Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Esta tipologia n passa apenas pelas casas.

    Tem de começar pelas câmaras/urbanismo/PDM, que adianta ter uma casa a custo controlado, se dps 300m2 de terreno custam 100k, mais 10k para ramais, taxas e licenças?

    É preciso encontrar terrenos, onde possa ser aplicado esse conceito, e que os lotes sejam comercializados de acordo.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  2.  # 82

    Colocado por: NTORIONEsta tipologia n passa apenas pelas casas.

    Tem de começar pelas câmaras/urbanismo/PDM, que adianta ter uma casa a custo controlado, se dps 300m2 de terreno custam 100k, mais 10k para ramais, taxas e licenças?

    É preciso encontrar terrenos, onde possa ser aplicado esse conceito, e que os lotes sejam comercializados de acordo.
    Mas os terrenos nao sao das camaras, esta a sugerir que a camara imponha o valor de venda?
  3.  # 83

    Colocado por: DR1982Mas os terrenos nao sao das camaras, esta a sugerir que a camara imponha o valor de venda?

    não são, mas até podem ser, pq normalmente têm muitos.

    Mas não, o que sugiro é que se crie zonas no PDM, onde se possa aprovar este tipo de conceito... em terrenos que pe pela sua natureza pouco valor comercial tenham, e com essa revisão não disparem... colocar regras de preço por m2, impossibilidade de revenda por x anos, etc...
    Concordam com este comentário: JPJDLV, RUIOLI
  4.  # 84

    Colocado por: NTORION
    não são, mas até podem ser, pq normalmente têm muitos.

    Mas não, o que sugiro é que se crie zonas no PDM, onde se possa aprovar este tipo de conceito... em terrenos que pe pela sua natureza pouco valor comercial tenham, e com essa revisão não disparem... colocar regras de preço por m2, impossibilidade de revenda por x anos, etc...
    Concordam com este comentário:JPJDLV,RUIOLI


    Deixariam de ter pouco valor comercial quando pudesse construir o que quer que seja lá, logo não funciona.
    E fica a questão, mas nós não queremos um mercado livre? Deverá uma CM ter poderes sobre terrenos privados?
    Se essa ideia for em terrenos da CM, isso já existe há muito, não é é nos municípios que interessa à maioria. Em terras de Bouro tinham lotes a 1€/m2 (se não me falha a memória) com a condicionante de construir e viver lá por 10 anos, estavam quase todos por vender a última vez que vi.
  5.  # 85

    Colocado por: nortenho66

    Deixariam de ter pouco valor comercial quando pudesse construir o que quer que seja lá, logo não funciona.
    E fica a questão, mas nós não queremos um mercado livre? Deverá uma CM ter poderes sobre terrenos privados?
    Se essa ideia for em terrenos da CM, isso já existe há muito, não é é nos municípios que interessa à maioria. Em terras de Bouro tinham lotes a 1€/m2 (se não me falha a memória) com a condicionante de construir e viver lá por 10 anos, estavam quase todos por vender a última vez que vi.
    Ai é que está, as pessoas querem centros, terrenos bem localizados, porque fora disso ainda ha terrenos bem baratos. 20/30k
  6.  # 86

    Colocado por: DR1982Ai é que está, as pessoas querem centros, terrenos bem localizados, porque fora disso ainda ha terrenos bem baratos. 20/30k


    https://www.dn.pt/portugal/terrenos-a-400-euros-ao-pe-da-mansao-de-ronaldo-5001877.html

    400 euros um terreno, não são 10 mas 15 anos a viver lá.
    Tal como disse, a última vez que consultei este programa, tinham muitos disponíveis, não me parecia haver muita adesão. O pessoal quer barato mas é onde lhe convém, não estão dispostos a ceder em nada.
  7.  # 87

    Colocado por: NTORION
    não são, mas até podem ser, pq normalmente têm muitos.

    Mas não, o que sugiro é que se crie zonas no PDM, onde se possa aprovar este tipo de conceito... em terrenos que pe pela sua natureza pouco valor comercial tenham, e com essa revisão não disparem... colocar regras de preço por m2, impossibilidade de revenda por x anos, etc...
    Concordam com este comentário:JPJDLV,RUIOLI



    Por acaso tinha uma informação que a CMSintra ia por uma série de terrenos a venda no final do ano passado.... Ou foi o covid ou alguma jogada de bastidores :)
    • JPJDLV
    • 17 setembro 2021 editado

     # 88

    Colocado por: nortenho66

    https://www.dn.pt/portugal/terrenos-a-400-euros-ao-pe-da-mansao-de-ronaldo-5001877.html

    400 euros um terreno, não são 10 mas 15 anos a viver lá.
    Tal como disse, a última vez que consultei este programa, tinham muitos disponíveis, não me parecia haver muita adesão. O pessoal quer barato mas é onde lhe convém, não estão dispostos a ceder em nada.



    "As condições do concurso serão iguais: numa primeira fase só está aberto a jovens até aos 35 anos naturais de Terras de Bouro; só depois se poderão candidatar pessoas de todo o país até aos 45 anos ou para casais com essa média de idades.

    Com cerca de sete mil habitantes (não há muitos anos eram 10 mil), Terras de Bouro tenta assim recuperar e fixar população."

    Tem as suas restrições, além disso as pessoas andarem uns quilómetros (passar a ponte ou ir para torres Vedras) é uma coisa, agora ir para uma aldeia a perder população e no meio do nada vai atrair quem?!
  8.  # 89

    Colocado por: nortenho66

    https://www.dn.pt/portugal/terrenos-a-400-euros-ao-pe-da-mansao-de-ronaldo-5001877.html

    400 euros um terreno, não são 10 mas 15 anos a viver lá.
    Tal como disse, a última vez que consultei este programa, tinham muitos disponíveis, não me parecia haver muita adesão. O pessoal quer barato mas é onde lhe convém, não estão dispostos a ceder em nada.
    Concordo, na cidade onde moro ainda existem terrenos com 300m2 a 30/40k, e tem aqui tudo, até comboio :)
    Basta sair do centro uns kms para arranjar terrenos maiores por 30k ou menos ate, eu dei menos disso por 1500m2.
    Nao estou é no meio da cidade, se quiser ir a pé ao pão ou para levar os miudos à escola ando 2kms para cada lado, é que é.
  9.  # 90

    Colocado por: JPJDLVTem as suas restrições

    Claro que tem restrições, ou acha que os nossos impostos devem ser usados para andar a oferecer terrenos a torto e a direito?



    Colocado por: JPJDLVagora ir para uma aldeia a perder população e no meio do nada vai atrair quem?!

    Uma aldeia? Lol terras de Bouro é município, fica a 20min de Braga...

    É o que eu digo, o pessoal quer terrenos comparticipados pelos nossos impostos no centro do Porto ou Lisboa.
    • JPJDLV
    • 17 setembro 2021 editado

     # 91

    Colocado por: nortenho66
    Claro que tem restrições, ou acha que os nossos impostos devem ser usados para andar a oferecer terrenos a torto e a direito?




    Uma aldeia? Lol terras de Bouro é município, fica a 20min de Braga...

    É o que eu digo, o pessoal quer terrenos comparticipados pelos nossos impostos no centro do Porto ou Lisboa.


    Ninguém aqui quer ou pediu nada, muito menos se falou em cidades. Foram colocadas alternativas por um forista de cedência de terrenos por parte das câmaras. Acha que tem comparação com estar a sugerir que se vá para outro lado do país por um terreno? Além disso, não percebi a parte dos "nossos impostos".. é preferível ficarem abandonados que criar novas urbanizações/bairros? Eu o meu agregado familiar quando vou ao médico também vamos ao privado e desconto que nem um louco todos os meses para alguém usufruirá do SNS e então? O que é que impostos e afins tem a ver com aproveitamento de terrenos


    Ah sim... Se for numa zona longínqua já acha bem que o município "ofereça" os terrenos tal como referiu anteriormente.
  10.  # 92

    Colocado por: nortenho66E fica a questão, mas nós não queremos um mercado livre? Deverá uma CM ter poderes sobre terrenos privados?

    Acho que não leu o que escrevi.

    Sim, livre e não pretendo que ninguém seja prejudicado, pelo contrário, eu referi terrenos onde pela sua natureza (PDM) n se pode construir ou poucos m2 se podem construir. Pelo que esses terrenos só tenderão a valorizar.

    Obviamente têm de ser em locais onde interessa viver, e não atrás do sol posto, ou onde não há procura de habitação.
  11.  # 93

    Colocado por: NTORIONSim, livre e não pretendo que ninguém seja prejudicado, pelo contrário, eu referi terrenos onde pela sua natureza (PDM) n se pode construir ou poucos m2 se podem construir. Pelo que esses terrenos só tenderão a valorizar

    Exactamente, ou seja, iriam para o preço dos actuais que o ntorion acha caros.



    Colocado por: NTORIONObviamente têm de ser em locais onde interessa viver, e não atrás do sol posto, ou onde não há procura de habitação.

    Acho que me está a escapar algo, se a capacidade de construção for igual à dos restantes, a procura também, como é que os terrenos iriam ter um preço acessível?
  12.  # 94

    Colocado por: nortenho66Acho que me está a escapar algo, se a capacidade de construção for igual à dos restantes, a procura também, como é que os terrenos iriam ter um preço acessível?
    Alias como iam escolher a quem vender?
    Ha uma lista cabdidata há câmara municipal daqui que promete o mesmo! Lotear uma zona perto da vila para criar lotes a preços acessíveis, escusado dizer que os lotes serão certamente comprados pelos mesmos de sempre, embora com alguem a dar a cara por
    Eles
  13.  # 95

    Colocado por: DR1982Alias como iam escolher a quem vender?
    Ha uma lista cabdidata há câmara municipal daqui que promete o mesmo! Lotear uma zona perto da vila para criar lotes a preços acessíveis, escusado dizer que os lotes serão certamente comprados pelos mesmos de sempre, embora com alguem a dar a cara por
    Eles

    Mesmo isso so pode ser feito em terrenos públicos, a maneira de escolher deveria ser com base nos rendimentos.
  14.  # 96

    Colocado por: NTORIONcolocar regras de preço por m2, impossibilidade de revenda por x anos, etc...


    Colocado por: nortenho66Exactamente, ou seja, iriam para o preço dos actuais que o ntorion acha caros.


    É só criar a zona e legislar nesse sentido.
  15.  # 97

    Colocado por: nortenho66
    Mesmo isso so pode ser feito em terrenos públicos, a maneira de escolher deveria ser com base nos rendimentos.
    Pois, e é essa a maneira que dizem que vao escolher, mas...
    quantos é que nao têm bons ordenados e declaram metade ou menos?
    É justo para quem ganhar mais 50 ou 100€ por mês perder a oportunidade de poupar milhares na aquisição de um terreno?
    É por essas e por outras que por vezes as pessoas naonse sentem incentivadas a progredir na carreira, a ser melhores, a ganhar mais
  16.  # 98

    Mesm em frente onde vivo (Vialonga a 15min do aeroporto/Lisboa), tenho terrenos de a cooperativa que foi à vida com a crise que eram para moradias. Provavelmente existiam critérios para escolha dos futuros compradores mas os terrenos foram inclusive na altura cedidos pela câmara. Tenho ideia que não podiam vender durante os primeiros cinco anos e podia ser sempre ativado direito de preferência por parte da cooperativa depois disso.

    Depois da cooperativa falir, ficaram os terrenos por vender. Estão lá parados, não são de ninguém, já com esgotos/saneamento e inacabados no meio de uma serra. Porque motivo não se pode/deve aproveitar para criar habitações com os mínimos é colocar condicionantes para impedir vendas logo depois da compra e dar preferência a quem mais pode. Sejam novos ou velhotes.

    Aparentemente está tudo legalizado nos terrenos inclusive.


    Exemplo de um dos terrenos à venda (<50K)

    https://www.olx.pt/d/anuncio/vialonga-terreno-230-m2-45-000-IDBgwP4.html
  17.  # 99

    Colocado por: NTORION



    É só criar a zona e legislar nesse sentido.


    Exacto, então voltamos à mesma problemática



    Colocado por: nortenho66E fica a questão, mas nós não queremos um mercado livre? Deverá uma CM ter poderes sobre terrenos privados?


    Colocado por: DR1982quantos é que nao têm bons ordenados e declaram metade ou menos?
    É justo para quem ganhar mais 50 ou 100€ por mês perder a oportunidade de poupar milhares na aquisição de um terreno?

    Eu não sou de certeza, mas isso é transversal a tudo, apoios nas creches, taxas moderadoras etc. Não se pode deixar de fazer algo porque há pessoal aldrabão.

    Colocado por: DR1982É por essas e por outras que por vezes as pessoas naonse sentem incentivadas a progredir na carreira, a ser melhores, a ganhar mais

    Se alguém não se sentir incentivado a progredir porque está a pensar que quer ter apoios só acessíveis aos salários mais baixos, com essa mentalidade nunca vai progredir, nem mesmo querendo.


    Para mim, sendo terreno privado, deve ser o dono a decidir por quanto e a quem vende e não por decreto. Se for público, acho melhor uso do dinheiro criar habitação a preços acessíveis (apartamentos) quando necessário e não a disponibilizar terrenos para construção, isto em municípios com grande pressão urbanística. Nos que tem pouco, não faltam terrenos para se comprar.
  18.  # 100

    Colocado por: JPJDLVEstão lá parados, não são de ninguém, já com esgotos/saneamento e inacabados no meio de uma serra


    Eu aposto que têm dono.
 
0.0311 seg. NEW