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  1.  # 41

    Colocado por: HAL_9000A questão é: Porquê que anunciam o preço? será que estão a tentar inflacionar o mercado?
    há coisas que não são as casas que vedem que mandam ... mas nenhum consumidor final compra desconto .
  2.  # 42

    Colocado por: rafaelisidorohá coisas que não são as casas que vedem que mandam
    Não me está a querer dizer que o Grupo SONAE tem menos poder de decisão no preço das pastilhas da loiça que coloca à venda que a mercearia aqui da terrinha que para além de mercearia também é tasco e drogaria, pois não?
    • RCF
    • 28 julho 2022

     # 43

    Colocado por: HAL_9000Não me está a querer dizer que o Grupo SONAE tem menos poder de decisão no preço das pastilhas da loiça que coloca à venda que a mercearia aqui da terrinha que para além de mercearia também é tasco e drogaria, pois não?

    descontos como o das pastilhas de lavar loiça não são feitos pelos supermercados ou lojas. São descontos da própria marca, em articulação com os supermercados.
    Portanto, nesse caso das pastilhas da loiça, é o fabricante (a marca do produto) que vende a um preço mais baixo ao revendedor (supermercado ou loja), possibilitando que este venda a esse preço e autorizando-o a fazer essa promoção, publicitando que está a vender com 50% de desconto.
    Ora, como o fabricante vende a todos os seus revendedores a preço semelhante (ou aproximado), isso permite à loja de bairro vender ao mesmo preço que o supermercado, sem que publicite estar a vender com 50% de desconto. Ao fim e ao cabo, a loja não se dá ao trabalho de fazer publicidade a esse (suposto) desconto.
    Mas, descontos dessa grandeza, nunca são da loja, mas sim do fabricante (da marca).
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 44

    Colocado por: HAL_9000Não me está a querer dizer que o Grupo SONAE tem menos poder de decisão no preço das pastilhas da loiça que coloca à venda que a mercearia aqui da terrinha que para além de mercearia também é tasco e drogaria, pois não?
    o que eu disse foi o seguinte , se uma marca que produz tem o preço x anunciado e negoceia sobre esse preço é preferível é preferível que haja um grau de comparação para se perceber muita coisa , por exemplo a inflação das coisas . imagine que estas pastilhas foram feitas á 10 anos e tiveram sempre a inflação anual qual é o valor disso ? nao quer dizer que com isso a marca nas a tivesse produzido mais barato e com isso fazer chegar a um melhor preço , mas quem manda é quem produz ... a mercearia , tasco e drogaria não passa a informação porque de facto é irrelevante para muitas pessoas .
    • RCF
    • 28 julho 2022

     # 45

    Colocado por: rafaelisidoromas quem manda é quem produz ...

    sim, mas... os grandes revendedores, as grandes cadeias de supermercados têm um grande peso e, nalguns casos, acabam por mandar nos fabricantes.
    Há fabricantes que são confrontados com este tipo de posições por parte da Sonae e outros - temos um produto concorrente que está a vender bem e que nos dá boas condições de negócio. Por isso, necessitamos de renegociar o contrato convosco, blá, blá, blá... precisamos de reduzir o vosso preço, para continuarmos a vender o vosso produto. Aceitam fazer uma promoção de 50% durante um mês? Sem essa redução, seremos obrigados a deixar de dar protagonismo aos vossos produtos. Teremos de deixar de colocar os vossos produtos naquelas prateleiras de entrada... nas prateleiras de topo... E perante isto, o fabricante vê-se obrigado a ceder
  4.  # 46

    Colocado por: RCFOra, como o fabricante vende a todos os seus revendedores a preço semelhante (ou aproximado), isso permite à loja de bairro vender ao mesmo preço que o supermercado, sem que publicite estar a vender com 50% de desconto. Ao fim e ao cabo, a loja não se dá ao trabalho de fazer publicidade a esse (suposto) desconto.
    Ainda assim existe uma diferença de de mais de 2.5 euros entre uma loja que compra Dezenas milhares de unidades e outra que compra umas dezenas só. Existe uma clara tentativa de reeducar o mercado para um preço suposto que não é real. Não sei se é a marca que faz o desconto ou não, sei que 2.5 euros em 10 ainda são cerca de 25% e portanto o continente continua a inflacionar o mercado, publicitando um desconto enganador.

    As pastilhas que comprei na mercearia foram produzidas em maio de 2022 na Polónia. Antes que argumentem que deviam estar na prateleira há 10 anos e por isso é que eram mais baratas.


    Quanto à marca, esta não define o pvp (caso contrário a mercearia não poderia publicitar os 9.60 sem mencionar desconto. Logo as condições que o supermercado consegue junto dos fornecedores não são tidas nem achadas para a publicitação do PVP e desconto associado. Existirão até muitos produtos são oferecidos mediante determinado volume de compras e não é por isso que o continente vai fazer 100% de desconto.

    Já fiz muitas compras na área farmacêutica e as condições com que se compra determinado produto não são, nem têm de ser publicitadas ao cliente final. O mesmo produto hoje pode dar 25% de margem, e amanha 30 ou 15 % dependendo das condições negociadas aquando a compra.

    Parece-me que continente/Pingo doce/Achan, etc.. publicitam esses preços e esses descontos numa tentativa clara de ludribiar os clientes e inflacionar o mercado.
    • RCF
    • 28 julho 2022 editado

     # 47

    Colocado por: HAL_9000Já fiz muitas compras na área farmacêutica e as condições com que se compra determinado produto não são, nem têm de ser publicitadas ao cliente final. O mesmo produto hoje pode dar 25% de margem, e amanha 30 ou 15 % dependendo das condições negociadas aquando a compra.

    é diferente.
    Com os supermercados (as grandes cadeias) tudo é discutido ao pormenor com a marca. É discutido, por exemplo, o lugar do supermercado em que os produtos são colocados - Por exemplo, os topos dos corredores e os corredores junto à entrada são lugares especiais, de maior valor. As prateleiras à altura dos olhos têm mais valor que as prateleiras de baixo. E o produtor (a marca) que quiser os seus produtos nesses lugares de maior valor, tem de compensar, tem de pagar por isso (baixando o preço e deixando o supermercado aumentar a sua margem), caso contrário, os seus produtos vão para as prateleiras de baixo, longe da entrada e nunca nos topos.
    • RCF
    • 28 julho 2022

     # 48

    Colocado por: HAL_9000Ainda assim existe uma diferença de de mais de 2.5 euros entre uma loja que compra Dezenas milhares de unidades e outra que compra umas dezenas só. Existe uma clara tentativa de reeducar o mercado para um preço suposto que não é real. Não sei se é a marca que faz o desconto ou não, sei que 2.5 euros em 10 ainda são cerca de 25% e portanto o continente continua a inflacionar o mercado, publicitando um desconto enganador.

    A verdade é que, algumas lojas, especialmente as de bairro, em que o proprietário é quem lá trabalha e nem paga renda (por ser proprietário) contenta-se com uma margem de lucro bastante inferior à das grandes superfícies... Alguns contentam-se em que, no final do mês, dê para tirar o seu ordenado e continuar abertos, mantendo o emprego... Os grandes, apesar de conseguirem comprar mais barato ao produtor, fruto da escala, têm uma clientela maior... tem de dar para os acionistas...
  5.  # 49

    Colocado por: RCFAs prateleiras à altura dos olhos têm mais valor que as prateleiras de baixo. E o produtos (a marca) que quiser os seus produtos nesses lugares de maior valor, tem de compensar, tem de pagar por isso (baixando o preço e deixando o supermercado aumentar a sua margem), caso contrário, os seus produtos vão para as prateleiras de baixo, longe da entrada e nunca nos topos.
    Lá está. Veja o ridículo da questão: Continente vs mercearia da aldeia
    1- Continente compra mais barato que a mercearia, pois tem maior poder negocial.
    2- Continente além de comprar mais barato coloca à venda por um valor mais caro (12.49 vs 9.60).
    3- O continente publicita que o preço real são 24.98 eur, e que está a fazer um superdesconto de 50%.
    4- Na caixa o/a colaborador informa que eu poupei 12.49 naquela compra.

    Onde é que a marca é tida ou achada nesta estratégia? quanto muito no ponto 1, a baixar ainda mais o preço de aquisição para o continente.

    Eu se estivesse na minha morada habitual, tinha comprado a 12.49. Depois chegava aqui à aldeola e ia à mercearia e via que o continente me tinha enganado em 15.38 euros. Granda Artolas. Entretanto o artolas vai-se habituando a ver os 24.99 na parteleira, e no mes seguinte em vez de finish, compra fairy porque foi a marca que baixou mais as calças para não ver as suas pastilhas à venda a preços especulativos.

    Eu, como nasci pobre, comparo preços e tenho mais ou menos presente o preço das coisas, logo apesar de ainda ser enganado, serei menos vezes. Mas a minha esposa por exemplo nunca decora o preço de nada, logo compraria as pastilhas e ficaria convencida que tinha feito uma grande compra.
  6.  # 50

    Colocado por: RCF
    sim, mas... os grandes revendedores, as grandes cadeias de supermercados têm um grande peso e, nalguns casos, acabam por mandar nos fabricantes.
    Há fabricantes que são confrontados com este tipo de posições por parte da Sonae e outros -temos um produto concorrente que está a vender bem e que nos dá boas condições de negócio. Por isso, necessitamos de renegociar o contrato convosco, blá, blá, blá... precisamos de reduzir o vosso preço, para continuarmos a vender o vosso produto. Aceitam fazer uma promoção de 50% durante um mês? Sem essa redução, seremos obrigados a deixar de dar protagonismo aos vossos produtos. Teremos de deixar de colocar os vossos produtos naquelas prateleiras de entrada... nas prateleiras de topo...E perante isto, o fabricante vê-se obrigado a ceder
    mas quem manda é quem produz , podes pressionar o que quiseres mas o fabricante é que tem a ultima palavra . mas tá certíssimo !
  7.  # 51

    Colocado por: rafaelisidoromas quem manda é quem produz , podes pressionar o que quiseres mas o fabricante é que tem a ultima palavra
    Não tem nada homem. Quem manda no preço é quem vende. Veja que as mesmissimas pastilhas são anunciadas num sitio a 24.98 e vendidas a 12.49, e no outro sítio são anunciadas e vendidas a 9.60. A marca que produziu provavelmente até vendeu mais caro ao segundo sítio que ao primeiro.
    • RCF
    • 28 julho 2022

     # 52

    Colocado por: HAL_9000Onde é que a marca é tida ou achada nesta estratégia?

    a marca autoriza essa estratégia. Sem autorização da marca, o supermercado não dizia que estava a fazer uma promoção de 50%. A marca também ganha com isso, pois vê o seu produto publicitado e acaba por vender mais, já que muitos clientes "aproveitam" para comprar por estar em promoção...
  8.  # 53

    O HAL_9000 já chegou à mesma conclusão que eu...

    Sejam inteligentes no uso do vosso dinheiro, é o único conselho que posso dar.

    Falaram em vinho, nem entremos por aí porque uma simples ida a uma garrafeira perto de casa consigo preços muito melhores.
    Aproveito e deixo um artigo de alguém que descortinou este negócio dos artistas: https://www.jornaldenegocios.pt/weekend/vinhos/detalhe/o-misterio-ardiloso--dos-descontos-de-70-
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  9.  # 54

    Colocado por: HAL_9000HAL_9000
    as coisas não são tão lineares como diz ... imagine : um continente sozinho ou com comercio que tenha preços apelativos , na pratica vai ter dois preços assim de caras o que está sozinho será mais caro que o que está acompanhado de preços apelativos , isso é a realidade .as lojas continente e outras grandes não têm só um preço tem vários para o mesmo produto e enquanto vender não baixa .volto a dizer ninguém compra descontos só compramos preço final , nem se pode comparar produtos desiguais mesmo que sejam da mesma marca mas oriundos de países diferentes , comprar é tudo por igual só assim se tem um veredicto correto .
  10.  # 55

    Colocado por: RCFa marca autoriza e
    Lá está, a marca autoriza, não define nada.

    É um engano deliberado promovido pelas grandes cadeias de supermercado porque têm uma cota muito grande dos consumidores.

    Mas até há pior que o continente:

    - https://www.auchan.pt/pt/limpeza-da-casa-e-roupa/limpeza-cozinha/limpeza-loica/pastilhas-maquina-da-loica/deergente-loica-maquina-finish-power-limao-42p/3490863.html

    - https://www.minipreco.pt/produtos/limpeza-e-cuidado-do-lar/loica/maquina-de-lavar-loica/p/267532

    - https://lojaonline.intermarche.pt/15-ponte-de-lima/rayon/limpeza/lavagem-da-loica/10594-detergente-maquina-loica

    Curiosamente o pingo doce apesar de usar a mesma estratégia asquerosa faz melhor preço
    - https://mercadao.pt/store/pingo-doce/product/detergente-maquina-da-loica-pastilhas-all-in-one-limao-finish-65-un-65-doses

    Para comparação considerar o preço/pastilha tendo por referência que cada pastilha da mercearia fica a 15 cent
  11.  # 56

    Esta discussão faz-me lembrar o jingle publicitario mas adaptado : "quem (é) trouxa, quem (é) trouxa? "

    Num recente artigo num jornal nacional o Dr. Paulo Morais ainda tocava numa grande ferida: é que as campanhas do banco Alimentar servem sobretudo para aumentar as vendas e os lucros dos hipermercados sendo que estes vergonhosamente não abdicam de cobrar iva nem quaiquer outra margem nos produtos lá comprados e doados!
  12.  # 57

    IVA não é margem....
  13.  # 58

    Colocado por: powerPTO HAL_9000 já chegou à mesma conclusão que eu...

    Sejam inteligentes no uso do vosso dinheiro, é o único conselho que posso dar.

    Falaram em vinho, nem entremos por aí porque uma simples ida a uma garrafeira perto de casa consigo preços muito melhores.
    Aproveito e deixo um artigo de alguém que descortinou este negócio dos artistas:https://www.jornaldenegocios.pt/weekend/vinhos/detalhe/o-misterio-ardiloso--dos-descontos-de-70-


    Colocado por: powerPT
    Sejam inteligentes no uso do vosso dinheiro, é o único conselho que posso dar.
    mostra aí como é que és inteligente a gastar o teu dinheiro ? agora fiquei curioso .
  14.  # 59

    Colocado por: carlosj39não abdicam de cobrar iva
    nisso quem pode perdoar ou não cobrar é o Governo e o ministro das finanças ...o IVA é deles .
  15.  # 60

    Colocado por: rafaelisidorovolto a dizer ninguém compra descontos só compramos preço final ,
    Errado, a compra é um processo emocional também. Estas cadeias sabem bem disso e por isso mesmo é que usam estas estratégias.



    Colocado por: rafaelisidoronem se pode comparar produtos desiguais mesmo que sejam da mesma marca mas oriundos de países diferentes
    por isso é que fizquestão de dizer que as pastilhas da mercearia foram produzidas na polónia em Maio de 2022. Não vêm do bangladesh com um autocolante manhoso. As do continente se não forem da Polónia devem ser de um local semelhante, mas quando la for, confirmo.
 
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