Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos Foristas,
    desde já o meu muito obrigado por tudo aquilo que já pude beber deste fórum para as diversas temáticas que tenho tido dúvidas.

    Hoje, peço-vos uma pequena ajuda para esta fase de projeto, orçamentação.
    Já fiz a realidade virtual e neste momento encontro-me num parte que é essencial, verificar se o que foi projetado corresponde ao orçamento que tenho disponível, lógicamente que esse valor foi partilhado com o arquiteto, mas também sabemos que raramente é respeitado e não me quero encontrar no momento de iniciar a obra com um valor de 50k acima do previsto, prefiro rever o projeto nessa fase precoce do processo.

    Partilho assim convosco a Lista Geral de Quantidades e algumas fotos da realidade virtual e planta para terem uma ideia da construção e perceberem se esta lista reflete o que vou precisar para aferir o valor da construção/habitação.

    O orçamento de construção disponível é de 200/220 mil euros (apenas construção/ Zona Guimarães).

    Agradeço a vossa ajuda.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Quem é que elaborou esse MQT?
    Tem tanta omissão... ainda mais com uma arquitectura dessas, algo complexa em termos de soluções e diversidade de materiais.
  3.  # 3

    Os meus tem esta estrutura base:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a38426
      Captura de ecrã 2021-08-31 180937.jpg
  4.  # 4

    Espero que não adjudique a obra com base nesse mapa de quantidades....às vezes tenho que dar razão ao zédasilva que diz que o MQ só prejudica o dono de obra....mas é só quando é mal feito
    Concordam com este comentário: a38426
  5.  # 5

    Olá Pedro,

    obrigado pelo comentário, pelo menos sei que tenho de me preocupar com a Lista de Quantidades ( que suponho que seja = a MQT).
    Por uma questão de principio não vou colocar no fórum o atelier de arquitetura que me forneceu serviço, mas digo-lhe por mensagem privada.
    Pode me ajudar a identificar o que falta de tão flagrante?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Com base nesses 3D dá para perceber que há necessidade de grandes movimentações de terras e execução de muros de suporte.
    O MQ não reflete isso. Parece ser um modelo tipo (muito mau por acaso) onde se fazem umas adaptações e serve para todas as obras
    Concordam com este comentário: a38426
  7.  # 7

    Colocado por: a38426Pode me ajudar a identificar o que falta de tão flagrante?

    O que apresenta, para mim, é fazer tudo de novo. tudo devidamente estruturado e com um descritivo muito mais exaustivo. A menos que tenha para compensar, um caderno de encargos com a descrição das Condições Técnicas gerais e Especiais para todos os trabalhos, tem?

    Colocado por: a38426Por uma questão de principio não vou colocar no fórum o atelier de arquitetura que me forneceu serviço,

    Era só para saber se tinha sido elaborado pela equipa de projecto, se por algum empreiteiro(é que parece),Assim já me respondeu.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Neste momento, tenho a realidade virtual, a planta de enviei e esse mapa/cadernos de quantidades. Vamos agora escolher materiais para ter uma estimativa de custo, é neste capítulo que me inquieta, não me sinto seguro com este documento.
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaCom base nesses 3D dá para perceber que há necessidade de grandes movimentações de terras e execução de muros de suporte.
    O MQ não reflete isso. Parece ser um modelo tipo (muito mau por acaso) onde se fazem umas adaptações e serve para todas as obras
    Concordam com este comentário:a38426

    Tem toda a razão, este tema foi discutido e efetivamente não está contemplado.
  10.  # 10

    Colocado por: a38426é neste capítulo que me inquieta, não me sinto seguro com este documento.
    nem é de se sentir seguro.. perdeu se mais tempo a fazer 3d para encher o olho do que nas plantas e no MQ..

    a meu ver isso ainda está muito longe de estar pronto para se compilar um MQ
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Colocado por: a38426disponível é de 200/220 mil euros
    com esses acabamentos todos pipi, zinco e essa quantidade de vidro todo.. olha que não sei não
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemosolha que não sei não
    Camarinha e o camandro.. nem pensar. Mas eu não sei o preço da construção em Guimarães.
    Para mim, aquilo é obra para uns 350k
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasMas eu não sei o preço da construção em Guimarães.
    não é cara.. mas esta casa conforme descrita por esse preço nem pensar
    concordo com a tua avalição de ser mais nos 300 que nos 200

    que área tem a casa e anexos?
  14.  # 14

    Eu estou prestes a iniciar construção também, a minha obra não é nada complexa, nem tanto envidraçada, nem necessita de tanta movimentação de terreno e os orçamentos que tenho são sempre de 170k sem cozinha. Contando mais 15k para cozinha ficará nos 185k. Pelo que vejo pelo projecto concordo que secalhar 300k não será nada descabido. Mas eu não percebo nada da poda. Tudo de bom para a construção, está linda.

    Edt: Falta mencionar que a obra tem cerca de 150m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a38426
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosperdeu se mais tempo a fazer 3d para encher o olho do que nas plantas e no MQ..

    Isto está muito acertado.
    Os 3D estão muito bons agora mqt… acho que de facto nem se poderá chamar isso…
    Guiando um bocadinho pelas imagens tem aí muito dinheiro a empregar em contenção.
    A casa em si até pode ficar por 200 (desconfio…) muito vidro, minimalista, tudo de correr, áreas generosas QB, etc…
    Mas entre movimentações e muros de suporte isso vai-lhe dar um rombo bem proximo dos 100k.

    Já agora…
    Onde fica maquinaria e afins?!
    Vai mesmo “sair” de casa por uma porta de correr na entrada?!?
    Onde vai pôr maquinaria?!
    Nos 3D faltam as escadas para o mezaninne certo?

    Boa sorte com isso mas de facto prepare-se porque 200, 220 quase que aposto curtos.

    P.S. se a fizer como nos 3D ainda me faço de convidado para uma visita já que devemos estar perto (vila das aves).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a38426
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosnem é de se sentir seguro.. perdeu se mais tempo a fazer 3d para encher o olho do que nas plantas e no MQ..

    a meu ver isso ainda está muito longe de estar pronto para se compilar um MQ
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Na minha modesta opinião, acho que uma coisa não anula a outra, uma boa realidade virtual permite gerir melhor as expectativas e perceber o que temos, mas o MQ é essencial/vital, pois existe um orçamento/valor disponível. Será com base nisso que haverá o Go/No Go para essa maquete. Caso não esteja dentro do orçamento, temos de rever o projeto.
    Mas considero que tem razão, estou com realidade virtual há um ano e recebi esse MQ antes das férias. Vou discuti-lo próxima semana.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    O que apresenta, para mim, é fazer tudo de novo. tudo devidamente estruturado e com um descritivo muito mais exaustivo. A menos que tenha para compensar, um caderno de encargos com a descrição das Condições Técnicas gerais e Especiais para todos os trabalhos, tem?


    Era só para saber se tinha sido elaborado pela equipa de projecto, se por algum empreiteiro(é que parece),Assim já me respondeu.

    O caderno de encargos é feito num segundo momento? Para mim, o caderno de encargo seria a valorização( preço dos materiais) no documento (MQ) que me foi apresenta. Estou a fazer uma leitura correta?
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasCamarinha e o camandro.. nem pensar. Mas eu não sei o preço da construção em Guimarães.
    Para mim, aquilo é obra para uns 350k
    Concordam com este comentário:antonylemos

    A zona norte e nomeadamente Guimarães tem tradição na construção civil, existe uma grande presença desse ramo, para ter uma ideia na aldeia o de vou fazer habitação (2000 habitantes) existem 3/4 empresas familiares de construção civil, isso faz com que os preços seja
    Competitivos. No entanto, nesta fase e como devem saber melhor que eu, anda uma loucura, não existe oferta.
    Eu a correr bem, só começo construção dentro de uma ano, só depois do orçamento, entra o projeto na câmara… começo a ficar desmotivado 😒
  19.  # 19

    A estimativa Orçamental é que seria a lista de valoração estimada para cada um dos itens do MQT.
    Um CE, é normalmente composto por duas partes, uma primeira parte das condições jurídicas da empreitada e depois a parte das condições técnicas dos materiais e dos trabalhos da empreitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a38426
  20.  # 20

    Colocado por: antonylemosnão é cara.. mas esta casa conforme descrita por esse preço nem pensar
    concordo com a tua avalição de ser mais nos 300 que nos 200

    que área tem a casa e anexos?

    A casa tem cerca de 200 m2 R/C + 25 m2 mesanine , garagem aberta 38m2 e anexos 10m2

    Caso a estimativa seja acima, a 1ra solução será rever as áreas para baixo, para esses valores (mais que 220k) terei de rever o projeto.
    Obrigado pelo feedback, ficarei mais alerta e exigente para não ser apanhado de surpresa em fase de construção.
 
0.0274 seg. NEW