Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: zedasilvaUma fiscalização que é confrontada com tudo já definido
    Se tudo estiver bem defenido pela equipa de projeto o fiscal quando entra em obra sontem de assegurar que se cumpra o que esta prpjetado!
    Sempre pensei que a função de fiscal fosse fiscalizar e nao projetar.
    Estou a ser sincero.
    •  
      RRoxx
    • 26 setembro 2021 editado

# 102

Colocado por: DR1982Se tudo estiver bem defenido pela equipa de projeto o fiscal quando entra em obra sontem de assegurar que se cumpra o que esta prpjetado!
    Sempre pensei que a função de fiscal fosse fiscalizar e nao projetar.
    Estou a ser sincero.

A função do fiscal é representar os interesses do dono de obra em obra. Não é só ver se o projecto está a ser cumprido.

Por cúmulo, o DF e o DT poderiam ser só uma pessoa, se o mundo fosse perfeito, mas não é.
  2.  # 103

Ao Dono de obra comum
    Imaginem que têm um orçamento limitado e querem fazer um T3
    Quais os aspetos que dão mais prioridade
    Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos?
    Cozinha em open space ou separada da sala?
    Quartos com que dimensões?
    W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos?
    Lavandaria sim ou não? Que área?
    Churrasqueira faz sentido?
  3.  # 104

Colocado por: zedasilvaAo Dono de obra comum

Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos
    Cozinha em open space ou separada da sala? - gostaria de mei'aberta mei'fechada, separada vá
    Quartos com que dimensões? - suite com closet e wc, preciso de espaço apenas pra cama, 2 mesas de cabeceira, uma comoda e uma cadeira, diria 15/12m2 de quarto (3x5) 4m2 closet, 4/5m2 wc e 2 lavatorios na wc, isto é imperativo lol
    W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos? - depende, se tiver 2 pisos uma la em baixo e uma ca em cima, se for térrea bastava 1 wc comum
    Lavandaria sim ou não? Que área? - nah, não ligo, fica na cozinha, não tendo garagem, se tiver garagem fica lá.
    Churrasqueira faz sentido? - pode ser, é fixe
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 105

(1)Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos?
    (2)Cozinha em open space ou separada da sala?
    (3)Quartos com que dimensões?
    (4)W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos?
    (5)Lavandaria sim ou não? Que área?
    (6)Churrasqueira faz sentido?

(1)- Garagem para 2 carros e meio sendo que o espaço de 1 carro e meio serve para lavandaria e espaço de arrumação para ferramentas e zona de bricolagem e pequenos trabalhos de manutenção;
    (2)- Cozinha openspace com espaço suficiente para uma mesa onde caibam 12 pessoas, 2 sofás grandes e móvel com TV;
    (3)- Quartos com dimensões suficientes para caber 1 cama, 2 mesas de cabeceira, 1 roupeiro a todo o comprimento de 1 parede e 1 comoda (4*4 m);
    (4)- 1 WC completo junto ao quarto principal e 1 WC completo junto aos outros 2 quartos;
    (5)- Na garagem;
    (6)- Sitio para churrasqueira (portátil) no exterior, coberto, junto à cozinha.

Área casa máxima: 90 m2
    Área garagem máxima: 36 m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  5.  # 106

Colocado por: Vítor MagalhãesÁrea garagem máxima: 36 m2.

É pacifico.

Colocado por: Vítor MagalhãesÁrea casa máxima: 90 m2

Para um T3 não é fácil conseguir com essa àrea
  6.  # 107

Colocado por: zedasilvaGaragem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos?

Uma garagem é um luxo. Com um orçamento curto há que privilegiar m² para a habitação e nao para os carros.
    Assim sendo uma pequena garagem de +/- 5.5x2.5 m chegaria. O suficiente para arrumar um carro, ou uma mota e os acessórios de jardim.

Colocado por: zedasilvaCozinha em open space ou separada da sala?

Open space. Nem é discutivel. Até porque acho que se optimiza melhor os espaços e da uma ideia de um espaço amplo quando na verdade é pequeno.

Colocado por: zedasilvaQuartos com que dimensões?

Entre 12 a 15 m². Sendo que nos quartos dos cachopos deve ter dimensoes para que se possa por uma secretaria e uma prateleira para livros por exemplo

Colocado por: zedasilvaW.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos?

Duas. WC suite + WC quartos/serviço

Colocado por: zedasilvaLavandaria sim ou não? Que área?

Depende do espaço da garagem. Mas uma opção é colocar a maquina de lavar na WC de serviço.

Colocado por: zedasilvaChurrasqueira faz sentido?

Depende. Isto pode comprometer toda a volumetria exterior. Possivelmente deixava o DO depois fazer qualquer coisa à maneira dele. Pode fazer disparar um bocado os custos, se for para fazer coberturas, mais chaminés etc.
  7.  # 108

Colocado por: zedasilva

Úteis, sei de uma casa com 100m2 uteis,120m2 brutos + palas
    T3, sala e cozinha em open space e apenas uma wc.
    Tem cave exatamente igual.
      EC9811B9-E3F3-41E8-B5C2-580C22DF5ED6.jpeg
  8.  # 109

Colocado por: zedasilva

Pronto, 91m2 e nem mais 1 m. O arquitecto é que tem que se amanhar 😅
    •  
      RRoxx
    • 28 setembro 2021 editado

# 110

- Garagem para 1 carro, com lavandaria anexa e espaço para bricolage e ferramentas.
    - separada, se tenho constrangimento de orçamento não quero estar preocupado com fumos e barulhos de exaustores, ilhas e outros elementos que dão sentido ao open space, simples, funcional e em linha com a necessidade, com dispensa generosa.
    - o suficiente para 2 mesas de cabeceira, 1 cama e roupeiro embutido em 2. 1 dos quartos suite com closet (que pode ser dispensado e substituido por armario embutido mediante constrangimento orçamental.
    - sem wc social. 1 na suite 1 de uso geral, ambas completas.
    - com churrasqueira.
    - se possivel com aproveitamento de sotao ou mezzanine na garagem, para arrumos.

area: entre 100 e 140 para casa. garagem o maximo que der para ferramentas.

edit: ja agora ze, deixa o sotao preparado para depois da licença aprovada se fazer umas escadas e aproveitar para o escritorio com uma claraboia porreira. mas so depois das licenças. Tenho 120k e terreno, podemos começar amanha, acho que este caderno de encargos chega para fazer a casa nao achas?
  9.  # 111

A fiscalização deve ser a 1ª a ser contratada pois deve estar envolvida e ter conhecimento de todo o processo desde o inicio e ate pode ajudar a selecionar projectos empreiteiros etc por isso deve estar desde o inicio
  10.  # 112

Parecem óbvias, pelo que devem ter rasteira, mas eu mordo:

- Coberto e pequenos arrumos
    - Cozinha open space
    - Quartos podem ser pequenos
    - WC social, sim
    - Lavandaria? Se não houver orçamento, metem-se as máquinas num sítio comum, cozinha, arrumos, garagem
    - Uma churrasqueira simples não tem impacto no orçamento. Ter uma moradia e não poder grelhar lá fora, seria uma perda colossal.

Que tal? 😀
  11.  # 113

Colocado por: RRoxxedit: ja agora ze, deixa o sotao preparado para depois da licença aprovada se fazer umas escadas e aproveitar para o escritorio com uma claraboia porreira. mas so depois das licenças. Tenho 120k e terreno, podemos começar amanha, acho que este caderno de encargos chega para fazer a casa nao achas?

É começar a preparar uns esboços de plantas e meter a maquina dos projectos a trabalhar 😅

Já agora Zé, cobertura plana ou telhado "tradicional"?
    Eu prefiro telhado tradicional, e inclusive potencia-se o aproveitamento do sótão.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  12.  # 114

zedasilva

orçamento reduzido para fazer um T3,
    mais que essas questões das divisões e áreas:
    -terreno plano
    -nada de caves e sotãos
    -arranjos exteriores no minimo
    -forma da casa o mais pura possivel em termos de volume e geometria
    -respetiva estrutura o mais básica possivel
    -nada de PRH e VMC,
    por ultimo em área bruta 130m2 / 140 m2 ( sem garagem) , menos do que isso é uma casa de bonecas ou a rondar a Tiny house
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 115

Ao Dono de obra comum
    Garagem para 1 carro com espaço para ter uma bancada à volta, querendo bricolar o carro sai pra fora
    Open space, é melhor uma divisão média, que duas pequenas
    3.30x3.00
    Wc de suite e outra para tudo o resto
    Nao
    Sitio para ela, algo a fazer depois
    Concordam com este comentário: zedasilva, ForcePT
  14.  # 116

Assunto mais que debatido aqui no fórum, não façam casas para terem os filhos/sogros a morar convosco depois dos 50/60s...
    O meu pai vive sozinho num moradia de 2 pisos com 4 quartos, 3 wcs, 2 cozinhas (1 delas em openspace) 1 sala (aberta no dia de Páscoa...) num total de 180m2...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 117

Colocado por: Vítor MagalhãesAssunto mais que debatido aqui no fórum, não façam casas para terem os filhos/sogros a morar convosco depois dos 50/60s...
    O meu pai vive sozinho num moradia de 2 pisos com 4 quartos, 3 wcs, 2 cozinhas (1 delas em openspace) 1 sala (aberta no dia de Páscoa...) num total de 180m2...
    Nesse sentido acho que as casas podiam tambem elas serem “moduláveis” principalmente quando existem limitações orçamentais...
    Uma casa que se pudesse adaptar as diferentes fases da vida...
    Creio que ha muito quem escolha um T3 por precaução, acredito que muitos nao se importariam de comprar um T2 que pudesse ser facilmente convertido em T3 em caso de real necessidade.
  16.  # 118

já aqui tinha feito referencia
    http://steel.fsv.cvut.cz/affordable_houses/CZ_Afffordable-houses_FINAL_2010_sm.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, DR1982
  17.  # 119

Da experiência que tenho, quanto mais área existir maior será a tendência de acumular "tralha" desnecessária, normalmente sob a forma de mobiliário.
  18.  # 120

Colocado por: marco1já aqui tinha feito referencia
    http://steel.fsv.cvut.cz/affordable_houses/CZ_Afffordable-houses_FINAL_2010_sm.pdf
    Nao tinha visto, muito bom!
    Para portugal como seria feito uma situação dessas em termos de projetos e licenças ?
    Tem de se submeter um projeto de ampliação quando se alteram as medidas exteriores certo?

0.0337 seg. NEW