Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: SrR99% das instalações que tenho feito e acompanhado e de outras especialidades anda tudo pelo tecto excepto o que não é possível.

O pessoal da manutenção agradece :)
  2.  # 842

pelo chão vai ser pouca coisa.

Qual a melhor maneira de fixar as tubagens, elétricas por exemplo?
  3.  # 843

Colocado por: tiagodiafpelo chão vai ser pouca coisa.

Qual a melhor maneira de fixar as tubagens, elétricas por exemplo?

Fita galvanizada perfurada
    Concordam com este comentário: HideCode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  4.  # 844

A tiro com bases e abraçadeiras de serrilha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
    • fabsil
    • 11 fevereiro 2025 editado

# 845

Colocado por: jpmassenaO que penso não precisar é de dobrar os 12cm inteiros do ETICS nos vãos. Está a reduzir a ponte termica, mas a janela em si também o é e muito mais "grave" do que usar 6cm nessas dobras, por exemplo.

Quanto ao desbastar que foi falado, tem a abertura suficiente para colocar a caixa de estores e ainda revestir os topos/laterais com isolamento?

Deixo aqui a solução que vou executar:

As minhas paredes são de bloco de 25 e capoto de 8, as caixas de estores que tenho são 28x28cm para janelas com 2m no máximo.
    Amarelo- ETICS 8cm
    Castanho- Caixa de Estores 28x28
    Rosa- Bloco térmico 25cm
    Azul claro- XPS de 5cm
    Azul escuro- Lintél/Viga de betão
    Os espaços em branco à volta da caixa são folgas deixadas para ajustes necessários, que serão preenchidos sempre que necessário com espuma PU. O bloco foi deixado com o espaço em branco livre para conseguir executar isto.

A caixa está 8cm puxada para fora da parede, para alinhar com o EPS.
    Antes de colocar a caixa no sítio, esta vai levar o topo e as laterais revestidas com o XPS colado com espuma de colagem. Toda a lateral e apenas os 20cm que encostam ao lintel. o EPS vai topar no topo da caixa e nas laterais. Depois leva rede contínua e é tudo barrado junto com rede e acabamentos do ETICS.

Por dentro, leva uma "tampa" de xps a tapar todo o buraco. As juntas dessa tampa serão seladas com fitas de estanquidade, depois será tudo barrado com rede e rebocado juntamente com a parede.

Por fora, o capoto dobra nas ombreiras mas apenas com 4cm, até encostar à caixilharia. Não vou usar pré-aro na maioria dos vãos, porque não vejo a vantagem térmica para esta instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagodiaf

Na minha casa tenho exatamente projetado e em execução as mesmas características e espessuras dos materiais.

Mas isto não foi bem feito... E gosto mais desse pormenor.

Basicamente o pedreiro alinhou a caixa pela parede interior e o resto ficou a sair fora (tal como lhe foi pedido, cerca de 3/4cm... mas devia ser mais).

Pior, ele forçou/repuxou a face exterior da caixa de estore até ficar +/- na medida que foi pedida.
    Ou seja, a parte interior está nivelada verticalmente, a parte exterior está com uma ligeira inclinação para fora.

E quando digo +/-... literalmente +/-. Tenho as faces exteriores das caixas de estore todas desaprumadas umas das outras. Disse-me ele, na altura, "o trolha depois acerta"
  5.  # 846

Prosseguimos com os trabalhos da cobertura, camada de enchimento das pendentes com leca

cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerPT, Fresias, humarkx
    • jg231
    • 14 fevereiro 2025

# 847

Colocado por: tiagodiafnão percebi

a minha questão era mais no sentido de onde aprendeu a fazer isso tudo, eu gostava de um dia fazer, mas não me posso simplesmente despedir e ir trabalhar para as obras, se é que é isso que deveria fazer
  6.  # 848

O meu pai é construtor, já ando em ambiente de obras desde os 5 anos. As paredes por acaso foi o meu pai que fez.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  7.  # 849

Colocado por: tiagodiafjá ando em ambiente de obras desde os 5 anos

Onde será que andava o Zedasilva que não viu isso?! 😂😂😂
  8.  # 850

Colocado por: Ruikode
    Onde será que andava o Zedasilva que não viu isso?! 😂😂😂

Gandulos dos empreiteiros a explorar crianças.
    Vão acabar todos no caldeirão do azeite.
  9.  # 851

Colocado por: zedasilvaGandulos dos empreiteiros a explorar crianças.
    ainda me lembro que em puto subia para os telhados mas tinha medo de descer, outros tempos realmente.
  10.  # 852

Colocado por: tiagodiafainda me lembro que em puto subia para os telhados mas tinha medo de descer, outros tempos realmente.

Com EPI certamente :)
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  11.  # 853

Boa tarde

O que acham destes orçamentos da rede de águas, (fria, quente e retorno) e pré instalação do ar condicionado.
  12.  # 854

Plantas rede águas
  13.  # 855

Não percebi pelo desenho se tem rede retorno AQS, são mais uns trocos.
    • SrR
    • 21 fevereiro 2025

# 856

Colocado por: rpmmsantosNão percebi pelo desenho se tem rede retorno AQS, são mais uns trocos.
    tem, está lá desenhado, aliás até tem duas linhas
  14.  # 857

Sim optei por separar para não ficar demasiado grande a rede de retorno e normalmente quando é preciso no WC não é preciso na cozinha
    • sito
    • 21 fevereiro 2025

# 858

Como funciona um sistema destes? Carregar num botão antes de precisar da água quente?
  15.  # 859

Colocado por: sitoComo funciona um sistema destes? Carregar num botão antes de precisar da água quente?
    pode ser de várias formas, ainda não decidi como vou automatizar mas vai ser automático e também vai ter um botão se for preciso, a casa vai ter domótica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
    • pfov
    • 21 fevereiro 2025

# 860

Colocado por: tiagodiafpode ser de várias formas, ainda não decidi como vou automatizar mas vai ser automático e também vai ter um botão se for preciso, a casa vai ter domótica.

eu coloquei uma tomada inteligente para ligar o recirculador à corrente. Depois coloquei um botão de pressão em cada uma das casas de banho e automatizei dessa forma - liga durante 15min e depois desliga - (também consigo fazer isso com o telemóvel ou definir horarios para ligar/desligar)

0.2377 seg. NEW