Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: O.MartinsTrata-se de ética, profissionalismo e rigor, que se as coisas foram como o JM1987 contou, o arquiteto não teve.

É uma tristeza.
    Nada disso tem que ver com os 3500 que custou o projecto... Podia custar o dobro e ter o mesmo resultado. Não há desculpas para diferenças tão grandes sobretudo usando zinco e afins. Mas quando os valores dos projectos são tão baixos, algo há de falhar, o tempo é limitado e nem sempre dará para "pensar" em tudo. Não que isso seja desculpa. Os técnicos deverão tomar o tempo e remuneração suficientes que lhes permita cumprir minimamente as espectativas.

Depois ainda há o factor "remodelação"... Começam a demolir começam as surpresas e lá vai o preço lá para cima. Até se pode dar o caso de ficar mais barato demolir o interior todo e recomeçar do zero.

Acho que estamos todos a comentar algo sem ver o caso em concreto. É tudo demasiado vago.
  2.  # 102

Colocado por: N Miguel Oliveira

É uma tristeza.
    Nada disso tem que ver com os 3500 que custou o projecto... Podia custar o dobro e ter o mesmo resultado. Não há desculpas para diferenças tão grandes sobretudo usando zinco e afins. Mas quando os valores dos projectos são tão baixos, algo há de falhar, o tempo é limitado e nem sempre dará para "pensar" em tudo. Não que isso seja desculpa. Os técnicos deverão tomar o tempo e remuneração suficientes que lhes permita cumprir minimamente as espectativas.

Depois ainda há o factor "remodelação"... Começam a demolir começam as surpresas e lá vai o preço lá para cima. Até se pode dar o caso de ficar mais barato demolir o interior todo e recomeçar do zero.

Acho que estamos todos a comentar algo sem ver o caso em concreto. É tudo demasiado vago.

Olhe em muito me espanta que considere um orçamento de 150k como sendo "pouco". Só consigo compreender esse ponto de vista à luz desta "recente" subida de preços dos materiais. Aliás, no meu entender o arquiteto defraudou as expectativas do cliente.
  3.  # 103

Pelo que o ou vendo, este forum é um mundo á parte. Na vida real as pessoas nem sabem o que e zinco, não sabe o que é uma impermeabilização, soleiras térmicas, e o etics é sempre antes da caixilharias. Não sabem que vaos envidraçados ficam mais caros que janelas mais normais. Vão á net, arranjam um planta na net(quase sempre nos sites de construção em lsf) e vêem se cabe no terreno. Isso se o terreno é "mole" ou "duro" isso é igual. Não sabem onde é o norte, ou o sul. Pelo que ou vendo aqui na aldeia é assim.
    Concordam com este comentário: Paramonte, desofiapedro
  4.  # 104

Colocado por: azwsedcrfvPelo que o ou vendo, este forum é um mundo á parte. Na vida real as pessoas nem sabem o que e zinco, não sabe o que é uma impermeabilização, soleiras térmicas, e o etics é sempre antes da caixilharias. Não sabem que vaos envidraçados ficam mais caros que janelas mais normais. Vão á net, arranjam um planta na net(quase sempre nos sites de construção em lsf) e vêem se cabe no terreno. Isso se o terreno é "mole" ou "duro" isso é igual. Não sabem onde é o norte, ou o sul. Pelo que ou vendo aqui na aldeia é assim.
    não é na aldeia, 60% dos clientes são com diz, 35% gostam de estudar e perguntar e depois sao 5% os do fórum😂
  5.  # 105

Colocado por: Holy_GrailOlhe em muito me espanta que considere um orçamento de 150k como sendo "pouco". Só consigo compreender esse ponto de vista à luz desta "recente" subida de preços dos materiais. Aliás, no meu entender o arquiteto defraudou as expectativas do cliente.

Não sei como interpretou isso do que escrevi. Acho precisamente o oposto. 150k€ dá para muita obra (como disse o tal Arquitecto). Apesar que já deu para mais e não é com zinco que vai embaratecer a obra.

De resto, é dificil comentar um projecto apenas por uma planta do existente e algumas frases soltas. Ou saber se a remodelação simples/barata cumpre com a legislação ou standards de salubridade e conforto. Ou se no final termina mesmo por ser mais barata face ao estado actual da construção. O pessoal aqui tende a confundir Arquitectura com Estética ou a achar que um Dono de Obra e um Técnico têm a mesma habilidade para negociar, cortar/coser, ajustar o projecto.

O que escrevi do que "não dá para mais" era em relação ao tempo que o profissional por muito mau que seja pode debruçar-se sobre este projecto ao preço que cobrou. Acho demasiado baixo (= pouco tempo), que até acaba por ser caro tal é a disparidade entre o resultado e a espectativa do cliente. Nada que justifique a falta de brio obviamente. E nisso concordo consigo. Se o cliente não está satisfeito, o técnico deve fazer o que está ao seu alcance para corrigir. A partir daí, também convém ter alguma noção do que pode esperar pelo preço que paga pelas coisas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 106

Confirmo k os 20k são para alumínios para a casa existente. Menos até, mas depende de uma outra solução k está em cima da mesa a definir com a patroa.

Um projeto de arquitetura no valor de 3500 é pouco? São valores que obtive noutros gabinetes e mesmos pessoas com quem falei também tiveram.
    Anda tudo dentro destes valores.
    Já dei o assunto por encerrado dentro da minha cabeça. As minhas soluções são as seguintes (e pegando nas opiniões k foram deixando aqui):
    1. O arquiteto com boa vontade refaz projeto para os valores k lhe dei, não cobrando nada (posso ser mauzinho mas não vou pagar outro). Não me sinto bem comigo pedir lhe isso pois custa manter empresas abertas. Até teria abertura de lhe dar sei lá 500€. Desde k não atrasasse o arranque da obra no próximo mês;
    2. Ele diz-me k não há nada a fazer e eu encosto o projeto para lixo e arranjo a casa tal qual ela esta à minha maneira com as pessoas k me foram elucidando sobre como proceder para ficar dentro dos valores estipulados.

Não sei se existe uma 3.ª?!
  7.  # 107

E que tal mandar fazer um Mapa de Trabalhos? Deste modo os empreiteiros já podem elaborar um orçamento bem aferido, em vez de atirar valores para o ar.
  8.  # 108

Colocado por: JM1987Um projeto de arquitetura no valor de 3500 é pouco? São valores que obtive noutros gabinetes e mesmos pessoas com quem falei também tiveram.
    Anda tudo dentro destes valores.

3500e, para um projecto de licenciamento de arquitectura, no qual se terá de analisar construtivamente o edifício, redesenhar tudo, instruir com desenhos de sobreposição, etc... Não me parece fora do normal para somente o projecto de arquitectura.

Mas e os projectos de especialidade!? não contratou? não vai haver?

PS: se tinha 150k para obra e metem-se com projectos que, pelo que me apercebi, não respeita o pre-existente... enfim.
  9.  # 109

Colocado por: JM19872. Ele diz-me k não há nada a fazer e eu encosto o projeto para lixo e arranjo a casa tal qual ela esta à minha maneira com as pessoas k me foram elucidando sobre como proceder para ficar dentro dos valores estipulados.

É mesmo esse o objectivo máximo do projecto.. Era esse o caminho que deveria ter seguido de inicio.
    Concordam com este comentário: marco1, Joao Dias
  10.  # 110

E não inventar muito, procurar sistemas, elementos e produtos standart no mercado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, Caravelle, Joao Dias
  11.  # 111

Colocado por: JM1987Um projeto de arquitetura no valor de 3500 é pouco?

Sendo assim não, não é pouco só para Arquitectura. Deduzi que tivesse as Especialidades (Engenharias) e Levantamentos Topográfico e Arquitetónico incluídos, erro meu.

Sobretudo numa remodelação, as Especialidades já deviam estar a "estudar" também... Torna-se ainda mais pertinente sondar o existente e ver o que pode/deve demolir/aproveitar ao fazer o projecto.
  12.  # 112

Colocado por: N Miguel OliveiraSendo assim não, não é pouco só para Arquitectura.

Por isso é que a arquitectura anda pelas ruas da amargura, a receber valores destes e a achar-se bom preço, bem que os arquitectos nunca mais ganham para modernizar-se. Eu se fosse arquitecto dedicava-me era à construção, parece que se pode pedir o que quiser que é aceitável.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 113

Colocado por: SasapoEu se fosse arquitecto dedicava-me era à construção,

Não, parece que onde se ganha mesmo é na promoção e mediação.
  14.  # 114

Realmente com 3.500 € não se podia esperar um projeto muito desenvolvido.

Esse valor paga 1 mês de salário do Arquiteto, apoio do Desenhador, despesas correntes do Atelier e pouco mais.

Quando se oferece lixo ao Mercado, o Mercado com lixo responde.
  15.  # 115

Colocado por: marteloescoproRealmente com 3.500 € não se podia esperar um projeto muito desenvolvido.

Mas foi isso mesmo que obteve, não sendo o que era pretendido.
  16.  # 116

Colocado por: marteloescoprocom 3.500 € não se podia esperar um projeto muito desenvolvido.

3500€, se for somente a arquitectura, tem mais que estar desenvolvido e pensado em fase de licenciamento para não sofrer dos males aqui relatados.
  17.  # 117

Colocado por: marteloescoproSempre aconselho as pessoas a aplicar a regra dos 2x.

Quando o projetista vos dá uma estimativa, multipliquem por 2. Não há de fugir muito desse valor.
    Com os preços que você fala mais vale aplicar a regra dos 3x :)
  18.  # 118

Colocado por: Pedro Barradas
    3500€, se for somente a arquitectura, tem mais que estar desenvolvido e pensado em fase de licenciamento para não sofrer dos males aqui relatados.

Se o arquitecto cobrar 60 euros / hora, 3500 dão para 60 horas. Acha suficiente para ter um projecto bem desenvolvido? 60horas? Nem estou a colocar despesas do gabinete, software e afins.
    Parece-me manifestamente curto, mas se os arquitectos aqui presentes acham suficiente, ainda bem que não fui para essa área.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  19.  # 119

se o arquitecto cobrar 50€/h...dá para mais horas, se cobrar 40€, ainda dará para mais... assim sucessivamente.
    Quem lhe disse que o arquitecto se pode dar ao luxo de cobrar isso por hora!?, ou um gabinete de projecto conseguir cobrar isso por hora a um cliente... muitos raros serão os casos.
    se usar software pirata, ainda tem lucro...
    Se nunca frequentar ações de formação e etc... ainda mais lucro terá...
    Se ainda utilizar um PC com W95... assim sucessivamente...

Sasapo.. uma coisa é o justo (ou o que se julga justo), outra coisa é o mercado... e o que está o mercado disposto a pagar. A valorização ou não do trabalho apresentado.
    Para resumir, se no final do processo, após as horas dispendidas e recursos empregues, conseguir ter a afectação de 30€/h ...Para este tipo de "bolo" já vai ser muito bom... não tenha dúvidas.

Ainda bem que tem alternativas!! Bom para si!.

PS: Valores sempre mais IVA.
  20.  # 120

70k de caixilharia? O serralheiro queria garantir a reforma na sua obra?

0.0335 seg. NEW