Colocado por: pguilhermeno seu caso eu dispensava tudo, bastava um circuito simples ao ultimo ponto, para o tamanho da casa descomplicava o sistema
Para manter a mesma carga de perda, é sempre necessário reguladores.
Se quiser prescindir dessa homogeneidade, tanto o pode fazer num circuito como no outro, julgo.
Mas pelo sim, pelo não, vou falar com o engº da especialidade, que eu não sou desta área :)
Colocado por: pguilhermePara o meu caso? Não tenho só esse circuito...ate pode ter mais circuitos sem problemas, mas na imagem da zona dos quartos a distância das derivações as wc é curta, não vejo mais valias nas derivações todas.
Ainda assim, retorno só no último ponto não promove equilíbrio hidráulico.
E o que se simplificaria? Poupar-se-iam uns quantos T, é isso? Parece-me irrelevante.
Colocado por: pguilhermeEsta é uma boa questão, ja a tinha colocado lá atrás acho eu, quando se faz o tal retorno apenas no último ponto caso se pretenda agua quente num dos outros pontos, tera sempre de fazer chegar a água quente ao ultimo para que a bomba circuladora pare de trabalhar… é isto?
Quando pressiona o botão, activa a recirculação só para essa divisão ou para a casa toda?
Colocado por: SrRa distância das derivações as wc é curta, não vejo mais valias nas derivações todas.
Colocado por: DR1982Esta é uma boa questão, ja a tinha colocado lá atrás acho eu, quando se faz o tal retorno apenas no último ponto caso se pretenda agua quente num dos outros pontos, tera sempre de fazer chegar a água quente ao ultimo para que a bomba circuladora pare de trabalhar… é isto?
Colocado por: pguilhermeMesmo ignorando o equilibrio do circuito e a consistência de ter todas as divisões iguais, a poupança (económica e técnica) ao remover as ligações no retorno é mínima. São mesmo apenas um T, salvo erro.tes, valvularias, reguladores de caudal e anti retornos, e o efeito seria praticamente o mesmo
Mas agradeço a sugestão e vou questionar :)
Colocado por: DR1982Esta é uma boa questão, ja a tinha colocado lá atrás acho eu, quando se faz o tal retorno apenas no último ponto caso se pretenda agua quente num dos outros pontos, tera sempre de fazer chegar a água quente ao ultimo para que a bomba circuladora pare de trabalhar… é isto?pode fazer o retorno ao ponto mais afastado e depois programar o tempo de funcionamento de cada botao de pressão consoante a distância ao depósito aqs, por ex o mais próximo trabalhava 30s e o mais afastado 60s
Colocado por: SrRpode fazer o retorno ao ponto mais afastado e depois programar o tempo de funcionamento de cada botao de pressão consoante a distância ao depósito aqs, por ex o mais próximo trabalhava 30s e o mais afastado 60sE a agua das derivações anteriores tambem aquece antes de chegar agua quente ao último ponto?
Colocado por: SrRSo complicometros ligados, DR coloque 2 tubos pro retorno no seu caso, um pra esquerda e outro pra direita, depois va dormir descansado que pode fazer o que quiserIsto mais coisa menos coisa não é?
Colocado por: DR1982Isto mais coisa menos coisa não é?sim
Depois as ligações do resto seriam feitas perto da bomba pelo que só preciso mesmo de deixar os dois tubos nao é?
Colocado por: NPRP
Exatamente essa. Competitivos no preço, comercial experiente que já passou várias vezes na obra (por iniciativa própria) para coordenar tudo com o encarregado do construtor. Impecável. Ou seja, deu para “saltar” para uma série minimalista sem sangrar demasiado a carteira. 👍
Colocado por: Pereira82Laminado - Tarkett Woodstock XL 1032 - Carvalho ferreiro natural
Colocado por: MS_11A So Soares já emitiu circular a dizer que vai rever o valor dos perfis em baixa em Setembro.