Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: rjmsilvaFala do minério, ou do aço pronto a usar na construção?

Na verdade, o valor do minério é determinado pela procura do mercado, o que por si é um indicador.

Sendo as "rebar" para a construção apenas uma parte do todo, pode continuar a haver grande procura por este produto e assim manter as margens dos diversos elementos (processamento, preparação, distribuição, revenda).
  2.  # 842

Colocado por: DR1982Lógico, é como o Combustível, se passar a custar 3€ o litro a maioria continua a comprar

DR, a diferença é que a maioria das pessoas pode adiar a construção/reabilitação da casa por falta de fundos, mas deixar de ter poder de compra para abastecer já envolve uma maioria muito superior de pessoas.

Sobre as margens de comercialização dos revendedores só tenho a dizer que vocês como compradores andam todos redondamente enganados.
    Isto não é Africa em que existem 3-4 revendedores num raio de 500 quilómetros, aqui existem revendedores quase paredes meias uns com os outros, acham que há concertação de preços? Meus amigos, há malta a vender a com margens inferiores a 10% para sobreviver, e esses 10% não são margens de lucro para a empresa, são ganhos para pagar toda a estrutura da empresa, sobra o quê?
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Joao Dias
  3.  # 843

Colocado por: Vítor MagalhãesDR, a diferença é que a maioria das pessoas pode adiar a construção/reabilitação da casa por falta de fundos, mas deixar de ter poder de compra para abastecer já envolve uma maioria muito superior de pessoas.
    Daqueles que conheço fora do forum que estão a começar construção nao estao a pensar adiar, estao sim a reajustar a coisa, mas no ferro nao da para reajustar ou deixar apenas pré instalação :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 844

O ferro é uma matéria prima base, o que significa que os preços tem que se ajustar ao mercado e não o contrário. O que significa que mais cedo ou mais tarde vão baixar. Já os combustíveis, nunca vão baixar para os 100$ litro com que eu abastecia o carro no Intermarché de Vizela em 2000... 😉

Acho que é mais certo as ferrominas de Moncorvo começarem a bombar mais cedo que o LNG na baia de Palma em Moçambique 😅
  5.  # 845

Colocado por: pguilherme
    Na verdade, o valor do minério é determinado pela procura do mercado, o que por si é um indicador.

Sendo as "rebar" para a construção apenas uma parte do todo, pode continuar a haver grande procura por este produto e assim manter as margens dos diversos elementos (processamento, preparação, distribuição, revenda).

Exacto, por isso me pareceu estranho a afirmação que tínhamos voltado a preços de setembro de 2020 no ferro, nos mercados internacionais.
  6.  # 846

O aço é praticamente utilizado em todo o tipo de industrias, incluindo a industria automóvel e a maior parcela vai para a construção, isso por si só já diz muito sobre o que é que vai acontecer com o preço do aço a ter de se refletir em tudo.
    • DR1982
    • 20 outubro 2021 editado

# 847

Colocado por: Vítor MagalhãesO aço é praticamente utilizado em todo o tipo de industrias, incluindo a industria automóvel e a maior parcela vai para a construção, isso por si só já diz muito sobre o que é que vai acontecer com o preço do aço a ter de se refletir em tudo.
    Mesmo que isso aconteça, essa “baixa” nao chega tão cedo ao DO.
    So acredito nisso caso o acesso ao crédito fique dificultado, e nem é preciso muito, basta que deixe de ser possível contornar a situação dos 10 ou 20% que são necessários para a entrada que isto trava a fundo.
  7.  # 848

DR, se o preço não baixar para o DO este não o compra, o DO é o ultimo da cadeia de distribuição, ninguém a montante vai querer estocar.
  8.  # 849

Colocado por: Vítor MagalhãesDR, se o preço não baixar para o DO este não o compra, o DO é o ultimo da cadeia de distribuição, ninguém a montante vai querer estocar.
    Compra, desde que o banco conceda crédito compram e isso é que é preocupante...
  9.  # 850

Isso é o que já está a acontecer, mas a corda não vai esticar para tudo, a facilidade no acesso ao crédito ainda assim não é a mesma de há 15 anos atrás. Mais depressa compram usado e reabilitam (ou não).
    • DR1982
    • 20 outubro 2021 editado

# 851

Colocado por: Vítor Magalhãesa facilidade no acesso ao crédito ainda assim não é a mesma de há 15 anos atrás.
    Como era ha 15 anos atras nao sei, mas sei de alguns casos que compraram casa recentemente e se gabam de nao ter tirado um único tostão dos bolsos.
    Todos eles com mediação imobiliária escrituras inflacionadas e valores de avaliação generosos e pronto financiamento a 100% ou então créditos pessoais
  10.  # 852

Colocado por: Vítor Magalhães

Quer desenvolver isso que refere?

É preciso desenvolver?? Para não dizerem que se ataca sempre a construção e os empreiteiros, posso contar o exemplo de uma operadora que há uns anos deixou de comercializar o pacote tv+net+voz que eu tinha e os novos pacotes eram mais baratos. Enquanto não reparei nem liguei para alterar, eles também não se chatearam para me oferecer a possibilidade de subscrição de um pacote mais barato...
  11.  # 853

Colocado por: DR1982O problema é que a maioria dos DO, na minha opinião nao esta disposta a aceitar esse contrato.
    O que querem é saber quanto custa no fim para saber se podem pagar ou não, dificilmente arriscariam um contrato nesses moldes correndo o risco de nao ter dinheiro para acabar a obra.

Esquecendo se "aqui" somos empreiteiros, DO ou outra coisa qualquer, todos nós somos compradores de algo... alguém passa um cheque em branco quando vai ao supermercado, comprar um carro, fazer umas férias??? É claro que o consumidor final quer saber quanto custa, se pode pagar ou não
  12.  # 854

Colocado por: nrferreiraalguém passa um cheque em branco quando vai ao supermercado, comprar um carro, fazer umas férias??? É claro que o consumidor final quer saber quanto custa, se pode pagar ou não
    Mas é que não tenha dúvidas, conheço N casos que compram carros e o que lhes importa é saber quanto vao pagar ao fim do mes, por quantos anos isso ja pouco importa, em casas exatamente igual.
    Desde que dê, o resto é secundário
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Joao Dias
  13.  # 855

Colocado por: pguilherme
    Como é que se gere qualquer negócio? :)
    Com algum risco e sobretudo uma estratégia e alguma liquidez.

A mentalidade de ser o DO a avançar com o dinheiro (liquidez) e ainda ter a responsabilidade de tudo (se os fornecedores do empreiteiro sobem os preços, se não conseguem manter recursos humanos, etc) para que o empreiteiro receba sempre a sua margem (de leão), é uma visão estranha.

Para que servem os contratos? Só para garantir que o DO paga "do belo" ao empreiteiro? E a contrapartida, que é o risco e responsabilidade, para onde vai? Para o DO, claro :)
    Concordam com este comentário:nrferreira

Exatamente @pguilherme. Para comparação (não é na área da construção) - se o meu patrão me decidir aumentar para o ano, não vai pedir mais dinheiro aos nossos clientes nos projectos já contratados ou em andamento. Os clientes também precisam de gerir o "bolo" que têm, senão isto é o salve-se quem puder... a compensação tem de ser obtida em projectos futuros.
  14.  # 856

Colocado por: DR1982Mas é que não tenha dúvidas, conheço N casos que compram carros e o que lhes importa é saber quanto vao pagar ao fim do mes, por quantos anos isso ja pouco importa, em casas exatamente igual.
    Desde que dê, o resto é secundário

Coisas diferentes a meu ver... o custo do carro está lá, quem faz um crédito sabe quanto lhe vai custar a mais. É uma opção pagar em menos ou mais tempo.
    Não é como os casos que se discutem aqui que ninguém sabe o que vai custar... se tenho 100 para gastar, não posso gastar 1000. Isso era a mesma coisa que reservar um fds no hotel, indicam-me um preço e quando chego ao hotel pedem 3x mais porque aumentaram o recepcionista... como disse noutro post, a haver alteração de preço, tinha de ser nos próximos clientes, não naqueles que já têm um preço
  15.  # 857

Colocado por: nrferreira

Coisas diferentes a meu ver... o custo do carro está lá, quem faz um crédito sabe quanto lhe vai custar a mais. É uma opção pagar em menos ou mais tempo.
    Não é como os casos que se discutem aqui que ninguém sabe o que vai custar... se tenho 100 para gastar, não posso gastar 1000. Isso era a mesma coisa que reservar um fds no hotel, indicam-me um preço e quando chego ao hotel pedem 3x mais porque aumentaram o recepcionista... como disse noutro post, a haver alteração de preço, tinha de ser nos próximos clientes, não naqueles que já têm um preço
    Estamos a falar de coisas diferentes...
    O que eu dizia é que as pessoas irão continuar a comprar casas mesmo que estejam a valores mais altos do que “valem” desde que o Banco empreste e dessa forma os construtores nao irão baixar preços.
  16.  # 858

Colocado por: DR1982Estamos a falar de coisas diferentes...
    O que eu dizia é que as pessoas irão continuar a comprar casas mesmo que estejam a valores mais altos do que “valem” desde que o Banco empreste e dessa forma os construtores nao irão baixar preços.
    Deixa a Euribor começar a subir as pessoas não pensem q ficam negativas eternamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  17.  # 859

Colocado por: pedrorainhoDeixa a Euribor começar a subir as pessoas não pensem q ficam negativas eternamente.
    Pois é, mas ja estao assim ha uns anitos.
    Tambem ha quem esteja desde 2018/2019 à espera disto melhorar para
    Construir, espero que estejam sentados
  18.  # 860

E grande parte dos bancos já fazem taxa fixa a 30 anos sem grande penalização

0.2560 seg. NEW