Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Qualquer dia , por este andar, ainda tenho de me converter aos Watji (ou... Watts com pronúncia brasileira).


    hehe :))


    Ri-se de quê?De si?
  2.  # 82

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Qualquer dia , por este andar, ainda tenho de me converter aos Watji (ou... Watts com pronúncia brasileira).


    hehe :))


    Ri-se de quê?De si?


    Jorge rocha sorri da intervenção do luis que é uma pessoa bem disposta, e tem umas excelentes saidas que são de uma pessoa inteligente, não sorri por mais nada, nem em relação a mais nada.
    Jorge rocha eu até estava"" consigo, partilhava a sua ideia, se for ver.
  3.  # 83

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Qualquer dia , por este andar, ainda tenho de me converter aos Watji (ou... Watts com pronúncia brasileira).


    hehe :))


    Ri-se de quê?De si?


    Jorge rocha sorri da intervenção do luis que é uma pessoa bem disposta, e tem umas excelentes saidas que são de uma pessoa inteligente, não sorri por mais nada, nem em relação a mais nada.
    Jorge rocha eu até estava"" consigo, partilhava a sua ideia, se for ver.


    Eu também já tinha observado isso;só que não entendi que o que ele disse tivesse qualquer piada para rir.
  4.  # 84

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Qualquer dia , por este andar, ainda tenho de me converter aos Watji (ou... Watts com pronúncia brasileira).


    hehe :))


    Ri-se de quê?De si?


    Jorge rocha sorri da intervenção do luis que é uma pessoa bem disposta, e tem umas excelentes saidas que são de uma pessoa inteligente, não sorri por mais nada, nem em relação a mais nada.
    Jorge rocha eu até estava"" consigo, partilhava a sua ideia, se for ver.


    Eu também já tinha observado isso;só que não entendi que o que ele disse tivesse qualquer piada para rir.


    Afinal quem não é inteligente?Penso que todos,embora alguém pense que assim não é.
    • eu
    • 7 janeiro 2010

     # 85

    Colocado por: Jorge RochaMas afinal estamos a tratar de cálculos térmicos para vãos envidraçados ou não?


    E você só sabe fazer esses cálculos em Watt ?
  5.  # 86

    Boas

    Por esta e por outras como esta é que apareceu o SI: nem W nem BTU mas J/s - Joule por segundo (que eu, por acaso, nunca uso).

    cumps
    José Cardoso
    • JACS
    • 7 janeiro 2010

     # 87

    Boa noite, li agora as mensagens que foram colocadas aqui e tenho um problema semelhante (condensação), mas com duas agravantes.

    Problema:
    1º Desde o primeiro inverno (estou no 3º) que tenho problemas com condensações. Tanto nos vidros como nas paredes que dão para o exterior, o que leva a aparecer bolores (irritantes e desesperantes).
    2º Ao início quem ia verificar esses problemas era o construtor. No Verão de 2009, devido à crise, ele "emigrou" para a Suíça e desde então ninguém sabe nada dele.

    Tipo de habitação:
    - Moradia com 3 pisos (Garagem + arrumos - cave; Sala + cozinha + escritório + wc - R/C; 2 quartos + 1 wc + 1 suite - 1º Andar);
    - Tipo comtemporânea (sem telhado);
    - Piso radiante eléctrico;
    - Tectos falsos no 1º Andar e na Sala;
    - Piso flutuante no 1º andar (excepto casas de banho) e ladrilho no resto da casa.

    Agora estou a ficar muito preocupado porque não tenho ninguém a quem recorrer para me resolver este problema. De início era a pouca ventilação, então passei a fazer ventilação pelas janelas (em prejuízo do conforto) o que diminui o problema mas não resolve. De vez em quando tenho de limpar as paredes com um pano molhado para retirar as manchas, só que isto já não é suficiente. Como é que posso resolver este problema? O que estará mal na construção que faça ocorrer isto, e como se resolve?

    Gostaria que me elucidassem e, se possível, perdessem algum do vosso tempo para me responderem.

    Obrigado pela atenção e um bom ano ;)
    • naar
    • 7 janeiro 2010

     # 88

    Colocado por: JACSBoa noite, li agora as mensagens que foram colocadas aqui e tenho um problema semelhante (condensação), mas com duas agravantes.

    Problema:
    1º Desde o primeiro inverno (estou no 3º) que tenho problemas com condensações. Tanto nos vidros como nas paredes que dão para o exterior, o que leva a aparecer bolores (irritantes e desesperantes).
    2º Ao início quem ia verificar esses problemas era o construtor. No Verão de 2009, devido à crise, ele "emigrou" para a Suíça e desde então ninguém sabe nada dele.

    Tipo de habitação:
    - Moradia com 3 pisos (Garagem + arrumos - cave; Sala + cozinha + escritório + wc - R/C; 2 quartos + 1 wc + 1 suite - 1º Andar);
    - Tipo comtemporânea (sem telhado);
    - Piso radiante eléctrico;
    - Tectos falsos no 1º Andar e na Sala;
    - Piso flutuante no 1º andar (excepto casas de banho) e ladrilho no resto da casa.

    Agora estou a ficar muito preocupado porque não tenho ninguém a quem recorrer para me resolver este problema. De início era a pouca ventilação, então passei a fazer ventilação pelas janelas (em prejuízo do conforto) o que diminui o problema mas não resolve. De vez em quando tenho de limpar as paredes com um pano molhado para retirar as manchas, só que isto já não é suficiente.Como é que posso resolver este problema? O que estará mal na construção que faça ocorrer isto, e como se resolve?

    Gostaria que me elucidassem e, se possível, perdessem algum do vosso tempo para me responderem.

    Obrigado pela atenção e um bom ano ;)


    Boas,

    comece por ler aqui:

    https://forumdacasa.com/?CommentID=80358
  6.  # 89

    Colocado por: eu
    Colocado por: Jorge RochaMas afinal estamos a tratar de cálculos térmicos para vãos envidraçados ou não?


    E você só sabe fazer esses cálculos em Watt ?


    Porquê?Está interessado na minha sabedoria ou está interessado em dar a entender que eu seja ignorante e o sr.(presumo engº) campeão?
  7.  # 90

    Colocado por: JACSBoa noite, li agora as mensagens que foram colocadas aqui e tenho um problema semelhante (condensação), mas com duas agravantes.

    Problema:
    1º Desde o primeiro inverno (estou no 3º) que tenho problemas com condensações. Tanto nos vidros como nas paredes que dão para o exterior, o que leva a aparecer bolores (irritantes e desesperantes).
    2º Ao início quem ia verificar esses problemas era o construtor. No Verão de 2009, devido à crise, ele "emigrou" para a Suíça e desde então ninguém sabe nada dele.

    Tipo de habitação:
    - Moradia com 3 pisos (Garagem + arrumos - cave; Sala + cozinha + escritório + wc - R/C; 2 quartos + 1 wc + 1 suite - 1º Andar);
    - Tipo comtemporânea (sem telhado);
    - Piso radiante eléctrico;
    - Tectos falsos no 1º Andar e na Sala;
    - Piso flutuante no 1º andar (excepto casas de banho) e ladrilho no resto da casa.

    Agora estou a ficar muito preocupado porque não tenho ninguém a quem recorrer para me resolver este problema. De início era a pouca ventilação, então passei a fazer ventilação pelas janelas (em prejuízo do conforto) o que diminui o problema mas não resolve. De vez em quando tenho de limpar as paredes com um pano molhado para retirar as manchas, só que isto já não é suficiente.Como é que posso resolver este problema? O que estará mal na construção que faça ocorrer isto, e como se resolve?

    Gostaria que me elucidassem e, se possível, perdessem algum do vosso tempo para me responderem.

    Obrigado pela atenção e um bom ano ;)


    Da minha parte,estou convencido que terá de rever as janelas e vidros de sua habitação.Quanto ao resto não tenho conhecimentos técnicos para isso.

    Cumps
    Manuel Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JACS
  8.  # 91

    Colocado por: sandrasemedoBoa noite.
    Construí uma moradia com 340 m2. É o segundo Inverno que aqui passo, mas de todos os problemas com que me deparo depois de estar cá a morar, há um que me deixa deprimida todos os Invernos. É que tenho uma sala com 50 m2 e que não consigo aquecer, tem um pé direito duplo (com mesanine), aberta na zona das escadas. Tenho um recuperador de calor a lenha que me aquece a água que circula nos radiadores. Na sala tenho 28 elementos mais o recuperados, e ainda 2 ares condicionados de 18 mil btus cada. Em dias "bons" consigo pôr a sala a 17,5-18 graus, e com muito, muito esforço. Alguém me pode dar alguma ideia para melhorar o aquecimento deste tipo de sala?
    Não aconselho ninguém a fazer este tipo de salas: não consigo aquecer, faz eco, não dá sensação de conforto, etc. etc

    Obrigada pela atenção

    Na minha casa tenho uma sala semelhante (mas com área a rondar os 30 m2), ou seja, aberta para outra sala no piso de cima, embora o seu problema seja bem mais dificil de resolver devido ao n.º e dimensões dos vãos, e à dimensão da sala.
    Na minha opinião o seu problema deve-se essencialmente ao n.º e dimensões dos vãos de janelas (principalmente as de correr) e portas, e eventualmente à má distribuição das fontes de calor, que provavelmente se encontram todas juntas e no centro da sala.

    Em primeiro lugar, o maior problema dos vãos não é a sua área mas o seu perimetro, ou seja, para a dimensão do problema que descreve, creio que o calor estará a fugir pelos contornos das caixilharias (frestas) e das portas para o exterior, principalmente as que tem no piso de cima. Aposto que se estiver nas escadas sente uma corrente de ar, talvez até forte, que se desloca do piso inferior para o piso superior?! É o ar que entra pelas caixilharias do piso de baixo a transportar o calor para o piso de cima, o qual sai de imediato pelas caixilharias do piso de cima.
    Consegue minimizar este problema vedando o melhor possível os contornos das caixilharias (a "TESA" tem umas fitas que pode encontrar em qualquer Hipermercado), tentando torná-las estanques à passagem do ar. Isto supondo que os encontros dos caixilhos com as paredes estão vedados com silicone, porque caso contrário é aí que está o seu maior problema. Dedique especial atenção aos vãos mais elevados que é por onde sai o calor.

    Relativamente às fontes de calor, tente distribui-las pelas paredes de contorno da sala, principalmente pelas paredes exteriores, e se possivel por baixo das janelas, de forma a que o ar que entre seja de imediato aquecido passando a circular pela habitação ar quente e não frio. Não deixe de colocar uma fonte de calor na zona da sala que se encontra mais afastada das escadas (ou abertura) para o piso de cima, de forma a que o calor tenha que percorrer a sala toda antes de fugir para o piso de cima, da mesma forma, evite colocar fontes de calor junto das escadas ou por baixo de outras aberturas que tenha para o piso de cima, é que assim o calor nem chega a "tocar" na sala de baixo. Não se esqueça que o ar quente sobe e o ar frio desce. O que se passa é que, todo o calor que produzir em baixo vai sempre ter tendência a ir para o piso superior, vindo o ar frio que lá se encontra para o piso inferior.
    Ou seja, considerando que as suas caixilharias são estanques (que não acredito que sejam), sempre que ligar o aquecimento no piso inferior, irá sempre aquecer primeiro o piso superior. Tem 2 formas complementares de resolver este problema, ligando o aquecimento mais cedo e colocando também uma fonte de calor (ou mais, dependendo da área) no piso superior, de forma a que este roube menos calor ao piso de baixo. A solução mais económica poderá ser, mudar a sala para o piso superior ;).

    Resumindo e concluindo, deverá tentar fazer o seguinte:

    - Verificar se as juntas entre os caixilhos (das portas e janelas) e as paredes estão vedadas com silicone - caso não estejam tente arranjar um artista para o fazer;
    - Vedar o melhor possível os contornos entre as caixilharias e os seus caixilhos (com fitas adesivas);
    - Distribuir as fontes de calor pelas paredes exteriores, se possível por baixo de janelas e junto de portas, e colocando pelo menos uma delas na zona mais afastada das escadas;
    - Colocar pelo menos uma fonte de calor (ligada claro!!) no piso de cima;

    Não creio que o problema seja da incapacidade das fontes de calor, mas sim, volto a repetir, das frestas dos vãos e da eventual má distribuição das fontes de calor. Na minha sala inferior tenho apenas 13 elementos mais a lareira com recuperador de calor, e tenho a certeza que é mais que suficiente para o meu caso, mas mesmo assim tenho dificuldade em aquecer a sala porque a lareira está por baixo das escadas e o radiador do aquecimento central está sensivelmente a meio da sala. A minha sala tem uma configuração rectangular com uma janela (oscilobatente) numa extremidade e as escadas na outra extremidade, e uma vez que a lareira se encontra por baixo das escadas e o aquecimento se encontra a meio da sala, tenho alguma dificuldade em aquecer a parte que se encontra entre o aquecimento e a janela, mas resolvi o problema (quando necessito) colocando um pequeno aquecedor a óleo por baixo da janela. É claro que tenho também o aquecimento ligado no piso de cima (com 10 elementos), onde tenho uma janela ainda maior.
  9.  # 92

    começo a ficar preocupada com os meus grandes vãos e da inexistência da portas éntre o hall de entrada, sala de estar e jantar, escadas e corredor de quartos no piso de cima.....
    :/
    no próximo inverno verei.
  10.  # 93

    Colocado por: ouriçacomeço a ficar preocupada com os meus grandes vãos e da inexistência da portas éntre o hall de entrada, sala de estar e jantar, escadas e corredor de quartos no piso de cima.....
    :/
    no próximo inverno verei.
    Deduzo que está em construção, se assim é, talvez aínda vá a tempo de modificar algo...
  11.  # 94

    hum..... já está bastante avançada, mas vou pensar um bocado sobre o assunto... pensei que os estores lâminas orientáveis ajudarião um bocado, e apesar dfe estar a ficar com o orçamento apertado não ia dispensá-los.

    Acham que há muitas fugas de calor pelas clarabóias? a que tenho no topo da escadas é mais um ponto a desfavor. :(((

    A colocação de portas já não é possível, o resultado estético e funcional não era muito bom e o orçamento também já não o deixa fazer.

    Espero que o capoto funcione bem e que a caixilharia e os vidros duplos também .... paguei convecida de que era bom, e só nestas três coisas gastou uma parte considerável do orçamento....
  12.  # 95

    Entre os vários problemas apontados, pode-se notar que temos 2 aparelhos de aprox 5kw (18000btu, que podem ser mais próximos dos 17000 dependendo da marca).

    Em termos de velocidade de alteração de temperatura está relativamente fraco, o que quer dizer que o aquecimento seria lento. Mas uma coisa é aquecer lentamente, e outra não aquecer (estabilizar e deixar de alterar). Em termos de perdas em regime estável pela envolvente, para 8ºC no exterior, certamente que devia funcionar. (nota: a 8ºC no exterior a máquina está aproximadamente na sua capacidade nominal normal, se a humidade for normal também)

    Como diz que a temperatura fica estável com aprox. 16ºC lá dentro e 8ºC fora, temos um problema: para uma sala de 70m2, mesmo considerando 2 paredes exteriores c/ dupla altura e uma cobertura nos 70m2, temos excesso de perdas de calor. Nem que fosse tudo feito de vidro, continuava a não respeitar quaisquer limites.

    Isso quer dizer que essa casa está a perder uma enormidade de energia OU não está a produzir a que devia. Só vendo planta e cortes, mas pode ocorrer o seguinte:
    1 - as unidades de ar condicionado têm uma má colocação e o calor esteja limitado apenas a uma zona, sendo que o resto está a ir fora. Repare que se estiver calor a 2m de altura não altera o seu problema.
    Se as máquinas à altura em que estiverem tiverem o ar de retorno mais quente, vão baixar a sua produção. No fundo estão a aquecer o tecto e a receber ar do tecto; pensam que está tudo bem, e diminuem o regime.

    Além disso, aqui considerava um conjunto de efeitos, incluindo: mau posicionamento das unidades de climatização, fluxo de ar quente a dirigir-se para os pisos superiores, efeito de chaminé algures, perdas de ar pelas caixilharias.

    Ou seja, não pode estar a perder esse calor pela envolvente apenas por transmissão de calor. Deve estar a ocorrer transmissão por transporte de massa (de ar, neste caso) e substituição deste por ar exterior.

    Cumprimentos,

    Pedro Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 96

    Olá a todos. Ainda à espera da engenheira para fazer os tais cálculos térmicos...
    Surge-me outro problema na dita cuja da sala que não consigo aquecer com pé direito duplo. Com os ares condicionados ligados umas horas (para aumentar a temperatura de 12 para 16 graus) o ar fica muito seco. A humidade desce para cerca de 40% e fico rouca e a tossir. Será que há alguma solução, ou tenho tudo a favor do frio na sala? Já seco roupa na sala para aumentar a humidade...
    • jma
    • 11 janeiro 2010

     # 97

    tem o ar condicionado no calor (simbolo "sol") ?... ou está no frio!?
  14.  # 98

    Eu penso que estão no modo de aquecimento, programado a pedir 30 graus, para o frio. Mas será que estou a programar mal o aparelho? tenho de confirmar quando chegar a casa.
    • jma
    • 11 janeiro 2010

     # 99

    bem, aqui no escritório já tive colegas a desesperar com o aparelhinho... que já tava a 30º e não havia meio de aquecer... e quando fui lá ver, tinham carregado no botanito com o "cristal de neve" - portanto a pobre da máquina não conseguia fazer frio a 30º!!! :)
  15.  # 100

    Colocado por: jmaque já tava a 30º e não havia meio de aquecer... e quando fui lá ver, tinham carregado no botanito com o "cristal de neve" - portanto a pobre da máquina não conseguia fazer frio a 30º


    Isso seria genial...
 
0.0311 seg. NEW