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    • RCF
    • 13 janeiro 2022

     # 381

    Colocado por: mafgodPara quem ainda precisa de combustível fóssil para andar de carro sim.
    Para quem já não anda nesses carros, basta fazer uma compra com um valor mínimo em que se possa usar o cartão multibanco :-)

    Daí eu ter publicado o post.
    Para quem abastece e paga combustível fóssil, tem pouco interesse.
    Para os outros, tem especial interesse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  1.  # 382

    Colocado por: rjmpires
    A maioria dos carros elétricos anda a carvão, os donos é que não sabem.
    Todos os VEs andam a eletricidade... agora como são gerados podem ser de fato por carvão.
    Como carrego praticamente sempre em casa com um tarifário mobilidae elétrica, e quem tem VEs tem normalmente tarifários mobilidade elétrica, cuja origem da eletricidade é garantida pelo meu fornecedor exclusivamente por fontes de energias renováveis.

    MAS, mesmo que a eletricidade fosse produzida exclusivamente por carvão/gasóleo seria bem mais eficiente e causaria menos impacto ao ambiente (mas esta parte só é importante para quem se importa minimamente por estas questões ambientais).
  2.  # 383

    Colocado por: mafgodseria bem mais eficiente e causaria menos impacto ao ambiente (mas esta parte só é importante para quem se importa minimamente por estas questões ambientais).

    Conhece bem como são obtidas,transformadas e descartadas as matérias primas para os componentes essenciais a um VE?
    Não é tão verde como pintam.
  3.  # 384

    Colocado por: rjmpiresConhece bem como são obtidas,transformadas e descartadas as matérias primas para os componentes essenciais a um VE?
    Não é tão verde como pintam.

    Sim. São obtidas, transformadas e descartadas da mesma forma que as matérias primas para um veículo tradicional.
  4.  # 385

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Sim. São obtidas, transformadas e descartadas da mesma forma que as matérias primas para um veículo tradicional.

    Tudo menos o principal.. as baterias.
  5.  # 386

    O meu carro também é hibrido, 30% gasóleo e 70% impostos...
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  6.  # 387

    Colocado por: rjmpires
    Tudo menos o principal.. as baterias.

    Pensava que já tínhamos ultrapassado essa argumentação lá no outro tópico... 🤷🏻‍♂️
    Concordam com este comentário: mafgod
  7.  # 388

    Colocado por: Bruno.Alves
    Pensava que já tínhamos ultrapassado essa argumentação lá no outro tópico... 🤷🏻‍♂️
    Concordam com este comentário:mafgod

    Foi só um reminder 😁
    Quando se tem acesso à informação dos projetos e estudos que envolvem todo esse mundo das baterias depois olhas para o conceito de outra forma.
  8.  # 389

    Colocado por: rjmpiresQuando se tem acesso à informação dos projetos e estudos que envolvem todo esse mundo das baterias depois olhas para o conceito de outra forma.

    Podia ser uma discussão interessante para discutir num tópico próprio. A sério.
    Estás a falar de baterias no geral ou especificamente de baterias para VEs?
    É que as baterias dos nossos telemóveis e afins são um problema gravíssimo em termos de fim de vida/reaproveitamento, porque são mosquitos. Mas nem por isso deixamos de ter telemóvel e a grande maioria das pessoas trocá-los a cada 2 anos ou menos.

    As dos VE são outra coisa. São grandes e imensas. Tem muita coisa para reaproveitar... São rentáveis mesmo a reciclar.
    Enquanto não há instalações de reciclagem em massa (e já começam a haver), também não é preciso reciclar. Todas, todas, todas as baterias de VE que saem de circulação (a menos que tenham ardido) têm uma procura descomunal para segunda vida em armazenamento estático. Eu próprio ando à procura, se alguém conhecer é avisar :-)
  9.  # 390

    Colocado por: Bruno.Alves
    Podia ser uma discussão interessante para discutir num tópico próprio. A sério.
    Estás a falar de baterias no geral ou especificamente de baterias para VEs?
    É que as baterias dos nossos telemóveis e afins são um problema gravíssimo em termos de fim de vida/reaproveitamento, porque são mosquitos. Mas nem por isso deixamos de ter telemóvel e a grande maioria das pessoas trocá-los a cada 2 anos ou menos.

    As dos VE são outra coisa. São grandes e imensas. Tem muita coisa para reaproveitar... São rentáveis mesmo a reciclar.
    Enquanto não há instalações de reciclagem em massa (e já começam a haver), também não é preciso reciclar. Todas, todas, todas as baterias de VE que saem de circulação (a menos que tenham ardido) têm uma procura descomunal para segunda vida em armazenamento estático. Eu próprio ando à procura, se alguém conhecer é avisar :-)

    Muitas delas são reaproveitadas sim, mas e depois?
    Claro que não são apenas os VEs que têm baterias deste tipo.. em termos de massa os VEs estão bem à frente no uso dos recursos.
    Acho que devia ser uma prioridade esse reaproveitamento e subsequente reciclagem, mas de momento a capacidade de reciclagem é muito baixa, as empresas preferem manter a máquina da exploração do que a da reciclagem.
  10.  # 391

    E se não for ao fim de 10 anos, mesmo com segunda vida terão o seu fim. Esperemos que nessa altura já a tecnologia de reciclagem destes componentes esteja bem estabelecida.
  11.  # 392

    Colocado por: rjmsilvaE se não for ao fim de 10 anos, mesmo com segunda vida terão o seu fim. Esperemos que nessa altura já a tecnologia de reciclagem destes componentes esteja bem estabelecida.

    Sim, esse é o caminho. Com a quantidade actual de VEs já na estrada já existem investimentos (não tenho aqui os links agora) na Europa e nos States (na China e Japão já há muito que se falava nisso, mas não acompanhei).
    Os próprios fabricantes de baterias têm todo o interesse em reciclá-las.

    A questão é que "o seu fim", em equipamentos normais, podem ser anos ou décadas. Aquele projecto do estádio do AJAX, com os pouquíssimos ciclos que aquilo faz é de todo provável que aquelas baterias durem décadas.
    https://wattson.pt/2018/07/21/5632/
    E há um projecto do género cá em Portugal (muito menor escala), mas não me recordo onde é agora.
    A malta que tem painéis, anda tudo deserto (eu também) para encontrar baterias de carros batidos ou até baterias avariadas (na grande maioria dos casos são poucas células que falham, o resto está novo). Não há.
    Já há mercado para trocas e upgrades de baterias em alguns VE (sobretudo os Leaf), mas isso depende de encontrar baterias usadas. Não há.

    Esta segunda vida é uma realidade. Que não acontece nos telemóveis, portáteis e afins, e não vejo ninguém a deixar de os usar ou a sugerir voltarmos aos telefones fixos por causa disso.
  12.  # 393

    Cá em Portugal tudo indica que será uma joint venture entre a Galp e a Northvolt.
    Projeto já há, falta entrarem com o que interessa.
    • RCF
    • 14 janeiro 2022

     # 394

    IVAucher

    é o temo deste tópico!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, Bruno.Alves, mafgod
    • RCF
    • 17 janeiro 2022

     # 395

    Colocado por: mafgodPara quem já não anda nesses carros, basta fazer uma compra com um valor mínimo em que se possa usar o cartão multibanco :-)

    e mais ainda:
    para quem, por exemplo, no mês passado não usufruiu, porque não fez nenhum pagamento em bomba de combustível, se este mês fizer algum pagamento (de um simples chocolate ou outra coisa ainda mais barata), não recebe €5, mas recebe €10. €5 por este mês e mais €5 pelo mês anterior.

    isto, só visto!
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 396

    o governo quando houve á pouco tempo umas subidas repentinas do combustivel, não quis mexer no imposto assim "inventou" rapidamente uma forma de dar 25 € a cada portugues com numero de contribuinte e cartão de debito ( multibanco) para compensar
    portanto é simples, basta estar inscrito no ivaucher e fazer um pagamento de qualquer coisa num posto aderente e assim ter direito a reembolso de 5 € durante 5 meses sendo que pode ser acumulável e até no ultimo mês ir ao posto pagar uma pastilha e receber na conta 25 € de uma vez.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 397

    Colocado por: marco1o governo quando houve á pouco tempo umas subidas repentinas do combustivel, não quis mexer no imposto assim "inventou" rapidamente uma forma de dar 25 € a cada portugues com numero de contribuinte e cartão de debito ( multibanco) para compensar
    portanto é simples, basta estar inscrito no ivaucher e fazer um pagamento de qualquer coisa num posto aderente e assim ter direito a reembolso de 5 € durante 5 meses sendo que pode ser acumulável e até no ultimo mês ir ao posto pagar uma pastilha e receber na conta 25 € de uma vez.


    Só um pormenor: só conta a partir do momento em que se inscreveu.
  15.  # 398

    Colocado por: luisvv

    Só um pormenor: só conta a partir do momento em que se inscreveu.



    A minha sogra aderiu em dezembro e recebeu 10€ quando usou em dezembro.
  16.  # 399

    Colocado por: Pereira_89

    A minha sogra aderiu em dezembro e recebeu 10€ quando usou em dezembro.


    Curioso. Ainda hoje a senhora do sítio onde almocei me falou dessa questão. Enfim, maravilhas do mundo moderno.
  17.  # 400

    Colocado por: luisvv

    Curioso. Ainda hoje a senhora do sítio onde almocei me falou dessa questão. Enfim, maravilhas do mundo moderno.



    Ela fez a adesão num dos feriados, se calhar como começou no 10 de novembro ainda foi incluída.
 
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