Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: pguilherme
    Pq diz que está a baixar?

É esperar que se reflita nos preços de venda.
      IMG_20210915_100355.jpg
  2.  # 522

Colocado por: Nostradamus

Nas ultimasguidelinesfoi expressamente dito que se deve privilegiar uma ventilação natural nas habitações de teor particular. Comércios e serviços ja é outra historia.

Agora até obrigam a isolar as tubagens das VMC para evitar perdas térmicas. Mas isto ja devia ser bom senso por parte dos instaladores.

Por isso é que quando colocam wcs interiores com banhos em moradias isoladas me faz urticária, mas são opções. Opções simples como abrir a janela durante o banho poupam dinheiro em sistemas exaustão e baixam consumos.
  3.  # 523

Colocado por: NostradamusNas ultimasguidelinesfoi expressamente dito que se deve privilegiar uma ventilação natural nas habitações de teor particular.

Peço desculpa pela informação incorreta da minha parte.
    Pode indicar onde encontro estás guidelines sff?
    Obrigado
  4.  # 524

Colocado por: dmiguel

Por isso é que quando colocam wcs interiores com banhos em moradias isoladas me faz urticária, mas são opções. Opções simples como abrir a janela durante o banho poupam dinheiro em sistemas exaustão e baixam consumos.

Que exagero, entao e de inverno como faz? Abre a janela durante o banho?
  5.  # 525

Colocado por: DR1982

Que exagero, entao e de inverno como faz? Abre a janela durante o banho?

Exatamente. Não é preciso abrir a janela inteira.
  6.  # 526

Colocado por: Chris_F

Tenho de criar um tópico entitulado "as barbaridades da Fatinha(?)" 😅

1. Ter o fiscal a rever o MQ, PE e CE antes de sequer o entregar a empreiteiros para obter orçamentos. Acham necessário? (Já vi casos aqui de orçamentos chapa 5, que dariam azo a porcaria)

2. Já pensei em pagar almoçarada aos entervenientes do post do jamaral.57 (arquitecto/empreiteiro/fiscal) para que todos se conheçam antes de entrar em obra. Fala-se um pouco do trabalho, num clima mais casual. Parvoíce minha ou quê?

Sim isso deve acontecer quando no final da tormenta lhe entregarem a obra no prazo e custo que definiu. Uma bela almoçarada com o reconhecimento de que foi possível trabalhar em equipa para um objectivo comum.
  7.  # 527

Exatamente. Não é preciso abrir a janela inteira.
    Depende de onde esteja situada a janela, ja vivi numa casa onde tinha uma janela por cima da banheira e notava bem de inverno quando estava aberta, por pouco que fosse
  8.  # 528

Colocado por: Beto1980
    Não ganho...

Deixe-me adivinhar: é funcionário público.
  9.  # 529

Colocado por: DR1982Depende de onde esteja situada a janela, ja vivi numa casa onde tinha uma janela por cima da banheira e notava bem de inverno quando estava aberta, por pouco que fosse

Acredito. No meu caso não está na zona de banho por isso é gerivel mesmo no inverno.
  10.  # 530

Colocado por: PicaretaDeixe-me adivinhar: é funcionário público.

Não. mas trabalho num sector em que os salários têm como referência os equivalentes na função pública...
    Ganho o mesmo aqui do que ganharia no Norte, onde não pagaria todos os dias para atravessar a pt 25 Abril, não pagaria 400paus de creche... Etc....
    🥴 Fonix, vou mas é migrar carago!!!
  11.  # 531

Colocado por: Beto1980
    Não. mas trabalho num sector em que os salários têm como referência os equivalentes na função pública...
    Ganho o mesmo aqui do que ganharia no Norte, onde não pagaria todos os dias para atravessar a pt 25 Abril, não pagaria 400paus de creche... Etc....
    🥴 Fonix, vou mas é migrar carago!!!

Onde moro a creche ate aos 3 anos tambem custa 250 paus, para onde vou passa a custar 70€ mensais. :) viva a província...
  12.  # 532

Colocado por: DR1982para onde vou passa a custar 70€ mensais

Isso é para os pobres.
  13.  # 533

Colocado por: rjmsilva

Isso é para os pobres.
    Os pobres nao pagam nada.
  14.  # 534

Os preços são tabelados pela segurança social e não há diferença das cidades para a província.
    Concordam com este comentário: mica
  15.  # 535

Colocado por: rjmsilvaOs preços são tabelados pela segurança social e não há diferença das cidades para a província.
    Não faço ideia se aquilo é da segurança social, acho que é privado
  16.  # 536

Colocado por: DR1982Não faço ideia se aquilo é da segurança social, acho que é privado

E acha que uma creche privada sobrevive a cobrar 70€ por uma criança? Certamente é uma IPSS, essa mensalidade é calculada por base nos rendimentos declarados, acho que há uns 3 ou 4 escalões, sendo que esse é para quem ganha muito pouco.
  17.  # 537

Colocado por: rjmsilva

E acha que uma creche privada sobrevive a cobrar 70€ por uma criança? Certamente é uma IPSS, essa mensalidade é calculada por base nos rendimentos declarados, acho que há uns 3 ou 4 escalões, sendo que esse é para quem ganha muito pouco.
    É capaz de ser isso, no site daquilo diz que é uma creche privada da segurança social, mas sempre ouvi quem la tem os filhos a dizer que paga cerca de 70€
  18.  # 538

Por aqui na parvonia da província a creche de uma ipss, são pelo menos 300 euros mensais. Não sei precisar , mas penso que 330 euros.
    Qualquer pessoa que trabalhe , fica logo enquadrado no escalão máximo.
    O escalão mais baixo são 5 mil euros anuais.

Mas é fácil perceber, sabendo que 12 dos 20 miúdos que lá andam os pais " não trabalham", os outros 8 têm de pagar pelos 20 miúdos
  19.  # 539

Colocado por: rjmsilvaOs preços são tabelados pela segurança social e não há diferença das cidades para a província.

A diferença é que onde vivo as cheches públicas são para os pobres.
    Não chegam para todos.
    Eu não sou elegível
    Concordam com este comentário: JotaP
  20.  # 540

Sim, essa costuma ser uma diferença. A dificuldade em ter acesso.

0.0240 seg. NEW