Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jamaral.57
    É fundamental criar um clima de confiança entre os "artistas" principais: projetistas, empreiteiros, fiscalização e donos de obra. É um ciclo vicioso e se esse clima não existe andam todos a ver, como já aqui disseram, a "tentar comer-se" uns aos outros. Do meu ponto de vista esta cadeia errática tem de ser quebrada e acho que o dono de obra deve dar o pontapé de saida. Clareza, transparência e objetivos claros para começar. Que acham ?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N Miguel Oliveira


    Tenho de criar um tópico entitulado "as barbaridades da Fatinha(?)" 😅

    1. Ter o fiscal a rever o MQ, PE e CE antes de sequer o entregar a empreiteiros para obter orçamentos. Acham necessário? (Já vi casos aqui de orçamentos chapa 5, que dariam azo a porcaria)

    2. Já pensei em pagar almoçarada aos entervenientes do post do jamaral.57 (arquitecto/empreiteiro/fiscal) para que todos se conheçam antes de entrar em obra. Fala-se um pouco do trabalho, num clima mais casual. Parvoíce minha ou quê?
  2.  # 2

    Podes ficar com o soalho, o piso radiante e a vmc, mas não me fiques com a casa... Fez me lembrar a música da Ágata.
    Há muito por onde cortar, só nestes 3 estão 50k em alguns casos.
  3.  # 3

    Colocado por: d1000Ainda há dúvidas que vai rebentar? Segue o chegadinho hoje, agora sobre o alumínio, só mais 11% para Outubro!

    TwqyHD.png


    Pensar q adjudiquei o meu em 2020 🙏
      Screenshot_20210915-080758.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: Beto1980

    João, como todos sabemos não adianta nem resolve nada estas últimas páginas de troca de argumentos e galhardetes.
    As coisas são o que são, é a lei do mercado.
    Queres, queres.... Não queres come outra coisa.
    E eu percebo isso!
    Mas estando DO, não consigo deixar de sentir uma certa sensação de "colonoscopia sem sedação", Especialmente comparando os valores do "norte" com os valores de Lisboa e arredores.
    A minha esperança: os empreiteiros de maior dimensão do Norte descobrem que aqui podem ganhar mais algum dinheiro e abrem aqui umas filiais, apesar de não lhes faltar trabalho a norte.

    Outra coisa João: está sempre a pôr_se na "pele do empreiteiro", quando me parece (e posso estar 100% enganado) que a sua arte é uma das que tem muito a perder com isto... Se as pessoas não conseguem pagar a casa que queriam onde vão cortar primeiro? Soalhos, PRH.... E é uma pena não é?
    Eu sou um dos que, quando iniciei esta coisa há +-1ano, não abdicava do soalho no piso dos quartos.... Já abdiquei 😞... A realidade impôs-se...

    A dicotomia Norte/Sul foi sempre a mesma e sempre será. É um fenómeno cuja explicação me ultrapassa e não consigo explicar. Excepto na minha arte, ai, sei perfeitamente onde estão as diferenças e o porquê delas existirem.
    De resto, francamente, não estou muito assustado (ainda) com esta nova realidade. Passei toda a minha vida profissional desde que estou nesta arte, a primar pela qualidade e a trabalhar com os valores necessários para que os nossos clientes sejam de longe, os mais bem servidos no nosso Pais. Como tal, essa postura e demanda, sempre obrigou a ter de justificar os orçamentos e explicar muito bem onde estão as diferenças entre o que nós fazemos e como fazemos quando comparado com a grandíssima maioria do que por ai se faz e como se faz. Nesta altura, o nosso maior obstáculo é mesmo os valores da matéria prima que em alguns casos subiu de forma desmesurada. No entanto, o nosso ano de 2022 está muitíssimo bem preenchido pois como já aqui disse anteriormente, os nossos conhecimentos no Estrangeiro e a enorme rede de contactos que temos, permiti-nos antecipar a escalada dos preços e agimos a tempo juntamente com os nossos clientes e adquirimos a totalidade dos materiais e soalhos antes dos valores começarem a subir. É óbvio que isto necessitou de um jogo de cintura brutal e agora tenho de gerir a logística de ter milhares de m2 de soalho encomendados com 1 ano de antecedência em relação á data prevista da aplicação. Mas que se lixe, consegui poupar larguíssimos milhares de Euros aos nossos clientes.
    De todos os orçamentos que dei este ano para aplicação de novos soalhos, apenas um está em análise e ainda por aceitar. E eu entendo, aparentemente, estão a ter muitas dificuldades em encontrar empreiteiro. Mas é o único mesmo.
    Para terminar, quem de facto quer aplicar soalho, vai aplicá-lo na mesma. Vai é ser mais caro que o que era suposto no inicio do ano pois o mercado está de facto muito instável.
    É preciso ter calma e tentar ajudar todos os que conseguirmos. Os que não conseguirmos paciência, é a vida.
  5.  # 5

    Colocado por: nvaleMas para a maioria não é negócio, apenas o negócio da vida... Quem ou quantos são os que têm algo a vender?
    Nao devem ser assim tao poucos, quem constrói muitas vezes tem um apartamento por
    Exemplo
  6.  # 6

    Colocado por: Beto1980os empreiteiros de maior dimensão do Norte descobrem que aqui podem ganhar mais algum dinheiro e abrem aqui umas filiais, apesar de não lhes faltar trabalho a norte.
    Isso nao é tao simples assim, no Norte constrói-se mais barato lorque as pessoas ganham menos, mas mesmo os trabalhadores que vao para ai trabalhar nao vão pelo mesmo que ganham a almoçar tidos os dias em casa.
    Têm de ganhar mais para compensar o facto de so entrar em casa ao fim de semana, transporte, alojamento, advinhe quem paga isso tudo :)
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982Têm de ganhar mais para compensar o facto de so entrar em casa ao fim de semana, transporte, alojamento, advinhe quem paga isso tudo :)


    E ainda assim fica mais barato que contratar um daqui de Lisboa!!
    Daí a minha "revolta"
    Concordam com este comentário: JotaP, luisms
  8.  # 8

    Colocado por: d1000Ainda há dúvidas que vai rebentar? Segue o chegadinho hoje, agora sobre o alumínio, só mais 11% para Outubro!

    TwqyHD.png
    Ou seja aumentou 10% no dia 9 e 11% no dia 13? 21% em meia duzia de dias?
    Isto esta mesmo fixe :)
  9.  # 9

    Colocado por: dmiguela vmc


    Segundo percebi, deixou de ser opcional e passou a obrigatório nos novos projetos. Posso estar enganado
  10.  # 10

    Colocado por: Beto1980

    E ainda assim fica mais barato que contratar um daqui de Lisboa!!
    Daí a minha "revolta"
    Tambem se revolta por ganhar mais do que alguem que faça o mesmo que você no norte? :)
    Concordam com este comentário: ForcePT
  11.  # 11

  12.  # 12

    Toca a apostar em sistemas minimalistas :)
    Concordam com este comentário: Troino
  13.  # 13

    Se recuarem até 2008 vão ver que até esteve mais alto, depois foi uma caida a pique ... , em 2018 tambem houve esses aumentos por parte das empresas ?

    https://markets.businessinsider.com/commodities/aluminum-price
  14.  # 14

    Colocado por: Beto1980

    Segundo percebi, deixou de ser opcional e passou a obrigatório nos novos projetos. Posso estar enganado


    Não encontrei nada que diga a obrigatoriedade de utilização de sistemas VMC. Desde que seja possível a ventilação natural não vejo motivo para a sua utilização.
  15.  # 15

    Colocado por: Beto1980Segundo percebi, deixou de ser opcional e passou a obrigatório nos novos projetos. Posso estar enganado


    Colocado por: dmiguelNão encontrei nada que diga a obrigatoriedade de utilização de sistemas VMC. Desde que seja possível a ventilação natural não vejo motivo para a sua utilização.



    Nas ultimas guidelines foi expressamente dito que se deve privilegiar uma ventilação natural nas habitações de teor particular. Comércios e serviços ja é outra historia.

    Agora até obrigam a isolar as tubagens das VMC para evitar perdas térmicas. Mas isto ja devia ser bom senso por parte dos instaladores.
  16.  # 16

    Colocado por: DR1982Ou seja aumentou 10% no dia 9 e 11% no dia 13? 21% em meia duzia de dias?
    Isto esta mesmo fixe :)


    Não há grandes dúvidas que há-de rebentar, voltar a valores antes covid é que não acredito.
    É uma questão de ir para o PVC já está a baixar. O Do vai ter que se adaptar, procurar outras soluções.
    Concordam com este comentário: Olim
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982Toca a apostar em sistemas minimalistas :)

    Eheh, bem visto!
  18.  # 18

    Colocado por: dmiguelÉ uma questão de ir para o PVC já está a baixar.

    Pq diz que está a baixar?
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2021

     # 19

    China 1

    China 2


    A ver vamos. Ou ha efeito de contagio e estamos tramados, ou ha efeito de deflação dos preços. Eu aposto no primeiro.
  19.  # 20

    Colocado por: DR1982por ganhar mais do que alguem que faça o mesmo que você no norte? :)

    Não ganho...
 
0.1300 seg. NEW