Colocado por: DR1982Entao achas que nao é suficiente uma casa que cumpra os minimos exigidos por lei atualmente ?é apenas suficiente, mas isso nao quer dizer que seja o ideal.. a legislação apenas serve para garantir que quem projecta e os construtores metam nas casas o mínimo necessário para as casas nao serem completamente desconfortáveis.. se queres o ideal para a tua casa entao há que pedir isso a quem fizer o projecto da térmica. peça o que quer e nao apenas o mínimo exigido para cumprior a lei que como diz o zé pode ser cumprido metendo mais aquecimento
Colocado por: zedasilvaEu falava em termos de espessuras de isolamentos e características de caixilharia.
Quais mínimos?
Aqueles de uma lei que diz que posso ter pontes térmicas lineares.
Aqueles de uma lei que diz que se comprar o recuperador ou a caldeira XPTO já tenho uma casa A++?
Uma coisa é uma casa cumprir a legislação outra é ela ser eficiente.
Colocado por: DR1982Eu falava em termos de espessuras de isolamentos e características de caixilharia.
Colocado por: antonylemosse queres o ideal para a tua casa entao há que pedir isso a quem fizer o projecto da térmica.Se eu para cumprir ja tenho previsto 12 cms na cobertura, 10cms no chao e 11cms nas paredes, se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :s
Colocado por: zedasilvaEntao o que aí falta? Nao sao os tais pormenores?
É suficiente para cumprir a legislação. Na grande maioria dos casos não é suficiente para tornar a casa eficiente.
Colocado por: DR1982se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :snão sabes.
Colocado por: DR1982ja tenho previsto 12 cms na cobertura, 10cms no chao e 11cms nas paredes
Colocado por: DR1982se pedisse algo muito bom tinha 20cms nas paredes como na Suíça :s
Colocado por: DR1982Ou uma casa com os minimos em isolamento e caixilharia sem pontes termicas, estanque nao é eficiente ?uma casa que cumpra apenas os minimos nao. o minimo quer dizer que pode melhorar.. é como o ordenado minimo apenas garante que consiga pagar algumas contas sem dormir debaixo da ponte.. nao lhe garante mais que isso.
Colocado por: zedasilvaNós continuamos a pensar as coisas pelas partes e não como um todo.sim, também é verdadse.
Colocado por: antonylemosnão sabes.Pois se calhar é isso é eu ja estou a confundir, eu pedi “o melhor possível que se justifique” é verdade.
como sabe que apenas cumpriram os mínimos? esses valores que diz ter para a sua casa são muito acima do que é habitual meter na nossa zona. eu diria que já estão acima dos mínimos
Colocado por: DR1982eu pedi “o melhor possível”
Colocado por: zedasilvaassociadas a outras coisas?Que outras coisas?
Colocado por: zedasilvaSim isso tudo, dentro do que o meu projeto permite.
Em que contexto
Ter o máximo de isolamento?
Ter uma casa com reduzidas necessidades de aquecimento?
Ter uma casa com reduzidas necessidades de arrefecimento?
Ter uma casa com o minino de equipamento alocados ao conforto termico?
...
Colocado por: DR1982dentro do que o meu projeto permite.
Colocado por: zedasilvaO seu projeto permite tudo.penso que o projecto do Dr à partida não é um dos 'minimos legais' ..
O DR é que tem que definir as suas condicionantes e espectativas.
Quer andar em casa de calções ou está habituado ás pantufas?
Quer ter AC, PRH ou uma simples salamandra?
Colocado por: antonylemosem relação ao arrefecimento.. sempre achei uma piada do caneco à necessidade de arrefecimento mecânico de uma casa.
Colocado por: zedasilvaQuantos projetistas e DO fazem contas para perceber quanto vai custar aquela casa ao fim de cada mês só para ser utilizada?posso dizer que uma boa parte dos meus clientes pensam nisso e falamos nisso no inicio do projecto. é gente que sabe fazer contas à vida
Colocado por: antonylemosposso dizer que uma boa parte dos meus clientes pensam nisso e falamos nisso no inicio do projecto.