Iniciar sessão ou registar-se
    • VCG
    • 26 janeiro 2022

     # 81

    marco1, obrigado pela sua analise e opinião. A ideia é entro em casa pelo res-do chão ou pela cave (escadas) e tenho logo o escritório e deixamos lá às tralhas, e depois vamos para a Open-space, Sala e cozinha. O acesso ao escritorio tb pode ser efetuado pela parede 163 se assim desejar (não precisamos ir à volta). A parede das escadas do lado do corredor terá um vitral para dar luz natural às escadas. A divisão 2.0x1.55mts será uma pequena divisão onde colocamos as máquinas de tratamento roupas.
    Uma dúvida na parede de 4.30mts onde está virado o sofá equaciono colocar um recuperador de lenha e tv, considera viável ?
  1.  # 82

    Os meus 5tostões…

    Uma cadeira de rodas não roda na entrada de casa.

    Se bem percebo para passar para os quartos ou passa à frente da TV ou por dentro do escritório, certo? Não é muito agradável mas são gostos.
    A porta do escritório/quartos so de 80cms livres parece-me acanhada mas será o menos.
    Eu trocaria a IS pela “lavandaria” para ficar uma IS mais “social friendly”
    Na cozinha so terá mesmo a ilha (ou faltou a linha)? Sem mais balcões?! Pense em maq. de café, bimbos, torradeira…

    Tirando ali a parte das escadas/entrada/escritório não me parece uma má base.
    Abr.
    Boa sorte.
  2.  # 83

    VCG

    eu a essa planta tenho outras objeções que diferem das que lhe puseram até agoa, por exemplo o nó do L embora perceba as suas explicações não acho muito pratico o hall de entrada assim como ter de passar em frente á tv para ir para os quartos quando se entra pela porta principal
    talvez reorganizasse o escritório de forma a que pudesse do hall aceder diretamente aos quartos
    depois ainda só mesmo conhecendo as razões e forma da cave é que até se poderia equacionar alguma outra solução para a escada
    embora ache o seu estudo equilibrado e contido veja se poe o arquiteto a trabalhar nisso.
    quanto ao recuperador e tv não vejo problema nenhum se isso for uma opção sua, embora ache que em termos de climatização um recuperador nessa situação tão open não vá ter grande rendimento.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
    • VCG
    • 26 janeiro 2022

     # 84

    Colocado por: marco1VCG

    eu a essa planta tenho outras objeções que diferem das que lhe puseram até agoa, por exemplo o nó do L embora perceba as suas explicações não acho muito pratico o hall de entrada assim como ter de passar em frente á tv para ir para os quartos quando se entra pela porta principal
    talvez reorganizasse o escritório de forma a que pudesse do hall aceder diretamente aos quartos
    depois ainda só mesmo conhecendo as razões e forma da cave é que até se poderia equacionar alguma outra solução para a escada
    embora ache o seu estudo equilibrado e contido veja se poe o arquiteto a trabalhar nisso.
    quanto ao recuperador e tv não vejo problema nenhum se isso for uma opção sua, embora ache que em termos de climatização um recuperador nessa situação tão open não vá ter grande rendimento.
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCG

    marco1,

    Muito obrigado pela sua analise, compreendo perfeitamente a sua analise, e irei concerteza colocar o arquiteto a trabalhar nos pontos que refere com esta base (sem aumentar m2):
    - trabalhar o nó do L (Hall, escritório, escadas) com a permissa de quem estiver na sala não ser incomodado com quem entra na em casa.

    A cave terá a função de garagem, com 6mts de largura (ter 2 carros lado-a-lado) em toda a zona social + escritório (zona tecnica), o portão de garagem é por baixo da cozinha, portanto a escadas terão que ser junto ao escritório senão impede ter 2 carros lado a lado (permissa que nós queremos). Dai a sua localização atual, mas pode ser trabalhada tb..

    Relativamnete ao recuperador a lenha, tb tem toda a razão é um gosto pessoal (eu tenho facilidade de aquisição de lenha), mas claro para garantir o conforto térmico em toda a extensão da casa irei optar por um sistemna autonomo, em principio PHR.
    • VCG
    • 26 janeiro 2022

     # 85

    Colocado por: gil.alvesOs meus 5tostões…

    Uma cadeira de rodas não roda na entrada de casa.

    Se bem percebo para passar para os quartos ou passa à frente da TV ou por dentro do escritório, certo? Não é muito agradável mas são gostos.
    A porta do escritório/quartos so de 80cms livres parece-me acanhada mas será o menos.
    Eu trocaria a IS pela “lavandaria” para ficar uma IS mais “social friendly”
    Na cozinha so terá mesmo a ilha (ou faltou a linha)? Sem mais balcões?! Pense em maq. de café, bimbos, torradeira…

    Tirando ali a parte das escadas/entrada/escritório não me parece uma má base.
    Abr.
    Boa sorte.


    gil.alves,

    Obrigado pelos 5 tostões :).

    Sim, fez uma analise correcta do layout, para passar para os quartos ou passa à frente TV ou pelo escritório. Como referi ao marco1, vai ser o ponto a resolver junto do arquiteto pois quero ver possiveis soluções (diria será o ponto mais critico, pois não quero aumentar m2).

    Quanto à "lavandaria" e IS, senão existirem objecões legais não vou mexer, já estive em IS exatamnete com estas medidas (diria fotocópias) e acho aceitáveis, mas compreendo o que diz.

    Quanto à cozinha, sim terá uma ilha muito boa (cozinhar e espaço de apoio) e na parede da janela (2x1) terá uma bancada com a pia (lavar), toda a parede ter armarios e na parede lateral irei alocar o movel de apoio para a maq. de café, bimbos, torradeira.
    • RCF
    • 26 janeiro 2022

     # 86

    Colocado por: antonylemosnão me refiro aos quartos nem à sala. mas só para lhe dar uma ideia, se vc optimizar a circulação dessa casa pode ganhar uns bons metros quadrados que possam servir para alguma coisa

    por isso, no meu comentário, escrevi mais qualquer coisa para além do que citou
    Colocado por: RCFMais sintomático ainda será um hall de entrada, que alguns até dispensam, fazendo a entrada direta para a sala e outros não abdicam...
    • VCG
    • 28 janeiro 2022

     # 87

    Bom dia, com base em todos os comentários e dos quais desde já agradeço, lá em casa chegamos a uma planta mais madura (base de trabalho), principalmente na zona do nó do L (zona mais crítica)
    - Zona social mais bem definida (quem entra não incomoda que está na sala a ver TV), recuperador a lenha terá uma localização arrumada (no canto), e reduzi de 11.5mts x 6mts para 11.22mts x 6mts.
    - Hall de entrada com dimensões suficientes (1.55mts, nem grande, nem pequeno). Aqui estamos a equacionar colocar um ripado de +/-2mts na parede de 5mts (lado direito quem entra no Hall) para a” atenuar” efeito túnel, portanto ficaria quem entra 3mts parede e 2mts de ripado. Com armários para quadros de eletricidade, ITED, etc.
    - Escritório bem definido e com a localização que desejamos, logo na entrada e separado da zona social (barulhos).
    - Escadas (1mtsx 0.18x0.28) com luz natural e com ligação quer ao Hall, quer ao escritório
    - Wc serviço/quartos, cumpre as legislações (diâmetro de 1.50mts com todos os elementos necessários), mas claro terá que ser devidamente confirmada por um profissional.

    Abdicamos de WC suite de 3.20x2mts para 2.85x2.0mts, mas para nós é mais que suficiente.
    Nota: Azul-janelas ou portadas de 2.20mts altura; Amarelo -janelas 2mtsx1.0mts; Verde-Porta de entrada.

    Por favor, deem a vossas opinioes, criticas e sugestões de melhoria.
      Planta_L reformulado.jpg
  3.  # 88

    Está aí uma manta de retalhos...
    Contrate um arquitecto.
    • VCG
    • 28 janeiro 2022

     # 89

    Colocado por: Pedro BarradasEstá aí uma manta de retalhos...
    Contrate um arquitecto.

    Sim, já contratei mas será apresentado esta base de trabalho.
    Sr. Pedro Barradas, a vida é toda ela uma manta de retalhos...quem dar algum comentário construtivo? Desde já obrigado
  4.  # 90

    Nunca gostei muito de ver esses open space em serie, acho estranho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
  5.  # 91

    Colocado por: VCG
    Sim, já contratei mas será apresentado esta base de trabalho.
    Sr. Pedro Barradas, a vida é toda ela uma manta de retalhos...quem dar algum comentário construtivo? Desde já obrigado
    Não faça isso, olhe que eu sei do que falo.
    Isso vai tar a estragar tudo se lhe mostrar isso, se ja contratou im arquiteto esforce-se em explicar o melhor possível aquilo que pretendem e deixe os desenhos para o arquiteto
    • VCG
    • 28 janeiro 2022

     # 92

    Colocado por: DR1982Não faça isso, olhe que eu sei do que falo.
    Isso vai tar a estragar tudo se lhe mostrar isso, se ja contratou im arquiteto esforce-se em explicar o melhor possível aquilo que pretendem e deixe os desenhos para o arquiteto

    Terei em conta o que diz, esta é uma base mental para nós, apenas isso, mas claro vou deixar os desenhos "oficiais" para ele (respeitando o seu trabalho). Obrigado
  6.  # 93

    Colocado por: VCGesta é uma base mental para nós
    Que serve exatamente para que?
    • RCF
    • 28 janeiro 2022

     # 94

    A entrada não me convence... entra-se para um corredor, o que não é o mais agradável. É preferível entrar para uma zona mais ampla e com luz natural.
    Sem mexer muito, nessa planta, talvez encurtando a parede que separa para a sala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
  7.  # 95

    Colocado por: VCGmas será apresentado esta base de trabalho.

    Não +é muito producente... pois vocês mentalmente já estarão demasiado colados a isso... ou o arquitecto poderá colar-se muito a isso e a resolução do projecto poderia ir por outro caminho, bem melhor.
    É preferível escreverem/ explicarem o que necessitam, como vivem, o que almejam.
    Concordam com este comentário: Djdasa, antonylemos, IronManSousa
  8.  # 96

    Colocado por: DR1982Nunca gostei muito de ver esses open space em serie, acho estranho
    é estranho quando não tem dimensão.. em casas assim contidas concordo que fica um pouco estranho .. quando há espaço suficiente já faz mais sentido
  9.  # 97

    Colocado por: VCGTerei em conta o que diz,
    o DR também tinha a mesma ideia que vc.. muito desenhava ele.. até que apercebeu-se que o melhor era deixar os desenhos para quem sabe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
  10.  # 98

    Colocado por: antonylemoso DR também tinha a mesma ideia que vc.. muito desenhava ele.. até que apercebeu-se que o melhor era deixar os desenhos para quem sabe
    Certo, e por muito que eu desenha-se nunca chegaria a um resultado semelhante sequer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
  11.  # 99

    No meu caso eu idealizei de uma forma. O arquitecto mudou a garagem de uma ponta para outra, por causa da orientação solar.
    Isso mudou por completo a planta.
    • VCG
    • 28 janeiro 2022

     # 100

    IronManSousa, certo e o mesmo pode acontecer a mim. Mas no seu caso como idealizou? Fez algum tipo de desenho ou apenas escreveu em texto? Eu considero os desenhos um processo de aprendizagem que não faz mal a ninguém (ou qual podemos pedir conselhos a quem percebe, essência de um forum). Depois cabe a cada DO estar de espirito aberto e não se fixar aos desenhos pre-estabelecidos ou mesmo às ideias pré-estabelecidas em texto.

    De qualquer modo, fico agradecido pelos vossos comentários e se quiserem comentar a planta estejam à vontade é a razão dela estar cá. Saúde a todos, que é o que é preciso ;)
 
0.0301 seg. NEW