Colocado por: ricardo.rodrigues
Resposta da câmara de Odivelas: "- No âmbito do projeto elétrico: “para o componente infraestruturas de carregamento de veículos elétricos…”, conforme previsto no artigo 14.º do D.L. 101-D/2020; no n.º 4, 5 e 8 do Anexo II, da Portaria 138.º-I/2021 de 01/07; e do n.º 1, do artigo 2.º (potências mínimas) da Portaria n.º 220/2016 de 10/08.
Deverá ser verificada se a potência pretendida, conjugada a potência mínima prevista no n.º 1 do artigo 2.º da Portaria 220/2016 de 10/08, ultrapassa a potência de 10,35 KVA de acordo com o artigo 5.º da Lei n.º 61/2018 de 21/08. "
Basicamente não obrigam, mas deveria haver alguma fundamentação, no sentido de evidenciar que a potência contratada de 10,35 KVA será suficiente para suportar o carregamento de veículo eléctrico, com simultânea utilização normal da casa (por exemplo, enquanto está a cozinhar).
Colocado por: ricardo.rodriguesBasicamente não obrigam, mas deveria haver alguma fundamentação, no sentido de evidenciar que a potência contratada de 10,35 KVA será suficiente para suportar o carregamento de veículo eléctrico, com simultânea utilização normal da casa (por exemplo, enquanto está a cozinhar)
Colocado por: tviegaspara os VE apenas temos entregue um projeto simplificado
Colocado por: BigmouseE no consiste esse projecto? só representam o ponto de carregamento?
Colocado por: tviegassim nas peças desenhadas e indicado ponto de carregamento e um esquema da instalaçao da tomada
Colocado por: Fernando MestreFinalmente, a questão do projeto de instalações elétricas...o mesmo não era (até à potência de 10,35 Kw) mas passa a ser obrigatório.
Colocado por: Fernando MestreInstalações de: iluminação fixa, produção de energia elétrica e Infraestruturas de carregamento de veículos
Colocado por: BigmouseO fotovoltaico, penso que seja semelhante ao solar térmico. É definida a potência necessária para a obtenção de energia renovávelsendo ambos opcionais não obrigatórios para processo de licenciamento.
Colocado por: sitoa ficha eletrotécnica é suficiente?
Colocado por: sitoDepois de ler (e depois de 2 anos), fiquei sem perceber. Afinal um projeto elétrico é obrigatório ou a ficha eletrotécnica é suficiente?
Obrigado