Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mas ai a culpa já não é do projetista, é do arquiteto de dispersa as áreas da casa como lhe apetece e deixa la num canto a zona técnica. Depois qualquer alteração que seja solicitada pelos projetistas e inviável alteração de arquitetura.

    se me disser que deveria haver uma maior coordenação entre arquitetura e especialidades de forma a evitar perda de recursos, não só em agua, mas também por exemplo em perdas por efeito de joule nos cabos electricos.

    Só se passarmos a colocar um deposito de acumulação dentro de um armário técnico (já o vi)

    Colocado por: zedasilva
    Não haver mais de 15m entre a fonte de produção de águas quentes e a última torneira ou dispositivo
    Concordam com este comentário: gil.alves
  2.  # 22

    Esteja descansado que mesmo estando tudo junto também acontece.

    Colocado por: gil.alvesNão sei até que ponto vai ser realmente benéfico ter projectos separados…
    Vai ser ainda mais copy paste parece-me…
    Concordam com este comentário: gil.alves
  3.  # 23

    A coordenação entre a arquitectura e as especialidades é algo que é obrigatório já há muitos anos. É tão obrigatório que até tem que haver um técnico que se responsabilize por isso.
    O problema é que os técnicos que assumem essa responsabilidade não sabem o que estão a assumir. Muitos deles nem têm qualquer competência técnica para isso.
    A grande maioria dos DO tb so está interessada nos papéis para a câmara e nada mais.
    Enquanto os DO não forem exigentes podemos ter mil leis que continuaremos a ter projectos miseráveis
    Concordam com este comentário: nortenho66
  4.  # 24

    Colocado por: BigmouseMas ai a culpa já não é do projetista, é do arquiteto de dispersa as áreas da casa como lhe apetece e deixa la num canto a zona técnica. Depois qualquer alteração que seja solicitada pelos projetistas e inviável alteração de arquitetura.

    se me disser que deveria haver uma maior coordenação entre arquitetura e especialidades de forma a evitar perda de recursos, não só em agua, mas também por exemplo em perdas por efeito de joule nos cabos electricos.

    Só se passarmos a colocar um deposito de acumulação dentro de um armário técnico (já o vi)

    Concordam com este comentário:gil.alves

    Ou do dono de obra que quer uma wc na garagem para tomar banho ao fim de cortar a relva.

    Um DO quando vai falar com um arquitecto além da lista de compartimentos da casa devia levar uma lista de dúvidas, questão para serem respondidas pelo arquitecto. Pelas respostas da logo para ter uma Ideia se vai levar com um projecto chapa 5
  5.  # 25

    Tais como?

    Colocado por: nortenho66da casa devia levar uma lista de dúvidas
  6.  # 26

    Pois é Obrigatório. Mas quantos é que fazerem verdadeiramente essa coordenação.
    Nem em grandes projetos isso muitas vezes acontece, quanto mais numa moradia (infelizmente).


    Colocado por: zedasilvaA coordenação entre a arquitectura e as especialidades é algo que é obrigatório já há muitos anos. É tão obrigatório que até tem que haver um técnico que se responsabilize por isso.
    O problema é que os técnicos que assumem essa responsabilidade não sabem o que estão a assumir. Muitos deles nem têm qualquer competência técnica para isso.
    A grande maioria dos DO tb so está interessada nos papéis para a câmara e nada mais.
    Enquanto os DO não forem exigentes podemos ter mil leis que continuaremos a ter projectos miseráveis
    Concordam com este comentário:nortenho66
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 27

    Colocado por: BigmousePois é Obrigatório. Mas quantos é que fazerem verdadeiramente essa coordenação.
    Nem em grandes projetos isso muitas vezes acontece, quanto mais numa moradia (infelizmente).




    Os que são realmente profissionais, e não são tão poucos assim, o problema é que que muitas vezes são apelidados de só quererem fazer projectos de revista.
    Eu conheço bastantes, se precisar de contactos diga.
  8.  # 28

    Colocado por: BigmousePois é Obrigatório. Mas quantos é que fazerem verdadeiramente essa coordenação.
    Nem em grandes projetos isso muitas vezes acontece, quanto mais numa moradia (infelizmente).


    Concordam com este comentário:zedasilva

    E quantos DO exigem isso?
    Quantos DO que por aqui andam e percebem que foram enganados vão junto dos seus técnicos exigir explicações e até mesmo indemnização?
    Sabem que qualquer projetista é obrigado a ter um seguro para erros técnicos?
  9.  # 29

    Muitos desses são aqueles que mexer na arquitectura está fora de questão.

    sim e muitas vezes querem mesmo fazer casa de revista com o dinheiro do DO.

    Colocado por: nortenho66

    Os que são realmente profissionais, e não são tão poucos assim, o problema é que que muitas vezes são apelidados de só quererem fazer projectos de revista.
    Eu conheço bastantes, se precisar de contactos diga.
  10.  # 30

    Quanto exigiram e viram alguma coisa acontecer ou tiveram mais gastos do que proveitos?

    Colocado por: zedasilvaE quantos DO exigem isso?
    Quantos DO que por aqui andam e percebem que foram enganados vão junto dos seus técnicos exigir explicações e até mesmo indemnização?


    Sim, sei. Muitos tem daqueles da ordem.
    Eu por exemplo tenho 100k, mas associado a outros fatores.

    Colocado por: zedasilvaSabem que qualquer projetista é obrigado a ter um seguro para erros técnicos?
  11.  # 31

    Colocado por: BigmouseMuitos desses são aqueles que mexer na arquitectura está fora de questão.

    sim e muitas vezes querem mesmo fazer casa de revista com o dinheiro do DO.



    Esta muito enganado, a maioria desses passa horas e horas em reuniões com as restantes equipas para encontrar soluções para aquele projecto porque os projetos são feitos em simultâneo.

    Exacto, esse tipo de preconceito para com esses, já para com os chapa 5 ficam todos contentes!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 32

    Colocado por: zedasilvaA grande maioria dos DO tb so está interessada nos papéis para a câmara e nada mais.
    Enquanto os DO não forem exigentes podemos ter mil leis que continuaremos a ter projectos miseráveis

    O DO cada vez mais precisa tirar os cursos superiores de arquitetura e engenharia civil.
    A somar a formação técnica nas diversas especialidades.
    Após isso tudo está apto para exigir tudo e mais alguma coisa.

    Outra hipótese é o legislador legislar como deve ser e os diversos intervenientes começarem a praticar a religião da honestidade.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, IronManSousa
  13.  # 33

    Mas resumindo.

    Muitos DO não possuem conhecimentos, nem o tem que ter, para saber o que é um bom ou mau projecto, um bom ou mau fiscal, um bom ou mau...

    Enquanto não houver alguma entidade, que poderia ser as ordens, que avalia-se os profissionais de forma isenta, associado a verdadeiras consequências aos que não tivessem um desempenho pelo menos razoável, nada irá mudar.

    Nos temos projetos ditos de licenciamento que estão melhor desenvolvidos que muitos de execução.
  14.  # 34

    Tudo irá levar ao valor final mais uma vez.

    Qual o custo estimado de um projeto completo desses, tendo com exemplo a minha moradia?

    Colocado por: nortenho66Esta muito enganado, a maioria desses passa horas e horas em reuniões com as restantes equipas para encontrar soluções para aquele projecto porque os projetos são feitos em simultâneo.
  15.  # 35

    Colocado por: BigmouseTudo irá levar ao valor final mais uma vez.

    Qual o custo estimado de um projeto completo desses, tendo com exemplo a minha moradia?

    Um bom projeto no minimompaga-se a si próprio durante a obra!
    Tambem me custou a aceitar isso, mas cada vez mais acredito nisso
    Concordam com este comentário: nortenho66
  16.  # 36

    Cada vez mais acredito que o caminho para ter bons projetos/ obras com uma excelente qualidade Vs Preço, é fazer projetos tipo, ultra otimizados em termos de projeto, construção e exploração/ manutenção. Tipo IKEA das casas.

    Infelizmente as empresas desse tipo, com concepção e construção, pelo menos a avaliar pelos casos que aparecem aqui no FdC, não gozam de grande fama... o que é pena, toda a cadeia de valor do setor seria beneficiada!
  17.  # 37

    Irá depender se escolher bons profissionais.

    Se for daqueles que cobram muito, mas pouco mais fazem do que assinar fica tudo na mesma.

    Colocado por: DR1982Um bom projeto no minimompaga-se a si próprio durante a obra!
    Tambem me custou a aceitar isso, mas cada vez mais acredito nisso
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  18.  # 38

    Colocado por: RUIOLIInfelizmente as empresas desse tipo, com concepção e construção, pelo menos a avaliar pelos casos que aparecem aqui no FdC, não gozam de grande fama... o que é pena, toda a cadeia de valor do setor seria beneficiada!

    Veja-se o tópico da modiko que foi afundado hoje, o tipo que criou o tópico em vez de mostrar a construção da casa, passava o tempo a fazer publicidade à marca.
    Não há uma casa nesses sistemas construtivos que aqui seja apresentada do inicio ao fim, por culpa dos fabricantes, que poderiam fazer preços competitivos se produzissem casas aos magotes.
    Concordam com este comentário: eu
    • RUIOLI
    • 4 agosto 2021 editado

     # 39

    Colocado por: PicaretaVeja-se o tópico da modiko que foi afundado hoje, o tipo que criou o tópico em vez de mostrar a construção da casa, passava o tempo a fazer publicidade à marca.
    Não há uma casa nesses sistemas construtivos que aqui seja apresentada do inicio ao fim, por culpa dos fabricantes, que poderiam fazer preços competitivos se produzissem casas aos magotes.


    Podia ser construção tradicional. Peguemos nas lojas de retalho, aquilo segue 2 ou 3 lojas tipo, ultra otimizadas... depois fazem uma de vez em quando que sai do padrão, normalmente flagship store.

    Todos os intervenientes já fazem aquelas lojas de olhos fechados, é mais fácil cumprir os prazos, qualidade e preço. É como uma fabrica de encher chouriços, e cumprem bem a função.

    Qual o problema de replicar esse modelo de negócio?

    Havia um user de Viseu que estava a tentar seguir esse caminho, mas deixou de aparecer por aqui...
  19.  # 40

    Chegamos a fazer algumas dezenas de projetos para lojas Celeiro inseridas nos shopping e todas era diferentes.

    Agora se a execução cumpria o projecto..

    Colocado por: RUIOLIPeguemos nas lojas de retalho, aquilo segue 2 ou 3 lojas tipo, ultra otimizadas... depois fazem uma de vez em quando que sai do padrão
 
0.0259 seg. NEW