Colocado por: pedrorainhoRTP1 domingo +- 20:20 empresários da área dos têxteis a falar do que está a acontecer e do q pode vir acontecer se nada for feito.
Pessoalmente acho q ou isto tudo muda ou vem aí uma das maiores crises de sempre. Os alertas aparecem todos os dias mas em Portugal os médias andavam comprados com o COVID e só agora começaram a acordar e a mostrar algumas realidades das empresas.
Colocado por: pedrorainhoRTP1 domingo +- 20:20 empresários da área dos têxteis a falar do que está a acontecer e do q pode vir acontecer se nada for feito.
Pessoalmente acho q ou isto tudo muda ou vem aí uma das maiores crises de sempre. Os alertas aparecem todos os dias mas em Portugal os médias andavam comprados com o COVID e só agora começaram a acordar e a mostrar algumas realidades das empresas.
Colocado por: DR1982Pudera, ao preço que as coisas estão em Portugal quase que nao se pode comer, eu vejo as Coisas nos supermercados em PT ao mesmo preço pu mesmo mais caras que em França, zona de França encostada à Suíça Onde as coisas sao um pouco mais caras
Colocado por: Nostradamus
Ou voce passa fome na França ou come marisco em Portugal todos os dias.
Tirando um ou outro produto, as coisas em França custam no mínimo 2 a 3 x mais.
Carne 2x mais cara
Peixe 2 a 3 x mais caro
Fruta 2 a 3 x mais caro
Legumes 1.5 a 2 x mais caro
Leite 1.5 a 2 x mais caro
Detergentes e produtos de higiene = ou <
Combustíveis praticamente mesma coisa
Um carrinho de compras que me custa 70 ou 80 € em PT, facilmente me pode custa >200€ na França.
Se começarmos a falar entao dos seguros e preço de mao de obra dos diversos serviços, a balança ainda mais desequilibrada fica.
Colocado por: NostradamusSe começarmos a falar entao dos seguros e preço de mao de obra dos diversos serviços, a balança ainda mais desequilibrada fica.
Colocado por: DR1982
A comprar exatamente as mesmas coisas, Encontro muitas coisas mesmo mais caras em Portugal que na França, por vezes exatamente a mesma marca.
Se falar mos em produtos para bebés entao, é que em França as coisas sao realmente mais baratas.
shampoos H&S mais baratos em França, detergente ariel maquina de lavar roupa, detergente maquina de louça, queijos babybel, vaca que ri, iogulinos para crianças, iogurtes gregos marca danone, Etc etc...
A carne e peixe sim ha uma ligeira diferença mas nada de extraordinário, o que é certo é que no fim, o carrinho de compras custa tanto em França como em Portugal.
Colocado por: AMVPEu nao falo do que ouvi dizer, nem do que disseram nem do diz que disse. Eu vivo as duas realidades, faço compras diariamente tanto em França como em Portugal e posso dizer que em Supermercado nao noto diferença nenhuma ao fim do mes a comprar exatamente as mesmas coisas.
Dependera do supermercado a que se va, seja como for ainda me lembro que mesmo quando era pequena os meus tios diziam que os iogurtes em Portugal eram muito caros, e ate eram mais caros em Portugal do que em franca. O que eles nao diziam é que eram os iogurtes de sabores e comiam iogurtes pq a fruta era cara. Por outro lado, em casa comiamos muita fruta. E nao uma coisa nao compensava a outra. Quando para se almocar o mais barato que se encontra é uma sandes entre os 8 e os 9 euros penso que nao ha muito a dizer.
Quanto ao pao, leite e similares no supermercado, estarao ao nivel de Portugal mas devemos ficar por ai. Se comprarmos uma garrafa de agua ja ha diferencas significativas. Seja como for ao saber que 55% da populacao ganha abaixo dos 2.000 liquido mes, e sabendo que muitos destes apenas recebem 12 meses, nao posso considerar que sejam ricos em franca.
Colocado por: DR1982Eu nao falo do que ouvi dizer, nem do que disseram nem do diz que disse. Eu vivo as duas realidades, faço compras diariamente tanto em França como em Portugal e posso dizer que em Supermercado nao noto diferença nenhuma ao fim do mes a comprar exatamente as mesmas coisas.
Colocado por: AMVPParis ja nao posso falar, falo da zona onde vivo (Haute Savoie)que é um pouco mais caro que resto da França que eu conheço!
Tb la vou e vejo diferencas, mas como vou a regiao de Paris posso nao falar da mesma realidade.
Colocado por: NostradamusHaute Savoie ainda por cima...Zona de fronteira, turística e altos rendimentos..Sim Haute savoie, compram-se peitos de frango a 6€ o kilo, quanto custa em Portugal?
DR, as suas compras nunca podem ficar aos mesmo preço que em PT.
Se ficam, é porque restringe imenso os produtos que compra e/ou nao compra produtos equivalentes.
Num pais onde o salário mínimo sao 1500 paus, com custos fixos muito superiores aos de Portugal, é impossível um carrinho ficar ao mesmo preço. Logo para suportar os custos fixos, o preço base dos produtos tem de ser muito superior.
Apanhei figos na semana passada a 10€ o Kg( fruta da época francesa), frango do campo a 6.5€/kg, leite a rondar 1€/L, peras a 2.5€, Kiwi a 1€ a peça (sim sim! 1 € a peça), cavalas é a rondar os 8€/kg, robalo é a 4€ a peça (ao Kg pode chegar facilmente aos 12-15€), cebolas a 3€ o Kg, alhos a rondar os 10€, etc etc.
A única forma de fazer uma vida da França com o custo de vida de Portugal é comer batatas com batatas e comprar produtos de muito fraca qualidade vindos de Espanha.
As mercearias estao muito caras em todo o lado, mas dizer que Portugal tem ja os preços iguais às "super potencias" europeias... vai ainda um grande salto.
Colocado por: Nostradamus
Ou voce passa fome na França ou come marisco em Portugal todos os dias.
Tirando um ou outro produto, as coisas em França custam no mínimo 2 a 3 x mais.
Carne 2x mais cara
Peixe 2 a 3 x mais caro
Fruta 2 a 3 x mais caro
Legumes 1.5 a 2 x mais caro
Leite 1.5 a 2 x mais caro
Detergentes e produtos de higiene = ou <
Combustíveis praticamente mesma coisa
Um carrinho de compras que me custa 70 ou 80 € em PT, facilmente me pode custa >200€ na França.
Se começarmos a falar entao dos seguros e preço de mao de obra dos diversos serviços, a balança ainda mais desequilibrada fica.
Colocado por: RUIOLIA empresa é uma das que consultei e que tem wcs a menos de 500m da minha obra, para uns 70, para outros 42,5€... isto faz sentido???
Colocado por: RUIOLIOu seja, quem dormir na praia é engolido. Que selva se esta a transformar este mundo da construção
E lá consegui os 40% de desconto...
O que fiz, pedi a outro comercial.
Colocado por: RUIOLI
E lá consegui os 40% de desconto...
O que fiz, pedi a outro comercial.