Iniciar sessão ou registar-se
    • Zarb
    • 16 fevereiro 2023

# 1

Colocado por: sky3205

No site
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpacardoso

É isto: https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/2023/relatorio-final-paes-ii_9fev_f_c-anexos1.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Sansoni7
  1.  # 2

Não sei se algum me consegue confirmar mas no caso de instalar isolamento na cobertura toda a mão de obra de levantar telha e voltar a colocar é "assumida" pelo fundo certo? Incluindo os ripados das telhas... apenas telhas novas e a tela de impermeabilização é que não estão contempladas.

40. AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NECESSÁRIAS À INSTALAÇÃO DAS VÁRIAS TIPOLOGIAS DE INTERVENÇÕES SÃO
    CONSIDERADAS DESPESAS ELEGÍVEIS?
    Apenas são elegíveis as obras estritamente necessárias à realização das intervenções associadas às
    tipologias candidatas e não outros trabalhos de natureza complementar ou acessória.
    Por exemplo, no caso das tipologias de intervenção que envolvam a aquisição de equipamento (janelas
    eficientes, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias,
    painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo) são
    elegíveis as despesas relativas à aquisição do equipamento e à respetiva instalação por empresa ou
    técnico certificado, consoante a tipologia. No entanto, despesas com eventuais trabalhos
    complementares, como demolição de paredes ou pinturas, não são elegíveis para apoio pelo programa
    de Apoio.
  2.  # 3

Eu diria que sim, uma vez que não será possível fazer o isolamento sem tirar e recolocar as telhas. Acho isso "estritamente necessário".
    Seria uma boa questão para esclarecer via e-balcão e para ficar mais seguro
    • Zarb
    • 4 março 2023

# 4

Mas... O fundo já abriu novamente?
  3.  # 5

Não. Já se disse várias vezes, todas estas discussões são com base nas regras da edição anterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
  4.  # 6

5.  # 7

Colocado por: elfo106https://www.jn.pt/nacional/mais-de-122-milhoes-para-tornar-edificios-mais-sustentaveis-15948521.html

"o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática já executou 122,6 milhões de euros, isto é, 91% do total de 135 milhões previstos no PRR para o Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis de âmbito residencial".

A questão é, o novo fundo vai ter novas verbas ou vai ser o excedente dos 135M?

É que se forem só os 12.4M, vão voar num instante...
  6.  # 8

Colocado por: Leao91

"o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática já executou 122,6 milhões de euros, isto é, 91% do total de 135 milhões previstos no PRR para o Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis de âmbito residencial".

A questão é, o novo fundo vai ter novas verbas ou vai ser o excedente dos 135M?

É que se forem só os 12.4M, vão voar num instante...

PRR tem inscrita uma verba de 610 milhões de euros para aumentar a eficiência energética dos edifícios em Portugal, dos quais 300 milhões de euros se destinam ao setor residencial, 240 milhões de euros aos edifícios da administração pública e 70 milhões de euros a empresas de serviços.

Pode ser a resposta ou não.
  7.  # 9

Pois, é verdade. No entanto, a notícia diz no fim que "O PRR tem inscrita uma verba de 610 milhões de euros para aumentar a eficiência energética dos edifícios em Portugal, dos quais 300 milhões de euros se destinam ao setor residencial, 240 milhões de euros aos edifícios da administração pública e 70 milhões de euros a empresas de serviços."

A ver vamos...
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  8.  # 10

Ups, resposta simultânea
  9.  # 11

Esta noticia tem uma leitura diferente.
    Fundo Ambiental executou 41% da verba disponível para tornar as casas climaticamente mais confortáveis até 2025
    O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou este domingo que o Fundo Ambiental já executou 122,6 milhões de euros no Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis. Este valor corresponde a 91% da verba disponibilizada até final de 2022, mas a menos de metade da prevista até 2025. Um quarto da verba foi para janelas mais eficientes.

https://expresso.pt/sociedade/2023-03-05-Fundo-Ambiental-executou-41-da-verba-disponivel-para-tornar-as-casas-climaticamente-mais-confortaveis-ate-2025-1cdb7a3a
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
    • eu
    • 6 março 2023

# 12

O governo está à espera do quê para lançar o novo programa?

Que cambada de incompetentes.
  10.  # 13

Colocado por: euO governo está à espera do quê para lançar o novo programa?

Que cambada de incompetentes.

• eu
    • 6 março 2023

# 14

Colocado por: AiOGajo

O PRR tem os cofres cheios.
  11.  # 15

Boa noite, quero instalar painéis solares na minha moradia em Seia, gostava de saber se me podem fornecer contactos de empresas para pedir orçamentos para fazerem o serviço. Obrigado
  12.  # 16

Acabei de receber visita para orçamento de janelas e aproveitei para perguntar. Disseram-me que o fundo ambiental este ano seria só para empresas e não para particulares.

Vale o que vale.
  13.  # 17

Colocado por: PedroNunes24Vale o que vale.

não vale nada
    Concordam com este comentário: eu, sky3205
  14.  # 18

Colocado por: PedroNunes24Acabei de receber visita para orçamento de janelas e aproveitei para perguntar. Disseram-me que o fundo ambiental este ano seria só para empresas e não para particulares.

Vale o que vale.

Esse «visitante« parece-me ser um verdadeiro «artista».... :-)
  15.  # 19

Colocado por: Sansoni7

Esse «visitante« parece-me ser um verdadeiro «artista».... :-)

Contratei esta empresa para me fazer a troca de janelas em outra habitação durante 2022 e funcionou tudo bem. Trabalho impecável e tudo certo com o fundo ambiental. Na altura até foi quem me indicou que o fundo ia ser extendido mais uns meses e assim foi.

Mas concordo que a informação não vale de muito, apenas achei curioso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  16.  # 20

Não sei que informações terão os anteriores foristas, mas as indicações disponibilizadas apontam mesmo no sentido do que disse essa empresa...
    Concordam com este comentário: jorgealves

0.4783 seg. NEW