Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: bettencourtBoa, mais uns bonecos feitos e pagos para o lixo. Ninguém é responsável e a culpa morre sozinha. O Sr arquiteto deve ter aprendido a lição… e não vai voltar a fazer porcaria…

Acha que sim?
  2.  # 182

Colocado por: DR1982O minimo que o arquiteto poderia fazer era ajudar a reajustar tudo de forma a se aproximar do valor pedido pelo DO, se tivesse que começar de novo, que fosse ou entao o arquiteto que tivesse previsto vários cenários.

Não leu com atenção

Colocado por: JM1987Disse me para demolir a escada exterior k ele tratava da papelada na câmara sem custos.
  3.  # 183

Colocado por: Sasapo

Não leu com atenção

Li sim, mas nao me parece que isso custe 3500€,sera?
    Contudo tambem ja Suspeitava que o fim seria este, ficou com a sensação que o JM1987 Ja tinha decidido o que ia fazer e apenas reunião com o arquiteto para o informar da decisão.
    • Sasapo
    • 28 abril 2022 editado

# 184

Colocado por: DR1982Li sim, mas nao me parece que isso custe 3500€,sera?
    Contudo tambem ja Suspeitava que o fim seria este, ficou com a sensação que o JM1987 Ja tinha decidido o que ia fazer e apenas reunião com o arquiteto para o informar da decisão.

Não sou perito no assunto, mas sendo necessário submeter à CM penso que São os mesmo os projectos necessários de submeter., logo não é só informação porque é preciso licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  4.  # 185

Colocado por: SirruperAcho que com esta crise na construcao vao haver muitos arquitectos a emigrar ou a mudarem de profissao até haver nova retoma.
    Os poucos e bons continuam a ter trabalho.

Vejo a situação como um déjà vu. Não só arquitectos mas malta associada às diversas áreas da construção - desta vez safar-se-ão os pedreiros.

Foi já assim em 2009-2013.
  5.  # 186

Então vai submeter um projeto na Câmara e depois vai executar uma obra que nada terá a ver com o Projeto?

E quando for a vistoria?
    • argo
    • 28 abril 2022

# 187

Foi uma boa decisão, aceitar as perdas e avançar. Boa sorte com as obras!
  6.  # 188

Colocado por: marteloescoproEntão vai submeter um projeto na Câmara e depois vai executar uma obra que nada terá a ver com o Projeto?

E quando for a vistoria?

Ele disse que o projecto é para a gaveta e que o arquitecto vai tratar da papelada para o que pretende fazer agora, tipo demolir uma escada.
  7.  # 189

Venho cá passado mês e meio dar a conhecer o ponto de situação da obra. Super fácil de explicar..... nao começou! Nem orçamentos! A construção civil é uma area com características únicas no que respeita à mao de obra e empresas. Depois do que se passou com o arquiteto, andei pa tras em tudo ficando com a reabilitação da casa tal qual ela está excepto aquela situacao da escadaria. Mesmo assim, quase todas as empresas a quem peço orçamentos querem projectos para orcamentar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 190

Expliquei que nao tenho projectos de especialidades pois a reabilitacao é direta. Nada feito. Falam falam, inventam e acabam por nao dar valores. Outros estao demasiado ocupados k nem querem saber. A minha questao e por isso é k estou a recorrer a vocês aqui é a seguinte: se tivessem um rapaz que pudesse arrancar ja com a obra e onde fosse o dono da obra a ter de comprar o material arriacariam? A pessoa em questao é bom trabalhador. Vi servicos com bom acabamento e limpos. Agradaram me, devo dizer.
  9.  # 191

O meu problema é que eu nao tendo experiência de obra, nao sei por onde começar. Por mim começaria pelo telhado e substituição das telhas, rufos, caleiras, depois capoto exterior e aluminios. Ficaria com a casa fechada. K acham? Nao pintava pois poderia precisar de mais alguma coisa exteriormente.
  10.  # 192

Nao imaginei viver estes problemas todos quando comecei com este projecto.
  11.  # 193

Colocado por: JM1987Nada feito. Falam falam, inventam e acabam por nao dar valores.
    é lógico nao poderem dar preços. vão orçamentar o quê? sem projecto

mesmo para vc poder orientar as obras, precisa de planeamento.. sem projecto vou lhe dizer que é muito, mas muito difícil mesmo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  12.  # 194

Vao orçamentar a reabilitacao direta de yma casa NAO devoluta. Isto acontece pk há mto trabalho e nao se estao pa chatear. É assim dificil orçamentar remover e aplicar telhas novas num telhado? Aplicar capoto em 250/300m2? Instalar janelas e portas exteriores em aluminio? Nao sou da area mas é dificil?
    Concordam com este comentário: Rpereira1986
  13.  # 195

Se chegarmos ao ponto de a construção começar a decair, estes projectos passam a ser simples e nao faltaram empresas interessadas. Enquanto tiverwm mto k fazer vai ser pa embrulhar. Ja cheguei a essa conclusao.
    Concordam com este comentário: palmstroke, Rpereira1986
  14.  # 196

Colocado por: JM1987Se chegarmos ao ponto de a construção começar a decair, estes projectos passam a ser simples e nao faltaram empresas interessadas. Enquanto tiverwm mto k fazer vai ser pa embrulhar. Ja cheguei a essa conclusao.

Não deixa de ter certa razão.
    Aqui o detalhe é: seja você, algum técnico ou algum empreiteiro, alguém terá que planear, medir, prever como será, definir os materiais, as séries, as cores, as marcas, encomendar, negociar com fornecedores, quantificar, etc... ora, se você espera que seja o empreiteiro a fazer isso tudo em vez de ele dedicar o seu tempo a "construir" literalmente, vai ter se ser paciente. Se você não lhe entrega o que pedem sequer para poderem orçamentar... é complicado...

Colocado por: JM1987Nao sou da area mas é dificil?

Colocado por: JM1987O meu problema é que eu nao tendo experiência de obra, nao sei por onde começar.

Ora se nem sabe por onde começar...
    Comece pelo principio, definir exatamente o que quer.
  15.  # 197

Colocado por: JM1987reabilitacao direta

O que quer dizer com isso?
  16.  # 198

Colocado por: N Miguel Oliveira

O que quer dizer com isso?

Quando digo reabilitação direta refiro me a nao existirem alteracoes que se juatifiquwm projwcto. Alias, o objectivo de ter andado para tras na dimensao da obra doi exatamente esse. Arranjar a casa exatamente conforme ela está neste momento. A casa tem telhado em bom eatado, luz, agua apesar de poço, estruturalmente está optima. Era so melhorar, arranjar, torna la habitável! Aquilo k vou vendo de reabilitacoes em que sao casas k nem telhado têm muitas vezes ou k o dono de obra pretende abrir vaos, fazer uma seria de mudanças, a minha nao tem nada disso!
  17.  # 199

"...alterações k justifiquem projecto."
    • snob
    • 12 junho 2022 editado

# 200

Tenho um familiar que pediu um projeto a um arquiteto para reabilitar um imóvel antigo, com luz e água, localizado uma aldeia do distrito de Bragança. A reabilitação foi substancial, apenas mantiveram as paredes exteriores em pedra. O arquiteto ficou de tratar da papelada toda. O projeto de arquitetura foi aprovado e a obra avançou.
    Já depois de o imóvel estar finalizado e habitado, o DO, via gabinete do arquiteto, recebe um ofício da CM a informar que já podia avançar com os projetos das especialidades. Até me ri com a situação.
    Conclusão, o DO informou o arquiteto que já não ia avançar com a obra, pois os projetos das especialidades iriam ser pagos à parte.
    Ou seja, a reabilitação foi feita apenas com o projeto de arquitetura aprovado.

0.0461 seg. NEW