar um grupo restrito de profissionais e grandes construtoras para parceiros estratégicos de qualidade e garantia.
    Neste último departamento, também estamos 110% á vontade.

Resumindo, não me parece que os preços estejam para estabilizar tão cedo e algo que eu já sabia desde Março do ano passado (muitos DO daqui podem atestar que eu alertei isto em várias reuniões), vai mesmo suceder. O mercado de soalhos Americano vai mesmo ter um crash. Não por não haver clientes mas sim por não haver matéria prima.
    Quando e se isso de facto acontecer, vamos ter a burra nas couves… a sério
  5.  # 6

Ou seja, altura de procurar alternativas ao soalho, quem diz ao soalho diz a tudo o resto.
    O soalho, PRH, Pedras naturais e afins vao ser cada vez mais para quem realmente pode então. Quanto mais depressas os DO aceitarem isso mais rapidamente encontram alternativas e assunto resolvido.
    O que nao tem remédio, remediado está.
    Concordam com este comentário: marco1, ricardo.rodrigues, Palmix
  6.  # 7

Colocado por: DR1982Ou seja, altura de procurar alternativas ao soalho, quem diz ao soalho diz a tudo o resto.
    O soalho, PRH, Pedras naturais e afins vao ser cada vez mais para quem realmente pode então. Quanto mais depressas os DO aceitarem isso mais rapidamente encontram alternativas e assunto resolvido.
    Concordam com este comentário:marco1

É isso é. Vocês não esperam pela demora.
    Deixem passar mais uns Meses para ver os tópicos que vão ser abertos neste forum…
  7.  # 8

Colocado por: DR1982Ou seja, altura de procurar alternativas ao soalho, quem diz ao soalho diz a tudo o resto.
    Concordam com este comentário:marco1

DR tem de começar a ver estes vídeos.
    https://youtu.be/0Mq0Rwnd4Nk

Dessa forma voltamos ao tempo das carpetes :)
  8.  # 9

Colocado por: Joao Dias
    É isso é. Vocês não esperam pela demora.
    Deixem passar mais uns Meses para ver os tópicos que vão ser abertos neste forum…
    O que vai acontecer é que os preços vai estabilizar, da forma que a coisa esta nao vai durar para sempre.
    Aqui ao redor por exemplo creio que a coisa nao vai demorar muito a abrandar o ritmo,
    Porque isto é tudo muito bonito enquanto ha € Na carteira do DO, quando nao há a festa acaba.
    • DR1982
    • 13 fevereiro 2022 editado

# 10

Colocado por: P@rAdiS3

DR tem de começar a ver estes vídeos.
    https://youtu.be/0Mq0Rwnd4Nk

Dessa forma voltamos ao tempo das carpetes :)
    Ao ponto das cabanas desse video, mas nao tenho duvida que as casas valem cada vez menos.
    Isto em termos de qualidade, andam por ai muitas que coitadinhas,
    Todas bonitinhas na aparência mas nao valem nada e isso so vai piorar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Majin
  9.  # 11

Com PRH colocava um bom porcelanico com peças grandes. Colocaca uns tons mais naturais. Esquecia madeira, e derivados.
    O porcelanico é o melhor condutor do calor.
    Vai ter sempre de colocar carpetes na sala e quartos que torna o ambiente acolhedor.
    Para limpar é perfeito, nao sofre riscos e nao precisa de manutenção.
  10.  # 12

11.  # 13

Para colocar essas placas de cimento mate por exemplo entao que se faça um bom betão afagado.
  12.  # 14

Colocado por: SirruperCom PRH colocava um bom porcelanico com peças grandes. Colocaca uns tons mais naturais. Esquecia madeira, e derivados.
    O porcelanico é o melhor condutor do calor.
    Vai ter sempre de colocar carpetes na sala e quartos que torna o ambiente acolhedor.
    Para limpar é perfeito, nao sofre riscos e nao precisa de manutenção.

Tem de colocar tapetes porquê?
    Eu não tenho um único tapete em casa.
    Só a trabalheira que dá limpar os tapetes. Dispenso.
    Tenho soalho na casa toda. Para aspirar e limpar é uma maravilha.
    Também gosto estéticamente de alguns cerâmicos de grandes dimensões mas nunca seria a nossa aposta. Torna o ambiente demasiado frio e pouco acolhedor. Com ou sem PRH.
    Microcimento é uma moda que abomino e ainda por cima é raro ver algum feito em condições. Para isso preferia o cimento afagado mas ao fim de um tempo cansa imenso e é demasiado impessoal.
    Respeito quem goste mas eu em casa previligio o conforto pelo que, não encontro melhor solução que a madeira.
    Para além de ser o elemento que maior criatividade estética confere.
    É raro parar para se pensar nestas coisas mas a madeira permite-nos uma liberdade criativa que mais nenhuma solução permite. As opções são infindáveis.
  13.  # 15

Nao sao tapetes. Sao carpetes. E dao um ar acolher e estetico à casa. Seja com soalho ou ceramico.
    Tambem concordo que o cimento afagado é moda e cansa. É preferivel um ceramico a emitar.
    Existem opcoes a emitar pedra natural muito em conta e dão charme a uma casa.
  14.  # 16

O microcimento nao conheço, o betao afagado é pra quem gosta de um aspeto bruto, menos perfeito, mas sim concordo que seja demasiado frio e que canse ao fim de um tempo.
    Para ficar impecável tem de ser feito antes das paredes interiores na minha opinião para qie seja o helicóptero a fazer tudo, de outra forma os cantos têm muito que se lhe diga para ficar bem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 17

Concordam com este comentário:marco1,ricardo.rodrigues

Muito francamente, eu tenho uma visão um bocadinho diferente.
    Claro que toda a gente tem de fazer cedências a não ser que estejamos a falar de outros campeonatos. Mas caramba, se é para começar a cortar em tudo e mais alguma coisa, então mais vale não construir de todo.
    Uma coisa é certa, eu só quero que isto estabilize. A titulo pessoal, sempre me viram aqui escrever que tinha grandes esperanças que tal acontecesse até meados deste ano. Neste momento não me parece que tal venha a acontecer.
    Acho que o mercado só vai estabilizar no primeiro trimestre do ano que vem.
    Mas uma coisa é certa, o mercado descer para preços pré-covid é uma utopia e quem está a pôr os projectos na gaveta para conseguir amealhar algum, ainda vá que não vá. Agora quem está a fazer um compasso de espera a aguardar um crash total do mercado, por e simplesmente está a perder tempo.
    Irá haver um ligeirissimo abrandamento na construção em geral? Talvez, mas não será nos próximos 5 a 10 anos seguramente.
    O boom dos preços está a ocorrer desde o inicio do ano passado. E quem sobrevive a esta bolha, sobrevive ao resto.
    Não se deixem iludir por o que vêem escrito neste forum. Por cada projecto que vai para a gaveta por falta de fundos, existem mais 20 ou 30 para ocupar o seu lugar.
    E depois claro está, os profissionais capazes e sérios, que apostam no mercado da qualidade, terão sempre o seu lugar pois o cliente está mais que fidelizado.
    A vossa preocupação deverá ser tudo o que é pato bravo que por ai anda, a trabalhar ao preço da uva mijona. Esses é que vos vão desgraçar a vidinha toda. Vendem-vos o sonho e entregam um pesadelo. Garantido
  16.  # 18

Colocado por: DR1982Para ficar impecável tem de ser feito antes das paredes interiores na minha opinião para qie seja o helicóptero a fazer tudo, de outra forma os cantos têm muito que se lhe diga para ficar bem.
    e depois ao fazer o acabamento das paredes riscam o betão todo ficando uma cagada.
  17.  # 19

Colocado por: Joao DiasNão por não haver clientes mas sim por não haver matéria prima.

Pode ser que tenha razão, mas não é essa a preocupação descrita acima:

Colocado por: Joao DiasWe are all very worried about interest rates. We expect 50BPS in March and 25 BPS ever QTR after. This is going to zap the 2nd home and remodel market.

A par de uma grande inflação, os EUA têm sentido falta de mão de obra, que por sua vez está a alimentar subidas de ordenados, que por sua vez alimentam os preços elevados. Pescadinha de rabo da boca.

Cereja no topo do bolo, devido ao clima de grande incerteza, em muitas cidades a oferta de imobiliário é muito baixa, e o que aparece, vende-se em horas e muitas vezes largas centenas de milhares de dólares acima do asking.

Os aumentos de juros previstos nos EUA são precisamente para impedir esta espiral. Assim é normal que o imobiliário sofra uma quebra, muito particularmente nos referidos "2nd home and remodel".
    As novas construções são apenas parte do bolo e mesmo esta fatia irá diminuir, devido às condições financeiras mais adversas.

Assim, faz sentido os profissionais anteciparem tempos difíceis (menos vendas) e reduzirem produção para não ficarem com imobilizado e sem liquidez.

Mas o mercado dos EUA é muito diferente do nosso, embora, evidentemente, hajam repercussões porque estamos todos interligados, de uma forma ou de outra.

Cá pela Europa, a expectativa é que se restabeleçam as cadeias que até agora têm tido muitas quebras, e com isso se estabilizem preços e se recuperem parte dos aumentos "em flecha" que observámos devido justamente a estes problemas de produção e logística.

Conheço a sua posição de "profeta da desgraça", mas não acredito que, estando nós já num pico pronunciado de aumento de preços, que a partir de agora ainda vá ficar pior.

Pode ficar pior para alguns profissionais, que podem ficar entre a espada e a parede (por ex.: escassez e aumento de alguns produtos).

Mas alternativas de soluções de qualidade razoável (sem ser necessário ir para os Ferrari) para o DO existirão sempre. E se não existir hoje, é uma abertura de mercado à espera de ser preenchida por empreendedores que procurem lucros.

O tempo dirá.
    Concordam com este comentário: Palmix
  18.  # 20

Colocado por: Joao DiasO boom dos preços está a ocorrer desde o inicio do ano passado

E qual acha que será a causa disso?

Colocado por: Joao Dias
    Irá haver um ligeirissimo abrandamento na construção em geral? Talvez, mas não será nos próximos 5 a 10 anos seguramente.

Tem alguma bola de cristal que preveja o futuro do juros? :)

Colocado por: Joao DiasPor cada projecto que vai para a gaveta por falta de fundos, existem mais 20 ou 30 para ocupar o seu lugar.

Até agora sim, o dinheiro está barato. Mas é justamente isso que se está a ponderar.
    Quando o dinheiro não estiver barato, será que haverá esses 20 ou 30 projectos? Provavelmente não.

Colocado por: Joao Diasque apostam no mercado da qualidade, terão sempre o seu lugar pois o cliente está mais que fidelizado.

Sem dúvida.
    Mas com o aumento de custos, as soluções são revisitadas e questionadas.
    Se o preço dos soalhos fosse 5x maior, acredita que teria o mesmo volume de vendas?
    Há uma crença comum que a malta endinheirada, lá por ter dinheiro, paga tudo a qualquer custo. Mas na maior parte dos casos, têm dinheiro justamente porque pensam com a cabeça, procuram o melhor negócio e tomam decisões racionais.
    Concordam com este comentário: infinitywonderer

0.6897 seg. NEW