Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Sasapo
    Exacto, mas acha que colocar mais isolamento é que pode ser criar um monstro. Difícil de entender as suas afirmações quando faz escolhas desse género.
    Mas esta a extrapolar para o meu caso/ projeto quando não é esse o objetivo.
    As minhas escolhas nada têm a ver com o caso que aqui relato.
  2.  # 42

Colocado por: DR1982Nao, pelo que me foi dito pelos funcionários, o excesso de calor nota se desde que mudaram janelas e fachada.

Sim, o upgrade às janelas podem ter sido em ordens de magnitude e ter esse efeito. A fachada ventilada não estou a ver.

De qualquer forma, o calor tem de vir de algum lado. Qual a origem?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 43

Colocado por: pguilherme
    Sim, o upgrade às janelas podem ter sido em ordens de magnitude e ter esse efeito. A fachada ventilada não estou a ver.

De qualquer forma, o calor tem de vir de algum lado. Qual a origem?
    Eu não faço ideia, e mais uma vez ostomé um bitaite, mas se nas PH dizem que o calor de um forno ou ate um secador chega para aquecer a casa, acredito que neste caso as maquinarias todas de um hospital tambem produzam calor suficiente para sobreaquecer a coisa
  4.  # 44

Maquinaria e calor humano. Nos somos mini aquecedores e nem sabemos. A malta num hospital a correr de um lado para o outro sao autenticas lâmpadas incandescentes a emitir 100-150 W. Agora multipliquem por dezenas ou centenas de pessoas.

Havendo excesso de isolamento, esse calor demora mais tempo a ser dissipado para o ambiente exterior. A juntar a isso, se houve troca de janelas para algo + estanque, pior ainda.
    • SrR
    • 23 março 2022

# 45

Colocado por: NostradamusMaquinaria e calor humano. Nos somos mini aquecedores e nem sabemos. A malta num hospital a correr de um lado para o outro sao autenticas lâmpadas incandescentes a emitir 100-150 W. Agora multipliquem por dezenas ou centenas de pessoas.

Havendo excesso de isolamento, esse calor demora mais tempo a ser dissipado para o ambiente exterior. A juntar a isso, se houve troca de janelas para algo + estanque, pior ainda.
    por isso é que falei em colocar as utas a funcionar
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • Sasapo
    • 23 março 2022 editado

# 46

Colocado por: DR1982Mas esta a extrapolar para o meu caso/ projeto quando não é esse o objetivo.
    As minhas escolhas nada têm a ver com o caso que aqui relato.

Eu não estou a extrapolar para caso nenhum, falei em vãos envidraçados no geral, quem deu o seu exemplo foi o Dr.

Colocado por: DR1982acredito que neste caso as maquinarias todas de um hospital tambem produzam calor suficiente para sobreaquecer a coisa

Dai ser necessário arrefecimento, principalmente se tiver excesso de ganhos solares.

Já agora, que espessura puseram para dizer que é devido ao isolamento em excesso?
  5.  # 47

Colocado por: NostradamusHavendo excesso de isolamento, esse calor demora mais tempo a ser dissipado para o ambiente exterior. A juntar a isso, se houve troca de janelas para algo + estanque, pior ainda.

Quando é que é excesso? 6cm? 8cm? 12cm?
  6.  # 48

Calor humano, sim. Mas se há muitas pessoas, também há muito volume (não apenas área).
    As maquinarias, podem estar dentro ou fora. Daí a pergunta.

E um hospital deve ter mais máquinas que uma moradia. Digo eu.

E não há nenhuma ventilação?

Colocado por: DR1982o calor de um forno ou ate um secador chega para aquecer a casa

Eheh. Cozinha com a porta do forno aberta? A minha mal aquece...

Mas isso é suficiente para aquecer a casa? Ou com isso já incorre em excesso de calor? ;)
    Se o primeiro é difícil, o segundo então...
    • DR1982
    • 23 março 2022 editado

# 49

Colocado por: SasapoEu não estou a extrapolar para caso nenhum, falei em vãos envidraçados no geral, quem deu o seu exemplo foi o Dr.
    Será, esta afirmação pareceu me querer dizer outra coisa.
    Percebi que o recado fosse para mim, mas
    Colocado por: Sasapomas é normal ser assim, o isolamento é fácil de se convencer a si mesmo que até pode ser demais, já os envidraçados como interferem com a estética da casa, nem sequer se pondera em reduzir.
  7.  # 50

Colocado por: SasapoJá agora, que espessura puseram para dizer que é devido ao isolamento em excesso?
    A olho direia que deve ter mais de 10cms, eram duas camadas de LM
  8.  # 51

Colocado por: pguilhermeEheh. Cozinha com a porta do forno aberta? A minha mal aquece...

Mas isso é suficiente para aquecer a casa? Ou com isso já incorre em excesso de calor? ;)
    Se o primeiro é difícil, o segundo então...
    Nao fui eu que inventei, isso de o calor do forno ou um secador ser suficiente para aquecer a casa ouvi em testemunhos de Donos de PH.
  9.  # 52

Colocado por: DR1982Nao fui eu que inventei, isso de o calor do forno ou um secador ser suficiente para aquecer a casa ouvi em testemunhos de Donos de PH.

Quem me dera... Não teria instalado AC
  10.  # 53

Colocado por: taunus

Quem me dera... Não teria instalado AC
    Tem uma casa passiva?
  11.  # 54

Eu fico pasmado quando leio pessoal a falar de "excesso" de isolamento. Isso existe sequer?

O objetivo do isolamento é ISOLAR, não aquecer nem arrefecer. É normal, com uma grande parte da construção em Portugal medíocre a nível térmico, que quando entramos numa habitação bem isolada sentimos uma grande diferença. Mais quente, ou mais frio, dependendo da estação do ano em que estivermos a comparar.
    Numa habitação bem isolada, há poucas perdas térmicas e mais conforto, menores consumos energéticos e menores custos de utilização.

Resido na Região mais amena do País. Contudo, este mês batemos recordes de temperatura com os termómetros a chegarem aos 12º. Ora, o pessoal andou todo a gelar. Toca a ligar os aquecedores e a conta da eletricidade não espera pela demora.
    Se tivéssemos bons isolamentos, dentro das habitações não sentiríamos tanto a queda abrupta da temperatura, e teríamos menores necessidades de aquecimento, tal como teríamos menor necessidade de arrefecimento no verão.

Os mínimos...A Lei, por regra, define os mínimos exigíveis. Daí, quando estamos a orçar uma obra, falemos dos "mínimos". Mas, qual é o conforto que a pessoa pretende ter dentro da sua habitação?
  12.  # 55

Colocado por: DR1982Tem uma casa passiva?

Nops
  13.  # 56

Colocado por: PalmixOs mínimos...A Lei, por regra, define os mínimos exigíveis. Daí, quando estamos a orçar uma obra, falemos dos "mínimos". Mas, qual é o conforto que a pessoa pretende ter dentro da sua habitação?
    Uma casa que cumpra os mínimos exigidos, bem feita, é má? É isso que quer dizer?
  14.  # 57

Colocado por: taunus

Nops
    Então a sua afirmação nao tem lógica
  15.  # 58

Colocado por: PalmixSe tivéssemos bons isolamentos, dentro das habitações não sentiríamos tanto a queda abrupta da temperatura, e teríamos menores necessidades de aquecimento, tal como teríamos menor necessidade de arrefecimento no verão.

aí é que está, diminui a necessidade de aquecer no inverno, mas por outro lado aumenta a necessidade de arrefecer no verão. as casas deixam de conseguir fazer por si o arrefecimento noturno.
    quando há os picos de calor a casa não aquece no imediato, mas perde a capacidade de arrefecer...
  16.  # 59

Colocado por: DR1982Então a sua afirmação nao tem lógica

A minha afirmação não tem de ter lógica. É uma constatação de um facto...
  17.  # 60

Colocado por: DR1982Uma casa que cumpra os mínimos exigidos, bem feita, é má? É isso que quer dizer?

Estou a dizer que o mínimo legal é bem diferente de ser o melhor possível.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Sasapo

0.0298 seg. NEW