Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu trabalho num escritorio sem contacto com o público o espaço é amplo somos no máximo 8 pessoas e todas na sua secretária com distanciamento social, assim sendo pode a empresa obrigar me a usar mascara no meu posto(secretária) de trabalho?? Uma vez que a obrigatoriedade de mascara já foi dispensada em algumas situações. Pode a empresa determinar esta obrigatoriedade mesmo havendo condições para o nao uso da mascara?? Valendo se de normas. É que isto não me faz muito sentido, e quanto aos meus direitos liberdades e garantias? Uma vez que ja foi designado em que circunstâncias devemos usar máscara, é que parece que esta situação vai contra ... se poderem elucidar me melhor desde já agradeço
  2.  # 2

  3.  # 3

    Pois até ai já eu sei, a minha questão é se a empresa se pode valer das normas da própria empresa para colocar a obrigatoriedade do uso de máscara. Dou como exemplo em que há empresas que os funcionários tem de usar roupa formal obrigatoriamente caso contrário são despedidos ou não sao aceites. O uso de mascara é igual?
  4.  # 4

    Colocado por: IndicaryPois até ai já eu sei, a minha questão é se a empresa se pode valer das normas da própria empresa para colocar a obrigatoriedade do uso de máscara. Dou como exemplo em que há empresas que os funcionários tem de usar roupa formal obrigatoriamente caso contrário são despedidos ou não sao aceites. O uso de mascara é igual?

    É.
    • SMBS
    • 5 outubro 2021

     # 5

    Colocado por: IndicaryPois até ai já eu sei, a minha questão é se a empresa se pode valer das normas da própria empresa para colocar a obrigatoriedade do uso de máscara. Dou como exemplo em que há empresas que os funcionários tem de usar roupa formal obrigatoriamente caso contrário são despedidos ou não sao aceites. O uso de mascara é igual?


    ponha o nariz fora da máscara. problema resolvido e sem se chatear.
  5.  # 6

    O actual estado de contingência permite às empresas decidirem como querem aplicar a obrigatoriedade ou não do uso de máscara... Infelizmente a liberdade tem andado em baixa nos últimos tempos.
  6.  # 7

    Eu ontem liguei para act e o inspector disse me que poderia não usar, e sem sofrer consequências (despedimento). Mas fiquei confusa com esta história das normas. Ainda andei a procura de algum artigo que me salvaguarde perante esta situação mas não encontrei. Isto tem sido uma afronta a liberdade de cada um.
  7.  # 8

    A ACT até dá bastante informação, mas proteger o trabalhador já é mais difícil.
    Concordam com este comentário: zinna, ssct
  8.  # 9

    Colocado por: IndicaryEu trabalho num escritorio sem contacto com o público o espaço é amplo somos no máximo 8 pessoas e todas na sua secretária com distanciamento social, assim sendo pode a empresa obrigar me a usar mascara no meu posto(secretária) de trabalho??

    Deveria de haver um bom senso por parte da empresa, em pelo menos, deixar os seus empregados estarem a trabalhar nas suas secretárias sem a máscara, e obrigar ao seu uso nos corredores, por exemplo.
    Nos EUA já dezenas de milhares de pessoas se despediram dos seus empregos, porque as suas empresas estão a obrigá-los a tomar a vacina. Se começarem a obrigar também o uso de máscaras nessas situações, julgo que em breve, irão haver falta de trabalhadores.
  9.  # 10

    Colocado por: vmontalvao
    Deveria de haver um bom senso por parte da empresa, em pelo menos, deixar os seus empregados estarem a trabalhar nas suas secretárias sem a máscara, e obrigar ao seu uso nos corredores, por exemplo.
    Nos EUA já dezenas de milhares de pessoas se despediram dos seus empregos, porque as suas empresas estão a obrigá-los a tomar a vacina. Se começarem a obrigar também o uso de máscaras nessas situações, julgo que em breve, irão haver falta de trabalhadores.

    Por aqui é o que começa a acontecer temos tido um fluxo anomalo de trabalho porque as pessoas vão se embora. Sinceramente não e entendo como a constituição não nos salvaguarda nesta situação. Tem de haver algo que não permita esta prática que acho até abusiva e não vai de acordo com as recomendações da dgs...
  10.  # 11

    O problema dos espaços com várias pessoas não é só o distanciamento, é também e sobretudo a renovação do ar e das possíveis partículas em suspensão.
    No Verão é fácil manter janelas abertas para promover essa renovação, agora com o tempo frio nem tanto.
    O que julgo saber é que está do lado da empresa avaliar esse potencial risco e decidir em função disso. Se me dizem (e dizem) que devo continuar a usar máscara, continuo a usar. Não morri disso no último ano e meio, a empresa até dá as máscaras, não sei qual é o stress.

    Colocado por: vmontalvaoNos EUA já dezenas de milhares de pessoas se despediram dos seus empregos, porque as suas empresas estão a obrigá-los a tomar a vacina

    Há várias formas de olhar para isso. Eu prefiro pensar que não lhes faz falta. E conhecendo o "estilo" dos states, estarão à espera da acção em tribunal para sacar uns cobres a coçar em casa.
    Concordam com este comentário: Sansoni7, ssct
  11.  # 12

    A empresa é que decide se obriga ou não o uso da máscara.
    Quanto ao despedimento, julgo que a empresa pode, no limite, despedir se alegar que o não uso da máscara põe em causa a sobrevivência da mesma uma vez que pode ficar sem os funcionários se surgir um surto que obrigue a isolamento total.
    Um advogado será a melhor pessoa para esclarecer...
  12.  # 13

    A minha empresa continua a exigir o uso da máscara e acho bem. Por enquanto estamos todos em teletrabalho. Algumas áreas começam a ir 1x por semana apenas (somos quase 2000 no total) e com reserva de lugares e limitação de pessoas. Trabalhamos em open space e só podemos tirar a máscara se estivermos numa sala de reunião sozinhos. Quer se concorde com não, se a empresa assim o decidir temos (devemos) de de cumprir.
    Concordam com este comentário: ssct
  13.  # 14

    Na minha opinião o uso de máscara deve ser opção do trabalhador sem sequer necessitar de imposições patronais. Aliás, deveria usar mesmo que o patrão dissesse que não é preciso.

    Basta ver os resultados na prevenção da gripe no ano passado. Bem mais eficaz que qualquer vacina que se tem levado nos ultimos 10 ou 11 anos!
    Concordam com este comentário: Raquel A, Bruno.Alves
  14.  # 15

    Na minha empresa deixou de ser obrigatório. O patrão diz que a covid já acabou, por isso...
    Eu continuo a usar, é o único meio eficaz para travar o contágio, além do mais tenho uma pessoa idosa acima dos 80 em casa com problemas respiratórios e já se está a ver o resultado se apanhar covid...
    É evidente que mais cedo ou mais tarde iremos ser contagiados mas eu gostaria que fosse mais tarde no meu caso...
  15.  # 16

    Colocado por: BondiA empresa é que decide se obriga ou não o uso da máscara.
    Quanto ao despedimento, julgo que a empresa pode, no limite, despedir se alegar que o não uso da máscara põe em causa a sobrevivência da mesma uma vez que pode ficar sem os funcionários se surgir um surto que obrigue a isolamento total.
    Um advogado será a melhor pessoa para esclarecer...

    Para despedir tem de haver justa causa, só se a empresa tiver normas internas legais e aceites é que há possibilidade para processo disciplinar e consequentemente despedimento.. o que não deverá ser o caso... Mas já se sabe que depois o trabalhador é que fica embrulhado durante demasiado tempo com os tribunais.
  16.  # 17

    Na minha empresa só vamos ao escritório uma vez por semana e ainda obrigam o uso de máscara mas como estamos a trabalhar em secretárias com distância uns dos outros eu tiro a máscara e coloco quando estamos em reuniões ou assim. E espero bem que o carnaval das máscaras acabe rapidamente, o uso devia ser facultativo. E os surtos vão ser cada vez menos, eu pelo menos não faço teste nenhum se não tiver sintomas nenhuns. A vacina previne de doença grave, os internamentos estão em queda há meses, onde está o problema agora para tanta restrição?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 18

    Colocado por: danipcA vacina previne de doença grave, os internamentos estão em queda há meses, onde está o problema agora para tanta restrição?

    O medo. Foram mais de 18 meses a incutir medo às pessoas, e isso não desaparece de um dia para o outro.
  18.  # 19

    Um esclarecimento...
    As máscaras «azuis» ( mais vulgares) protegem o «outro», não o utilizadorr da máscara;
    As máscaras brancas ( bico de pato) protegem quer o utilizador, quer o «outro».
    Muito importante o arejamento dos locais.....abram as janelas!
    ____________________

    No exterior, respeitando as orientações da DGS, andem sem máscara...é importante para conseguirmos bons níveis de imunidade.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    • AMVP
    • 6 outubro 2021

     # 20

    Colocado por: Sansoni7exterior, respeitando as orientações da DGS, andem sem máscara...é importante para conseguirmos bons níveis de imunidade.

    Para esse fim o melhor é nao utilizarmos mascara no interior, aumentamos a imunidade mais rapidamente.
 
0.0219 seg. NEW