Colocado por: Varejote
A grundfos faz a gestão sozinha, durante 14 dias "aprende" os hábitos de consumo da casa, depois memoriza e vai adaptando ao longo do tempo.
Distância bomba de calor na cave, mais longe, quartos no 1° andar, tubagem tubo 25mm, sem recirculação vão uns 10 litros da água para o esgoto até chegar a quente.
Botões em teoria funciona bem, na prática quero ver todos(crianças, adolescentes) em casa a carregarem no botão esperar 3 minutos e só depois abrirem a água quente.
Bombas básicas, não têm controlo nenhum a não ser o caudal, se for para colocar botões a uma básica serve.
Se não colocar botões, convém ser a Wilo star Z nova T, ou a Grundfos comfort autoadapt.
Colocado por: fpacardosoPoder pode, tem de utilizar a agua fria como retorno, da forma como os aquareturn funcionam.
Tem de ter tubo de retorno direto à BC, do ponto de água mais distante.
Colocado por: VarejoteDeve ter válvula misturadora à saída da BC, senão está a mandar para as torneiras 55°C, além de "queimar", acaba por mandar água quente para o esgoto enquanto afinam a temperatura, lava loiça, lavatórios, bidés, ter misturadora a sair a 43°C por exemplo, independente da temperatura de produção da BC.
Colocado por: smarti
Estamos sempre a aprender 😅...
Com esta tal válvula termostática instalada à saída da BC, já não preciso de misturadoras de duche termostáticas? ou preciso de ambas?
Consegue sugerir algum exemplo de marca / modelo de válvula termostática?
Muito obrigado.
Tenho válvula misturadora e nos duches também tenho termostáticas.
Elas estão "limitadas" para 38°C(como em qualquer fabricante), mas se colocar no máximo nunca vão passar dos 43°C, porque é essa temperatura que está a sair da termostática à saida da bomba, mesmo que tenha a BC a produzir 65°C por exemplo.
Grohe e está em promoção.
Colocado por: smartiao colocar a misturadora convem garantir que o retorno tambem circule na agua fria da misturadora.
referia-me à válvula misturadora para colocar à saída da Bomba de Calor (As misturadoras de Duche vou ter de as escolher mais tarde 😅).
Julgo que pode seresta(com ligações 1/2 ou 3/4...)
Quanto ás ligações, já percebi que:
Ligação "H" - É a entrada de água quente da Bomba
Ligação "Central" - É a saida de água "misturada" da vávula, que vai ligar à alimentação de água quente da casa
Ligação "C" - É a entrada de água fria, que tenho duvida onde a ir buscar...
Na imagem abaixo, onde sugere colocar um "T" para ir alimentar a válvula misturadora com a água fria?
Colocado por: VarejoteO esquema da misturadora e retorno é este.ate poderia ser de outra maneira dependendo do depósito