Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 8 dezembro 2021 editado

     # 61

    Colocado por: marteloescoproIsso é ilegal. Um cliente não pode exigir a um prestador de serviços que revele as faturas dos seus fornecedores.


    Trabalho noutra industria que não a construção, e fora do mercado nacional, mas já trabalhei em projetos multidisciplinares em que todos os supliers reportavam dados do genero a quem encabeçava o projecto.

    Principalmente por uma questão de transparência e compliance. É até bastante comum para contratos sensíveis para o sector publico no pais em causa. Até porque algumas sub-contrataçoes requerem autorização especial e aprovação das empresas e até dos indivíduos.

    E ninguém fica incomodado por perceber que tem mais ou menos margem que outro. Até porque cada um licitou o preço que pretendia à priori.
    Por isso se descobrir a meio do jogo que outro fornecedor equivalente está a levar mais, problema dele, para a próxima faça melhor as contas.
  1.  # 62

    Esse report acontece em obras em PT, mas geridas e com empreiteiros de fora de PT. Tudo às claras... o DO até mete alguém em obra a controlar a produtividade, para ter dados fidedignos em tempo real... mas isto lixa os espertos e favorece os inteligentes, não é a mesma coisa.
  2.  # 63

    Eu não sou nenhum expert em construção até porque venho de uma área muito diferente, no entanto comparar orçamentos do setor publico vs setor privado onde para ganharem os concursos tem que esmagar margens de forma a ganharem no volume e na continuidade de ganharem concursos.

    Outra questão que me parece muito relevante é comparar orçamentos para obras de 2700m2 vs obras de 200m2 a 300m2, existem muitas variáveis, mas uma coisa é certa, entramos em economia de escala e quem vende 10x mais material consegue oferecer preços descontos muitos superiores.

    Nas outras variáveis de instalação e mão de obra poderá ser um valor fixo ou também descer em alguma proporção.

    Honestamente não acho uma comparação muito justa, deveriam ser comparações mais do tipo do mesmo setor privado e para construção dentro dos mesmos m2 de construção.

    É muito diferente construir uma vivenda ou construir uma torre de 20 andares :)
    • FT87
    • 8 dezembro 2021

     # 64

    Colocado por: hangas

    Trabalho noutra industria que não a construção, e fora do mercado nacional, mas já trabalhei em projetos multidisciplinares em que todos os supliers reportavam dados do genero a quem encabeçava o projecto.

    Principalmente por uma questão de transparência e compliance. É até bastante comum para contratos sensíveis para o sector publico no pais em causa. Até porque algumas sub-contrataçoes requerem autorização especial e aprovação das empresas e até dos indivíduos.

    E ninguém fica incomodado por perceber que tem mais ou menos margem que outro. Até porque cada um licitou o preço que pretendia à priori.
    Por isso se descobrir a meio do jogo que outro fornecedor equivalente está a levar mais, problema dele, para a próxima faça melhor as contas.


    A situação é mesmo essa controlar se todos os intervenientes receberam as quantias devidas nada mais agora quero la saber quanto custou x ou y material. A mim interessa-me o valor final do projecto esse sim é o objectivo para mim agora o resto não interessa.
    • FT87
    • 8 dezembro 2021 editado

     # 65

    É como digo eu faço isso com todas as entidades desde o arquitecto que contratou as especialidades o empreiteiro geral com os seus subempreiteiros etc e até agora ninguém se queixou pelo contrário já recebi alguns elogios de que se deveria trabalhar assim em todo o lado que se assim fosse não haveria calotes ou pelo menos haveriam menos e de menor dimensão.
    E no dia 8 de cada mês todos os trabalhadores em obra têm de assinar um documento a confirmar que já receberam o salário caso não tenham recebido a entidade patronal é chamada para esclarecimentos e se em dois dias não for resposta a situação eu assumo e acerto contas com a entidade e posso dizer que já aconteceu duas vezes com entidades diferentes.
    • FT87
    • 8 dezembro 2021 editado

     # 66

    Colocado por: pribeiroEu não sou nenhum expert em construção até porque venho de uma área muito diferente, no entanto comparar orçamentos do setor publico vs setor privado onde para ganharem os concursos tem que esmagar margens de forma a ganharem no volume e na continuidade de ganharem concursos.

    Outra questão que me parece muito relevante é comparar orçamentos para obras de 2700m2 vs obras de 200m2 a 300m2, existem muitas variáveis, mas uma coisa é certa, entramos em economia de escala e quem vende 10x mais material consegue oferecer preços descontos muitos superiores.

    Nas outras variáveis de instalação e mão de obra poderá ser um valor fixo ou também descer em alguma proporção.

    Honestamente não acho uma comparação muito justa, deveriam ser comparações mais do tipo do mesmo setor privado e para construção dentro dos mesmos m2 de construção.

    É muito diferente construir uma vivenda ou construir uma torre de 20 andares :)


    Sim isso eu percebo até porque não comparei nada.
    Só acho que aqui no fórum fala-se quase sempre em valores demasiado exagerados e por isso abri este tópico para que o pessoal coloque preços de diversas áreas para ajudar quem aqui vem perguntar e quase sempre fica sem resposta pois vêm quase sempre os mesmos com ques e porquês e nada mais.
    Concordam com este comentário: pribeiro
  3.  # 67

    Ft87 isso tudo em Portugal? Que tipo de obra?
    • FT87
    • 8 dezembro 2021

     # 68

    Habitação e comércio.
    • FT87
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 69

    No Dubai por exemplo (julgo ainda ser assim) ninguém paga nada a ninguém toda a gente paga a certas entidades do estado e essas entidades fazem o respectivo pagamento.
    Até os salários são pagos a uma entidade e essa entidade transfere aos funcionários.
    Se as datas que estão em contrato não forem cumpridas em cerca de cinco dias tudo bloqueia desde cartões bancários contas etc.
    Funciona tudo 5* e toda a gente tem crédito e não há dívidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  4.  # 70

    Colocado por: FT87No Dubai por exemplo (julgo ainda ser assim) ninguém paga nada a ninguém toda a gente paga a certas entidades do estado e essas entidades fazem o respectivo pagamento.
    Até os salários são pagos a uma entidade e essa entidade transfere aos funcionários.
    Se as datas que estão em contrato não forem cumpridas em cerca de cinco dias tudo bloqueia desde cartões bancários contas etc.
    Funciona tudo 5* e toda a gente tem crédito e não há dívidas.


    Isso inclui os milhares de desgraçados(trabalhadores), que são transportados pior que animais para abate e que o alojamento é carne para canhão?
    Provavelmente as reportagens de investigação jornalística sobre condições dos trabalhadores do Paquistão, Bangladesh etc., são Invenções.
    Concordam com este comentário: Manuel101
    • FT87
    • 9 dezembro 2021

     # 71

    Colocado por: Varejote

    Isso inclui os milhares de desgraçados(trabalhadores), que são transportados pior que animais para abate e que o alojamento é carne para canhão?
    Provavelmente as reportagens de investigação jornalística sobre condições dos trabalhadores do Paquistão, Bangladesh etc., são Invenções.


    Mas o que tem uma coisa haver com a outra?
    Estamos a falar de um assunto totalmente diferente isso que diz é tema para outro tópico.
  5.  # 72

    Colocado por: FT87

    Mas o que tem uma coisa haver com a outra?
    Estamos a falar de um assunto totalmente diferente isso que diz é tema para outro tópico.


    Quando vi o post a dar o exemplo, que no Dubai é tudo certinho e transparente, lembrei das reportagens.
    • FT87
    • 9 dezembro 2021

     # 73

    Colocado por: Varejote

    Quando vi o post a dar o exemplo, que no Dubai é tudo certinho e transparente, lembrei das reportagens.


    Sim eu percebi.
    Mas parece que agora já não é assim pode haver sim casos pontuais mas nada como antigamente.
    • FT87
    • 10 dezembro 2021

     # 74

    Os empreiteiros ainda se queixam que ganham pouco?
    Pedi a uns dias preço para louças sanitárias e chegou hoje após analisar o pvp e o preço líquido que recebi as margens realmente são brutais 😀.
    E não venham já dizer que foram em grande quantidade porque não foram foram estas:

    6 sanitas
    6 bides
    6 bases duche
    6 lavatórios
  6.  # 75

    35% é normal em algumas marcas
    Concordam com este comentário: riscos
    • FT87
    • 10 dezembro 2021

     # 76

    Colocado por: RicardoPorto35% é normal em algumas marcas
    Concordam com este comentário:riscos


    Pelo que tenho tido conhecimento acho que 35% é o minimo.
  7.  # 77

    Colocado por: FT87

    Sim eu percebi.
    Mas parece que agora já não é assim pode haver sim casos pontuais mas nada como antigamente.



    O dubai é o pior que pode haver… e é de admirar como é que muitos fofinhos nunca falam de nada, mas no entanto vão lá passar as ferias… os pseudo activistas que de actividade não têm nada.
    • FT87
    • 10 dezembro 2021

     # 78

    Colocado por: luixmod


    O dubai é o pior que pode haver… e é de admirar como é que muitos fofinhos nunca falam de nada, mas no entanto vão lá passar as ferias… os pseudo activistas que de actividade não têm nada.


    Então explique la pk é o pior?
  8.  # 79

    Colocado por: FT87

    Então explique la pk é o pior?



    mão de obra escrava? falta de direitos humanos? super ricos extravagantes e os pobres no outro lado da cidade? cada tentativa de impressionar é mais um desastre natural ou então um edifício só para o show extravagante que no final nem a "****" conseguiram conduzir para o sitio correcto... tanto dinheiro mal gasto há custa de um pais de petróleo para para fazer uma cidade monstruosa sem qualquer sentido.... agora percebo porque é que os tais refugiados da síria nem querem ir para a cidade maravilha... já todos sabem o que lhes espera, expecto os indianos!



    algo para pensar:
    https://www.youtube.com/watch?v=tJuqe6sre2I
    • FT87
    • 11 dezembro 2021

     # 80

    Colocado por: luixmod


    mão de obra escrava? falta de direitos humanos? super ricos extravagantes e os pobres no outro lado da cidade? cada tentativa de impressionar é mais um desastre natural ou então um edifício só para o show extravagante que no final nem a "****" conseguiram conduzir para o sitio correcto... tanto dinheiro mal gasto há custa de um pais de petróleo para para fazer uma cidade monstruosa sem qualquer sentido.... agora percebo porque é que os tais refugiados da síria nem querem ir para a cidade maravilha... já todos sabem o que lhes espera, expecto os indianos!



    algo para pensar:
    https://www.youtube.com/watch?v=tJuqe6sre2I


    Provavelmente o luixmod ou nunca la foi ou já não vai há muitos anos.
    Não confie em tudo o que ouve experimente e vá lá.
    Tive a opurtunidade de no fim de 2019 estar lá um mês e conhecer quase tudo e de tudo o que dizem nas notícias só um quinto é verdade para não dizer menos
 
0.0290 seg. NEW