Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Se soubesse o que sei hoje, ainda vivia na casa dos meus pais 😂😂 Estou a brincar.

    1000€ de ordenado NÃO chegam para essas despesas.

    Até se pode/consegue aguentar nos primeiros tempos, mas depois torna-se uma missão impossível, as despesas nem sempre são assim tão fixas. Um exemplo, no verão gasto em média 40€ de electricidade, no inverno, a média são 133€.

    Mesmo que um dia arranje alguém, se essa pessoa ganhar o ordenado mínimo, vai ser difícil. Portanto, vai ter de ser seletivo neste aspeto 😂 E se depois pensarem em filhos ainda pior.

    Há por aí um tópico no fórum, em que os membros falam sobre gastos mensais, dê uma vista de olhos.
  2.  # 42

    Colocado por: pguilherme
    O problema é que a maior parte das pessoas, se é que pensam assim, nunca chegam a amortizar nada.

    Depois, para complicar, amortizar não é necessariamente sempre o mais vantajoso/rentável.
    O crédito habitação é o mais barato, por isso só deverá ser amortizado em ultimo lugar, quando houver um bom pe de meia para suportar possíveis situações de desemprego, trocas ou avarias de carro, estudos dos filhos, etc etc...
    de nada adianta ir abatendo o credito como sei de alguns e depois ficar a pagar carro a 7 e 8 %
    Concordam com este comentário: pguilherme, IronManSousa
  3.  # 43

    E mesmo sem outros créditos, quando se está a vontade, outras manobras podem ser muito mais interessantes do que a amortização.

    Pelo menos atualmente, amortizar como sugerido talvez seja a opção menos interessante.
    Concordam com este comentário: DR1982
  4.  # 44

    Colocado por: tviegasalugue é um apartamento

    Compre mas é um e depois venda no futuro ou arrendar para aumentar a capacidade de financiamento da moradia.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  5.  # 45

    Colocado por: DR1982Com mil euros mensais e 200/250€ mensais de prestação nao amortiza
    Nada, nem deve ser esse o objetivo sequer.



    Se o user em questão já estava preparado para ter 400€ de parte para a renda, pagando apenas 250€, já sabe que tem de tentar meter os 150€ que "sobram" de parte.

    A almofada está lá. Não foi necessária = ok, amortiza-se o que se puder.

    É preciso ter cabeça e ideia fixa no objectivo, mas faz-se.

    Nos 4 anos que estivemos na casa conseguimos abater 13k (entre amortizações e renda normal).
    Não é muito, certo, mas foram uns bons meses extra que já ficaram pagos e, ao mesmo tempo, nunca nos sentimos com a corda ao pescoço porque a almofada esteve sempre lá.

    Viver no limite da taxa de esforço é que não considero uma boa apologia.
  6.  # 46

    Colocado por: pguilhermeE mesmo sem outros créditos, quando se está a vontade, outras manobras podem ser muito mais interessantes do que a amortização.

    Pelo menos atualmente, amortizar como sugerido talvez seja a opção menos interessante.
    Concordam com este comentário:DR1982


    Fiquei interessada.
    Que outras manobras?

    Amortizámos apenas 1x (quando vimos que para além da almofada, ficou de parte um extra de 5k). Fez sentido na altura mas estou aberta a sugestões melhores :)
    (Nota meio importante: só temos o crédito habitação. Não temos outros créditos)
  7.  # 47

    Colocado por: Chris_F


    Se o user em questão já estava preparado para ter 400€ de parte para a renda, pagando apenas 250€, já sabe que tem de tentar meter os 150€ que "sobram" de parte.

    A almofada está lá. Não foi necessária = ok, amortiza-se o que se puder.

    É preciso ter cabeça e ideia fixa no objectivo, mas faz-se.

    Nos 4 anos que estivemos na casa conseguimos abater 13k (entre amortizações e renda normal).
    Não é muito, certo, mas foram uns bons meses extra que já ficaram pagos e, ao mesmo tempo, nunca nos sentimos com a corda ao pescoço porque a almofada esteve sempre lá.

    Viver no limite da taxa de esforço é que não considero uma boa apologia.
    Isso nao é viver mas sim sobreviver. Com mil euros por mes a pagar 200/250€ mensais se chegar ao fim do mes com 50€ no bolso ja é bom.
  8.  # 48

    Colocado por: Chris_FFiquei interessada.
    Que outras manobras?

    Não sei qual a vossa situação financeira, nem tão pouco sou um financial advisor. Por isso não leve isto como conselho, porque não é. Apenas uma partilha de ideias, de um outro ponto de vista a considerar, talvez.

    Por exemplo: se já tem os 400€/mês e apenas gasta 250€ na HPP, em vez de poupar o resto (que pode conseguir facilmente ou não) para amortizar a casa mais tarde, considere o oposto: tire partido de financiamento e use os 400€ na totalidade para tentar estabelecer outro rendimento. Quem sabe, esse rendimento ainda lhe paga a totalidade dos 400€ mensais.

    O mesmo quando quer comprar algo para lazer. Em vez de gastar o que quem no bolso, será que consegue investir em algo que dê retorno suficiente para comprar o que queria inicialmente?
  9.  # 49

    Colocado por: Chris_FAmortizámos apenas 1x


    Do ponto de vista financeiro, as primeiras amortizações são aquelas que compensam mais. Isto porque a forma de cálculo das prestações é tendenciosa para o lado do banco. Durante os primeiros anos paga-se praticamente só juros e nos últimos anos paga-se quase só dívida.

    Assim, se conseguirmos amortizar antecipadamente no início, avançamos mais rapidamente para a situação em que a distribuição entre juros e amortizações de dívida, em cada prestação mensal, é mais razoável.

    De igual modo, para além de baixar o valor da atual prestação, também se fica, relativamente, menos exposto ao efeito de uma potencial subida da euribor.
  10.  # 50

    O rácio entre amortização e capital e juro é relativamente constante. Ao reduzir o capital em dívida, baixa ambos os componentes (ou encurta o prazo).

    Ficar menos exposto, é relativo. Depende de onde irá aplicar esse dinheiro, caso não seja na amortização. Se for em tabaco, sim, sem dúvida. Se for num outro imóvel, esse risco torna-se praticamente inexistente.
    Não só será fonte de rendimento como, em contingência, se tiver de vender, enquanto a euribor sobe significativamente tem tempo para vender e ainda faz dinheiro para amortizar a HPP.
  11.  # 51

    Colocado por: pguilhermeO rácio entre amortização e capital e juro é relativamente constante


    Então, o meu caso (fiz crédito em 2007, na altura no barclays) é atípico. Olhando para o plano de 480 prestações, é muito evidente que o rácio de montante juros de vs montante de amortização de capital é muitíssimo favorável ao banco nos primeiros anos.

    É óbvio que no início pagamos mais juros porque o capital em dívida é quase toda a dívida. Mas não deixa de ser quase absurdo (para mim) que o valor de amortização de capital nas prestações dos, digamos, primeiros 6 anos é quase nulo.

    Portanto, reitero que é muito útil amortizar antecipadamente, digamos, entre 10% a 15% do montante do empréstimo, e o mais rapidamente possível.

    Mas é fácil fazer as contas a quanto se vai poupar em juros até ao fim do empréstimo, e depois decide-se, face a outro potencial lucro de investir esse dinheiro noutro lado.

    Depois de amortizar no início, a vantagem na redução de juros (com novas amortizações) deixa de ser tão significativa.
  12.  # 52

    Olá Ricardo,

    Cada banco tem a sua fórmula, claro, e o plano de reembolsos varia em cada caso, mas a fórmula que descreve já há muitos anos que não é comum, efectivamente.

    Antigamente sim, no início do empréstimo a mensalidade quase nem amortizava capital, era só para juros.

    Como seria uma amortização nessas condições, não posso garantir, mas provavelmente seria amortizado o capital em dívida e mantida a fórmula de pagamentos. Ou seja, a mensalidade continuaria a servir sobretudo para pagar juros (que seriam recalculados). Se assim for, a não ser que encurtasse o prazo do empréstimo, a amortização não iria fazer avançar mais rapidamente para a situação em que a distribuição entre juros e amortizações de dívida, em cada prestação mensal, é mais razoável.

    Também não nos podemos esquecer das taxas de amortização antecipada, que podem ser insignificantes, ou não.

    Colocado por: ricardo.rodriguesÉ óbvio que no início pagamos mais juros porque o capital em dívida é quase toda a dívida.

    Em valor absoluto, sim, claro. À medida que a dívida é menor, também o juro é menor.
    Não é incomum que, no primeiro ano, 70% da mensalidade seja para amortizar capital (o que me parece bem razoável), sendo que no último ano, obviamente, a prestação quase toda é para amortizar capital.
  13.  # 53

    Por isso é que muitos que fazem creditos a pensar em amortizar têm que fazer bem as contas, a partir de certa altura do credito ja pouco compensa liquidar o crédito.
  14.  # 54

    A bem dizer, há muito mais por onde investir onde a rentabilidade é superior ao custo do financiamento.
    Uma amortização para trazer a mensalidade para baixo (e a taxa de esforço), para abrir portas a novos financiamentos para investimento pode ser interessante.

    Do ponto de vista consumista, se um dia for necessário comprar um novo automóvel ou algo assim, é melhor usar capital próprio e manter o CH.

    Descapitalizar-se só para ficar com uma dívida mais pequena, não traz necessariamente uma grande vantagem. A mensalidade ficará um pouco mais barata, mas dificilmente algo significativo, sobretudo face ao montante da amortização.

    Mas uma coisa é certa: em desespero de causa, antes amortizar o CH do que gastar as poupanças em "tabaco".
    O que se poupar nos juros só se notará mais para o final da maturidade.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 55

    Colocado por: pguilhermeA bem dizer, há muito mais por onde investir onde a rentabilidade é superior ao custo do financiamento.


    Como por ex?
  16.  # 56

    Colocado por: R3volutionComo por ex?

    Com este indicador, explore a ideia se tiver interesse, faça o trabalho de casa, coloque questões concretas e podemos falar caso eu tenha algo positivo para contribuir.
  17.  # 57

    Como tem vindo sucessivamente a referir que mais vale investir do que amortizar, e que um investimento certo poderá ser lucrativo... apenas gostaria de saber quais são os seus ideais de investimento =)
  18.  # 58

    Na corrida ao ouro, quem mais lucra é quem vende as pás ;)
    Não procure uma fórmula mágica caída num qualquer site internet, estilo tesouro escondido.

    O que já explorou a nível de possibilidades, investigação de ideias, adequação ao seu perfil (capital, tipo e estilo de investimentos), etc?

    Já experimentou algo e não correu bem, foi isso?
  19.  # 59

    não homem! não tenho nenhuma na manga lol
    era mesmo somente curiosidade e aprender algo mais. Sempre fui muito conservador em investimentos, pois os rendimentos não dão para tanto... limitei-me por mera brincadeira em cryptomoedas... vá ria-se lá =P
  20.  # 60

    Tal como outros foristas, fiquei na dúvida quanto à real taxa de esforço, o valor de avaliação do terreno como garantia parcial do
    empréstimo, capital de entrada, existência de fiadores do mesmo, a modalidade de "auto-construção" , e em última instância o valor hora de estar a trabalhar na sua casa nas horas vagas face a contratar quem o faça ( e fazer uns biscates por fora na sua área no sector residencial de video porteiro , automatismos domótica etc ).
    Com essa idade e sem responsabilidades familiares pondere começar mais pequeno. Uma oportunidade de comprar e remodelar, ou alugar visto ter capacidade de aceder ao crédito, o tal Flip. Equacionar passar uns anos fora, ou nos seus tempos livres começar a construir uma carteira de clientes com vista a ter um futuro negócio próprio, em função do seu perfil.
    Como se lê frequentemente, basta um dos 03 D´s Desemprego, Doença ou Divórcio ( ainda não aplicavél ) para comprometer um projecto de vida de construção de casa própria.
    E ainda nem lhe falaram nas derrapagens de quem constrói ! Super frequentes, quase que toca a todos.
 
0.0257 seg. NEW