Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Alguém sabe como funciona a última tranche do crédito habitação no standertotta?

    Já me disseram que os últimos 10% eram libertados com a licença de construção e o avaliador já não precisava de ir ver a casa.
    Funciona mesmo assim? Alguém já teve a experiência para poder confirmar?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Costuma ser assim
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoCostuma ser assim


    Obrigado,
    Mais alguma opinião ?
  4.  # 4

    Mesmo que tenha a licença de utilização, o banco manda fazer a ultima vistoria para libertar a ultima tranche.
  5.  # 5

    Mais alguém que possa partilhar a sua experiência ?
  6.  # 6

    ?
    • sfss
    • 29 março 2022

     # 7

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Boa tarde,
    Alguém sabe como funciona a última tranche do crédito habitação no standertotta?

    Já me disseram que os últimos 10% eram libertados com a licença de construção e o avaliador já não precisava de ir ver a casa.
    Funciona mesmo assim? Alguém já teve a experiência para poder confirmar?
    Obrigado.


    Já agora a 1º tranche para começar libertam quanto 10%?

    Obrigado.
  7.  # 8

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Boa tarde,
    Alguém sabe como funciona a última tranche do crédito habitação no standertotta?

    Já me disseram que os últimos 10% eram libertados com a licença de construção e o avaliador já não precisava de ir ver a casa.
    Funciona mesmo assim? Alguém já teve a experiência para poder confirmar?
    Obrigado.


    comigo, tb no santander, pedi a ultima tranche já sabendo que não vinha todo o valor porque faltava a licença de utilização. O avaliador deu a casa como concluída e banco libertou até 98%, ficando apenas 2% para quando entrega-se a documentação em falta. Foi uma boa surpresa para mim, porque não estava à espera que libertassem tanto dinheiro. Depois os outros 2% foi um processo administrativo, enviei a documentação em falta e eles libertaram o dinheiro, porque se o avaliador já tinha dado a casa como concluída já não fazia sentido voltar a intervir no processo.
  8.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos

    comigo, tb no santander, pedi a ultima tranche já sabendo que não vinha todo o valor porque faltava a licença de utilização. O avaliador deu a casa como concluída e banco libertou até 98%, ficando apenas 2% para quando entrega-se a documentação em falta. Foi uma boa surpresa para mim, porque não estava à espera que libertassem tanto dinheiro. Depois os outros 2% foi um processo administrativo, enviei a documentação em falta e eles libertaram o dinheiro, porque se o avaliador já tinha dado a casa como concluída já não fazia sentido voltar a intervir no processo.


    Mas a casa estava concluída a 100%?
    Ou faltava alguma coisa a nível de móveis , cozinhas e assim?
  9.  # 10

    Colocado por: sfss

    Já agora a 1º tranche para começar libertam quanto 10%?

    Obrigado.


    No BPI libertaram 70% da avaliação do terreno.
  10.  # 11

    Colocado por: Cvera

    No BPI libertaram 70% da avaliação do terreno.


    No stander igual, mas até a um valor máximo de 10% do valor total do crédito
  11.  # 12

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Mas a casa estava concluída a 100%?


    estava concluída a 100%, faltava apenas a licença de utilização da câmara. alias a casa ficou concluída a 31 de Maio. Mas entre certificados e outras papeladas só se conseguiu entregar o pedido na câmara no inicio de agosto. Foi quando me cansei e fui habitar a casa no dia a seguir a entrar a papelada na câmara. Só recebi a licença no dia 15 de novembro. Já estava a morar na casa à 4 meses.
  12.  # 13

    Colocado por: BrunoMoreira_1993

    No stander igual, mas até a um valor máximo de 10% do valor total do crédito


    No BPI a 1° tranche (no ato da escritura), foi de +/- 20% do total solicitado ou seja, no meu caso, 70% da avaliação do terreno.
    É uma otima tranche para dar início, pois para alem do início da construção, existem uma série de custos inerentes (por ex:seguro de obra +/- 1000 eur, construção dos ramais da EDP e Smas).

    Os 10% iniciais do Santander são curtos mo contexto atual de subidas gigantes de precos do ferro por ex
  13.  # 14

    Colocado por: Montijo21No BPI a 1° tranche (no ato da escritura), foi de +/- 20% do total solicitado ou seja, no meu caso, 70% da avaliação do terreno.

    Esse capital é um mero adiantamento e pode ser uma armadilha.
    Quando o avaliador lá for, se apenas tiver 20% da obra feita, não libertam mais capital pois já disponibilizaram esses 20%.

    Se precisa do adiantamento para arrancar com a obra, não é bom sinal, especialmente pelo que dá a entender a seguir:

    Colocado por: Montijo21Os 10% iniciais do Santander são curtos mo contexto atual de subidas gigantes de precos do ferro por ex

    O crédito é sobre determinados valores fechados (construção e avaliação).
    Qualquer aumento de custo a meio da obra altera os pressupostos.
    Se aceita gastar mais do que o previsto no ferro, arrisca-se a ficar sem dinheiro mais tarde, independentemente de quanto receber adiantado.

    As "subidas gigantes de preços" é um risco que apenas assiste ao DO e não ao banco.
  14.  # 15

    O Santander irá libertar-me 20%, julgo que cruzam a % de orçamento a libertar com o limiar dos 50% do valor do terreno até ao máximo de 20% do orçamento.
    • sfss
    • 30 março 2022

     # 16

    Colocado por: MS_11O Santander irá libertar-me 20%, julgo que cruzam a % de orçamento a libertar com o limiar dos 50% do valor do terreno até ao máximo de 20% do orçamento.


    Obrigado pela informação!
  15.  # 17

    Colocado por: sfss

    Obrigado pela informação!


    Não sei se a formula é esta a 100% mas sei que libertam até 20% do valor pedido em função do valor do terreno.
  16.  # 18

    Colocado por: BrunoMoreira_1993

    No stander igual, mas até a um valor máximo de 10% do valor total do crédito


    No BPI os 70% da avaliação do terreno correspondeu a 30% do valor do credito. Ainda não pedi a 2 tranche mas estou na expectativa para ver qual será. Tenho a estrutura completa e a alvenaria quase no fim.
  17.  # 19

    Colocado por: pguilherme
    Esse capital é um mero adiantamento e pode ser uma armadilha.
    Quando o avaliador lá for, se apenas tiver 20% da obra feita, não libertam mais capital pois já disponibilizaram esses 20%.

    Se precisa do adiantamento para arrancar com a obra, não é bom sinal, especialmente pelo que dá a entender a seguir:


    O crédito é sobre determinados valores fechados (construção e avaliação).
    Qualquer aumento de custo a meio da obra altera os pressupostos.
    Se aceita gastar mais do que o previsto no ferro, arrisca-se a ficar sem dinheiro mais tarde, independentemente de quanto receber adiantado.

    As "subidas gigantes de preços" é um risco que apenas assiste ao DO e não ao banco.


    Ainda só recebi a 1 tranche e ainda vou esperar para pedir a 2 tranche (vou pedir quando tiver a alvenaria quase no fim) mas o BPI disse me que na vistoria para a 2 tranche vão disponibilizar segundo o mapa que recebi na avaliação mas considerado sempre a avaliação do terreno não sei se me faço explicar. Têm sempre o terreno como garantia na 2 tranche já tenho como garantia o terreno mais o que já esta feito e ai avançam mais uma percentagem que deve andar no meu caso entre 30-38% do valor do empréstimo. Isto é o que me dizerem mas estou expectante para ver o que vai sair pois entre o que dizem no balção e o que decidem na sede há uma grande diferença.
  18.  # 20

    Colocado por: pguilherme
    Esse capital é um mero adiantamento e pode ser uma armadilha.
    Quando o avaliador lá for, se apenas tiver 20% da obra feita, não libertam mais capital pois já disponibilizaram esses 20%.

    Se precisa do adiantamento para arrancar com a obra, não é bom sinal, especialmente pelo que dá a entender a seguir:


    O crédito é sobre determinados valores fechados (construção e avaliação).
    Qualquer aumento de custo a meio da obra altera os pressupostos.
    Se aceita gastar mais do que o previsto no ferro, arrisca-se a ficar sem dinheiro mais tarde, independentemente de quanto receber adiantado.

    As "subidas gigantes de preços" é um risco que apenas assiste ao DO e não ao banco.


    Quando o avaliador lá for para a 2 tranche, já tenho a estrutura da casa e garagem concluida e alvenaria do piso terreo. Portanto, uma boa tranche no inicio é essencial para o avançar da obra sem grandes paragens.
 
0.0219 seg. NEW