Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    É a primeira vez que escrevo neste fórum, no entanto venho cá ler opiniões e sugestões dos participantes.
    Da mesma forma que vocês colocam cá experiências pessoais, queria partilhar a minha pois acho que estamos a atravessar um momento na construção civil único.
    Herdei uma casa de 1960 dos meus avós e gostava de a reabilitar. Primeiro, não tinha licença de habitação. Pedi projeto de arquitetura para a legalizar. Depois, pedi para me fazerem um projeto de reabilitação da casa, onde fiz algumas exigências ao arquiteto. A saber:

    Orçamento total obra de 150k, dois quartos, uma casa de banho em cada andar (2 ao todo) cozinha e sala open space. No restante, dei liberdade de trabalho mantendo o orçamento. Apresentou-me um projeto pelo qual a minha mulher ficou enamorada. Ao ver o projeto questionei-o se as obras eram para o valor dos 150k. Garantiu-me que sim e até me arranjava quem fizesse a obra por esse valor. Isto foi em Dezembro do ano passado.
    Ora, sem perceber mto do assunto vi no novo projecto algumas coisas que me deixaram de pulga atrás da orelha. Coisas como, eliminar águas da casa e usar telhados rectos, coberturas em zinco, ripados em alumínio lacado exteriores em toda a volta da casa (mais de 200 ripas), envidraçados que nunca mais acabavam e pior, demolições que não acabavam e construção de placas!!!! Bom o especialista era ele por isso vamos em frente.
    Começo a pedir orçamentos e como devem imaginar.... nenhum por menos de 270k mais IVA à porta fechada. Em separado, andei de especialidade em especialidade e tudo somado ia para os mesmos valores, sendo que alguns até ia acima dos 300k.
    Venho cá escrever um pouco e desabafar pois está dificil de lidar com esta desilusão pessoal de um projecto para uma vida.
    O arquiteto segura-se com os aumentos dos materiais mas, aceitava que falhasse por 15 ou 20% mas o dobro?! Mais, quando pedia orçamentos, quem mos dava dizia sempre que se tenho limite de orçamento não podia usar materiais com zinco em 200m2 de cobertura, construção de estruturas e placas em 200m2, nem demolições grandes para substituir paredes por envidraçados interminavéis.
  2.  # 2

    Claramente que devo ter sido burlado e o projeto está pago quase na totalidade. Nada a fazer!!!
    Eu e a minha mulher vamos andar para trás e por mto que nos custe, vamos reabilitar a casa tal qual ela está. Assim, consigo tudo por 100k o que ainda me dá margem de 50k, no entanto já não posso abrir janelas pois preciso de novo projeto, não posso demolir uma escada exterior que será de acesso a um quarto pois preciso de projeto, etc. Coisas simples que acabavam por modernizar a casa e que ainda estavam dentro do orçamento (era trabalho do arquiteto vê-las!).
    Alguém tem sugestões para este imbróglio e como proceder?
    Agradecia ideias e opiniões
  3.  # 3

    Diz ao arquiteto que o projeto que fez não é exequível ou que vá ele construir pelos 150k já que arranja quem o faça.

    Como não vai arranjar, o arquiteto que refaça o projeto todo conforme voces querem e podem pagar.
    Concordam com este comentário: GMCQ, luisini
  4.  # 4

    Pois, o contacto que ele arranjou e supostamente faria por esse valor deu o valor mais baixo, os tais 270k.
    Refazer o projeto imagino ter de pagar novo, e como não existem provas do que lhe pedi, vai imperar a boa vontade dele em aceitar este trabalho extra. Imagino eu. Antes de o confrontar com a situação, tenho reunião para o fim da próxima semana, vim aqui saber opiniões. Poderei precisar do arquiteto e não quero arranjar conflitos.
  5.  # 5

    Arquitetos a fazer "estimativas" ao trabalho dos outros.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, ricat
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteArquitetos a fazer "estimativas" ao trabalho dos outros.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Parece que tem acontecido muito ultimamente. De mãos dadas com alguns clientes que também acham que ainda estamos em 2008…
  7.  # 7

    A ideia com k fiquei foi k ele deveria ter começado ao contrário. Primeiro ver quanto ficaria reabilitar a casa existente. Se sobrar dinheiro, partir para a segunda parte de modernizar um pouco. Sendo k a única exigência do cliente era o orçamento...
    E pelo que vejo, 150k dá para muita obra.... mas mantendo a traça arquitetónica da casa com abertura de uma ou outra janela maior para entrada de luz natural.
    Muito pouco profissional. Dou como perdido o dinheiro do projeto e pronto! Sigo a minha vida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaraposo18
    • MDM
    • 16 abril 2022

     # 8

    Disse que tinha o projeto quase todo pago. Diga que só paga o quase se tiver o projeto com o que pretende.
  8.  # 9

    Se puder colocar uma planta da casa como está, podia ter mais ajuda aqui da malta do fórum.
    Coloque tb do terreno envolvente.
    Sem conhecer a casa eu diria para modernizar e mexer somente no que fosse necessário, sem grandes modificações.
    Manteria o mesmo tipo de telhado, por exemplo.
  9.  # 10

    Sempre aconselho as pessoas a aplicar a regra dos 2x.

    Quando o projetista vos dá uma estimativa, multipliquem por 2. Não há de fugir muito desse valor.
  10.  # 11

    Colocado por: marteloescoproSempre aconselho as pessoas a aplicar a regra dos 2x.

    Quando o projetista vos dá uma estimativa, multipliquem por 2. Não há de fugir muito desse valor.


    Mas assim o sonho acaba antes de começar e o arquiteto não ganha nada, com uma estimativa feita à medida e com tudo o que os clientes gostam, o arquiteto ganha o dele, os clientes ainda andam 1 ano a sonhar, até começarem a pedir orçamentos a quem vai fazer o trabalho e aí é que levam uma chapada de realidade.
    Concordam com este comentário: zedasilva, mfa17
  11.  # 12

    Não se pode conformar e tem de exigir um projecto que pagou, à medida da sua expetativa.

    Tente levar as coisas a bem, porque a mal pode sempre levar. Nenhum arquiteto gosta de ter uma queixa bem fundamentada na ordem.

    Não acredito que seja burla, é pura incompetência. Não sei qual das duas a pior...

    Se mantiver o telhado inclinado (mudando só o revestimento, mas deixando de fazer a laje e revestir tudo a zinco), se reduzir as demolições de placas e adiar para já a vedação da moradia já fica com um projecto mais próximo do valor que tem. Não abdique do projecto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 13

    Colocado por: VarejoteMas assim o sonho acaba antes de começar e o arquiteto não ganha nada, com uma estimativa feita à medida e com tudo o que os clientes gostam, o arquiteto ganha o dele, os clientes ainda andam 1 ano a sonhar, até começarem a pedir orçamentos a quem vai fazer o trabalho e aí é que levam uma chapada de realidade.


    Olá, vamos lá perpectuar os mitos... É que essa ouve-se muito...
    Que ganha o Arquitecto em fazer um boneco caro que depois não sai do papel? Francamente. Acha que lhe é vantajoso redesenhar o projecto todo de novo? Para quê arriscar fazer dois trabalhos quando pode fazer um?

    Se falhou pelo dobro, exija correção. À medida do que pode pagar e não dos desejos que teve espacialmente "falando".
  13.  # 14

    Colocado por: marteloescoprodá uma estimativa,


    Uma estimativa não se dá. Vende-se. E nem sempre o Arquitecto é o técnico mais indicado para elaborá-la.

    Quem melhor sabe como anda o preço do ferro, dos contentores, do preço hora dum servente ou se o gasóleo encareceu é quem anda na obras. Normal que se apanha um Arquitecto que não sai do gabinete torna-se dificil... Se falha assim tanto deverá corrigir. Mas não sabemos até que ponto certos aspectos foram requisitos do cliente.

    Depois, não é o Arquitecto que controla os preços do mercado daqui a um ano, ou se o empreiteiro vai comprar camião novo, ou se o cliente leva facada por não saber negociar, ou se é comido de cebolada por não perceber nada do tema, etc etc...

    Quando é que o Arquitecto fez a tal estimativa?
  14.  # 15

    Há aqui também outra questão - mesmo que não se aplique ao caso em concreto.
    O cliente é, por vezes, avisado que o que pede não se conforma ao valor total de investimento. É informado e mesmo assim insiste.
    Considera que vai conseguir executar a obra a um apreço mais económico, devido aos conhecimentos que tem.
    Atenção, pois isto acontece muito, mais do que o que pensaríamos à primeira vista.
  15.  # 16

    Colocado por: ADROatelierAtenção, pois isto acontece muito, mais do que o que pensaríamos à primeira vista.


    Exactamente.
    O problema é que por vezes não se compreende que a dinâmica de projectar e construir não é igual à de escolher um carro no stand e analisar a lista dos extras a adicionar. A coisa não funciona assim. Por vezes esse aviso (do "olhe que construir mais um WC pode custar mais X") é relativente vago e ambiguo e até susceptivel de errar por muito na estimativa. Porque um cálculo assim não é como ir à lista do stand ver o preço do extra. Leva tempo. E esse tipo de decisões muitas vezes têm que ser tomadas numa fase muito inicial onde o foco do cliente está no programa e funcionalidade da casa e não tanto no preço... Até porque muitas vezes, esse extra é visto como "depois se não chegar o dinheiro deixo por fazer, etc"... Mas o gasto maior, em m2, em paredes e lajes, em tubagens e esgotos tem que ser feito logo de ínicio... Pelo que esse "extra" tem sempre uma parte que será gasto, mesmo que não se acabe ou tire proveito do equipamento.
    Depois a culpa é do Arquitecto... Porque o cliente mesmo assim gastou mais e nem a obra deu para acabar.

    É raro encontrar um Dono de Obra que diminua o tamanho duma casa ou dum espaço, ou elimine algum compartimento como garagem, despensa, átrio, closet, WC serviço, etc... A têndencia é acontecer o contrário.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, jorgealves
  16.  # 17

    O segundo erro que costumo ver é percepcionarem o projecto de licenciamemto como algo estanque e definitivo. E não devia ser assim, o projecto é um processo de tirar e pôr, de zoom in e zoom out, de comparações, de correções, de afinações, de testes... Mas é complicado se se está habituado a analisar tudo como se tratasse dum produto acabado.

    Um produto acabado também é testado e afinado muitas vezes, a diferença é que o comprador não vive esse processo, como acontece na construção da sua casa.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  17.  # 18

    Obrigado pelas respostas.
    Este fim de semana estive a assentar as ideias com a patroa.
    Depois de conversar com algumas pessoas da área, e de somar orçamentos para reabilitar a casa tal e qual ela está, necessitaria de 100 mil euros. Por fora aplicaria capoto, telhas novas (não precisava pois estão boas mas não queremos correr o risco), e alumínios.
    Incrível como só nos alumínios me pediam 70 mil euros no projeto do arquiteto e agora, "apenas" 20 mil.
    Por dentro, nos quatros vamos transformar 4 divisões em dois quatros demolindo duas paredes e arranjar a casa de banho. Pladur em tudo!!!
    No piso de baixo, utilizamos a cozinha existente, abrindo para paredes para aquilo a que os antigos (ou pelo menos o meu avô) chamavam de "loja". Também aplico pladur em tudo. E no geral, as obras serão estas.
    Temos um sótão com vigas em madeira à mostra onde apoiam as telhas e o piso também é em madeira (vigas e soalho). Esta é a tal parte que o arquiteto tinha demolido tudo e reconstruido de novo. Muito provavelmente iremos manter as vigas de madeira pois não parecem más, dando tratamento. Quanto às vigas de apoio das telhas, ainda não sei bem como resolver mas com os profissionais resolvo depois.
    Peço desculpa mas não sei colocar imagens aqui!! :(
    Por aquilo que vi, não era muito difícil de fazer uma remodelação e modernização da casa respeitando os 150 mil euros.
    O arquiteto nunca vai assumir o erro, e com certeza me vai pedir mais dinheiro por outro projeto. Relembro que o projeto já está aprovado na câmara e com licença pendente para emissão. Era só começar as obras.
    O erro tb foi meu. Quando vi o projeto pela primeira vez, questionei de imediato o arquiteto se seria obra para o k tinha pedido. Garantiu me k sim sem pestanejar. Deveria ter pedido algo assinado, sei lá. Ninguém morreu. Tudo bem e resolve-se o problema. A casa vai ficar bonito se tiver gosto nos materiais a escolher. Posso personalizar "como quiser" e mais.... mantenho a traça da casa dos anos 60 que seria uma pena destruir tendo em conta k agora é tudo tipo "caixote" :)
  18.  # 19

    Não perde nada em ir falar com o arquitecto, o não está garantido. Não tome por certo que ele agiu de má fé, ainda por cima porque vai sempre precisar de um e esse já está pago.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 20

    Plantas
 
0.0284 seg. NEW