Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    claro, embora talvez se possa enquadrar no regime juridico de obra por fases.
  2.  # 2

    Colocado por: zedasilvaAo Dono de obra comum
    Imaginem que têm um orçamento limitado e querem fazer um T3
    Quais os aspetos que dão mais prioridade
    (1)Garagem para 2 carros ou um coberto e uns pequenos arrumos?
    (2)Cozinha em open space ou separada da sala?
    (3)Quartos com que dimensões?
    (4)W.C. para a zona social ou usa-se ou W.C. comum dos quartos?
    (5)Lavandaria sim ou não? Que área?
    (6)Churrasqueira faz sentido?

    (1)Garagem para 1 carro (e meio) com espaço para arrumos: bicicletas, máquinas do exterior, etc.. e coberto para +1 casa ou se for mais barato garagem para 2 carros (e meio)?
    (2)Open Space ou se o orçamento for muito limitado e quiserem separar áreas: 1 Sala de estar e 1 Cozinha com Mesa de Jantar (fazendo desaparecer a formal Sala de Jantar)?
    (3)Com dimensões suficiente para pelo menos 2 terem uma secretária + cama (individual). Quando for preciso cama de casal a secretária já não vai ser preciso..
    (4)W.C. para a zona social é obrigatório, o mais básico possível?
    (5)Se sobrar espaço e orçamento sim; se não coloca-see na garagem ou na cozinha
    (6)Comprar uma casa e não poder usufruir do espaço exterior, daria prioridade a um alpendre, churrasquei fixa ou em último recurso móvel
  3.  # 3

    Colocado por: marco1claro, embora talvez se possa enquadrar no regime juridico de obra por fases.
    Em construção tradicional creio que fosse preferível fazer a caixa exterior logo de uma vez e depois ir modelando conforme as fases em construção seca no interior.
    Projetos, licenças e toda a deslocação do empreiteiro por duas vezes talvez tornasse a coisa num mau negócio.
    Por outro lado, sendo uma construção em modulos como parece ser a do site que indicou, é fácil comprar mais um quarto quando se precisar
  4.  # 4

    Colocado por: marco1já aqui tinha feito referencia
    http://steel.fsv.cvut.cz/affordable_houses/CZ_Afffordable-houses_FINAL_2010_sm.pdf

    Falta a Fase D: que é reduzir os espaços criados que já não são necessários
  5.  # 5

    Colocado por: dmatos
    Falta a Fase D: que é reduzir os espaços criados que já não são necessários
    Sendo modulos a fase D poderia ser vender os módulos, Ou entao transformar a coisa num pequeno studio/t1 e alugar.
    Sendo módulos ate se poderiam colocar ao fundo do jardim para salvaguardar a privacidade
  6.  # 6

    Dmatos

    talvez, no entanto não vejo a grande mais valia em reduzir a casa futuramente, talvez apenas por uma questão de limpeza manutenção ?
    havendo espeço pode sempre a sua função ser reajustada, por exemplo proporcionar um espaço de trabalho/ hobby, alugar um quarto, etc...
  7.  # 7

    Colocado por: pguilhermeParecem óbvias, pelo que devem ter rasteira,

    Não têm rasteira nenhuma.

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ começar a preparar uns esboços de plantas e meter a maquina dos projectos a trabalhar

    Sim, mas a ideia é oferecer algo diferente. Ainda que os custo seja a prioridade máxima, a qualidade estética e construtiva terá que marcar a diferença.

    Um questão em relação à garagem.
    Hoje toda a gente tem pelo menos 2 carros. Porquê garagem só para um carro?
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaUm questão em relação à garagem.
    Hoje toda a gente tem pelo menos 2 carros. Porquê garagem só para um carro?

    Para mim garagem é obrigatório, por isso referi garagem para 1 carro e meio ou, preferencialmente 2.5, se o custo não for muito diferente.
    Apesar de todos terem 2 carros, normalmente 1 deles é mais corriqueiro que o outro e não há grande problema "o 2º" estar exposto ao exterior, mas claro que se for possível terem ambos garagem ou coberto, é melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  9.  # 9

    Colocado por: RRoxxTenho 120k e terreno, podemos começar amanha,

    Arranje pelo menos mais 50K e podemos conversar.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaUm questão em relação à garagem.
    Hoje toda a gente tem pelo menos 2 carros. Porquê garagem só para um carro?

    Cá em casa só temos 1 carro, e 1 mota. Honestamente a garagem fechada para o automóvel não será uma condição primordial, havendo espaço exterior o carro pode ficar aí. O espaço fechado dá sim jeito para arrumações, ferramentas e lavandaria.
    A garagem teria de ter acesso desde o interior do edifício principal (zona da cozinha) e uma área lateral coberta para efeitos de estendal, tudo isto nas traseiras da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
      Sem Título6.png
    • DR1982
    • 28 setembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: zedasilvaUm questão em relação à garagem.
    Hoje toda a gente tem pelo menos 2 carros. Porquê garagem só para um carro?
    Dos casos que conheço ainda ha muitos com apenas 1 carro em casa e em alguns casos mota.
    Quando ha 2 ou mais carros normalmente ja sempre um melhorzito que fica guardado na garagem e outro que pode ficar fora, normalmente o que fica guardado é que serve para levar os miúdos a escola sem apanhar frio/chuva, e para trazer as compras para casa.

    No meu caso em particular sei que a garagem sera para arrumar ferramentas e afins, bicicletas, mota, nao imagino a minha esposa e mesmo eu a arrumar o carro todos os dias na garagem, principalmente se isso implicar mais manobras, é certo que o carro dorme fora
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilvaHoje toda a gente tem pelo menos 2 carros. Porquê garagem só para um carro?

    Até posso nem ter garagem.
    Mas uma cobertura qualquer é importante, idealmente perto de uma entrada para a casa, para a chuva não estragar o cabelo à esposa :)

    Se pudesse até faria garagem para múltiplos carros (mota, semi-rígido ou um outro carro para passear)

    No meu caso, com as limitações da área de implantação, só dá para um, pelo que fica a esposa com a garagem :)

    Sobre a casa expansível, sem dúvida é muito interessante!
    Por outro lado, dependerá de quando é mais conveniente o investimento. Se passado uns anos o material e mão-de-obra são mais caros, se a duração do empréstimo é menor, etc.

    Ter uma casa que passado uns anos se torne desnecessariamente grande é um não-problema. Quando chegar a altura, é trocar por outra mais pequena e ainda se ganha alguma liquidez.
    Para não falar que é uma óptima oportunidade para flexibilizar uma aproximação dos filhotes, que podem não querer viver na mesma região ou até mudar de país.
  12.  # 13

    Colocado por: pguilhermePor outro lado, dependerá de quando é mais conveniente o investimento. Se passado uns anos o material e mão-de-obra são mais caros, se a duração do empréstimo é menor, etc.
    Certo, para mim a casa expansível so faz sentido porque só se gasta se for realmente necessário, nao se gasta por precaução.
    Uma casa nestes moldes, a meu ver faz sentido para aqueles casais que ate só querem ter um filho, mas compram um T3 porque pode surgir um segundo filho sem contar, ou porque passado uns anos até podem precisar de acolher um pai, familiar em casa ou ate a pensar que no futuro sera mais fácil vender uma moradia T3 que T2 ou T1.
  13.  # 14

    A minha ideia da casa já não passa por ter filhos pequenos, já passamos essa fase e actualmente as minhas filhas (só estão comigo 1 dia durante a semana e 1 fim de semana a cada 2 semanas) tem 10 e 14 anos. Tecnicamente um T2 seria perfeito para o meu caso, obviamente que o 3 quarto serve para dividir entre ter a roupa para engomar e uma secretária para apoio ao eventual teletrabalho.
    Isto irá sempre das vivências de cada 1.
    Quanto à importância da garagem, considero bem mais importante um pequeno quintal/horta/jardim com uns 100/200 m2 e um arrumo fechado para as ferramentas/lavandaria do que propriamente um local para guardar o carro, e que eventualmente mesmo tendo a garagem na maioria das vezes por comodidade o carro dormiria à porta da mesma no exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
    • Fcbp
    • 28 setembro 2021

     # 15

    Boa tarde a todos,

    Não li todos os comentários, mas deixo o meu contributo para a pergunta inicial.

    Estou neste momento a construir com processo chave na mão, ainda não terminou portanto não posso gritar vitória, mas descrevo o que resultou para nós:
    O construtor tem vários terrenos na zona, e tem um arquiteto que faz os projectos de acrodo com as características e o que é permitido no terreno, todos diferetes por fora e por dentro.
    Reunimos uma primeira vez para eu ver o projeto e o 3D e podia alterar alguma coisa antes de submeter na CM.
    Fomos ver 2 ou 3 casas em fases diferentes antes de tomar a decisão.
    Para nossa segurança comprei um relatório coorporativo da empresa, para ver se tinha dívidas e processos em tribunal, se era uma empresa recente ou com muito anos no mercado.
    Uma das situações que nos estava a criar desconforto no chave na mão era o dar €€ e só ter a casa em nosso nome no final da construção. Então foi proposto ao construtor fazer escritura do terreno com adjudicação da obra. Ele aceitou e nós ficámos mais seguros e pagámos muito menos impostos. Se por algum motivo o homem desaparece-se, pelo menos o terreno estava em nosso nome...
    Outra coisa importante foi ter sido feito um contrato com detalhes relativamente aos materias por nós a escolher e os valores dos mesmos e, muito importante, a data máxima para terminar a obra. Foi-nos também entregue os projectos com detalhes da construção.
    O que correu bem : segurança de ter o terreno em nosso nome desde início, estar escrito o prazo para conclusão (muito importante), menos impostos, só temos que andar atrás de uma pessoa e não de várias, sentimo-nos envolvidos na construção e somos chamados a decidir.
    O que corre menos bem : sentimos falta de fiscalização externa.
    Ou seja, vejo que algumas situações podem n ter sido feitas, na fases inicial, tal como indicava no projecto. Ou as vezes pormenores que para mim são estranhos e tenho um feedback muito limitado do outro lado.

    No geral, até agora está a correr bem, e tem cumprido os prazos. Eu também vou lá todos os dias bisbelhotar e tiro fotos a todo o processo, em caso de problemas futuros...


    A casa tem 2 lugares de parqueamento, obrigatório para aqueles lotes, mas só 1 é coberto (garagem para 1 carro). É um dos pontos negativos da casa!
    Acho importante garagem para 2 carros lado a lado. Ou para 1 mais espaço suficiente para arrumação....

    Peço desculpa, escrevi de mais ×D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilvaExiste!
    Chama-se fiscalização.

    Não.
    Penso que o que se estava a referir era alguém que seguisse o processo todo e isso normalmente não é feito pela fiscalização porque a maior parte das vezes entra no processo já na construção.
  15.  # 17

    Colocado por: RUIOLINuma obra tão pequena como a construção de uma moradia, não vale a pena mais uma "figura", pode ser a fiscalização.

    Pode de facto ser a fiscalização se entrar no processo no início e nessa altura chamar-se-á consultor.
  16.  # 18

    Colocado por: RRoxxSim, um projecto de facto, e com a fiscalização envolvida desde o início.

    Consultor envolvido desde o início. Pode ser um responsável de fiscalização com experíência em todo o processo construtivo
  17.  # 19

    Colocado por: ruimesquitaA fiscalização deve ser a 1ª a ser contratada pois deve estar envolvida e ter conhecimento de todo o processo desde o inicio e ate pode ajudar a selecionar projectos empreiteiros etc por isso deve estar desde o inicio

    Não se chama fiscalização no termo da palavra e da sua função chama-se consultor.
  18.  # 20

    Colocado por: jamaral.57Não se chama fiscalização no termo da palavra e da sua função chama-se consultor.
    semântica a esta hora? chama-lhe o que quiser. A fiscalização pode ser consultada antes do inicio da construção.. aliás deve ser consultada antes para analisar todo o processo antes de arrancar cvom a obra
 
0.0320 seg. NEW