Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas

É que coretes... não as estou a ver... nem de Avac nem de AR... já devia tar previsto... penso

Nem para tubos de queda do saneamento. Não estou a ver onde os vai colocar no banho dos quartos. E os da suite vão descer numa corette pela sala de jantar?

cumps
    José Cardoso
    • naar
    • 17 dezembro 2009

# 22

Boas,

Acho que não há necessidade das divisórias em vidro para sanita/bidé nos wc´s.

Eu quando construí a minha tb pensei em separar os espaços, mas o meu wc tem 9m2 e ainda cheguei a colocar as paredes divisórias, só faltaria a porta em vidro temperado mas depois desisti da ideia e não estou arrependido.

E tem sempre a vantagem que que se fôr "aflitinho" é menos uma porta para abrir! :)
  2.  # 23

-
  3.  # 24

Colocado por: j cardosoBoas

Nem para tubos de queda do saneamento. Não estou a ver onde os vai colocar no banho dos quartos. E os da suite vão descer numa corette pela sala de jantar?

cumps
    José Cardoso

Pois... so se existisse uma GRANDE caixa de tecto falso e bem insonorizada... :p Mas neste caso era impossível...

Por falar nisso... sabiam que o saneamento dos apartamentos do estoril sol está tudo pelo pavimento embebido nas lajes e por "vacuo", tipo... avião? hehe... o Byrne é que sabe! :D
  4.  # 25

Boas

nem preparação e indicação para pilares vejo

Palpita-me que vão ter um pilar à vista ou na sala ou na suite (também depende do tipo de lajes usadas).

cumps
    José Cardoso
  5.  # 26

Bem.. de certeza que o Arq pensou nisso... agora cabe ao engº dar aos dedinhos!
  6.  # 27

Na I.S. Partilhada... porque não usa uma disposição mais simples, com base de duche ou banheira mais franca e sem divisórias?...Até tem quaaaase a mesma àrea...
    Por exemplo...
  7.  # 28

-
  8.  # 29

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: bhpBem.. de certeza que o Arq pensou nisso... agora cabe ao engº dar aos dedinhos!

não está pensado, é que nem pilares de perimetro para laje maciça existem.

Sim, e tem toda a razão mas visto que se trata de um PIP... pode ter assumido um esquema simples...
    Mas visto que se nota a diferença entre alvenarias simples e exteriores... parece que realmente nem coretes, nem pilares, nem avac, nem tubos de queda...

O sr. Gonçalo tem então pontos a favor. Vai mais que a tempo de conversar com o seu arquitecto para então juntos, afinarem a arquitectura :)
  9.  # 30

Colocado por: bhpSim, e tem toda a razão mas visto que se trata de um PIP... pode ter assumido um esquema simples...

não sei se é pip ou não, mas levar a arquitectura a móveis banheiras divisórias etc... e não levar a estrutura e infra-estruturas nunca irá fazer sentido.
    aliás uma casa começa a ser construida pela estrutura e infra estruturas, a arquitectura deve ser pensada com estes aspectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  10.  # 31

eeeeeláááá.... Calma, acho que isto ainda é só algo preliminar para o PIP e só depois é que vêem os pormenores dessas lajes e afins (acho eu...).
    Vou dizer algo meio envergonhado: nem tinha percebido que havia divisórias nos wc's. ainda bem que viram, isso é algo que acho que vou mesmo descartar.
    Quanto ao resto:
    Não sei o que são coretes...
    A banheira está esticadinha porque eu pedi-lhe uma banheira para duas pessoas, hehe. O lavatório é suposto ser daqueles duplos.
    Qual o problema da sanita estar à frente do bidé? Tenho-os assim noutra casa também...
    Qual o problema do wc de serviço no hall?
    Quanto às escadas, vão ser daquelas em madeira com os degraus assentes numa viga. Deverão ter uma altura que não dará problemas de passagem.

Colocado por: bhp
    Colocado por: PaulossÁ primeira vista não cumpre do Dec 163/2006 (acessibilidades) nomeadamente I.S acessivel e quarto no R/chão. Ou terá que instalar uma plataforma nas escadas.
    Por outro lado a I.S. sanitária deve ter uma ante camara pois não pode ter uma só porta a dividir a "sanita" da zona de estar ou jantar.

Sim... nas acessibilidades vai ter que encontrar uma solução... mesmo estando o projecto em fase de pedido de informação prévia, chumba logo...

Então mas o PIP não é para aferir se se pode construir ou não? E se se pode, em vez de chumbar eles não dão antes pareceres sobre o projecto?
  11.  # 32

Colocado por: bhpSim, e tem toda a razão mas visto que se trata de um PIP... pode ter assumido um esquema simples...

não sei se é pip ou não, mas levar a arquitectura a móveis banheiras divisórias etc... e não levar a estrutura e infra-estruturas nunca irá fazer sentido.
    aliás uma casa começa a ser construida pela estrutura e infra estruturas, a arquitectura deve ser pensada com estes aspectos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:bhp

Fernando tenha lá calma, quer-me bater no arquitecto? :)) Lolada!!

Ele não adiantou trabalho porque o que combinei com ele foi que trabalharia E RECEBERIA por fases. E só quando existisse uma aprovação do PIP é que se avançaria mais. Eu não quis correr riscos e não lhe queria pagar logo um valor enorme sem saber se podia construir ali ou não.
  12.  # 33

Colocado por: bhp
    Colocado por: bhpBem.. de certeza que o Arq pensou nisso... agora cabe ao engº dar aos dedinhos!

não está pensado, é que nem pilares de perimetro para laje maciça existem.

Sim, e tem toda a razão mas visto que se trata de um PIP... pode ter assumido um esquema simples...
    Mas visto que se nota a diferença entre alvenarias simples e exteriores... parece que realmente nem coretes, nem pilares, nem avac, nem tubos de queda...

Osr. Gonçalotem então pontos a favor. Vai mais que a tempo de conversar com o seu arquitecto para então juntos, afinarem a arquitectura :)

bhp, terei todo o gosto em tomar conhecimento das vossas sugestões para poder afinar tudo com o arquitecto. Foi por isso mesmo que criei este tópico!
  13.  # 34

Fernando, já lhe disse que concordo :) claro que deve estar pensado
  14.  # 35

bhp, terei todo o gosto em tomar conhecimento das vossas sugestões para poder afinar tudo com o arquitecto. Foi por isso mesmo que criei este tópico!

Gonçalo - Tamos cá para ajudar e sugerir, fundamentalmente porque ninguem nasce ensinado... aprendemos uns com os outros :)
  15.  # 36

mas é para entrar agora este projecto? e o plano de acessibilidades? não cumpre, claro que vai vir chumbado se for assim.

Colocado por: GonçaloA banheira está esticadinha porque eu pedi-lhe uma banheira para duas pessoas, hehe. O lavatório é suposto ser daqueles duplos.

uma banheira tem como standard 1.70x70 +-, a sua"" tem 2.00m, para mim por acaso servia bem visto ter 1.90.

Colocado por: GonçaloQual o problema da sanita estar à frente do bidé? Tenho-os assim noutra casa também...

e usa o bidé?...não quero imaginar como o usa :)

Colocado por: Gonçaloeeeeláááá.... Calma, acho que isto ainda é só algo preliminar para o PIP e só depois é que vêem os pormenores dessas lajes e afins (acho eu...).

não são pormenores, é a localização primária de pilares e vigas, calculos e pormenores são com os engenheiros, a localização destes deve ser feita logo nos primeiros desenhos.

Colocado por: GonçaloNão sei o que são coretes...

coretes são prumadas verticais onde passam infra-estruturas

Colocado por: GonçaloQual o problema do wc de serviço no hall?

nada, quando tiver visitas vai reparar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq, Carlos_alves19
  16.  # 37

-
  17.  # 38

Boas Gonçalo,
    Parabens no progresso, esta fase da papelada é uma verdadeira dor de cabeça! Não percebo a ideia da sala de estar (de um ponto de vista estetico) qual a razão para 2 conjuntos de mobilia? Nas casas de banho tb vejo um erro (são opiniões apenas) ...uma banheira na casa de banho principal seria uma mais valia, principalmente se tem filhotes ou intenciona ter (ou vai ter de utilizar a suite para a hora do banho dos pequenotes)...Tb adorava ter uma banheira no suite ( tamos na fase de construção neste momento) só que na realidade não seria muito paratico... Ou tinha de ter 2 banheiras (€€€) ou teria de disponabilizar a suite para toda a familia (tb não queria)....optamos por chuveiro no suite (duplo....hehehe) e banheira na casa de banho principal....
    Apenas ideias, o resto tb já foi mencionado em comentarios anteriores....boa sorte!!
  18.  # 39

Colocado por: GonçaloHmmm, então o único comentário/sugestão que têm é relativo às acessibilidades? Isso quer dizer então que o projecto até está bom, não...?
    Gonçalo,
    Não É SÓ relativamente à Lei de Acessibilidades...
    Ainda ninguém lhe disse para trocar a posição das divisões porque tem pouca área disponível e não há muitas opções. :-))

Ok..., realmente, não há muito a dizer.

Eu vi +/- o mesmo que os outros.
    Recapitulando:
    . o não cumprimento da lei das acessibilidades (c.b para carro de rodas + quarto no r/c / escada com largura para colocar elevador);
    . verifiquei a escada (14 degraus a 17,5cm dá à vontade para a porta da cozinha); O patamar que «sobra» no 1.º andar permite puxar uma escada (daquelas ligadas ao alçapão) para acesso ao sotão.
    . as divisórias desnecessárias no interior das c.b.;
    . a banheira «esticada». Com uma casa de banho de 3,41m 3,41m (2 vezes) :-) bem que podia pôr uma banheira mais LARGA.
    . a ausência da marcação de pilares (na minha opinião, podem ficar todos na fachada e +1 na despensa ao lado da escada, e "estou a ver" 2 vigas: uma no meio da sala de estar e outra, perpendicular àquela, na "separação" da sala de jantar p/ a sala de estar);
    . a ausência de marcação de parte técnica (coretes para esgotos e VENTILAÇÃO de esgotos; CHAMINÉ da cozinha; quadros electricos; telefone de porta; etc.)
    . a ausência de separação do hall para as salas (por causa da c.b.).
    (Nota: tendo em conta as áreas, nem acho mal esta c.b. virada para o hall.)

E acrescento:
    Gostaria de ver os alçados.
    Provavelmente estão condicionados ao que existe na casa ao lado...
    Eu estou a «imaginá-los»: vejo umas coisas com piada, e outras que não sei se me agradam:
    - As 2 janelas do quarto de cima para alinharem com uma das janelas e a porta da cozinha;
    - As 2 janelas na sala de jantar para 1 delas alinhar com a da c.b. da suite;
    Mas... não são muitas janelas com apenas uns 70cm de largura?!
    - o vão da suite desalinhado com o da sala...

Depois diga-nos o que responde o seu Arquitecto às nossas observações... :-)
  19.  # 40

-

0.0250 seg. NEW