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  1.  # 81

    Colocado por: luisvv

    Não, não está. Você é que, por motivos insondáveis, acha que o preço que lhe apresentam por uma peça numa oficina deve ser o preço de custo de quem lha vende.

    É mais ou menos o mesmo que pretender que quando bebe um café lhe apresente o custo do café e do serviço (e antes que diga que no café lhe apresentam apenas o preço final.
    Nao sei é onde é que eu disse que me devem vender a peça a preço de custo.
    Se me apresentarem apenas o custo final nao tenho nada que reclamar.
    Se me apresentarem uma fatura detalhada em que a peça esta a um custo superior a aquele Que eu consigo a peça estão a meter me os dedos nos olhos.
  2.  # 82

    DR, o mecânico só o enganaria se le cobrasse mais a si do que a outro cliente, isto em preço tabelado e sem desconto.
    Por exemplo, refere o seguinte:
    Colocado por: DR1982
    Se ele me apresentar 50€(Preço de venda na loja) pela peça e 50€ pela mão de obra no fim pago 100€
    Se me apresentar 60€ pela peça e 40€ pela mao de obra no fim pago 100€ na mesma, mas esta a fazer de mim parvo.

    Isto significa que se ele lhe cobrasse 50€ pela mão de obra para "absorver" o excesso da peça, mas se por outro serviço diferente que durasse o mesmo tempo e ele lhe cobrasse só 40€, então aí é que o teria enganado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 83

    Colocado por: dalmonioDesde quando? Essa é nova. Ilegal é fazer dumping, vendendo abaixo de preço de custo. Não existe nenhuma lei que obrigue alguém a ter lucro na venda.


    Exato, e como se faz escoamento de stocks? Ás vezes bem abaixo do preço de custo... Ilegal é, porventura, fazer disso prática corrente.
    Concordam com este comentário: dalmonio
  4.  # 84

    Colocado por: Vítor MagalhãesDR, o mecânico só o enganaria se le cobrasse mais a si do que a outro cliente, isto em preço tabelado e sem desconto.
    Por exemplo, refere o seguinte:

    Isto significa que se ele lhe cobrasse 50€ pela mão de obra para "absorver" o excesso da peça, mas se por outro serviço diferente que durasse o mesmo tempo e ele lhe cobrasse só 40€, então aí é que o teria enganado.

    Pois, talvez eu esteja a ver mal as coisas.
    É por isso que prefiro fazer as coisas por minha mão ou então levo eu as peças.
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  5.  # 85

    Colocado por: dalmonio

    Desde quando? Essa é nova. Ilegal é fazer dumping, vendendo abaixo de preço de custo. Não existe nenhuma lei que obrigue alguém a ter lucro na venda.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Tem razão naquilo que escreve. Existe ainda exceções em que é possível vender abaixo do preço de custo. Em todo o caso, não é eticamente aceitável vender um produto ao preço de custo

    EDIT:
    DL 166/2013 - Artigo 5º
    https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2013/12/25100/0698506990.pdf
  6.  # 86

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Tem razão naquilo que escreve. Existe ainda exceções em que é possível vender abaixo do preço de custo. Em todo o caso, não é eticamente aceitável vender um produto ao preço de custo

    EDIT:
    DL 166/2013 - Artigo 5º
    https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2013/12/25100/0698506990.pdf


    É discutível. Por exemplo no caso de uma loja não é compreensível a venda a preço de custo como prática REGULAR, mas no caso de um MECÂNICO este faz o seu lucro com a prestação de serviços por isso pode escolher não fazer lucro com o material. Mas está no direito dele se o fizer.
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 87

    Colocado por: DR1982ou então levo eu as peças.


    Quando vai ao restaurante também leva o bife e pede para lho grelharem e paga o serviço?
    Se depois apanhar uma dor de barriga a culpa é do homem do talho que vendeu o bife ou do cozinheiro que lhe grelhou o bife?
  8.  # 88

    Colocado por: ricardomendes

    Quando vai ao restaurante também leva o bife e pede para lho grelharem e paga o serviço?
    Se depois apanhar uma dor de barriga a culpa é do homem do talho que vendeu o bife ou do cozinheiro que lhe grelhou o bife?
    Sao coisas diferentes. Mas tudo bem, cada um com a sua... nao sou contra as pessoas ganharem dinheiro mas nao é a fazer lucro sobre lucro
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  9.  # 89

    Colocado por: dalmoniomas no caso de um MECÂNICO este faz o seu lucro com a prestação de serviços por isso pode escolher não fazer lucro com o material.

    Para o mecânico não ganhar com o material vai ter que espetar muito, mas mesmo muito na mão de obra. Não conheço nenhuma oficina que sobreviva a ganhar só na mão de obra.
  10.  # 90

    Colocado por: DR1982Sao coisas diferentes. Mas tudo bem, cada um com a sua... nao sou contra as pessoas ganharem dinheiro mas nao é a fazer lucro sobre lucro
    Concordam com este comentário:P@rAdiS3



    Só não existe esse consenso a meu ver porque a maioria das pessoas desconhece o desconto brutal que existe nas peças auto acessível a qualquer mortal.... E a Oficina da esquina até faz metade do valor que na marca..

    Já o mesmo não acontece na informática não é qualquer um que é comido no valor do hardware :)

    Mas sim também detesto essa forma de faturacao o mesmo se passa no ginásio em que 1€ é de ginásio é 5€ é de consulta de nutrição, neste caso tem como intuito a fuga ao IVA mas perante o cliente é mau a mesma..
  11.  # 91

    Colocado por: ricardomendesMas sim também detesto essa forma de faturacao o mesmo se passa no ginásio em que 1€ é de ginásio é 5€ é de consulta de nutrição, neste caso tem como intuito a fuga ao IVA mas perante o cliente é mau a mesma..


    Esta situação já foi julgada em tribunal e infelizmente a Autoridade Tributária perdeu e os ginásios ganharam.
  12.  # 92

    Colocado por: ricardomendes
    Para o mecânico não ganhar com o material vai ter que espetar muito, mas mesmo muito na mão de obra. Não conheço nenhuma oficina que sobreviva a ganhar só na mão de obra.
    Nao esta a ser listo com o cliente, ate que ha muitos mecânicos que explicam os orçamentos com algo do género, “X foi na peça, de mao de obra so levei Y ”
    Isso pra mim é meter me os dedos nos olhos, fazer de mim parvo!
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  13.  # 93

    pensava que o mercado era livre.

    qual é o problema de uma peça custar 60€ no mecânico e se eu for compra-la ao mesmo fornecedor dele por apenas 50€ ? é o mercado, ada um é livre de fazer os seus preços.

    assim como acho normal os mecânicos aproveitarem-se da sua posição privilegiada junto do cliente para alavancar o negócio. assim como acho tb legitimo ele se recusar a aplicar uma peça trazida pelo cliente para montar no carro.

    vejo isto como um restaurante, se retirar o custo da confeção, provavelmente paga os ingredientes bem mais caros do que se fosse eu a comprá-los. Mas depois o restaurante também não é obrigado a confecionar-me uma refeição se eu trouxer os ingredientes.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  14.  # 94

    Ha muita coisa que a mim me mete confusão, tambem ja me aconteceu numa casa de peças pedir preço por telefone e custava 90 e poucos euros, depois passei la passado uns dias encomendar e custava cento e pouco, eu disse a peça ja aumentou? Ha uns dias liguei e era X, o homem la fez umas contas e disse, ok podemos fazer a 90 e poucos...
    Esse tipo de situações so fica mal, sinto logo que me esta a tentar enganar
    • DR1982
    • 22 setembro 2021 editado

     # 95

    Colocado por: pauloagsantospensava que o mercado era livre.

    qual é o problema de uma peça custar 60€ no mecânico e se eu for compra-la ao mesmo fornecedor dele por apenas 50€ ? é o mercado, ada um é livre de fazer os seus preços.

    assim como acho normal os mecânicos aproveitarem-se da sua posição privilegiada junto do cliente para alavancar o negócio. assim como acho tb legitimo ele se recusar a aplicar uma peça trazida pelo cliente para montar no carro.

    vejo isto como um restaurante, se retirar o custo da confeção, provavelmente paga os ingredientes bem mais caros do que se fosse eu a comprá-los. Mas depois o restaurante também não é obrigado a confecionar-me uma refeição se eu trouxer os ingredientes.
    Tudo certo, mas eu também tenho o direito de me sentir enganado ou não ?
    Para isso faziam como nos restaurantes, preço final e pronto.
  15.  # 96

    Colocado por: DR1982Tudo certo, mas eu também tenho o direito de me se tir enganado ou não ?


    claro e está no seu direito de não voltar a colocar lá os pés. Além do mercado ser livre, o país tb é livre.

    Assim como outras profissões, o mais importante nos mecânicos é a relação de confiança com o cliente, quando a confiança é quebrada o melhor é procurar outro mecânico.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 97

    Colocado por: pauloagsantospensava que o mercado era livre.

    qual é o problema de uma peça custar 60€ no mecânico e se eu for compra-la ao mesmo fornecedor dele por apenas 50€ ? é o mercado, ada um é livre de fazer os seus preços.

    assim como acho normal os mecânicos aproveitarem-se da sua posição privilegiada junto do cliente para alavancar o negócio. assim como acho tb legitimo ele se recusar a aplicar uma peça trazida pelo cliente para montar no carro.

    vejo isto como um restaurante, se retirar o custo da confeção, provavelmente paga os ingredientes bem mais caros do que se fosse eu a comprá-los. Mas depois o restaurante também não é obrigado a confecionar-me uma refeição se eu trouxer os ingredientes.



    Se assim fosse não havia tema.. O problema talvez seja que em vez dos 60 é cobrado 110€

    Mas lá está só tem noção disso se tiver interesse minimamente.
  17.  # 98

    Colocado por: pauloagsantosAssim como outras profissões, o mais importante nos mecânicos é a relação de confiança com o cliente, quando a confiança é quebrada o melhor é procurar outro mecânico.
    A questão esta precisamente aqui, o mercado é livre, cada um é livre de pedir o que bem quiser.
    O que eu acho nesse tipo de orçamentos é que inflacionam o preço das peças para nao assustar o cliente com o preço da mão de obra, vejo isso como uma tentativa de enganar o cliente, e resulta na maior parte das vezes.
  18.  # 99

    Colocado por: DR1982O que eu acho nesse tipo de orçamentos é que inflacionam o preço das peças para nao assustar o cliente com o preço da mão de obra, vejo isso como uma tentativa de enganar o cliente, e resulta na maior parte das vezes.


    porque se eles colocassem o preço certo nas peças, tinham que colocar o preço certo na mão de obra e tinham que colocar outra rubrica para todos os outros custos que a oficina tem.

    a oficina não paga apenas aos fornecedores e aos funcionários, logo tem que colocar nas faturas dos clientes os preços de todos os itens acrescidos desses custos.
  19.  # 100

    Não vejo o espanto dos preços. É como chegar a uma loja de revestimentos e ter peças a 40€/m2 pvp em que podem ser vendidas a menos de 10€ e ainda terem lucro. Jogam depois com os descontos para tentar agradar mais ou menos ao cliente.
 
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