Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: DR1982Entao achas que nao é suficiente uma casa que cumpra os minimos exigidos por lei atualmente ?
    é apenas suficiente, mas isso nao quer dizer que seja o ideal.. a legislação apenas serve para garantir que quem projecta e os construtores metam nas casas o mínimo necessário para as casas nao serem completamente desconfortáveis.. se queres o ideal para a tua casa entao há que pedir isso a quem fizer o projecto da térmica. peça o que quer e nao apenas o mínimo exigido para cumprior a lei que como diz o zé pode ser cumprido metendo mais aquecimento
  2.  # 82

Colocado por: zedasilva
    Quais mínimos?
    Aqueles de uma lei que diz que posso ter pontes térmicas lineares.
    Aqueles de uma lei que diz que se comprar o recuperador ou a caldeira XPTO já tenho uma casa A++?
    Uma coisa é uma casa cumprir a legislação outra é ela ser eficiente.
    Eu falava em termos de espessuras de isolamentos e características de caixilharia.
  3.  # 83

o ideal será isolar o suficiente para poderes aquecer e arrefecer a casa gastando o mínimo possível de energia. os minimos legais nao cumprem esse requesito

arreefecer é facil, se os arquitectos fizerem um bom trabalho podem garantir isso através de ventilação natural..
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Sasapo
  4.  # 84

Colocado por: DR1982Eu falava em termos de espessuras de isolamentos e características de caixilharia.

É suficiente para cumprir a legislação. Na grande maioria dos casos não é suficiente para tornar a casa eficiente.
    Concordam com este comentário: Sasapo, nbastos
  5.  # 85

Colocado por: antonylemosse queres o ideal para a tua casa entao há que pedir isso a quem fizer o projecto da térmica.
    Se eu para cumprir ja tenho previsto 12 cms na cobertura, 10cms no chao e 11cms nas paredes, se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :s
  6.  # 86

É suficiente para cumprir a legislação. Na grande maioria dos casos não é suficiente para tornar a casa eficiente.
    Entao o que aí falta? Nao sao os tais pormenores?
    Ou uma casa com os minimos em isolamento e caixilharia sem pontes termicas, estanque nao é eficiente ?
  7.  # 87

Colocado por: DR1982se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :s
    não sabes.
    Colocado por: DR1982ja tenho previsto 12 cms na cobertura, 10cms no chao e 11cms nas paredes

como sabe que apenas cumpriram os mínimos? esses valores que diz ter para a sua casa são muito acima do que é habitual meter na nossa zona. eu diria que já estão acima dos mínimos
  8.  # 88

Colocado por: DR1982se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :s

Não necessáriamente.
    Se calhar tenha na mesma essas espessuras associadas a outras coisas?
    A espessura do isolamento é uma ínfima parte da eficiência de uma casa.
    Nós continuamos a pensar as coisas pelas partes e não como um todo.
  9.  # 89

Colocado por: DR1982Ou uma casa com os minimos em isolamento e caixilharia sem pontes termicas, estanque nao é eficiente ?
    uma casa que cumpra apenas os minimos nao. o minimo quer dizer que pode melhorar.. é como o ordenado minimo apenas garante que consiga pagar algumas contas sem dormir debaixo da ponte.. nao lhe garante mais que isso.
  10.  # 90

Colocado por: zedasilvaNós continuamos a pensar as coisas pelas partes e não como um todo.
    sim, também é verdadse.
    • DR1982
    • 23 março 2022 editado

# 91

Colocado por: antonylemosnão sabes.

como sabe que apenas cumpriram os mínimos? esses valores que diz ter para a sua casa são muito acima do que é habitual meter na nossa zona. eu diria que já estão acima dos mínimos
    Pois se calhar é isso é eu ja estou a confundir, eu pedi “o melhor possível que se justifique” é verdade.
  11.  # 92

Colocado por: DR1982eu pedi “o melhor possível”

Em que contexto
    Ter o máximo de isolamento?
    Ter uma casa com reduzidas necessidades de aquecimento?
    Ter uma casa com reduzidas necessidades de arrefecimento?
    Ter uma casa com o minino de equipamento alocados ao conforto termico?
    ...
  12.  # 93

Colocado por: zedasilvaassociadas a outras coisas?
    Que outras coisas?
  13.  # 94

Em que contexto
    Ter o máximo de isolamento?
    Ter uma casa com reduzidas necessidades de aquecimento?
    Ter uma casa com reduzidas necessidades de arrefecimento?
    Ter uma casa com o minino de equipamento alocados ao conforto termico?
    ...
    Sim isso tudo, dentro do que o meu projeto permite.
  14.  # 95

Colocado por: DR1982dentro do que o meu projeto permite.

O seu projeto permite tudo.
    O DR é que tem que definir as suas condicionantes e espectativas.
    Quer andar em casa de calções ou está habituado ás pantufas?
    Quer ter AC, PRH ou uma simples salamandra?
    Concordam com este comentário: Palmix
  15.  # 96

Colocado por: zedasilvaO seu projeto permite tudo.
    O DR é que tem que definir as suas condicionantes e espectativas.
    Quer andar em casa de calções ou está habituado ás pantufas?
    Quer ter AC, PRH ou uma simples salamandra?
    penso que o projecto do Dr à partida não é um dos 'minimos legais' ..
    em relação ao arrefecimento.. sempre achei uma piada do caneco à necessidade de arrefecimento mecânico de uma casa.. já ninguém sabe o que são os ventos dominantes nem como os usar num projecto?
    idem para o aproveitamento solar no inverno (ok, nem todos os terrenos tornam isso possível, mas por amor da virgem...)
    Concordam com este comentário: zedasilva, Nostradamus
  16.  # 97

Colocado por: antonylemosem relação ao arrefecimento.. sempre achei uma piada do caneco à necessidade de arrefecimento mecânico de uma casa.

Já somos 2
    Estamos a encher as nossas casas de pane leiriçes desnecessárias e que só contribuem para aumentar os custos de utilização e manutenção.
    Quantos projetistas e DO fazem contas para perceber quanto vai custar aquela casa ao fim de cada mês só para ser utilizada?
  17.  # 98

Colocado por: zedasilvaQuantos projetistas e DO fazem contas para perceber quanto vai custar aquela casa ao fim de cada mês só para ser utilizada?
    posso dizer que uma boa parte dos meus clientes pensam nisso e falamos nisso no inicio do projecto. é gente que sabe fazer contas à vida
  18.  # 99

Colocado por: antonylemosposso dizer que uma boa parte dos meus clientes pensam nisso e falamos nisso no inicio do projecto.

E era por aqui que deveria começar a abordagem de uma casa
  19.  # 100

tive um cliente onde tinhamos previsto aquecimento e arrefecimento geotérmico .. o que em custos anuais representam uma ninharia .. o que as tornou apetecível.. o problema foi o custo inicial do sistema. assustaram-se com o valor mesmo sabendo que em poucos anos esse dinheiro seria recuperado .. portanto optou-se por AC.

fazer o quê?

0.0311 seg. NEW