Colocado por: IronManSousaNão tem de gastar isso tudo na construção, basta que a factura venha em seu nome.
Tal como no terreno, foi comprado por 2 com dinheiro de 1, a construção pode ser paga por um, mas com a factura em nome de outro.
Acho eu.
Colocado por: diouf_matose a construção será com recurso a crédito
Colocado por: diouf_matosCerto, o terreno ja possui um edificio e no mes passado (dezembro 2021), dei entrada na Camara do Processo de Construção/Ampliaçao, o objetivo é começar a construir ainda este ano.
Colocado por: rui.fernTal como o user ricardomendes referiu, se re-investir tem de ser em HPP e uma só, ou seja, nao conta para nada a compra do terrenos ou qualquer outros imoveis que nao seja HPP (a nao ser que passem a ser HPP dentro do prazo 2/3 anos).
Lendo melhor o art 5 do Codig de IRS, pode ser em terreno, mas tem de construir e inscrever na matriz num prazo de 4 anos e ser HPP dentro de 5 anos.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs10.aspx
O imovel comprado apenas é 50% seu, logo só consegue reduzir metade do terreno na mais valia, mas se na construção conseguir as faturas todas em seu nif, pode ser que passe.
Colocado por: diouf_matosComprei um terreno com uma "ruina", para renovar essa parte e ampliar (construção nova).
Colocado por: Chris_FNas finanças disseram que teríamos de ter a morada na nova HPP nos 36 seguintes à venda da nossa HPP.
Está em linha com o que diz na alínea 5 c)
A alínea 6 b) é contraditória à 5 c).
Qual prevalece?
Colocado por: ricardomendes
Estes artigos não são contraditórios.
Simplificando, o que estes artigos dizem é que você tem até 36 meses para gastar o dinheiro, depois tem mais doze meses para tratar das burocracias e registar a casa e ainda mais doze meses para passá-la a HPP.
Colocado por: NTORIONPara não pagar mais valias teria de reinvestir 120.000€.
Tem de declarar, na declaração de 2020 a intenção de reinvestimento e o respetivo montante, tendo 36 meses para o fazer.
Não reinvestindo a totalidade, no caso reinvestiu apenas 56800, é tributado pelas mais valias na parte correspondente, no caso
(1-(56800/120000))*MV*0,50 (este resultado soma ao seu rendimento, sendo tributado à tx correspondente)
Sendo a mais valia de 120000-((35000*1,52)+7000)
Colocado por: zézécaEm 1997 comprei uma casa por 35000 e em 2020 vendi por 120000, nao tinha divida no banco, portanto, tirando 7000 de comissão da imobiliária, fiquei com 112000 limpos.
Colocado por: NTORIONPara não pagar mais valias teria de reinvestir 120.000€.
Colocado por: zézécaNo ano seguinte (2021) comprei um terreno para construir uma moradia por 55000 e tive ainda neste ano uma fatura de 1800 euros de um projeto de arquitetura. Fiz o irs onde coloco 56000 de despesa.
Colocado por: zézécaahh!! você recorreu ao crédito, isto muda tudo. Refez-me os meus irs desde 2020 (que estava bem feito, inclusivé por ele, no qual assinalava a presentação de querer reinvestir) e inclui-me 110 000 que fiz de empréstimo para construção da moradia no terreno entretanto comprado