Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Que solucoes existem para substituir a seguinte caldeira a gasoleo para aquecimento atraves de radiadores?

    Do que tenho lido ha uma opcao consensual que e' a caldeira a pellets e em relacao a' bomba de calor ainda nao percebi muito bem se e' ou nao opcao. Porque e' que uma bomba de calor nao funciona?

    Obrigado
      768-1024.jpeg
      768-1025.jpeg
  2.  # 2

    Funcionar, funciona. O problema pode ser que, dependendo dos radiadores, precise de uma BC de alta temperatura (ou uma de média temperatura a trabalhar "no prego"), o que vai causar facturas de electricidade muito generosas ;)

    As caldeiras a gasóleo, a pellets ou a gás, ou os recuperadores de calor colocam a água a circular facilmente a 70-80 graus e é a essa temperatura que os radiadores normais gostam de trabalhar. Uma BC para não gastar muito tem de trabalhar a temperaturas mais baixas, logo pode não se conseguir obter o conforto esperado ou podem surgir facturas brutais.
    Como termo de comparação, temos casos relatados aqui no fórum, de pessoas com piso radiante e BC (que funciona ali nos 30-35 graus) e facturas de 200€ nos meses mais exigentes do ano.

    Dito isto, eu instalei uma BC e tenho radiadores. Mas moro num apartamento e investi também em melhorar o isolamento na tentativa de reduzir a necessidade de calor. É o primeiro inverno que está a chegar, na Primavera logo fazemos contas :-)
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: metRo_
  3.  # 3

    Colocado por: Bruno.Alvesdependendo dos radiadores, precise de uma BC de alta temperatura
    com radiadores de ferro precisa de uma dealta temperatura que dependendo da maquina pode ser a solução com menor consumo energético.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvescom radiadores de ferro precisa de uma dealta temperatura que dependendo da maquina pode ser a solução com menor consumo energético.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves


    Que maquina aconcelharia?
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesFuncionar, funciona. O problema pode ser que, dependendo dos radiadores, precise de uma BC de alta temperatura (ou uma de média temperatura a trabalhar "no prego"), o que vai causar facturas de electricidade muito generosas ;)

    As caldeiras a gasóleo, a pellets ou a gás, ou os recuperadores de calor colocam a água a circular facilmente a 70-80 graus e é a essa temperatura que os radiadores normais gostam de trabalhar. Uma BC para não gastar muito tem de trabalhar a temperaturas mais baixas, logo pode não se conseguir obter o conforto esperado ou podem surgir facturas brutais.
    Como termo de comparação, temos casos relatados aqui no fórum, de pessoas com piso radiante e BC (que funciona ali nos 30-35 graus) e facturas de 200€ nos meses mais exigentes do ano.

    Dito isto, eu instalei uma BC e tenho radiadores. Mas moro num apartamento e investi também em melhorar o isolamento na tentativa de reduzir a necessidade de calor. É o primeiro inverno que está a chegar, na Primavera logo fazemos contas :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:metRo_


    Que maquina instalaste?
  6.  # 6

    Daikin altherma HT
    VaIllant arotherm plus HT
  7.  # 7

    Colocado por: metRo_Que maquina instalaste?

    Instalei uma Vaillant Arotherm Plus (mas de média temperatura e 8,5kW e não a HT que o jorgealves indicou). Tenho cerca de 60 elementos em alumínio (no futuro pretendo trocá-los por convectores a fim de tentar reduzir a necessidade de temperatura)
    • metRo_
    • 25 outubro 2021 editado

     # 8

    Uma das razoes para trocar a caldeira seria o facto de ela estar neste momento avariada e aproveitar o fundo ambiental no entanto ainda ha em casa um deposito quase cheio.

    Vou pedir orcamentos para o arranjo e este inverno com o deposito que ainda existe perceber os gastos para no proximo ano perceber qual seria a melhor solucao. Assim por alto, uma bomba de calor de alta temperatura so estaria paga daqui a 12/15 anos.

    Talvez pellets seja a melhor opcao no meu caso considerando o fundo ambiental ou gas natural mas este caso nao da para o fundo ambiental e ainda era necessario fazer a instalacao.

    Obrigado pelas opinioes :)
  8.  # 9

    Caldeira pellets funcionando com água. 70°C não é muito económica.
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesCaldeira pellets funcionando com água. 70°C não é muito económica.


    3eur por dia para aquecer 3 quartos, um WC, uma cozinha e uma sala das 18:00 a's 8:00 parece me tranquilo.
    • SrR
    • 25 outubro 2021

     # 11

    Colocado por: metRo_

    3eur por dia para aquecer 3 quartos, um WC, uma cozinha e uma sala das 18:00 a's 8:00 parece me tranquilo.
    isso depende, como chegou a esses valores?
    • metRo_
    • 25 outubro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: SrRisso depende, como chegou a esses valores?

    É o caso de um familiar próximo.
    No caso da caldeira a gasóleo os utilizadores já têm alguma idade e a questão da manutenção e colocação dos pellets pode ser um contra daí estar a ver bomba de calor.
    • SACS
    • 25 outubro 2021

     # 13

    Colocado por: metRo_3eur por dia para aquecer 3 quartos, um WC, uma cozinha e uma sala das 18:00 a's 8:00 parece me tranquilo

    Isso parecem contas feitas por algum instalador.
    Mas olhe que a máquina se trabalhar só 2h por dia é capaz de gastar 1€/dia.
    Qualquer aquecimento que tenha como fonte de calor os "pellets" e em média gaste menos de 15kg/dia é simplesmente mito! A não ser que esteja aquecer somente os radiadores para dizer que eles estão quentes, mas conforto não há!
  10.  # 14

    Colocado por: SACS
    Isso parecem contas feitas por algum instalador.
    Mas olhe que a máquina se trabalhar só 2h por dia é capaz de gastar 1€/dia.
    Qualquer aquecimento que tenha como fonte de calor os "pellets" e em média gaste menos de 15kg/dia é simplesmente mito! A não ser que esteja aquecer somente os radiadores para dizer que eles estão quentes, mas conforto não há!
    não é mito, é experiência própria. Se para si conforto for só 22, então não, mas se 19/20° chegar então sim.
  11.  # 15

    Quando começar o inverno poderei ter uma opinião mais mais avalisada no que respeita ao consumo de Pellets para o aquecimento da casa....com 104 elementos distribuidos por cerca de 12 radiadores.
    Para já, o consumo de pellets para aquecimento de águas sanitárias para duas pessoas fica em cerca de 60 centimos por dia.....
  12.  # 16

    Ontem aqueci a casa com a caldeira a pellets, para teste.
    Radiadores bem quentes uma hora após ligar a caldeira, regulada para trabalhar a 65 graus.
    Comparativamente com o aquecimento com a caldeira a gasóleo, os radiadores demoram mais tempo a aquecer.
    Em termos de consumo de pellets, nas 4 horas que esteve ligada, deve ter gasto menos de 1 Kg. Números rigorosos só mais lá para o Inverno....
  13.  # 17

    Colocado por: Sansoni7Ontem aqueci a casa com a caldeira a pellets, para teste.
    Radiadores bem quentes uma hora após ligar a caldeira, regulada para trabalhar a 65 graus.
    Comparativamente com o aquecimento com a caldeira a gasóleo, os radiadores demoram mais tempo a aquecer.
    Em termos de consumo de pellets, nas 4 horas que esteve ligada, deve ter gasto menos de 1 Kg. Números rigorosos só mais lá para o Inverno....

    1kg em 4h parece me pouco tendo em conta as pouquíssimas vezes que liguei inverno passado (mudei de casa fim de inverno). Aqui consumia mais, mas media ao certo vou fazer agora este inverno
  14.  # 18

    Tal como eu; só quando começar o inverno terei mais certezas...mas não creio que ande muito longe desta quantidade.
    • SrR
    • 29 outubro 2021

     # 19

    Colocado por: Sansoni7Tal como eu; só quando começar o inverno terei mais certezas...mas não creio que ande muito longe desta quantidade.
    acho muito optimista essa previsão.
    Concordam com este comentário: SACS, jorgealves
  15.  # 20

    Colocado por: Bruno.AlvesAs caldeiras a gasóleo, a pellets ou a gás, ou os recuperadores de calor colocam a água a circular facilmente a 70-80 graus e é a essa temperatura que os radiadores normais gostam de trabalhar. Uma BC para não gastar muito tem de trabalhar a temperaturas mais baixas, logo pode não se conseguir obter o conforto esperado ou podem surgir facturas brutais.
    Como termo de comparação, temos casos relatados aqui no fórum, de pessoas com piso radiante e BC (que funciona ali nos 30-35 graus) e facturas de 200€ nos meses mais exigentes do ano



    Tenho uma caldeira a gasoleo ligada a radiadores e aconselharam-me precisamente a colocar BC baixa temperatura e a ter mais tempo ligado para os radiadores colocarem a temperatura confortavel. Acrescentaram ainda que muitos antigos donos de caldeira a gasoleo estão a fazer isto.
    Eu não fiz, não que duvide da pessoa em questão, mas ao mesmo tempo parece-me "esquisito" e não posso pagar para ver se é verdade. Ou seja, não posso gastar 6000€ numa BC e correr o risco de não aquecer a casa... além de que, para leigo, também parece razoável que neste tipo de situação a BC vai estar sempre a trabalhar no máximo.... não sei....

    Não conheço ninguem que tenha feito esta aposta.

    Dito isto, alguém tem ou conheçe alguem que tenha adotado a BC baixa temperatura com radiadores? Gostava de ter opinião de quem realmente fez isto.
 
0.0257 seg. NEW