Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Bragas VNão recomenda o pladur com buracos?

O pladur acústico das marcas tem buracos. Não resulta?

É para a reverberação, e não para isolar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bragas V
  2.  # 42

Colocado por: Bragas VNão recomenda o pladur com buracos?

Oh bragas!!! esse "pladur com buracos", como lhe chama, é para controlo da reverberação... dos ecos nos espaços. Normalmente não é utilizado em situações residênciais.
  3.  # 43

Não vejo onde pladur com buracos possa ser minimamente eficiente para tratar a transmissão de ruido... Julgo existir alguma confusão entre tratar acusticamente um espaço e isolar o ruido.
    Esses painéis perfurados, à semelhança de outras soluções, têm como função "quebrar" as ondas sonoras e assim atenuar o eco ou reverberação, melhorando acusticamente o local (tal como num estúdio de gravação, uma sala de cinema, etc.). Mas isso pouco ou nada impede que as ondas sonoras sejam absorvidas pelas superfícies e se propaguem mecanicamente através das paredes (independentemente do sentido dessa propagação, neste caso, do vizinho para a nossa casa).
    Para atenuar essas ondas, ou conseguir um isolamento decente, a única forma são massas pesadas como já aqui foi referido, algo que abrande a propagação das ondas sonoras.
    Em situações muito especificas (no caso, isolamento de maquinaria) consegui obter bons resultados com um mix de massa pesada + placa de espuma PU compacta de 30 ou 40mm.

Teriam sido marcas/especificações diferentes na altura, mas algo deste género:

https://rodavigo.net/pt/p/massa-pesada-para-reducao-de-ruido-mp10-a-1230x1030mm-ref-amc-26604/81626604

https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-acustico/placa-pu-de-isolamento-acustico-parede-ca-80-40mm-1m2-16374085.html?src=clk

Mas como disse, foi para umas aplicações muito especificas, não sei se seria o ideal para paredes.
  4.  # 44

Enquanto escrevia o Pedro disse tudo... é isso.
  5.  # 45

Colocado por: NunoSaaBoa tarde,

Estive a fazer uns cálculos "por alto" do valor por m2 apenas do isolamento para ter uma ideia do custo de uma solução face ao meu orçamento, e resultou no seguinte (salientar que os preços são "médios" face ao que consegui encontrar em pesquisa):

Tabela

Face a estes valores, diria que no meu orçamento apenas cabem confortávelmente as 2 primeiras opções, sendo que a 3a opção já levaria a um esforço extra, talvez demasiado até.

A opção 2 face a opção 3 terá uma redução de eficácia muito significativa?

Cumprimentos

Viva Nuno,

pode por favor partilhar feedback de resultados e que opção enveredou?

obrigado
    Concordam com este comentário: fadadolar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marialisboa
  6.  # 46

Estou a ver que este problema é comum e as soluções (pelo feedback que se vai tendo) compensam pouco. No entanto, uma coisa que acho curiosa: muita gente com este problema fala em ter tetos falsos e luzes embutidas.

Porquê colocar luzes embutidas em casas com fraco isolamento acústico/térmico? Parece-me contraproducente, visto que é só buracos por onde passa o ar e o som (?). Eu tenho essas luzes em toda a casa e estou ansiosa por mudá-las :(

Just food for thought
    Concordam com este comentário: bettencourt
  7.  # 47

Mas os buracos dos focos/luzes embutidas estão abertos?
  8.  # 48

Colocado por: Vítor MagalhãesMas os buracos dos focos/luzes embutidas estão abertos?

Abertos, como assim? Não, têm a lâmpada. Mas às vezes penso que 12 focos (que eu imagino serem 12 buracos no teto), ao contrário de uma só lâmpada pendente "tradicional", torna o teto mais vulnerável à passagem do ar e som. Mas eu não sou perita de todo!
  9.  # 49

Também partilho a dúvida Maria Lisboa
  10.  # 50

O isolamento fica corrido por cima
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0181 seg. NEW