Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sim, as janelas de sótão são caritas, meti uma de 1,4 * 1,4 da FAKRO, com estore exterior e foram uns 2,5k€... e ainda vou ter de gastar mais uns trocos a automatizar aquilo, parece que um simples Shelly não consegue abrir e fechar o estore de forma automática...
  2.  # 2

Colocado por: RUIOLIO pormenor não me parece mal

Pensei no Kerdiboard para o interior à altura das pedra para fixação e isolamento. Acho que não está mal.

Colocado por: RUIOLIUm pouco de inclinação da pedra para fora e não esquecer as pingadeiras nas pedras

Também está pensado para isso. Pedi o orçamento com a pingadeira mas não pedi com um angulo de corte nas laterais. Espero que não martele muito mais por isso. O preço ficou a rondar os 80€/m² já cortadas, com pingadeira e acabamento amaciado.
  3.  # 3

Colocado por: RUIOLISim, as janelas de sótão são caritas, meti uma de 1,4 * 1,4 da FAKRO, com estore exterior e foram uns 2,5k€... e ainda vou ter de gastar mais uns trocos a automatizar aquilo, parece que um simples Shelly não consegue abrir e fechar o estore de forma automática...

Uma janela???

Estas 3 ficaram quase nos 3k. Incluindo já o rufo que vem à parte. O preço subiu bastante à conta da eléctrica que praticamente dobrou em relação à versão manual. Vou me ficar pelo comando que ela traz. Também porreiro é que a eléctrica tem um sensor de chuva. Mal ela detecte chuva, fecha sozinha.
  4.  # 4

Colocado por: paulovalenteUma janela???

Yah, por ter certificação Passíve House e por causa das dimensões... VELUX ainda era mais caro. Se tivesse comprado via Espanha tinha ficado mais barato e era melhor servido.

A automatização é mais para gerir os ganhos solares no inverno, sem ter de ir todos os dias carregar no botão...no verão tem de estar com o estore sempre fechado, senão tem muitos ganhos solares.
  5.  # 5

O Peitoril ficará liso? Não coloca um ressalto para servir de batente à água? É que assim, o que impede de a água de se infiltrar por baixo do caixilho/kerdi, será apenas o vedante aplicado no caixilho, certo?
  6.  # 6

Colocado por: R3volutionO Peitoril ficará liso? Não coloca um ressalto para servir de batente à água? É que assim, o que impede de a água de se infiltrar por baixo do caixilho/kerdi, será apenas o vedante aplicado no caixilho, certo?

A pedra terá uma inclinação mínima. Mas sim, será sem batente, só com o vedante.
    A pedra é que já não vai ser o Azul Cadoiço. Andei a ver melhor, e mesmo o pessoal da pedreira disse que aquilo iria começar a dar chatices daqui a meia dúzia de anos.
    Andamos a ver granitos mas a escolha não está fácil.
  7.  # 7

Qual o motivo que lhe apregoaram para essa pedra não prestar?

Dê uma olhadela no Ataíja azul...
  8.  # 8

Colocado por: R3volutionQual o motivo que lhe apregoaram para essa pedra não prestar?

Tenho sites, tipo este
    http://www.primeirapedra.com/stones/azul-cadoico/
    que indica que esta pedra é recomendada para "Este tipo de rocha revela bastante eficácia quando aplicada em cantarias, fachadas e pavimentos interiores e exteriores."

Depois tenho o LNEG a dizer "Revestimentos de paredes e pavimentos, de preferência interiores." No caso deles a pedra chama-se "azul valverde/azul mónica".

Na pedreira dizem-me que a pedra pode começar a descascar-se ao final de 5 anos.

Sei que é uma pedra calcária (por onde anda o moleanos e outras) e ando aqui a navegar. Na pedreira indicaram-me o "granito cinza serpa" como substituto (ando à procura de uma pedra cinzenta escura) dentro dos mesmos preços da outra (aprox. 80€/m²).
  9.  # 9

Colocado por: paulovalente
    Pensei no Kerdiboard para o interior à altura das pedra para fixação e isolamento. Acho que não está mal.

Também está pensado para isso. Pedi o orçamento com a pingadeira mas não pedi com um angulo de corte nas laterais. Espero que não martele muito mais por isso. O preço ficou a rondar os 80€/m² já cortadas, com pingadeira e acabamento amaciado.

Depois coloque aqui as fotos do kerdi board
  10.  # 10

As caixinhas na parede. Falta a caixa das comunicações que fica em cima mais para o meio.
      IMG-20230809-WA0003.jpg
  11.  # 11

Também já estamos a colocar o kerdi board a fazer a soleira térmica e a impermeabilização ao mesmo tempo. Estamos a colar com a kerakoll h40 gel.
      IMG-20230809-WA0004.jpg
  12.  # 12

Por acaso a coisa até correu bem.
    Concordam com este comentário: zinna
      IMG-20230809-WA0005.jpg
  13.  # 13

Na junção das placas estamos a usar o silicone da marca para garantir a impermeabilização
      IMG-20230809-WA0002.jpg
  14.  # 14

O esgoto também já está a ser ensaiado. Aqui tenho dúvidas, como é que acompanham o tubo pela brita. O tubo já está fixo com massa por cima das vigas mas tenho o resto do tubo no ar. Basta só brita à volta, acompanho todo com massa ou como?
      IMG-20230809-WA0006.jpg
  15.  # 15

Eu colocaria areia bem compactada.... Brita n há risco de estragar o tubo?
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  16.  # 16

Colocado por: NTORIONEu colocaria areia bem compactada.... Brita n há risco de estragar o tubo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulovalente

Mas acho que a areia com o tempo vai pela brita abaixo. Ainda pensei acompanhar a brita com massa. Mas não sei bem qual a melhor solução.
  17.  # 17

Pode colocar argamassa a volta do tubo, o tubo deve ficar direito por baixo para não ficar as ondas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  18.  # 18

Colocado por: paulovalentePor acaso a coisa até correu bem.
    Concordam com este comentário:zinna
      IMG-20230809-WA0005.jpg

Resolve a impermeabilização/térmica
    Concordam com este comentário: paulovalente
  19.  # 19

Colocado por: paulovalenteAs caixinhas na parede. Falta a caixa das comunicações que fica em cima mais para o meio.
      IMG-20230809-WA0003.jpg

Não mudaram a legislação das caixas?
    Dizem-me que já nem as P100 servem agora, será?
  20.  # 20

Colocado por: Troino

Não mudaram a legislação das caixas?
    Dizem-me que já nem as P100 servem agora, será?

Espero que não. Foi o tecnico que me forneceu a caixa. Até já trás as caixas dos fusiveis e tudo. Só não montei porque pode alguém achar que aquilo tem valor e parte-me a caixa.

0.1040 seg. NEW