Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nbastoscumprir, cumprem " todos"...se são feitos para o projeto em particular, já é outra coisa...
    Se nao me engano os projetos térmicos têm de ser aprovados por uma entidade qualquer, purtanto das duas uma, ou sao todos uns bananas ou então o grande problema esta em os projetos não serem cumpridos eficazmente
    • Sasapo
    • 22 março 2022 editado

     # 22

    Colocado por: DR1982Ja por aí se tem falado acerca disto, excesso de isolamento, mas ao que parece a maioria ainda pensa que isolamento, quanto mais melhor.
    Acabo de sentir isso na pele, num hospital público onde estão a aplicar fachada ventilada, está mesmo imenso calor, quando perguntamos aos funcionários se era normal estes dizem que é desde que aplicaram a fachada, que “ninguém aguenta”.
    Dá que pensar se Com tanto isolamento qualquer dia não vamos ter de ligar o arrefecimento nos meses de inverno :)


    O isolamento não aquece nem arrefece, havendo sobre aquecimento, muito provavelmente é culpa dos envidraçados.

    Achar que tendo menos isolamento vai "refrescar" o espaço, é não perceber nada do assunto. Se a fonte de calor continuar lá, seja aquecimento seja sol nos envidraçados, vai aquecer na mesma independentemente da espessura do isolamento, pode é demorar mais ou menos tempo a esse calor dissipar quando a fonte de calor parar de produzir.

    Colocado por: DR1982muito comum aqui pelo forum ver -se pessoal a adicionar isolamento porque dessa forma vai ficar melhor, pensam eles, acredito que alguns estao a “criar monstros”

    O "problema" eventualmente criado por excesso de isolamento é um cãozinho de pelúcia à beira dos verdadeiros monstros que são os envidraçados sobre-dimensionados, sobre-expostos e com caixilharia e vidro a baixo do nível qque deveria, resumindo, é uma não questão.
  2.  # 23

    Colocado por: Sasapo
    O "problema" eventualmente criado por excesso de isolamento é um cãozinho de pelúcia à beira dos verdadeiros monstros que são os envidraçados sobre-dimensionados, sobre-expostos e com caixilharia e vidro a baixo do nível qque deveria, resumindo, é uma não questão.
    Dizer que é uma não questao é desprezar demais. Basta ver que por exemplo nos calculos para o cumprir PHPP Facilmente Isolamento a mais reprova a coisa
    • Sasapo
    • 23 março 2022 editado

     # 24

    Colocado por: DR1982Dizer que é uma não questao é desprezar demais. Basta ver que por exemplo nos calculos para o cumprir PHPP Facilmente Isolamento a mais reprova a coisa

    Despresar demais é preocupar-se com algo que corresponde a uma pequeníssima percentagem na equação e nem falar do que realmente tem influência, os envidraçados, mas é normal ser assim, o isolamento é fácil de se convencer a si mesmo que até pode ser demais, já os envidraçados como interferem com a estética da casa, nem sequer se pondera em reduzir.
    Claramente nunca estudou um PHPP, aquilo não é uma conta de somar que dá um resultado final, é um conjunto de opções que são possíveis de trabalhar até atingir o equilíbrio desejado.
    • Sasapo
    • 23 março 2022 editado

     # 25

    Colocado por: Anonimo18072022C
    A fachada ventilada sendo uma excelente solução de revestimento exterior, no verão, com baixas velocidades do ar, pode ser uma desilusão.

    Em que sentido? O calor ficará sempre no lado exterior do isolamento e nunca terá o sol a bater directamente como no etics
  3.  # 26

    ai se o skinx aqui vem :):)
    ele já dizia na altura que em PT podia não fazer sentido por exemplo, isolar a lage para permitir o arrefecimento passivo da casa...
    • SrR
    • 23 março 2022

     # 27

    Colocado por: manelvcai se o skinx aqui vem :):)
    ele já dizia na altura que em PT podia não fazer sentido por exemplo, isolar a lage para permitir o arrefecimento passivo da casa...
    e no inverno como é que funcionava?
  4.  # 28

    salvo o erro os solos em grande parte do nosso território não congelam nem atingem temperaturas muito baixas devido à terra ser um bom isolante natural.
    mas tem que convidar o skinx a voltar para explicar a teoria da coisa...
  5.  # 29

    Colocado por: manelvcele já dizia na altura que em PT podia não fazer sentido por exemplo, isolar a lage para permitir o arrefecimento passivo da casa...


    E eu concordo a 100%. A amplitude térmica do solo é muito baixa ao longo do dia, e isto é um poderoso aliado à térmica dos edifícios.

    Cheguei a por ai por dados meteorológicos onde a temperatura do solo a 5cm de profundidade contribui positivamente à temperatura interior, principalmente no Outono, Primavera e Verao.
    No inverno apenas há uns meses complicados, mas rapidamente compensa face ao resto do ano.

    Quando se começar a fazer cálculos térmicos que entrem com a componente S (segundos/tempo) vai haver uma reviravolta de 180° na abordagem dos isolamentos. Principalmente nas espessuras aberrantes que se vê para ai.
    • DR1982
    • 23 março 2022 editado

     # 30

    Colocado por: Sasapo
    Despresar demais é preocupar-se com algo que corresponde a uma pequeníssima percentagem na equação e nem falar do que realmente tem influência, os envidraçados, mas é normal ser assim, o isolamento é fácil de se convencer a si mesmo que até pode ser demais, já os envidraçados como interferem com a estética da casa, nem sequer se pondera em reduzir.
    Claramente nunca estudou um PHPP, aquilo não é uma conta de somar que dá um resultado final, é um conjunto de opções que são possíveis de trabalhar até atingir o equilíbrio desejado.
    Nao estou a perceber onde quer chegar, eu tenho perfeita noção que demasiado vidro e principalmente de correr não são uma boa opção no que a comportamento térmico diz respeito.
    Mas isso nem sequer se coloca em causa, eu aqui falei em excesso de isolamento, relatei algo que senti, apenas isso.
    Colocado por: SasapoClaramente nunca estudou um PHPP,
    Nao nao, ainda ponderei que o fizessem por mim, quem sabe, mas quando me pediram 1500 paus para meter os dados nesse programa fugi logo
  6.  # 31

    Colocado por: manelvcteoria da coisa...
    O problema é precisamente esse, teorias ha muitas e quem nao percebe nada da coisa fica sem saber o que pensar.
    • Sasapo
    • 23 março 2022 editado

     # 32

    Colocado por: DR1982Mas isso nem sequer se coloca em causa, eu aqui falei em excesso de isolamento, relatei algo que senti, apenas isso.

    Mas sabe que o desconforto térmico é derivado disso ou chegou a essa conclusão em meia hora que lá esteve e nos 5min de conversa com o enfermeiro?



    Colocado por: DR1982Nao nao, ainda ponderei que o fizessem por mim, quem sabe, mas quando me pediram 1500 paus para meter os dados nesse programa fugi logo

    Então convém não fazer afirmações de assuntos que não domina tipo isto

    Colocado por: DR1982Basta ver que por exemplo nos calculos para o cumprir PHPP Facilmente Isolamento a mais reprova a coisa



    Colocado por: DR1982O problema é precisamente esse, teorias ha muitas e quem nao percebe nada da coisa fica sem saber o que pensar.

    Se tivesse pago os 1500 paus já sabia o que pensar e já tomava decisões com base em números.
  7.  # 33

    Colocado por: DR1982Nao estou a perceber onde quer chegar, eu tenho perfeita noção que demasiado vidro e principalmente de correr não são uma boa opção no que a comportamento térmico diz respeito.

    O grande problema não é bem a existência de janela (embora uma parede seja mais isolante, claro) mas sim uma exposição descontrolada ao sol.

    Quando o projecto está bem afinado, é reduzida a exposição ao Sol durante o verão, e aproveitada durante o inverno.

    Excesso de isolamento será uma preocupação económica/financeira, porque em termos energéticos é apenas teórico.
    Em primeiro, porque o problema é justamente o oposto: existência de janelas e pontes térmicas (ou seja, grandes lacunas de isolamento).
    Em segundo, porque um isolamento absoluto (que é impossível), resulta apenas na necessidade de dissipar calor gerado no interior. E isto não deverá fugir muito às perdas térmicas que qualquer sistema já terá, por melhor que seja.
    Por fim, existe sempre a ventilação, e mesmo uma VMC duplo fluxo tem algumas perdas térmicas.

    Como disse, pode é não se justificar o investimento a partir de determinado nível, mas que demasiado isolamento seja termicamente prejudicial, não estou a ver como.
  8.  # 34

    Colocado por: SasapoMas sabe que o desconforto térmico é derivado disso ou chegou a essa conclusão em meia hora que lá esteve e nos 5min de conversa com o enfermeiro?
    Creio que expliquei ben acima, tive la muitas horas e ate feito parvo pedi para baixarem o aquecimento, tal era a diferença de temperatura entre o exterior e interior, quando me disseram que estava desligado e comprovei que realmente estavam os radiadores desligados perguntei se era normal aquele calor todo, responderam que estava sempre assim quente desde que colocaram a fachada nova, fachada ventilada pelo que vi.
  9.  # 35

    Colocado por: SasapoEntão convém não fazer afirmações de assuntos que não domina tipo isto
    Disse isso porque um membro daqui que esta a construir PH o disse, que aumentou a espessura do isolamento e ja nao passava no PHPP
  10.  # 36

    Com fachada ventilada, o interior ficou mais quente?

    Será que não mudaram o sistema de climatização e os radiadores foram descomissionados?
  11.  # 37

    Colocado por: pguilherme
    O grande problema não é bem a existência de janela (embora uma parede seja mais isolante, claro) mas sim uma exposição descontrolada ao sol.

    Quando o projecto está bem afinado, é reduzida a exposição ao Sol durante o verão, e aproveitada durante o inverno.

    Excesso de isolamento será uma preocupação económica/financeira, porque em termos energéticos é apenas teórico.
    Em primeiro, porque o problema é justamente o oposto: existência de janelas e pontes térmicas (ou seja, grandes lacunas de isolamento).
    Em segundo, porque um isolamento absoluto (que é impossível), resulta apenas na necessidade de dissipar calor gerado no interior. E isto não deverá fugir muito às perdas térmicas que qualquer sistema já terá, por melhor que seja.
    Por fim, existe sempre a ventilação, e mesmo uma VMC duplo fluxo tem algumas perdas térmicas.

    Como disse, pode é não se justificar o investimento a partir de determinado nível, mas que demasiado isolamento seja termicamente prejudicial, não estou a ver como.


    É isto!
  12.  # 38

    Colocado por: SasapoSe tivesse pago os 1500 paus já sabia o que pensar e já tomava decisões com base em números.
    Nao paguei 1500 paus porque nao estava disposto a abdicar de janelas de correr.
    Concordam com este comentário: Apfm
    • Sasapo
    • 23 março 2022 editado

     # 39

    Colocado por: DR1982Nao paguei 1500 paus porque nao estava disposto a abdicar de janelas de correr.

    Exacto, mas acha que colocar mais isolamento é que pode ser criar um monstro. Difícil de entender as suas afirmações quando faz escolhas desse género.
  13.  # 40

    Colocado por: pguilhermeCom fachada ventilada, o interior ficou mais quente?

    Será que não mudaram o sistema de climatização e os radiadores foram descomissionados?
    Nao, pelo que me foi dito pelos funcionários, o excesso de calor nota se desde que mudaram janelas e fachada.
 
0.0277 seg. NEW