Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 14 setembro 2021 editado

     # 461

    Colocado por: zedasilva
    Para que as coisas não descambem.
    Um empreiteiro que acha que afinal a obra não tem fiscalização é um empreiteiro descansado.
    Muitas vezes nem percebe que aquela ideia estapafúrdia com que o DO apareceu naquela manhã é o resultado de uma noite de conversa com a fiscalização.
    Se fosse o fiscal a sugerir, além de estapafúrdia era igualmente estupida, inconcebível e cara. Assim como foi o DO a sugerir, e como até nem custa nada, é uma forma de mostrar que até é um gajo disponível e está sempre disponível para melhorias.
    Tambem pode ser visto se outra forma, do tipo o DO percebe la alguma coisa para vir para ca mandar bitaites, enquanto se for o fiscal ja a coisa muda de figura...
    E ainda, se for o DO a implicar o tipo é um ranhoso, se for o fiscal o DO pode dizer, “eu sei que o fiscal é um ranhoso, se fosse hoje nao o contratava mas mais vale
    Fazer o que ele diz” :)
    Concordam com este comentário: pguilherme
  1.  # 462

    Ah, sem esquecer que se o empreiteiro se enervar e der com um fueiro no lombo de quem lhe esta a dizer para meter tela pitonada no fundo das sapatadas, convem que esse alguém seja o fiscal que sempre tem seguro de trabalho
  2.  # 463

    Também era o que faltava, ter que andar a aconchegar os sentimentos do empreiteiro, para não ficar chateadinho por ver um fiscal.

    Como dizem: o fiscal serve para desbloquear, articular soluções para situações que possam surgir mas principalmente antever problemas antes deles surgirem e assim guiar a coisa a bom porto. Menos policia e mais colaborador.

    Mas bolas. É a fiscalização que tem de fazer o trabalho. Não é o DO que tem de ir mandar bitaites quando não percebe nada da coisa.

    Aliás, para isso basta o empreiteiro inventar um pouco, diz que aplica o flux capacitor e resolve a coisa. O DO, leigo na matéria, não como argumentar e aceita o engano.
  3.  # 464

    Colocado por: pguilhermeÉ a fiscalização que tem de fazer o trabalho.

    Claro que sim, mas par isso tem que ter ferramentas para o fazer.
    Quantas obras não se apanham em que o DO está completamente nas mãos do empreiteiro? Quer porque os projetos são uma ... quer porque foi um anjinho e já adiantou 30%.
    Basta a fiscalização aramar-se aos cucos para termos uma obra abandonada e um DO a arder com o sonho de uma vida.
  4.  # 465

    mas proque razão o fiscal tem de se armar aos cucos?
    ele está lá para assegurar que o projeto é cumprido se houver questões apenas tem de as reportar a quem de direito, projetistas e DO
  5.  # 466

    Colocado por: marco1ele está lá para assegurar que o projeto é cumprido

    Se cumprir os projetos for o melhor para o DO.
    Eu diria que m 99% das vezes a função da fiscalização é ir para além dos projetos sem que isso seja uma derrapagem para o DO.
    Mas isso de fazer cumprir os projetos é apenas uma ínfima parte da função da fiscalização. Tudo o resto, aquilo que não foi contratado nem está nos regulamentos mas que é necessário acautelar, isso sim, é talvez o trabalho mais importante da fiscalização
  6.  # 467

    sem duvida Zé
    no entanto, isto sem generalizar, há certos fiscais que tomam certas iniciativas quando não o deviam, os projetistas devem ser informados sobre determinadas alterações em obra e não ser algo assim por iniciativa propria.
    enfim há de tudo e em todos os intervenientes certos erros de uma forma ou de outra, penso que a melhor forma é estarem todos por cima ( a par) dos acontecimentos e as coisas serem discutidas com os devidos intervenientes a cada momento.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 468

    Colocado por: zedasilvaClaro que sim, mas par isso tem que ter ferramentas para o fazer.

    Quais são as ferramentas que do seu ponto de vista a fiscalização deve ter para fazer um bom trabalho?
    • eu
    • 14 setembro 2021 editado

     # 469

    Estamos a assistir de facto a uma inflação galopante na construção, e desconfio que vai alastrar a tudo.

    Nos hipermercados, os produtos alimentares aumentaram imenso no último ano, alguns produtos mais de 100%.

    Os combustíveis idem. A eletricidade e o gás natural vão subir imenso.

    Vêm aí tempos difíceis.
    Concordam com este comentário: nvale
  8.  # 470

    Colocado por: euNos hipermercados, os produtos alimentares aumentaram imenso no último ano, alguns produtos mais de 100%.
    Concordam com este comentário:nvale


    Não tem nada a haver mas só para se perceber. Em conversa com a esposa, diz ela - nem acreditas o sabão branco custava 0.99euros no ano passado e hoje comprei-o a 2,39 euros...
    Um pequeno exemplo do que está para vir.
    Concordam com este comentário: NTORION, eu
  9.  # 471

    Colocado por: zedasilvaEnquanto a fiscalização for entendida pelo DO como o gajo que garante que o empreiteiro não foge ao ferro, enquanto a fiscalização for entendida pelo empreiteiro como o gajo que vai à obra à caça de coisas menos bem executadas, a fiscalização será sempre um desperdício de dinheiro


    Sim e não. Dito assim pode levar ao engano. Não deve ser entendida como isso apenas. Pois esse não é o objectivo final da fiscalização.

    Agora andar à caça, ser atento e controlar o ferro antes de betonado ou a impermeabilização das sapatas é o mais básicos dos básicos... E dificil de enganar e simples de verificar.

    Agora se usarem tinta rasca numa lata nova da marca xpto do projecto, aí sim... Nenhum fiscal vai andar a ver se ela está boa de sal.

    Quem quiser fugir, de um modo ou outro lá consegue... Agora facilitando demasiado também se põe a jeito.

    Tudo depende. O empreiteiro tem que andar preocupado é com o seu trabalho, não é com o fiscal. Este está lá para "ajudar" ambas as partes, DO e empreiteiro.

    Uma vez abri troços duma parede meeira entre duas casas em banda à marretada pois desconfiava que as lajes se tocavam (com restos de cimento) criando uma linda ponte acustica, e verificou-se a suspeita, e foi tudo corrigido... Se fosse um DO a fazê-lo não sei como seria a relação entre eles apartir dali. A mim não me criou complexo algum (além de ser essa a minha função também), e continuamos a colaborar na mesma, sem rancor, nessa e noutras obras.
    O empreiteiro não tem nada que ficar "melindrado" pois o erro dum empregado-nabo dele era por demais evidente. O encarregado apenas ficou vermelho como um pimento e mostrou total disponibilidade de resolver a questão.
  10.  # 472

    Data NIPC Tipo Movimento Capital Social
    18-12-2017 514 6.. … Constituição 200 000,00 200 000,00
    12-03-2020 514 6.. … Incorporação do resultado líquido 2018 120 000,00 320 000,00
    06-07-2020 514 6.. … Incorporação do resultado líquido 2019 200 000,00 520 000,00
    23-06-2021 514 6.. … Incorporação do resultado líquido 2020 680 000,00 1 200 000,00

    Há quem esteja a ganhar muito dinheiro!
  11.  # 473

    Colocado por: jamaral.57Quais são as ferramentas que do seu ponto de vista a fiscalização deve ter para fazer um bom trabalho?

    O cliente pagar as facturas dentro do prazo de vencimento :)
  12.  # 474

    Colocado por: N Miguel OliveiraAgora se usarem tinta rasca numa lata nova da marca xpto do projecto, aí sim... Nenhum fiscal vai andar a ver se ela está boa de sal.

    Quem diz tinta, diz muita outra coisa impossível de verificar, não é?
    De facto, se a relação começa logo com desconfianças e a tentar rapar o fundo ao tacho, estas manobras devem ser pela certa.
    Mas também não quer dizer que pagando bem que se receba o material certo.

    É preciso sorte.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 475

    Colocado por: pguilhermeÉ preciso sorte.
    E simplificar/descomplicar.
    Nao tamos em tempos de grandes “invenções”, os empreiteiros têm de tal forma trabalho que não estao para se chatear muito com algo que não seja “pum pum pum já está, venha outra”
  14.  # 476

    Colocado por: pguilherme
    Quem diz tinta, diz muita outra coisa impossível de verificar, não é?
    De facto, se a relação começa logo com desconfianças e a tentar rapar o fundo ao tacho, estas manobras devem ser pela certa.
    Mas também não quer dizer que pagando bem que se receba o material certo.

    É preciso sorte.

    É fundamental criar um clima de confiança entre os "artistas" principais: projetistas, empreiteiros, fiscalização e donos de obra. É um ciclo vicioso e se esse clima não existe andam todos a ver, como já aqui disseram, a "tentar comer-se" uns aos outros. Do meu ponto de vista esta cadeia errática tem de ser quebrada e acho que o dono de obra deve dar o pontapé de saida. Clareza, transparência e objetivos claros para começar. Que acham ?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 477

    Colocado por: Joao DiasO que eu acho quase surreal na leitura de praticamente todos os DO deste forum é que toda a gente sem exceção sabe dos aumentos loucos que têm existido nos materiais, transportes, combustível, etc,etc no entanto, a culpa no fim é do profissional que quer aproveitar a onda para “chular” tudo e todos. É hilariante de facto…
    Concordam com este comentário:RRoxx,jorgealves,SrR,azwsedcrfv,desofiapedro



    Sabe porque é que isso acontece? Eu explico com um exemplo simples (não ligue aos valores, é só mesmo para exemplo do problema)...
    - um rebuçado ontem custava 10 centimos a "produzir" (entenda-se aqui já com todos os custos) e era vendido na loja a 30 cent - o comprador achava um valor justo e comprava
    - hoje custa 12 cent a produzir e é vendido na loja a 35 cent - o comprador acha um valor justo e compra
    - amanhã custa 20 cent a produzir e em vez de ser vendido a 50 cent, passa a custar 2 eur... como é que acha que os compradores vão reagir?


    Sim, eu sei que é a lei da oferta e da procura. Sim, o vendedor quer sempre "vender por cima" e o comprador "comprar por baixo". Sim, nem todos são "chulos". Mas o que está a acontecer é demais, parece-me a mim... a grande questão é que dantes, os tais "pobretanas" ainda conseguiam alguma coisinha, mesmo o mais barato... da forma como estão as coisas, parece que estes estão condenados a morrer.


    PS: sim, confesso que estou na posição de "comprador" :)... e também sei que isto não acontece apenas na construção / imobiliário.
    Concordam com este comentário: luisms
  16.  # 478

    Colocado por: nrferreiraSim, eu sei que é a lei da oferta e da procura.

    Pois é, todos cascam nos empreiteiros, mas ainda ontem vi alguém aqui neste fórum a dizer que comprou uma casa e pouco tempo depois vendeu pelo dobro, e tenho visto aqui vários casos desses que se aproveitam do mercado, só que ao contrário dos empreiteiros até são aplaudidos pelas suas capacidades negociais.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Joao Dias, azwsedcrfv, jorgealves, nvale, RRoxx, SrR, luisms
  17.  # 479

    Colocado por: PicaretaPois é, todos cascam nos empreiteiros, mas ainda ontem vi alguém aqui neste fórum a dizer que comprou uma casa e pouco tempo depois vendeu pelo dobro, e tenho visto aqui vários casos desses que se aproveitam do mercado, só que ao contrário dos empreiteiros até são aplaudidos pelas suas capacidades negociais.

    Bem verdade!

    Realmente n percebo este problema com os empreiteiros, são fases, eles têm mais é que aproveitar. Faz parte do ciclo.
    Concordam com este comentário: nvale
  18.  # 480

    Colocado por: NTORION
    Bem verdade!

    Realmente n percebo este problema com os empreiteiros, são fases, eles têm mais é que aproveitar. Faz parte do ciclo.
    Concordam com este comentário:nvale


    Claro que faz, eles são mais uns e não contesto. Aqui cabe ao DO fazer contas e perceber se é viável ou não avançar. Neste momento não parece, ou pelo menos (minha opinião), quem puder esperar, espere. Mas os preços não vão baixar e talvez só aumentar, pensa quem é interessado. Pois, mas isto tem que baixar, pois não existe poder de compra que aguente.
 
0.1140 seg. NEW