Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Fernando,
    Ok... Mas, uma coisa é criticar um projecto (que é o que eu consigo fazer),
    outra coisa é fazer um projecto todo de novo (e eu NÃO SEI fazer projectos)! :-))

Quanto à viga na sala: temos ali uma lage com 7,02m...
    Em minha casa tenho vãos bem grandes sem quaisquer vigas no meio. Mas são lages fungiformes.
  2.  # 42

Só um pormenor. Isto foi agora para tudo muito básico para PIP, para depois ir para Comunicação Prévia. atenção que isto é só o programa base e parte do estudo prévio e proj lic.
  3.  # 43

Sr.gonçalo... tendo em conta o que o Luis w disse, temos alçados para ver ou que? Tirando o que já foi dito, já agora as opiniões alargam-se!
  4.  # 44

bhp, deixe-se lá do Sr. :))

Os alçados já í vêem.
  5.  # 45

Aqui estão
    Alçado1
    Alçado 2
  6.  # 46

Hiiiiiii!!
    Pobrezinho, não é?

O vão da suite, afinal, parece estar centrado com o da sala. Menos mal...

Engraçado... é impressão minha ou o sombreado é uma camuflagem?
    É que o «sombreado» está precisamente sobre as 2 janelas que não têm correspondência no outro piso (a da escada e a da c.b do r/c).
  7.  # 47

Luís, eu pedi uma casa simples sem muitos rococos. A primeira versão era com telhado todo à volta, depois foi com o telhado enfiado em caleiras e finalmente esta que gostei.
    Não percebi essa questão do sombreado.
  8.  # 48

Pois... as plantas estavam fracotas agora com os alçados... penso tão muito deslavados...
    Falta molho! sal e pimenta...!
    Gonçalo, qual é o teu "tecto" orçamental para a construção desta moradia?... se me permite a pergunta...
    • Ed-l
    • 17 dezembro 2009

# 49

phonix
    Isto é obra de um arquitecto??? Sem dúvida que o projecto está pobrezinho, além disso vai ter um problema ( o projecto vai ser CHUMBADO) realmente não cumpre a lei das acessibilidades no WC ( lavatório, bidé, sanita e banheira são obigatórias e espaço para circulação entre eles) no meu projecto o arq. colocou um circulo que não toca na louça, além do afastamento entre louças ser de 70cm !!!! 2,40x2,50 foi a medida que ficou no projecto. Se analisarmos bem isto têm alguma utilidade. O meu vizinho sofreu um acidente que o colocou temporariamente numa cadeira de rodas, se o apartamento onde mora fosse duplex e no RC não tivesse WC completo o desgraçado não tomava banho, já lhe basta ter se sair pela garagem para o exterior. Daí que a cozinha, WC e espaço para um quarto (pode chamar-lhe escritório) têm que estar acessivel (sem degraus) a pessoas com mobilidade reduzida. Isto foi-me explicado pelo meu arq. daí que dúvido da competência do seu profissional.
  9.  # 50

Colocado por: bhpPois... as plantas estavam fracotas agora com os alçados... penso tão muito deslavados...
    Falta molho! sal e pimenta...!
    Gonçalo, qual é o teu "tecto" orçamental para a construção desta moradia?... se me permite a pergunta...

Abaixo dos 150mil.

Atenção que o desenho da casa foi feito com uma série de condicionantes em cima:
    -área de construção muito limitada
    -distância à extremidade to terreno
    -impacto/relação com a outra casa que tem 50 anos (ou seja, não podia ser demasiado moderna, mas também não ser demasiado "velha"
    -estilo de construção não implicar grandes custos
  10.  # 51

e depois bidé em frente à sanita, longe????

Também tenho! Ficou mais organizado, do que ter as coisas apertadas...

wc de serviço no hall??????

Eu também tenho... Era ali, ou na sala ou na cozinha.... Se tiver visitas, fecho a porta, senão ficam a ver o urinol!!! Coisa que parece que se esquecem de meter na casas, estes arquitectos de agora... :)

Coisas da Casa
  11.  # 52

Colocado por: Ed-lphonix
    Isto é obra de um arquitecto??? Sem dúvida que o projecto está pobrezinho, além disso vai ter um problema ( o projecto vai ser CHUMBADO) realmente não cumpre a lei das acessibilidades no WC ( lavatório, bidé, sanita e banheira são obigatórias e espaço para circulação entre eles) no meu projecto o arq. colocou um circulo que não toca na louça, além do afastamento entre louças ser de 70cm !!!! 2,40x2,50 foi a medida que ficou no projecto. Se analisarmos bem isto têm alguma utilidade. O meu vizinho sofreu um acidente que o colocou temporariamente numa cadeira de rodas, se o apartamento onde mora fosse duplex e no RC não tivesse WC completo o desgraçado não tomava banho, já lhe basta ter se sair pela garagem para o exterior. Daí que a cozinha, WC e espaço para um quarto (pode chamar-lhe escritório) têm que estar acessivel (sem degraus) a pessoas com mobilidade reduzida. Isto foi-me explicado pelo meu arq. daí que dúvido da competência do seu profissional.

Chiça, eu espero nunca ficar nessa situação. E também espero que não me chumbem o PIP por causa disso (o PIP não é para saber relativamente à possibilidade ou não de construção?). Mas sem dúvida que falarei nisso ao arquitecto.
  12.  # 53

Colocado por: GonçaloChiça, eu espero nunca ficar nessa situação. E também espero que não me chumbem o PIP por causa disso (o PIP não é para saber relativamente à possibilidade ou não de construção?). Mas sem dúvida que falarei nisso ao arquitecto.

É para saber a possibilidade de construção mas ao abrigo da lei... não se pode só cumprir afastamentos, regras de alvará de loteamento, àreas, etc... à muita coisa que se deve obedecer num projecto de arquitectura...
    Mas se contratou um arquitecto, ele com certeza que deve estar elucidado... ou não...

Olhe não sei o que lhe diga!...
  13.  # 54

Num PIP, há mínimos a cumprir, em termos de definição do projecto, estão na portaria 232/08. Tudo o que lá puser a mais, será apreciado. O Plano de Acessibilidades também vai. Se o PIP via sem os interiores (só volumetria e parâmetros urbanísticos) a câmara aprecia isso. Se leva também interiores, também serão apreciados. E, eventualmente, chumbados (os anos que já levo nisto levam-me a nunca ter como certo, quer o chumbo, quer a aprovação).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 55

-
  15.  # 56

Gonçalo, faça uma coisa... compre umas revistas de arquitectura...
    Passe pela fnac, ou outra coisa do género e veja uns livros de moradias...
    Veja plantas, fotografias, faça uns recortes em revistas!!!...
    Com essa àrea ha tantas soluções... mesmo com o seu orçamento... :) OK?
    Não se contente com uma solução que depois é para a vida!...

É muito dinheiro que está a investir e deve repensar o seu projecto. É a minha opinião.
  16.  # 57

Colocado por: AdrianoPEu também tenho... Era ali, ou na sala ou na cozinha.... Se tiver visitas, fecho a porta, senão ficam a ver o urinol!!! Coisa que parece que se esquecem de meter na casas, estes arquitectos de agora... :)

você pode ter o wc no hall, até pode ser de vidro, até pode ter a sanita na sala, (vou procurar uma ideia), agora dizer que está bem, que não é um erro? não pode dizer,só se tiver dejectos com cheiro a alfazema até acho que fica bem, aí retiro o que disse.

Colocado por: AdrianoP

Também tenho! Ficou mais organizado, do que ter as coisas apertadas...

wc de serviço no hall??????

Eu também tenho... Era ali, ou na sala ou na cozinha.... Se tiver visitas, fecho a porta, senão ficam a ver o urinol!!! Coisa que parece que se esquecem de meter na casas, estes arquitectos de agora... :)

atenção ao gozo"", como volto a dizer nem quero saber como você utiliza o bidé, por alguma coisa ele (o bidé) esteve sempre junto à sanita e existe uma regra de 20 cms, nunca deve estar afastado mais que isso, porque? olhe pergunte a quem o usa, eu explicava aqui, mas não me parece conveniente.
  17.  # 58

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Ed-lIsto é obra de um arquitecto???

:)
    hehe até pode ser, mas se for está bem tramado"" Gonçalo :) fuja enquanto há tempo :) e estou a falar a sério

Epá, vocês também estão a crucificar o arq. com base na questão das acessibilidades. Não estarão a exagerar...?
  18.  # 59

-
  19.  # 60

Colocado por: bhpGonçalo, faça uma coisa... compre umas revistas de arquitectura...
    Passe pela fnac, ou outra coisa do género e veja uns livros de moradias...
    Veja plantas, fotografias, faça uns recortes em revistas!!!...
    Com essa àrea ha tantas soluções... mesmo com o seu orçamento... :) OK?
    Não se contente com uma solução que depois é para a vida!...

É muito dinheiro que está a investir e deve repensar o seu projecto. É a minha opinião.

bhp, pessoalmente eu gosto do exterior da casa, e uma vez que já o aprovei, não há volta a dar. Mas diga-me, o que não lhe agrada no desenho?

0.0285 seg. NEW