Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Colocado por: pguilhermeCompletamente de acordo com tudo o que escreveu.
    No entanto, a nossa realidade cá no burgo: quero avançar com uma moradia e outra a seguir. Julga que os empreiteiros cá ligam alguma coisa a isso? Nada!


    Depende, como digo, acho que vivemos realidades diferentes. Braga é terra de empreiteiros. Se posso ganhar o mesmo a 5kms de casa, não vou para Lisboa não é? Como lhe digo, no caso regeonalista que conheço, as adjudicações eram sempre aos mesmos 4 ou 5. Não havia que inventar. Eles sabendo que podiam ter sempre trabalho perto, olhavam com outra atenção para o caso... o DO conseguia ter uma preço mais simpatico, o arquitecto já sabia como trabalhava a empresa, e vice-versa. Mas o empreiteiro nunca lidava com o cliente final directamente. A coisa fluia lindamente. Mas claro, tudo estava previamente definido, o arquitecto não era nenhum super homem, não adivinha o que o DO quer, pergunta, escreve, e assinam-se contratos de empreitada com margens e penalizações para ambas as partes. Mas pronto, pouco adianta imaginar isso aqui, pelo menos não agora.
    E sim, conheço quem o faça, ou melhor que fazia isso regularmente no tempo da crise, mas a sí não lhe interessa, são coisas que não funcionam a uma grande distancia.
  2.  # 282

    Colocado por: NTORIONO que tem de verificar, é se quem contrata se encontra registado para exercer a atividade.


    Nem mais.

    E pedir ao CSO que valide a documentação das outras Entidades Executantes, se couber contratualmente à sua empresa o controlo de acessos do estaleiro.
  3.  # 283

    Colocado por: d1000Explique lá amigo...
    Encomenda na polonia, e la vem a caixilharia de la mais barata
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 284

    Colocado por: pguilhermeContradição na medida em que, neste momento, um projecto completo não irá ajudar, antes pelo contrário :)


    E quer melhor tema para fazer logo a primeira triagem aos empreiteiros?

    Então um que não sabe o que você quer consegue dar melhor preço-tiro no escuro, do que um que sabe o que você deseja?

    Não acha estranho isso? Isso é crença a mais, demasiada emoção/tentação...
  5.  # 285

    Colocado por: DR1982Encomenda na polonia, e la vem a caixilharia de la mais barata


    Se ainda fosse umas polacas...😁😁😁😍😍😍😍
  6.  # 286

    Colocado por: RUIOLIE pedir ao CSO que valide a documentação das outras Entidades Executantes, se couber contratualmente à sua empresa o controlo de acessos do estaleiro.

    A entidade executante é a empresa que tem o alvará na Câmara.
    Se eu fosse o empreiteiro a quem tinha sido adjudicada a estrutura e alvenarias, depois o dono de obra subempreitava o resto e eu comunicava à câmara de deixava de ser o técnico responsável pela direção técnica da obra e a minha empresa deixava de ser o empreiteiro geral.
    Depois o dono de obra ia receber ofício da câmara a solicitar documentação de novo empreiteiro, como é que se desenrascava?
    A maior parte das empresas que iam fazer os acabamentos nem sequer tem alvará, tem apenas o certificado.
    Acha que era o carpinteiro que ia ficar responsável pelo controlo dos acessos ao estaleiro?
    O RUIOLI fala muito, mas não explica nada.
  7.  # 287

    Colocado por: NTORIONE? Nem tem de verificar. Só tem de dizer q o trabalho não foi realizado/fornecido/intermediado por si.

    Mas se legalmente só ele o pode efetuar ... as faturas tem que aparecer.
    Mas não sei como é que as finanças estão a tratar este assunto, mas a informação que tenho é que as câmaras enviam para as finanças a listagem das obras licenciadas, para alguma coisa deve ser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marteloescopro
  8.  # 288

    Colocado por: PicaretaA entidade executante é a empresa que tem o alvará na Câmara.


    Há CM que aceitam várias EE... outras não... outras os advogados falando com os serviços jurídicos lá chegam à conclusão que há mais legislação para além da legislação da construção (RJUE, Lei n.º 41/2015, etc.)

    o DO não pode ser cerceado da sua liberdade contratual de contratar várias empresas para a mesma obra, desde que estejam legalmente habilitadas em PT ou em qq outro país da UE.
    •  
      NTORION
    • 13 setembro 2021 editado

     # 289

    Colocado por: PicaretaMas se legalmente só ele o pode efetuar

    Legalmente pela legislação da vossa área q nada tem a ver com q legislação fiscal.

    No caso de dúvida sobre quem realizou a sub empreitada é questionado o DO e a este é que cabe dizer se foi o empreiteiro ou outro.

    Só assim se fará a prova necessária e suficiente para tributar, caso contrário é litígio certo que qq advogado dá conta.

    O problema n é certamente esse.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  9.  # 290

    Colocado por: NTORION
    OH Ghost, ou não está a contar tudo, ou não se defendeu em condições, ou estavam todos com o rabo preso.
    Pode partilhar os fundamentos q usaram?
    E se tem a razão no seu lado n se fique, vá para tribunal q por certo ganha a causa, até lhe dizia para ir para o CAAD, muito mais célere (menos de 1 ano) e mais barato, mas acho q tem 1 prazo pequeno para interpor a ação, tente informar-se.


    Tive um inspector durante meses a vasculhar e questionar tudo, que visita as casas alvo, que vai falar com familiares dos DO quando estes estão fora do país... Acha mesmo que o trabalho desses meses não teríamos que pagar de uma forma ou de outra, principalmente quando uma % dos euros recuperados por eles são um prémio adicional para eles próprios no final do ano?

    Podia estar aqui a explicar tudo, mas basicamente foi o que falei. No final fui vencido pelo cansaço, paguei para acabar com aquilo, tendo consciência que poderia contestar em tribunal, mas que iria arrastar a tortura e talvez pagar na mesma com outra justificação.

    Foi dito pelo inspector que a minha empresa foi inspeccionada por sorteio, mas eu não acredito. O que acho é que eles vão fiscalizar empresas onde sabem que podem sacar dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  10.  # 291

    Colocado por: Picareta
    Mas se legalmente só ele o pode efetuar ... as faturas tem que aparecer.
    Mas não sei como é que as finanças estão a tratar este assunto, mas a informação que tenho é que as câmaras enviam para as finanças a listagem das obras licenciadas, para alguma coisa deve ser.


    Sim as finanças tinham a lista de todas as obras em que nós levantamos o alvará de construção no ano em causa.
    •  
      NTORION
    • 13 setembro 2021 editado

     # 292

    Colocado por: ghost12No final fui vencido pelo cansaço

    Qual cansaço, só tem de disponibilizar a contabilidade e prestar os esclarecimentos solicitados, que têm de ser sempre por escrito (podem n ser mas dps colo se prova?), num prazo prazo previsto na lei.


    Colocado por: ghost12tendo consciência que poderia contestar em tribunal, mas que iria arrastar a tortura e talvez pagar na mesma com outra justificação.

    No CAAD é bastante célere e fica resolvido em 6 a 12 meses.


    Colocado por: ghost12empresa foi inspeccionada por sorteio,

    Nem eu, isso n existe.


    Colocado por: ghost12que visita as casas alvo, que vai falar com familiares dos DO quando estes estão fora do país...

    Isso n faz prova de nada, aliás se ler o relatório, por certo n há qq referência a isso.

    Colocado por: ghost12quando uma % dos euros recuperados por eles são um prémio adicional para eles próprios no final do ano?


    Também não é verdade, a percentagem q recebem está relacionada com as coimas e não com as correções. As coimas são normalmente levantadas pelos serviços de finanças, e sempre cobradas pelos serviços de finanças, quem faz a inspeção é a direção de finanças. Esse valor está limitado ao máximo 5% das coimas, normalmente situa-se bem abaixo, pq bastam as coimas automáticas por atraso nas declarações/pagamentos para atingir o valor a pagar.

    Gohst, n estou contra si, apenas queria entender e esclarecer a situação.

    Mantenho q n está a contar tudo (nem pode), ou existiu uma grande negligência de alguma das partes, ou como diz falta de paciência para levar a bom porto.

    Só por curiosidade, é distrito de Bragança?
  11.  # 293

    Por ca a coisa é simples, quando se tenciona trabalhar com tudo legal embora seja o DO a adjudicar as especialidades tem de aparecer fatura, pelo menos credível.
    Quando a ideia é fugir o maximo possível tem de se recorrer a patos bravos, que criam empresas para esses malabarismos. É o que é
  12.  # 294

    Colocado por: DR1982Encomenda na polonia, e la vem a caixilharia de la mais barata
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Convém explicar que por mais barata é cerca de 4x mais barata.
    É engraçada mas não a queria em minha casa. Já vi ao vivo.
  13.  # 295

    Colocado por: Joao Dias
    Convém explicar que por mais barata é cerca de 4x mais barata.
    É engraçada mas não a queria em minha casa. Já vi ao vivo.

    Eu tambem ja vi, em PVC.
    É o que é, a montagem fica a cargo do DO, ja vi piores com fabrico em Portugal.
    Eu falo a nível de qualidade de acabamento, porque da qualidade do PVC não faço ideia
  14.  # 296

    Colocado por: N Miguel OliveiraE quer melhor tema para fazer logo a primeira triagem aos empreiteiros?

    Então um que não sabe o que você quer consegue dar melhor preço-tiro no escuro, do que um que sabe o que você deseja?

    Não acha estranho isso? Isso é crença a mais, demasiada emoção/tentação...

    Sem dúvida, é excelente para a triagem.

    Só não acho estranho, porque percebo a motivação do empreiteiro, que é zelar pelos seus interesses e não por fechar um negócio transparente.

    Como já mencionou, face à procura, o DO hoje em dia não tem muita força.
    Se aparecer com um simples projecto de licenciamento, leva apenas com o "aumento do dia" e mais uma derrapagem em obra.
    Se aparecer com um PE, MQT e CE, leva com o "aumento do dia" e multiplica-se tudo por 2 ou 3. Afinal, o empreiteiro tem a agenda cheia e, com um projecto completo, a abertura para derrapagens é menor.

    Qual destes cenários ficará efectivamente mais caro no final de tudo é uma incógnita.
  15.  # 297

    Colocado por: ghost12Tive um inspector durante meses a vasculhar e questionar tudo, que visita as casas alvo, que vai falar com familiares dos DO quando estes estão fora do país... Acha mesmo que o trabalho desses meses não teríamos que pagar de uma forma ou de outra, principalmente quando uma % dos euros recuperados por eles são um prémio adicional para eles próprios no final do ano?

    Não estaria só à procura de um miminho pela porta do cavalo?

    Pergunta:
    A entidade adjudicante tem de elaborar e facturar todos os trabalhos desenvolvidos na obra?
    Se sim, tem portanto o requisito legal de gerir quem entra e sai da obra, certo? Só assim, poderá garantir que ninguém faz trabalhos paralelos.
    Qual a consequência de uma neglicência no controlo de entradas e saídas de obra? Uma coima? É que fiscalmente não parece haver ilegalidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariarod
  16.  # 298

    Colocado por: NTORIONQual cansaço, só tem de disponibilizar a contabilidade e prestar os esclarecimentos solicitados, que têm de ser sempre por escrito (podem n ser mas dps colo se prova?), num prazo prazo previsto na lei.


    Colocado por: NTORION
    No CAAD é bastante célere e fica resolvido em 6 a 12 meses.


    NTORION, bem sabe que as finanças têm sempre trunfos sobre os contribuintes, foi fiscalizado um ano, algumas dezenas de obras, eles ainda tinham mais 4 anos que poderiam fiscalizar, além de poderem "cavar" ainda mais fundo. Isso ficou implícito na resposta do inspector quando falei em contestar o relatório. Por muito que se tente, é difícil numa empresa ter tudo 100%.

    O problema foi em duas obras, no relatório tinha "Obra A com orçamento X (que era a estimativa que o técnico colocou no projecto, basicamente o valor total da obra) foi facturado Y e como o DO não apresentou mais facturas além das do empreiteiro geral, conclui-se que parte dos trabalhos não foram facturados". Depois disso foi pagar o IVA de X-Y, mais 30% pelo atraso, mais correcção do IRC, mais multas, mais juros de mora, mais... Pelo que sei, os DO não tiveram penalização alguma.


    Colocado por: NTORIONSó por curiosidade, é distrito de Bragança?


    Não.



    Colocado por: pguilhermeNão estaria só à procura de um miminho pela porta do cavalo?

    Se calhar... :)



    Colocado por: pguilhermePergunta:
    A entidade adjudicante tem de elaborar e facturar todos os trabalhos desenvolvidos na obra?
    Se sim, tem portanto o requisito legal de gerir quem entra e sai da obra, certo? Só assim, poderá garantir que ninguém faz trabalhos paralelos.
    Qual a consequência de uma neglicência no controlo de entradas e saídas de obra? Uma coima? É que fiscalmente não parece haver ilegalidade...


    O empreiteiro geral é quem controla e autoriza quem entra e sai do estaleiro de obra. Negligência nesse aspecto dá problemas com a ACT.
  17.  # 299

    Colocado por: ghost12Negligência nesse aspecto dá problemas com a ACT.

    Pois, ACT. Negligência nesse aspecto não implica necessariamente fuga fiscal.

    E que género de problemas? Uma coima, talvez?
  18.  # 300

    Colocado por: ghost12No final fui vencido pelo cansaço, paguei para acabar com aquilo, tendo consciência que poderia contestar em tribunal, mas que iria arrastar a tortura e talvez pagar na mesma com outra justificação.

    Fez muito bem, nós temos 3 processos contra as finanças em tribunal, todos com mais de 20 anos. No total "roubaram-nos" cerca de 50.000.
    As finanças como tem advogados e tem que lhes dar a fazer, nunca aceitam a derrota e pedem sempre recurso até a última instância.
    Processo 1 - há cerca de 7 anos perderam na última instância, devolveram cerca de 70%, o resto disseram que era para compensar uma dívida que lá tínhamos, que nunca demonstraram existir. Continua outro processo.
    Processo 2 - Perderam na última instância há cerca de 3 anos, ainda não devolveram o dinheiro. Continua outro processo.
    Processo 3 - Ainda não está despachado.
    Concordam com este comentário: ghost12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
 
0.1457 seg. NEW