Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: zedasilva
    Mais um exigência que nos primeiros tempos vai fazer disparar o preço das instalações.


    Para cumprir o regulamento.
    O pessoal ainda não se mentalizou que as casas já não são como nos anos 80 em que o projeto era 3 folhas e as exigências para ter licença de utilização era ter corrimão nas escadas e casas de banho a funcionar

    Estao a complicar demasiado a coisa, depois queixam-se que o pessoal mande a legalidade à fava
  2.  # 2

    Colocado por: econom.pedro

    E são 35m DESDE o muro da frente...não são 35m de moradia. Confirme com a sua arquitecta!


    Tenho mesmo que ver isso, se for mesmo assim já ia ter que mudar muita coisa e provavelmente nem conseguiria que fosse apenas de um piso.
    • sltd
    • 21 setembro 2021

     # 3

    Colocado por: zedasilva
    Com a nova legislação, este é daqueles projetos que obriga a recirculação das AQS.
    Só aqui o picheleiro vai dizer que são mais 5.000€ porque é uma coisa nova que exige uma bomba e mais não sei o quê.
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    Foi isso que notei logo. Para fazer chegar AQS à suite, ui...
    •  
      Mk Pt
    • 21 setembro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: DR1982
    Estao a complicar demasiado a coisa, depois queixam-se que o pessoal mande a legalidade à fava

    Se não cumprem com os projectos e com a legalidade não há certificado energético e nem licença de utilização para ninguém.
    Não há licença de utilização, na prática não existe casa (para bancos, seguros, etc), apenas paredes por legalizar.


    Não é critica ao DR1982 em particular, mas esse tipo de comentário é um bocado revelador da dualidade de critérios e falta de bom senso de muitos portugueses (em particular emigrantes, que já habitaram noutras casas 'lá fora'):
    Ora criticam a construção em Portugal de ser de má qualidade, e que lá fora é que se constroi bem e as casas são bem isoladas e aquecidas.
    Ora quando se faz por ter casas com melhor qualidade de isolamento, é porque é uma parvoíce desnecessária que encarece a construção e que as pessoas não querem saber de casas bem isoladas, querem é construir o mais barato possível.
    Concordam com este comentário: zedasilva, fernandoFerreira
  3.  # 5

    Colocado por: dmatosEm terrenos estreitos, com uma das laterais virada a norte, não se levanta logo a hipotese de encostar a casa à lateral do terreno? Esteticamente, principalmente enquanto não tiver vizinhos, pode ficar menos agradável, mas ganharia espaço a Sul.

    Quanto às plantas, a 1ª não gosto da zona intima, na 2ª não gosto muito da entrada e da zona social, a mesa de jantar naquele canto fica estranho.

    Uma dúvida em relação aos distanciamentos, posso ter uma parede (sem janelas) encostado à lateral do terreno e outra (com janelas) afastada os Xm? Ou a partir do momento que tenho uma janela numa lateral da casa, essa lateral tem que ficar toda recuada?


    Pensamos seriamente em encostar o lado norte para ganhar espaço a sul, mas não consigo gostar. E como ainda sobre terreno atrás não me preocupo tanto, mas claro que não é a mesma coisa.

    Quanto aos distanciamentos não sei responder.
  4.  # 6

    Colocado por: Mk Pt
    Se não cumprem com os projectos e com a legalidade não há certificado energético e nem licença de utilização para ninguém.

    Não há licença de utilização, na prática não existe casa (para bancos, seguros, etc), apenas paredes por legalizar.
    Estamos em Portugalpara o bem e para o mal, quase tudo se consegue!
  5.  # 7

    Colocado por: sltd
    Foi isso que notei logo. Para fazer chegar AQS à suite, ui...


    Como assim? Pode explicar? Não me percebo do assunto e não me foi alertado.
  6.  # 8

    Colocado por: DR1982Estamos em Portugalpara o bem e para o mal, quase tudo se consegue!

    Olhe que não, olhe que não.
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Olhe que não, olhe que não.
    Sr zedasilva com os conhecim€ntos certos tudo passa...
  8.  # 10

    Colocado por: c.riosNão me percebo do assunto e não me foi alertado.

    Se entre o local de produção de água quente e o ultimo dispositivo houver uma distancia superior a 15m tem que montar um sistema de recirculação.
    No seu caso parece que isso será necessário
  9.  # 11

    Colocado por: DR1982r zedasilva com os conhecim€ntos certos tudo

    Num tópico ali ao lado há alguém a queixar-se que a câmara aprovou ilegalidades e pelos vistos agora quer pedir responsabilidades
    •  
      Mk Pt
    • 21 setembro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: DR1982Estamos em Portugalpara o bem e para o mal, quase tudo se consegue!


    Depende, técnicos sérios não alinham em esquemas, nem é só a questão de serem processados e poderem ficar suspensos da sua actividade por falsas declarações, como é questão de seriedade, honestidade e bom nome.

    Sim também há bestas de técnicos a fazerem o que não devem. Conheço alguns casos e praí..100% das vezes quem acaba mais a perder é o dono de obra, porque técnicos que assinam de cruz e fazem falsas declarações são precisamente os mesmo que se estão completamente a c@g@r para o que é obra. E como sabemos aceitar ilegalidades e não haver acompanhamento de obra é uma mistura fantástica para o dono de obra.

    Resumindo, têm dinheiro façam a obra como deve ser. Não têm dinheiro para terem as coisas minimamente como deve ser e a cumprir a lei, não façam obra, ou façam uma coisa mais pequena.
    Concordam com este comentário: zedasilva, fernandoFerreira
  10.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Se entre o local de produção de água quente e o ultimo dispositivo houver uma distancia superior a 15m tem que montar um sistema de recirculação.
    No seu caso parece que isso será necessário


    Nunca iria imaginar que fossem mais 5000 mil euros só por isso, espero que seja exagero.
  11.  # 14

    Colocado por: Mk Pt

    Depende, técnicos sérios não alinham em esquemas, nem é só a questão de serem processados e poderem ficar suspensos da sua actividade por falsas declarações, como é questão de seriedade, honestidade e bom nome.

    Sim também há bestas de técnicos a fazerem o que não devem. Conheço alguns casos e praí..100% das vezes quem acaba mais a perder é o dono de obra, porque técnicos que assinam de cruz e fazem falsas declarações são precisamente os mesmo que se estão completamente a c@g@r para o que é obra. E como sabemos aceitar ilegalidades e não haver acompanhamento de obra é uma mistura fantástica para o dono de obra.

    Resumindo, têm dinheiro façam a obra como deve ser. Não têm dinheiro para terem as coisas minimamente como deve ser e a cumprir a lei, não façam obra, ou façam uma coisa mais pequena.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Concordo, mas que ha ikegalidades ha, é um facto.
  12.  # 15

    Colocado por: Mk Pt

    Depende, técnicos sérios não alinham em esquemas, nem é só a questão de serem processados e poderem ficar suspensos da sua actividade por falsas declarações, como é questão de seriedade, honestidade e bom nome.

    Sim também há bestas de técnicos a fazerem o que não devem. Conheço alguns casos e praí..100% das vezes quem acaba mais a perder é o dono de obra, porque técnicos que assinam de cruz e fazem falsas declarações são precisamente os mesmo que se estão completamente a c@g@r para o que é obra. E como sabemos aceitar ilegalidades e não haver acompanhamento de obra é uma mistura fantástica para o dono de obra.

    Resumindo, têm dinheiro façam a obra como deve ser. Não têm dinheiro para terem as coisas minimamente como deve ser e a cumprir a lei, não façam obra, ou façam uma coisa mais pequena.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Eu agradeço o alerta, mas sinceramente eu nem sei de que tipo de ilegalidades se referem relativamente ao projeto que apresentei. Sou demasiado leiga no assunto e provavelmente é algo aparente. Mas pretendo fazer tudo direitinho dentro do possível.
  13.  # 16

    Colocado por: c.riosespero que seja exagero.

    É!
    Mas acredite que numa primeira fase os picheleiros vão pedir mais 1.000. Daqui a 2 ou 3 anos a coisa já é corriqueira.
    Em relação à arquitetura, tem consciência que estando na rua a visão que terá da sua casa é um portão de garagem e nada mais?
    Concordam com este comentário: econom.pedro
  14.  # 17

    Colocado por: c.rios

    Eu agradeço o alerta, mas sinceramente eu nem sei de que tipo de ilegalidades se referem relativamente ao projeto que apresentei. Sou demasiado leiga no assunto e provavelmente é algo aparente. Mas pretendo fazer tudo direitinho dentro do possível.


    Quanto ao fazer algo mais pequeno, queriamos muito cortar em áreas de circulação, nos hall's. E nos wcs. Já falamos com a arquiteta sobre isso, mas sendo uma casa ao comprido parece um bocado dificil cortar em circulação.
  15.  # 18

    Colocado por: c.rios

    Eu agradeço o alerta, mas sinceramente eu nem sei de que tipo de ilegalidades se referem relativamente ao projeto que apresentei. Sou demasiado leiga no assunto e provavelmente é algo aparente. Mas pretendo fazer tudo direitinho dentro do possível.


    Quanto ao fazer algo mais pequeno, queriamos muito cortar em áreas de circulação, nos hall's. E nos wcs. Já falamos com a arquiteta sobre isso, mas sendo uma casa ao comprido parece um bocado dificil cortar em circulação.

    Colocado por: zedasilva
    É!
    Mas acredite que numa primeira fase os picheleiros vão pedir mais 1.000. Daqui a 2 ou 3 anos a coisa já é corriqueira.
    Em relação à arquitetura, tem consciência que estando na rua a visão que terá da sua casa é um portão de garagem e nada mais?


    Isso tenho noção e até gosto, prefiro ter as áreas de lazer mais resguardadas da rua principal. Sem janelas para a frente da casa. Mas é obvio que digo isto tendo em conta as medidas do terreno. Prefiro ter a garagem logo a entrada e ter o restanto do terreno livre.
  16.  # 19

    Também não sei se não me irei arrepender de ter a casa toda orientada a sul.
  17.  # 20

    Colocado por: DR1982Qué isso? Mais 5mil euros em tubos pra quê? Mau...

    Ah pois DR.
    Lembra-se no meu tópico quando disse que queria tudo juntinho para minimizar quantidade mas poder maximizar qualidade! ;)

    Tudo conta…
 
0.0247 seg. NEW