Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com os bancos a emprestarem apenas 70% e 80% do valor da avaliação dos imóveis, e com a avaliação a ser feita muito por baixo; como é que é possível vender uma casa ?

    Torna-se impossível, só se uma pessoa perder muito dinheiro e vender a casa a um preço muito baixo, às vezes abaixo do que aquilo que nos custou a nós
  2.  # 2

    Se calhar, só se quem comprar uma casa tiver efectivamente capacidade para suportar os seus encargos, o que não seria mau de todo...
    • eu
    • 21 dezembro 2009

     # 3

    Basicamente, o mercado voltou à racionalidade. Andámos nos últimos anos a viver num mundo ilusório.

    Quer vender? Baixe o preço.
    •  
      MRui
    • 21 dezembro 2009

     # 4

    Colocado por: altaràs vezes abaixo do que aquilo que nos custou a nós

    Está igual para todos (o mercado). Embora quem esteja a vender (especialmente os usados) não entende isso e pretende que seja o comprador a ficar com o prejuízo da queda do mercado. Já vi casos de quererem vender usado mais caro que novos na mesma zona. É natural que assim seja difícil vender.
    • altar
    • 21 dezembro 2009 editado

     # 5

    Baixar ainda mais o preço ? a casa já é a mais barata da zona, eu já não estou a ganhar dinheiro nenhum, já baixei para o limite

    Abaixo do limite é para perder dinheiro, muito. A casa tem 10 anos, é relativamente nova e com boas condições

    O problema é que mesmo assim um jovem não a consegue comprar, só compra quem tiver já algum dinheiro para dar

    Se não se vendem as casas usadas como se podem comprar casas novas ? falo da gama média-baixa até 200.000 euros

    Os bancos não estão a emprestar dinheiro para a gama média-baixa, mas as casas de luxo tipo um T1 a rondar os 300.000 euros ... aí já emprestam

    se calhar sou só eu a notar esta crise
  3.  # 6

    O reajuste do mercado teria de se dar mais tarde ou mais cedo: o mercado de compra e venda de casas está a diminuir e o mercado de arrendamento a aumentar, finalmente! O que políticas de promoção para arrendamento, tipo arrendamento subsidiado para jovens, não conseguiu em anos, a crise do imobiliário está a fazê-lo em meses.
  4.  # 7

    No comentário anterior, quando digo crise do imob., naturalmente, queria referir-me à crise financeira que impôs condições mais apertadas para a concessão de crédito a particulares e empresas.
    • altar
    • 21 dezembro 2009 editado

     # 8

    Colocado por: J.FernandesO reajuste do mercado teria de se dar mais tarde ou mais cedo: o mercado de compra e venda de casas está a diminuir e o mercado de arrendamento a aumentar, finalmente! O que políticas de promoção para arrendamento, tipo arrendamento subsidiado para jovens, não conseguiu em anos, a crise do imobiliário está a fazê-lo em meses.


    É isso que eu também notei, o arrendamento disparou brutalmente

    Mas existem muito poucos imóveis para arrendamento.

    Por exemplo, eu sou proprietário e não arrendo porque não ganho nada com isso, só arrenda quem não tem empréstimos para pagar. Quando muito o arrendamento dava para pagar o empréstimo, e mal porque se tivesse mais-valia eu tinha que pagar IRS, e depois sempre tinha que pedir a totalidade do empréstimo para a nova casa.

    O mercado acho que está desequilibrado
  5.  # 9

    Desiquilibrado no sentido de que aquilo que paga em IRS pela casa arrendada está deproporcionado relativamente aos valores das rendas que as pessoas podem pagar. Ou seja o estado é um glutão que pensa que os senhorios sâo ricos. Resultado: muitas casas fechadas: os donos preferem fechá-las- Depois vêm aquelas cabeças iluminadas do governo a propor sanções aos senhorios tipo quem não aluga duplica o IMI....enfim almas boas para pertencer ao governo de um país do 3º mundo
  6.  # 10

    Eu vendi e comprei recentemente, e os bancos em qualquer um dos casos, emprestaram o dinheiro necessário, fizeram avaliações bastante acertadas, e não complicram qualquer um dos negócios.

    A Casa que comprei estava a um preço que me pareceu justo, e a que vendi foi também a um preço que tanto eu como o comprador consideraram ajustado para a qualidade, localização, etc... do imóvel.

    O meu empréstimo foi no Bes, o da pessoa que me comprou a casa foi no Barclays....

    casos são casos
    •  
      FD
    • 21 dezembro 2009

     # 11

    Colocado por: altaràs vezes abaixo do que aquilo que nos custou a nós

    E qual é o mal?
    Quando compra um carro, consegue vendê-lo pelo mesmo valor que o comprou?

    Acredito que o tempo de vender casas e ganhar dinheiro, em princípio, já lá vai...
    Mas isto faz bem porque leva as pessoas a ponderarem muito bem as suas compras, a adiarem as mesmas e a forçar o mercado a baixar os preços - especialmente nas usadas. Onde é que já se viu pedirem o que pedem por casas podres e outras ao pé de novas que, só porque estão ali quase que custam o mesmo? É o desejo de ganhar sem substância - não se quer perder dinheiro porque o vizinho x vendeu a dele há anos pelo mesmo valor.

    Quanto à sua casa, depende muito do sítio, da casa, etc. mas, já pensou se será que as avaliações estão mesmo por baixo, ou é a sua expectativa que está acima?
  7.  # 12

    Pois...

    Colocado por: altarTorna-se impossível, só se uma pessoa perder muito dinheiro e vender a casa a um preço muito baixo


    Aqui, na minha zona (www.azoresproperties.com), as casas em 2ª mão conseguem ser bem mais caras que as casas novas, dentro da mesma gama...e por vezes com materiais de construção bastante inferiores e antigos....só por curiosidade pode dizer por quanto fica o m2 da sua casa de acordo com o que queria pedir pela casa???
    • eu
    • 21 dezembro 2009

     # 13

    Colocado por: FD
    E qual é o mal?
    Quando compra um carro, consegue vendê-lo pelo mesmo valor que o comprou?


    Exactamente! O mercado imobiliário mudou e muita gente ainda continua a pensar segundo o modelo que vigorou até há pouco tempo: o modelo que advogava que os imóveis valorizam sempre.
  8.  # 14

    Colocado por: tranquiloPois...

    Aqui, na minha zona (www.azoresproperties.com), as casas em 2ª mão conseguem ser bem mais caras que as casas novas, dentro da mesma gama...e por vezes com materiais de construção bastante inferiores e antigos....só por curiosidade pode dizer por quanto fica o m2 da sua casa de acordo com o que queria pedir pela casa???


    A zona é freguesia FORTE DA CASA -> concelho de VF XIRA, Lisboa

    No sapo, por exemplo, vende-se casas usadas iguais à minha desde 140.000 a 150.000

    eu estou a pedir 132.000, o valor mais baixo dessa zona....já desci muito e não se vende

    As casas novas estão a pedir 185.000 / 190.000 euros
    •  
      FD
    • 21 dezembro 2009 editado

     # 15

    Colocado por: altarNo sapo, por exemplo, vende-se casas usadas iguais à minha desde 140.000 a 150.000

    Disse tudo. Vendem-se casas usadas a esse preço, não se compram.

    O indicador do preço da vizinhança é muito falível: se (ainda) estão à venda é porque estão caras! Se a sua, em igualdade de circunstâncias (no mesmo prédio ou urbanização por exemplo), está substancialmente mais barata que as que estão à venda é porque está no preço correcto. É só uma questão de divulgar, apresentar correctamente a casa e aguardar.
  9.  # 16

    Colocado por: eu
    Colocado por: FD
    E qual é o mal?
    Quando compra um carro, consegue vendê-lo pelo mesmo valor que o comprou?


    Exactamente! O mercado imobiliário mudou e muita gente ainda continua a pensar segundo o modelo que vigorou até há pouco tempo: o modelo que advogava que os imóveis valorizam sempre.


    Pois, se calhar é o que está agora a acontecer no mercado. Acho que agora é muita sorte conseguir o preço pela qual se pagou a casa

    Por isso é que o mercado está estagnado, as pessoas não vendem por menos do que a dívida que têm no banco ( normalmente o preço pela qual compramos )

    Vejo pessoas a pedirem a totalidade para compra de casas novas, ainda hoje isso acontece

    O que mais me admira nisto tudo é que AS CASAS NOVAS não baixam de preço
  10.  # 17

    Colocado por: altarO que mais me admira nisto tudo é que AS CASAS NOVAS não baixam de preço
    A mim não me surpreende.
    •  
      FD
    • 21 dezembro 2009 editado

     # 18

    Colocado por: altarO que mais me admira nisto tudo é que AS CASAS NOVAS não baixam de preço

    E nem vão baixar muito.

    As minhas razões para que não baixem:
    - para se estar legal (segurança, impostos, licenças, burocracias, regulamentos, etc.) há custos e as exigências legais e burocráticas têm subido muito ao longo dos últimos anos (há regulamentos para tudo e mais alguma coisa) - como é lógico esse custo tem que ser reflectido no preço final
    - cada vez é mais difícil estar ilegal (seguros, impostos, ordenados, etc.)
    - a mão de obra especializada e que não dá problemas, paga-se e bem, quando antigamente um pintor ganhava qualquer coisa e era uma profissão normal, hoje pode ser muito bem pago porque há escassez (de qualidade)
    - os terrenos continuam ao mesmo preço e em muitos casos sobem (os especuladores sabem a lição toda)
    - os custos das câmaras continuam a subir (licenças, alvarás de loteamento, etc.)
    - as exigências com materiais são cada vez maiores e também aí os preços sobem
    - criou-se um tecto de equipamentos e acabamentos imprescíndiveis que não existia há uns anos

    Onde é que aqui é possível cortar?
    Na minha opinião, nos equipamentos e acabamentos mas, hoje ninguém quer uma casa assim-assim e os construtores não arriscam construir para não vender.
    Nos terrenos podia-se cortar mas, quem os tem não tem emergências de liquidez e pode bem esperar para os vender (especular).

    Ou seja, o futuro está em comprar usado, a preço justo, e remodelar. Que ninguém esteja à espera que as novas baixem muito - o que podem baixar é maioritariamente na margem de lucro do construtor e aí depende muito de quem vende e do que está a vender.
  11.  # 19

    Baixar ainda mais o preço ? a casa já é a mais barata da zona, eu já não estou a ganhar dinheiro nenhum, já baixei para o limite. Abaixo do limite é para perder dinheiro, muito. A casa tem 10 anos, é relativamente nova e com boas condições. O problema é que mesmo assim um jovem não a consegue comprar, só compra quem tiver já algum dinheiro para dar
    .

    A zona é freguesia FORTE DA CASA -> concelho de VF XIRA, Lisboa No sapo, por exemplo, vende-se casas usadas iguais à minha desde 140.000 a 150.000 eu estou a pedir 132.000, o valor mais baixo dessa zona....já desci muito e não se vende


    Como dizia o presidente da APEMIP, 75% dos imóveis só estão à venda nas cabeças dos seus donos, tais são os preços.
  12.  # 20

    Colocado por: altarPor exemplo, eu sou proprietário e não arrendo porque não ganho nada com isso, só arrenda quem não tem empréstimos para pagar. Quando muito o arrendamento dava para pagar o empréstimo, e mal porque se tivesse mais-valia eu tinha que pagar IRS, e depois sempre tinha que pedir a totalidade do empréstimo para a nova casa.
    É este o raciocínio típico do português-que-não-sabe-matemática, ou que não faz contas a longo prazo. :-))

    Vejamos.
    Você tem uma casa que comprou por 100 e está a pagar (com uma taxa de 3%) 5/ano ao banco durante 30 anos.
    Arrenda-a por 4/ano e paga, por isso, mais 0,8 de IRS. (*)
    Imagine que não havia inflação nenhuma (0%), e que ao fim de 30 anos você tinha o empréstimo pago e o inquilino se vai embora.

    Pagou 5x30=100+50_de_juros ao banco; recebeu 120 do inquilino e pagou 24 de irs a mais.

    Comparando com a situação em que a vende hoje pelos mesmos 100 que lhe custou, perdeu dinheiro?
    1. Compra por 100, vende por 100, saldo = ZERO
    2. Compra por 100, paga 50 de juros, recebe 120 de rendas, paga 24 de imposto, saldo (-50+120-24)=46 POSITIVOS, porque mantém a propriedade da casa!
    Ou seja, as rendas da casa pagaram-lhe quase metade da casa.
    O arrendamento da casa deu-lhe um rendimento médio de 46/30=~1,5/ano. O que num sistema "sem inflação", nem está nada mal.
    A partir daqui (dos 30 anos), deixa de pagar prestações ao banco. Portanto, nos 30 anos seguintes, já sem os juros de empréstimo, o rendimento será de (120-24=) 96. Isto é, quase o valor da casa (que era de 100, lembra-se?) e um rendimento médio de 3,2/ano.


    (*) não entrando em demasiados detalhes, considere que o benefício fiscal do empréstimo à habitação dá para pagar o condomínio e outras taxas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
 
0.0248 seg. NEW