Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Varejote

A grundfos faz a gestão sozinha, durante 14 dias "aprende" os hábitos de consumo da casa, depois memoriza e vai adaptando ao longo do tempo.

Distância bomba de calor na cave, mais longe, quartos no 1° andar, tubagem tubo 25mm, sem recirculação vão uns 10 litros da água para o esgoto até chegar a quente.

Botões em teoria funciona bem, na prática quero ver todos(crianças, adolescentes) em casa a carregarem no botão esperar 3 minutos e só depois abrirem a água quente.

Bombas básicas, não têm controlo nenhum a não ser o caudal, se for para colocar botões a uma básica serve.

Se não colocar botões, convém ser a Wilo star Z nova T, ou a Grundfos comfort autoadapt.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smarti

Varejote, quer partilhar como fez essa instalação? É que estou numa situação parecida....
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: fpacardosoPoder pode, tem de utilizar a agua fria como retorno, da forma como os aquareturn funcionam.

Nunca me tinha cruzados com estes "aquareturn". Muito interessante mesmo. Na prática a unica desvantagem em relação à recirculação é que a água recirculada vai para o circuito de água fria, que por sua vez há-de ir ter ao depósito de AQS, em vez de ir directamente ao depósito de AQS, certo?
  3.  # 3

É basicamente igual a uma bomba circuladora normal, esta tem sensor interno e externo de temperatura para ligar no tubo de saída AQS.

Vejam os vídeos módulos Grundfos 1 ao 3.

Vídeos
  4.  # 4

Tem de ter tubo de retorno direto à BC, do ponto de água mais distante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7

Por isso é que é sempre bom ouvir opiniões de quem sabe.
    Vi os vídeos na Grunfos e tudo parece simples...sem referência a tubos de retorno....achei estranho.
  5.  # 5

Nos vídeos da Grundfos, tem o tubo de retorno, em "anel", nos vídeos o tubo do duche até à Grundfos é o tubo de retorno.
    Nos primeiros 20 segundos do primeiro vídeo, não aparece a bomba nem tubo de retorno, termina no duche.

Explica bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  6.  # 6

Eu tenho a seguinte dúvida, agradeço quem possa ajudar.

Tenho o projeto de águas feito em especialidade e na altura não indiquei ao projetista a rede de retorno.

Agora em obra já decidi e vou colocar a rede e uma bomba que ainda não selecionei.

Para não voltar ao projetista a tubagem deve ser do mesmo diâmetro da tubagem que alimenta os pontos de água quente?

Outra questão, na curvas de performance das bombas na maior parte vejo alturas manometricss de 1 a 2 metros, mas o desnível que tenho desde a cave até ao 1 piso será na ordem dos 4 metros, então que bomba ou especificação devo procurar?
  7.  # 7

O desnível neste caso não interessa para nada.
  8.  # 8

Viva,

Antes de mais bom ano e muito obrigado a todos pela ajuda.
    Cheguei (finalmente) aquela que parece ser a ultima configuração e que partilho convosco (antes de tapar todos os roços de canalização e eletricidade).

Equipamento hidráulico:
    Bomba de Calor NUOS PLUS S2 WI-FI 150L
    Bomba de circulação Lowara Ecocirc Pro 158/1-65u

Equipamento elétrico:
    Automático de escada Efapel 10A 55510 SPA
    Botão basculante Efapel 21153 (Acende o Led quando a bomba está a funcionar)

Configuração (28 metros entre a Bomba de calor e o ultimo ponto de água quente):
    Bomba circ. na velocidade 7(máxima), demora 4 minutos para a água quente chegar ao ultimo WC
    Bomba circ. na velocidade 5, demora 5 minutos para chegar a água quente ao ultimo WC

Problemas verificados:
    Embora a bomba circ. tenha uma Válvula anti retorno integrada, tive de colocar uma válvula anti retorno adicional imediatamente após o ultimo ponto de água quente (duche wc3) ; Sem a colocação desta, neste ultimo ponto a agua só ficava morna durante algum tempo, ou seja, estou em querer que neste ponto se estava misturar água quente da Bomba de Calor com a água (fria) do tubo de retorno.

Duvidas ainda existentes e se valerá a pena:
    1) Colocar uma válvula anti retorno (água quente) no fim de cada divisão (tal como fiz no wc3)?
    2) Bomba circ. mais potente para diminuir o tempo de chegada ao ultimo WC?
    3) Colocar botões de pressão programáveis por divisão (cerca de 40€ cada, mas que permitem definir o tempo em função da divisão onde queremos a água quente)

Muito obrigado!
      Setup BC Circ Final.JPG
      BCBCirc.jpg
  9.  # 9

Isso é um automático de escada normal, com botão de pressão luminoso, por norma quando está desligado é que acende, como num prédio.
    Concordam com este comentário: smarti
  10.  # 10

A instalação não tem misturadora termostática?
    Válvula retenção na última torneira nunca vi, a bomba circuladora se tem Válvula de retenção, não necessita colocar na última torneira.

Isso de botões com tempos diferentes, certamente retira o automático de escada, por esse só tem um temporizador.

A canalização não tem isolamento térmico?

Já agora, quando o circuito completa a recirculação, a temperatura da BC baixa quanto?
    • smarti
    • 2 janeiro 2024 editado

# 11

A instalação não tem misturadora termostática?
    R: Ainda não, mas a ideia é levar misturadoras termostáticas em todos os pontos de Duche

Válvula retenção na última torneira nunca vi, a bomba circuladora se tem Válvula de retenção, não necessita colocar na última torneira.
    R: Também achámos estranho, mas o instalador da BC aconselhou a levar esta válvula Anti retorno entre o ultimo ponto de consumo e o inicio do tubo de retorno e o problema ficou resolvido. Também aconselhou adicionar uma valvula anti retorno apos o ultimo ponto de consumo em cada divisão, mas aqui já tenho duvidas se justifica.

Isso de botões com tempos diferentes, certamente retira o automático de escada, por esse só tem um temporizador.
    R: Se levar os temporizadores, o automático de escada sai, mas para já estou inclinado a deixar como está.

A canalização não tem isolamento térmico?
    R: levou isolamento na quente e na fria

Já agora, quando o circuito completa a recirculação, a temperatura da BC baixa quanto?
    R: Ainda não testei a 100%, mas o tempo definido no automático de escada é o estritamente necessário para que a água quente chegue à ultima torneira (sem encher o tubo de retorno com agua quente).
    Do teste que fiz, com a BC definida para 55 graus, na APP da marca indica 52...53... Pelo que ao fim de 25L de consumo continuo, não baixou dos 50, mas vou ter de testar melhor.
    • smarti
    • 3 janeiro 2024 editado

# 12

Segue update:
    Temperatura da Bomba de Calor definida para 55°
    Anexo 3 - temperatura bomba de calor sem qualquer consumo nas últimas 8h; 54°
    Anexo 2 - temperatura da bomba de calor após ativação da bomba de Circulação durante 4 minutos (velocidade 7 ; água quente disponível no ponto mais longe) ; 54°
    Anexo 1 - temperatura da bomba de calor após consumo continuo de 30L de água quente ; 53°
      Screenshot_20240103_123828.jpg
      Screenshot_20240103_123039.jpg
      Screenshot_20240103_122556.jpg
  11.  # 13

Deve ter válvula misturadora à saída da BC, senão está a mandar para as torneiras 55°C, além de "queimar", acaba por mandar água quente para o esgoto enquanto afinam a temperatura, lava loiça, lavatórios, bidés, ter misturadora a sair a 43°C por exemplo, independente da temperatura de produção da BC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smarti
    • smarti
    • 3 janeiro 2024 editado

# 14

Colocado por: VarejoteDeve ter válvula misturadora à saída da BC, senão está a mandar para as torneiras 55°C, além de "queimar", acaba por mandar água quente para o esgoto enquanto afinam a temperatura, lava loiça, lavatórios, bidés, ter misturadora a sair a 43°C por exemplo, independente da temperatura de produção da BC.

Estamos sempre a aprender 😅...
    Com esta tal válvula termostática instalada à saída da BC, já não preciso de misturadoras de duche termostáticas? ou preciso de ambas?
    Consegue sugerir algum exemplo de marca / modelo de válvula termostática?

Muito obrigado.
  12.  # 15

Colocado por: smarti

Estamos sempre a aprender 😅...
    Com esta tal válvula termostática instalada à saída da BC, já não preciso de misturadoras de duche termostáticas? ou preciso de ambas?
    Consegue sugerir algum exemplo de marca / modelo de válvula termostática?

Muito obrigado.

Tenho válvula misturadora e nos duches também tenho termostáticas.
    Elas estão "limitadas" para 38°C(como em qualquer fabricante), mas se colocar no máximo nunca vão passar dos 43°C, porque é essa temperatura que está a sair da termostática à saida da bomba, mesmo que tenha a BC a produzir 65°C por exemplo.

Grohe e está em promoção.
    • smarti
    • 3 janeiro 2024 editado

# 16

Tenho válvula misturadora e nos duches também tenho termostáticas.
    Elas estão "limitadas" para 38°C(como em qualquer fabricante), mas se colocar no máximo nunca vão passar dos 43°C, porque é essa temperatura que está a sair da termostática à saida da bomba, mesmo que tenha a BC a produzir 65°C por exemplo.

Grohe e está em promoção.

referia-me à válvula misturadora para colocar à saída da Bomba de Calor (As misturadoras de Duche vou ter de as escolher mais tarde 😅).

Julgo que pode ser esta (com ligações 1/2 ou 3/4...)

Quanto ás ligações, já percebi que:
    Ligação "H" - É a entrada de água quente da Bomba
    Ligação "Central" - É a saida de água "misturada" da vávula, que vai ligar à alimentação de água quente da casa
    Ligação "C" - É a entrada de água fria, que tenho duvida onde a ir buscar...
    Na imagem abaixo, onde sugere colocar um "T" para ir alimentar a válvula misturadora com a água fria?
      ligacao.JPG
  13.  # 17

Pode ser essa caleffi 3/4.
    • SrR
    • 3 janeiro 2024

# 18

Colocado por: smarti

referia-me à válvula misturadora para colocar à saída da Bomba de Calor (As misturadoras de Duche vou ter de as escolher mais tarde 😅).

Julgo que pode seresta(com ligações 1/2 ou 3/4...)

Quanto ás ligações, já percebi que:
    Ligação "H" - É a entrada de água quente da Bomba
    Ligação "Central" - É a saida de água "misturada" da vávula, que vai ligar à alimentação de água quente da casa
    Ligação "C" - É a entrada de água fria, que tenho duvida onde a ir buscar...
    Na imagem abaixo, onde sugere colocar um "T" para ir alimentar a válvula misturadora com a água fria?
      ligacao.JPG
    ao colocar a misturadora convem garantir que o retorno tambem circule na agua fria da misturadora.
  14.  # 19

O esquema da misturadora e retorno é este.
      bb.jpg
    • SrR
    • 3 janeiro 2024

# 20

Colocado por: VarejoteO esquema da misturadora e retorno é este.
      bb.jpg
    ate poderia ser de outra maneira dependendo do depósito

0.0406 seg. NEW