Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: DR1982algo tipo a cozinha é em modulos de 60, os armários idem

Isto já se faz em qualquer projecto minimamente pensado.

A ideia é muito interessante zedasilva mas as pessoas estão longe de ter mentalidade para isso, quando começar a dizer que não pode mexer na planta para mudar isto ou aquilo, começa a "porca a torcer o rabo".

Aquela imobiliária famosa que tinha um projecto de chave da mão do género tinha muita procura, não eram é modelos tipo/standard, mas a coisa correu mesmo muito mal, era interessante saber o que falhou, se má gestão, má orçamentação, etc.
  2.  # 42

E sim, se nao falar bem do betão nao é um dia normal para mim :)
    Mas neste cenário, com meia duzia de modelos de casas, e com um kit de cofragem que seja só apertar, arranjem me la um sistema construtivo mais rapido:)
  3.  # 43

Colocado por: DR1982E sim, se nao falar bem do betão nao é um dia normal para mim :)
    Mas neste cenário, com meia duzia de modelos de casas, e com um kit de cofragem que seja só apertar, arranjem me la um sistema construtivo mais rapido:)

CLT, é só montar Legos que são cortados por uma máquina, nem precisa de esperar o tempo de cura.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  4.  # 44

qualquer coisa ...Frame, é sempre mais expedito que estar a cofrar e a encher de betão, para alem de que é mais do tipo pre fabricado e não sujeito a medições na obra
  5.  # 45

6.  # 46

Colocado por: nortenho66

CLT, é só montar Legos que são cortados por uma máquina, nem precisa de esperar o tempo de cura.
    Concordam com este comentário:gil.alves

Pena em PT não haver mão de obra especializada mas é sem dúvida do melhor que já vi.
    Tenho bem pena de não ter podido ir com CLT exactamente pela falta de know-how por cá… :/
    Tinha uma empresa mas era de longe… :/
    Concordam com este comentário: nortenho66
  7.  # 47

Ok, nao insisto mas continuo a ter as minhas duvidas!
    Nao se esqueçam que p pre fabricado significa que ja ha trabalho por trás, em fábrica.
    Eu ja trabalhei com pre fabricados, muito...
  8.  # 48

Sem duvida que os chamados métodos alternativos são uma aposta a considerar, contudo, neste tipo de soluções talvez não seja a melhor ideia.
    Se o objetivo é controlar os custos creio que optar por soluções mais caras pode não ser prudente.
    Concordam com este comentário: nortenho66
  9.  # 49

Colocado por: desofiapedro

Claro, não estou a falar do caso do ForcePT em particular, até pq do que vejo aqui é fácil de perceber que o Zé trabalha seriamente, mas quantos há como você? E como encontrar? E o vosso trabalho não é propriamente fácil, por isso percebo tbm porque muitos fecham os olhos a muita coisa... as obras praticamente nao se mexiam.

A mesma pessoa do 1º projecto também queria fazer a fiscalização. Já não me lembro ao certo de quanto era mas mais ou menos 500€ por mes. Quando perguntei o número de visitas? As visitas que forem necessárias, nos meses que não for á obra faço desconto.

Acham mesmo que esta pessoa ia fazer alguma coisa?

A meu ver ia levar 500€ mês para assinar alguns papeis e ainda fazer algum acordo com o empreiteiro e ficar a ganhar dos dois lados...

E sim, o empreiteiro também foi proposto por ele.

É por isso que digo, ninguém tem culpa de ser "enganado". Mas como casos que há no forúm que vêm pedir ajuda e a única ajuda é começar um projecto do zero e as pessoas levam a mal porque acham que ninguém ajuda e os profissionais daqui só querem ganhar o deles... Por amor de deus.
  10.  # 50

Colocado por: DR1982Ok, nao insisto mas continuo a ter as minhas duvidas!
    Nao se esqueçam que p pre fabricado significa que ja ha trabalho por trás, em fábrica.
    Eu ja trabalhei com pre fabricados, muito...

CLT o único trabalho é de projecto, de resto é por a máquina a "cuspir" peças.
  11.  # 51

Colocado por: ForcePT

A mesma pessoa do 1º projecto também queria fazer a fiscalização. Já não me lembro ao certo de quanto era mas mais ou menos 500€ por mes. Quando perguntei o número de visitas? As visitas que forem necessárias, nos meses que não for á obra faço desconto.

A meu vir ia levar 500€ mês para assinar alguns papeis e ainda fazer algum acordo com o empreiteiro e ficar a ganhar dos dois lados...

É por isso que digo, ninguém tem culpa de ser "enganado". Mas como casos que há no forúm que vêm pedir ajuda e a única ajuda é começar um projecto do zero e as pessoas levam a mal porque acham que ninguém ajuda e os profissionais daqui só querem ganhar o deles... Por amor de deus.

Mas pra uma pessoa leiga, como ela sabe sequer quantas visitas costumam ou não ser? Como sabe como as coisas se processam? É esse o meu ponto. Daí dizer que quando se quer um projecto chave na mão não é suposto estarmos preocupados com isto mas sim com o tamanho da sala, com a cor das portas, etc etc...
    Concordam com este comentário: ForcePT
  12.  # 52

Colocado por: ForcePT

A meu vir ia levar 500€ mês para assinar alguns papeis e ainda fazer algum acordo com o empreiteiro e ficar a ganhar dos dois lados...

Mas o fiscal pode não ir a uma obra? Então para isso não deveria ser obrigatório mas recomendado. Um empréstimo de um banco já conta com o tema do fiscal ou isso são contas feitas à parte? Sendo o fiscal obrigatório, então deveria ser alguém completamente fora da "bolha" dos restantes envolvidos, correto?
  13.  # 53

Colocado por: JPJDLVMas o fiscal pode não ir a uma obra?

Infelizmente é o que mais e vê. No final assina o livro de obra como se tivesse ido.

Colocado por: JPJDLVSendo o fiscal obrigatório, então deveria ser alguém completamente fora da "bolha" dos restantes envolvidos, correto?

É uma boa prática, o ideal é que pudesse ser chamado a intervir ainda mesmo na fase de projetos
    Concordam com este comentário: ForcePT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPJDLV
  14.  # 54

https://www.archdaily.com/955433/traditional-construction-is-doomed-to-disappear-interview-with-the-portuguese-office-summary

vi este artigo há dias e lembrei-me dele agora por causa deste tópico. Apesar do titulo sensacionalista, acho que é pertinente.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 55

Entao e o isolamento dessas coisas?
  16.  # 56

Colocado por: DR1982Entao e o isolamento dessas coisas?

Tem de perguntar a quem as faz, no entanto não acho que seja esse o foco aqui, é mesmo o conceito que é interessante.
  17.  # 57

Tem de perguntar a quem as faz, no entanto não acho que seja esse o foco aqui, é mesmo o conceito que é interessante.
    Isso ate poderia ser interessante se fosse pousar e ja estava isolado e tudo, se nao for assim nao vejo vantagem nenhuma nesses legos
  18.  # 58

Colocado por: DR1982Isso ate poderia ser interessante se fosse pousar e ja estava isolado e tudo, se nao for assim nao vejo vantagem nenhuma nesses legos

Não sei se é o caso dessas peças ou não, mas o DR tem de abrir horizontes para ver potencialidades.
  19.  # 59

Não sei se é o caso dessas peças ou não, mas o DR tem de abrir horizontes para ver potencialidades.
    Tudo bem, enquanto você monta a grua eu meto os taipais todos da casa no sitio:)
  20.  # 60

Colocado por: DR1982Tudo bem, enquanto você monta a grua eu meto os taipais todos da casa no sitio:)

O Dr não consegue mesmo ver mais além.

0.0217 seg. NEW