Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Boas

"Meu Deus!" exclamou a marquesa. "Estou grávida e não sei de quem!"

LOL
    Só pode ter sido o palafreneiro!
    O Luís, perdão, o Sr. D. Luís (K.W.) é que não vai achar piada a estas cantigas de maldizer

cumps
    José Cardoso
  2.  # 102

Colocado por: j cardoso
    "Meu Deus!" exclamou a marquesa. "Estou grávida e não sei de quem!"
    .., o Sr. D. Luís (K.W.) é que não vai achar piada a estas cantigas de maldizer
    Juro que nada tenho a ver com a gravité de la marquise (gravidade da marquise), digo, gravidez da marquesa !
  3.  # 103

Boas

Juro que nada tenho a ver com a gravité de la marquise (gravidade da marquise), digo, gravidez da marquesa !

Diga-se em abono da verdade que esta gente de linhagem são o que se pode dizer de autênticos cavalheiros: capazes de mentir, perdão, esconder a verdade, para defesa da honra das donzelas. Fica-lhe muito bem :-)

cumps
    José Cardoso
  4.  # 104

Donzelas???
  5.  # 105

Colocado por: lobitoDonzelas???
    = Demoiselles
  6.  # 106

Pois. Virgem mãe só houve uma, que eu saiba.
  7.  # 107

Boas

Virgem mãe só houve uma, que eu saiba.

Perdoe o meu cepticismo, que não pretende ofender nenhuma crença, mas duvido do carácter biológico dessa virgindade. Em todo o caso nos EUA os Cristãos Renascidos - de que George W. Bush era membro - já têm o grupo de Virgens Renascidas. É natural que algumas venham a dar à luz.

= Demoiselles

Isso era dantes. Desde que Picasso pintou as "Demoiselles de Avignon" usando como modelos certas senhoras de pouca virtude que a expressão "demoiselles" ganhou um carácter algo dúbio.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 108

Colocado por: j cardosoBoas

Virgem mãe só houve uma, que eu saiba.

Perdoe o meu cepticismo, que não pretende ofender nenhuma crença, mas duvido do carácter biológico dessa virgindade. Em todo o caso nos EUA os Cristãos Renascidos - de que George W. Bush era membro - já têm o grupo de Virgens Renascidas. É natural que algumas venham a dar à luz.

Acho bem. A natalidade anda muito por baixo. Precisamos de toda a ajuda que houver.
  9.  # 109

A mon avis, demoiselle et jeune fille vierge ce n’est toujours pas la même chose…
  10.  # 110

Não, mas donzela é ;-)
  11.  # 111

Boas

Pronto, peço desculpa pela confusão que causei, mas dessa coisas percebo pouco ou nada. Para mim, simples descendente dos servos da gleba, passam simplesmente de raparigas a moçoilas e daí a moças sem passar pela casa de partida e sem receber o direito à denominação de donzelas. Estou firmemente convencido que a presença assídua neste fórum vai colmatar estas e outras minhas lacunas. Peço a vossa melhor compreensão enquanto não atinjo esse desiderato.

PS: estão a ver como até já uso algumas palavras que ainda ontem não conhecia?

cumps
    José Cardoso
  12.  # 112

Há muitas "demoiselles" com mais de trinta anos e duvido que sejam donzelas.
  13.  # 113

Há até umas de 80 que ficam furiosas se lhes chamam Madame em vez de Demoiselle. Outras é vice-versa.

Como dizia o outro "Mal com os homens por amor d'el-rei, mal com el-rei por amor dos homens. Bom é acabar."
  14.  # 114

Boas

Há muitas "demoiselles" com mais de trinta anos e duvido que sejam donzelas.

Afirmação pertinente, mas só admissível a uma senhora. A mim não me seria permitido - nem seria politica ou socialmente correcto - pôr em causa a virtude de alguma senhora. Para além disso posso garantir que essas "demoiselles" já entradotas e ainda donzelas ainda existem, pelo menos na minha rua (não, não é a rua do prédio do MRui): conheço aqui um exemplar cujo aspecto facial e a constituição física que apresenta, para além da ausência de descendência e de companhia masculina, são a melhor garantia do que afirmo.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 115

Não sei bem o que será pior, se duvidar da virtude ou do vício da sua vizinha...
  16.  # 116

Boas

Não sei bem o que será pior, se duvidar da virtude ou do vício da sua vizinha...

Desisto, cada tentativa de melhorar a minha imagem no fórum dá o resultado oposto ao pretendido. Como já disse, tenho mesmo que arranjar um consultor de imagem.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 117

O outro lá sabia "Bom é acabar"

Mas entretanto, o nível da sua linguagem eleva-se a olhos vistos desde que frequenta assiduamente esta discussão, portanto há-de reflectir-se na sua imagem com certeza. Então daqui até ao dia 1 de Maio, tem tempo para fazer um brilharete junto das vizinhas do MRui.
  18.  # 118

Boas

Mas entretanto, o nível da sua linguagem eleva-se a olhos vistos desde que frequenta assiduamente esta discussão

Sim, mas a que custo? O dicionário de sinónimos está a dar as últimas, tão gasto está.

fazer um brilharete junto das vizinhas do MRui.

Temo ser incapaz disso. O J Cardoso verborreico (fui agora mesmo ver esta) que frequenta o fórum não passa de um alter ego de outro J Cardoso, o que vai ao almoço e que em pessoa é, por timidez e cinzentismo, um mero ouvinte que passa sempre despercebido.
    Ainda assim agradeço as palavras de conforto e incentivo.

PS: Além disso já não tenho idade nem ritmo para toda a azáfama que grassa no prédio do MRui.

cumps
    José cardoso
  19.  # 119

Além disso diz-se (ou não se diz, como quiserem, mas pelo menos escreve-se) você e não voçê.
  20.  # 120

Pedindo permissão para voltar à questão inicial: diz-se e escreve-se betonilha ou betomilha?

0.0336 seg. NEW