Colocado por: rjmsilvaFala do minério, ou do aço pronto a usar na construção?
Colocado por: DR1982Lógico, é como o Combustível, se passar a custar 3€ o litro a maioria continua a comprar
Colocado por: Vítor MagalhãesDR, a diferença é que a maioria das pessoas pode adiar a construção/reabilitação da casa por falta de fundos, mas deixar de ter poder de compra para abastecer já envolve uma maioria muito superior de pessoas.Daqueles que conheço fora do forum que estão a começar construção nao estao a pensar adiar, estao sim a reajustar a coisa, mas no ferro nao da para reajustar ou deixar apenas pré instalação :)
Colocado por: pguilherme
Na verdade, o valor do minério é determinado pela procura do mercado, o que por si é um indicador.
Sendo as "rebar" para a construção apenas uma parte do todo, pode continuar a haver grande procura por este produto e assim manter as margens dos diversos elementos (processamento, preparação, distribuição, revenda).
Colocado por: Vítor MagalhãesO aço é praticamente utilizado em todo o tipo de industrias, incluindo a industria automóvel e a maior parcela vai para a construção, isso por si só já diz muito sobre o que é que vai acontecer com o preço do aço a ter de se refletir em tudo.Mesmo que isso aconteça, essa “baixa” nao chega tão cedo ao DO.
Colocado por: Vítor MagalhãesDR, se o preço não baixar para o DO este não o compra, o DO é o ultimo da cadeia de distribuição, ninguém a montante vai querer estocar.Compra, desde que o banco conceda crédito compram e isso é que é preocupante...
Colocado por: Vítor Magalhãesa facilidade no acesso ao crédito ainda assim não é a mesma de há 15 anos atrás.Como era ha 15 anos atras nao sei, mas sei de alguns casos que compraram casa recentemente e se gabam de nao ter tirado um único tostão dos bolsos.
Colocado por: Vítor Magalhães
Quer desenvolver isso que refere?
Colocado por: DR1982O problema é que a maioria dos DO, na minha opinião nao esta disposta a aceitar esse contrato.
O que querem é saber quanto custa no fim para saber se podem pagar ou não, dificilmente arriscariam um contrato nesses moldes correndo o risco de nao ter dinheiro para acabar a obra.
Colocado por: nrferreiraalguém passa um cheque em branco quando vai ao supermercado, comprar um carro, fazer umas férias??? É claro que o consumidor final quer saber quanto custa, se pode pagar ou nãoMas é que não tenha dúvidas, conheço N casos que compram carros e o que lhes importa é saber quanto vao pagar ao fim do mes, por quantos anos isso ja pouco importa, em casas exatamente igual.
Colocado por: pguilherme
Como é que se gere qualquer negócio? :)
Com algum risco e sobretudo uma estratégia e alguma liquidez.
A mentalidade de ser o DO a avançar com o dinheiro (liquidez) e ainda ter a responsabilidade de tudo (se os fornecedores do empreiteiro sobem os preços, se não conseguem manter recursos humanos, etc) para que o empreiteiro receba sempre a sua margem (de leão), é uma visão estranha.
Para que servem os contratos? Só para garantir que o DO paga "do belo" ao empreiteiro? E a contrapartida, que é o risco e responsabilidade, para onde vai? Para o DO, claro :)
Colocado por: DR1982Mas é que não tenha dúvidas, conheço N casos que compram carros e o que lhes importa é saber quanto vao pagar ao fim do mes, por quantos anos isso ja pouco importa, em casas exatamente igual.
Desde que dê, o resto é secundário
Colocado por: nrferreiraEstamos a falar de coisas diferentes...
Coisas diferentes a meu ver... o custo do carro está lá, quem faz um crédito sabe quanto lhe vai custar a mais. É uma opção pagar em menos ou mais tempo.
Não é como os casos que se discutem aqui que ninguém sabe o que vai custar... se tenho 100 para gastar, não posso gastar 1000. Isso era a mesma coisa que reservar um fds no hotel, indicam-me um preço e quando chego ao hotel pedem 3x mais porque aumentaram o recepcionista... como disse noutro post, a haver alteração de preço, tinha de ser nos próximos clientes, não naqueles que já têm um preço
Colocado por: DR1982Estamos a falar de coisas diferentes...Deixa a Euribor começar a subir as pessoas não pensem q ficam negativas eternamente.
O que eu dizia é que as pessoas irão continuar a comprar casas mesmo que estejam a valores mais altos do que “valem” desde que o Banco empreste e dessa forma os construtores nao irão baixar preços.
Colocado por: pedrorainhoDeixa a Euribor começar a subir as pessoas não pensem q ficam negativas eternamente.Pois é, mas ja estao assim ha uns anitos.