Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 341

Colocado por: Djdasaum dia a bolha rebenta, aí temos crise económica, empresas a fechar, desemprego, muito endividamento das famílias

Não diga isso, é sempre a subir e a economia está fantástica.
  1.  # 342

Colocado por: marco1talvez apenas melhorando as condições, há imensos casos que isso teria um custo irrelevante.

Bastava organizar o trabalho de modo a que não se trabalho debaixo de chuva e do sol por exemplo
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 343

Colocado por: DR1982
    Bastava organizar o trabalho de modo a que não se trabalho debaixo de chuva e do sol por exemplo

Na minha perceção, tem razão no que diz mas tb contribui, e muito, a perceção social sobre os trabalhos na construção civil, tal como se tem sobre outras áreas profissionais.
  2.  # 344

Colocado por: NostradamusConstruir é um luxo, que devia ser reservado para quem realmente pode fazer. E para aqueles que na podem construir, compete ao estado fornecer habitação social.

E neste aspecto, o estado falha redondamente, levando toda a sociedade vender a alma para ter uma casa, principalmente aquelas pessoas que à partida nunca deveriam se endividar para uma vida...

A única coisa que concordo é que construir é um luxo, infelizmente é verdade.

Agora o estado fornecer habitação social? Então e essas casas não têm de ser construídas na mesma, não vão influenciar o mercado na mesma? E quem paga a habitação social? É que em nada temos 50% a viver à custa de outros 50% (se é que já n é assim), enquanto pagam a casa não estragam noutra coisa.
  3.  # 345

Colocado por: AMVP

Na minha perceção, tem razão no que diz mas tb contribui, e muito, a perceção social sobre os trabalhos na construção civil, tal como se tem sobre outras áreas profissionais.
    Basta mudar o nome da profissão, tenho
    Um coleque que nao gosta que digam que é padeiro, diz que é panificador...
    • Bondi
    • 7 outubro 2021 editado

# 346

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/custos-de-construcao-de-casas-novas-aumentam-68-em-agosto

Custos de construção de casas novas aumentam 6,8% em agosto
    Esta evolução registou-se num período em que o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 8,7% e de 4,1% face ao período homólogo.
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 347

Colocado por: DR1982Basta mudar o nome da profissão, tenho
    Um coleque que nao gosta que digam que é padeiro, diz que é panificador...

Se acha que é por aí, não acrescento mais nada, mas olhe que não é por isso que a sociedade muda.
  4.  # 348

Colocado por: NTORION

A única coisa que concordo é que construir é um luxo, infelizmente é verdade.

Agora o estado fornecer habitação social? Então e essas casas não têm de ser construídas na mesma, não vão influenciar o mercado na mesma? E quem paga a habitação social? É que em nada temos 50% a viver à custa de outros 50% (se é que já n é assim), enquanto pagam a casa não estragam noutra coisa.

Tanta casa vazia, desocupada, devoluta... Mais depressa começam a reverter a favor do estado para servirem de habitação social...
    Mais depressa o imobiliário deixa de ser um investimento e todas as casas são registadas como HPP...

A verdade é que enquanto os impostos relativos ao imobiliário (compra, venda, aluguer, posse, etc...) "adoçarem" a maquina fiscal, tudo vai ficar na mesma.
  5.  # 349

Colocado por: AMVPComo? O Estado tem de dar habitação? Não percebo, não defendemos uma economia de mercado?

O que uma coisa tem relacionada com a outra? Habitaçao social nao é a mesma coisa que habitação para as massas.

Mesmo em paises super desenvolvidos é assim que se passa. Países com políticas económicas liberais.

Eu sou dos gajos mais anti estado que existe, mas também sei quando o estado tem de prestar serviços sociais. E a habitaçao é uma delas.

Ensino, educaçao, segurança, habitaçao, etc. Tudo serviços que fazem parte dos pilares de uma democracia saudável. Cabe ao estado de fornecer isto. Em vez de enterrarem dinheiros em TAPs e empresas publico privadas.

Com isto nao significa que seja contra esta oferta privada. Até sou a favor que haja escolas, hospitais e habitaçao privada.
    Mas cabe ao estado, fornecer as fundaçoes destes pilares. Nao o inverso.

Vejo pobres a endividar-se com cordas ao pescoço porque nao tem alternativa, e o estado nao tem projectos nenhuns para evitar isto, a nao ser expropriação de imóveis devolutos. Obrigado BE e PCP por esta afronta.

Colocado por: marco1vejamos eu por exemplo quero construir e nem preciso de recorrer ao credito, devo aceitar um aumento do triplo do preço só porque sim?

Infelizmente so prova o que eu disse. Um gajo com € esta a ser mais prejudicado com este frenezim de construção que uma pessoa que se endivida a 40 anos com taxas de esforço a 60%.

Porquê? Porque o empreiteiro vai ser mais contactado por quem tem capital ou poupanças para construir, e também por aqueles que nao deviam fazer projectos de construção do A ao Z.

O Marco, tem tudo a perder, quem nao tem nada, nao arrisca a perder nada.

Colocado por: marco1sendo assim só mesmo uma minoria muito restrita poderia construir segundo a sua lógica.

Minoria porque o pais empobreceu, e os aumentos salariais e o poder de compra nao acompanham o resto. Mais uma prova que a economia esta podre. E mesmo nos países ricos, nao é com 2x o salário mínimo que se pode construir ao detalhe com arquitecto a escolher a posição da sanita, a profundidade do armário que vai servir a guardar os rolos de papel higiénico etc.

Colocado por: Vítor MagalhãesTanta casa vazia, desocupada, devoluta...

A soluçao passa por aqui, mas ninguém se quer meter nisto até porque rapidamente se torna desatractivo face ao custo de aquisição + renovação.
    • AMVP
    • 7 outubro 2021

# 350

Colocado por: NostradamusO que uma coisa tem relacionada com a outra?

Nada, foi um deliro meu.
  6.  # 351

Colocado por: Nostradamusnao é com 2x o salário mínimo que se pode construir ao detalhe com arquitecto a escolher a posição da sanita, a profundidade do armário que vai servir a guardar os rolos de papel higiénico etc.

Depreende-se então que a maioria das construções unifamiliares terão projectos menos completos e optimizados, será isso?
    Será que é o custo do próprio projecto que está a encarecer a construção?

Normalmente é ao contrário, aumenta-se o investimento no estudo para que se possa poupar na produção...
  7.  # 352

Até já pode haver descidas mas o preço final não se vai notar tão cedo acho eu.

Acabei agora de ligar para o armazém onde onde compro as placas osb e contraplacado de betula para a minha bricolage e preços altíssimos

Placa contraplado betula 15mm por 66€
    Placa osb 15mm por 55€

Na brico depot a m placa de osb de 15mm custa 34.95€.

Fica difícil perceber esses preços.
  8.  # 353

Colocado por: Pereira_89Até já pode haver descidas mas o preço final não se vai notar tão cedo acho eu.

Acabei agora de ligar para o armazém onde onde compro as placas osb e contraplacado de betula para a minha bricolage e preços altíssimos

Placa contraplado betula 15mm por 66€
    Placa osb 15mm por 55€

Na brico depot a m placa de osb de 15mm custa 34.95€.

Fica difícil perceber esses preços.

Placa de 1.25X2.5?
    Noutro dia vi contraplacado de betula de 22mm folheado a carvalho por 100€ Cada placa, achei muito caro mas afinal esta no preço
  9.  # 354

Sim sem ser folheada nem nada. Placa simples.
  10.  # 355

Colocado por: Pereira_89Sim sem ser folheada nem nada. Placa simples.
    Isso é 20m2, a madeira realmente subiu
  11.  # 356

O contraplacado se não for de cofragem (com filme) é sempre folheado.
  12.  # 357

Colocado por: ghost12Finalmente o aço baixou, 100€/ton.

Agora é que vai ser construir barato! :)

Actualização:

O aço baixou 100€/ton em tabela mas fica mais caro. O desconto passou de 36% para 25%! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor0830
  13.  # 358

Colocado por: ghost12

Actualização:

O aço baixou 100€/ton em tabela mas fica mais caro. O desconto passou de 36% para 25%! :)
    Com papas e bolos
    • RMDR
    • 8 outubro 2021

# 359

Eu estou para arrancar uma nova moradia no inicio do ano e após ter aceite preço de empreiteiro (somente pedreiro) em Março, este já me ligou no mês passado a dizer que já não conseguia fazer o preço acordado e que tinha que aumentar 10%. Assinei o orçamento apresentado. No meio de alguma discussão e já ambos aborrecidos, ele disse que preferia nem fazer a obra do que fazer e saber que à partida iria ter prejuízo por causa dos sucessivos aumentos em todos os materiais durante esta ano. Também não sei qual a validade legal do que assinei mas também já não me interessa muito porque estou muito desiludido para começar a minha construção e muito provavelmente terei que meter um "travão" (temporário ou definitivo).
    Fiz um levantamento de todos os orçamentos no mês passado e pedi algumas atualizações e comparativamente à quase um ano atrás a verdade é esta (números redondos):
    - carpintarias (cozinha incluída): passa de 25.000€ para 34.000€ (e escassez de materiais)
    - Alumínios: 14.000€ para 18.000€
    - Pichelaria: 7.000€ para 8.500€
    - Coberturas: 9.000€ para 11.500€
    E mais havia para continuar.
    Além do mais, os orçamentos vêm com prazos de 30 dias (máximo) e ressalvas a letras miúdas a informar que "dada a escassez de materiais e volatilidades nos preços, não conseguimos garantir matéria-prima e preço na altura da sua colocação"...ora bolas...
    Alguns já nem perdem tempo a fazer orçamentação...
    E é isto...o sonho de uma vida pode ser interrompido pois não estou para andar a "ganir" e a dever aos bancos uma vida inteira sujeito a ser aldrabado com mais facilidade e a ter o obra concluída daqui a 3 anos sabe-se lá a que custo a continuar esta tendência absurda...
    Haja saúde e um teto para morar (que tenho felizmente ;)
    Concordam com este comentário: trupedeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WarrenG
  14.  # 360

RDMR, este problema é global, tem que ser visto como isso e não como uma tentativa de aldrabice por parte dos profissionais do setor.
    Vivemos tempos incertos e até que as coisas estabilizem (não significa que os preços baixem mas sim que se mantenham estáveis) é melhor colocar as coisas em suspensão.
    Veja as coisas pela positiva, o empreiteiro podia nem lhe ter avisado e depois iria ter uma problema maior para resolver quando a obra estivesse em curso e este não tivesse capital para cobrir as despesas sequer.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, zedasilva, RUIOLI

0.1429 seg. NEW