Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Porque devem ter sido feitos antes do DR... Com os conceitos urbanísticos a utilizar nos instrumentos de gestão territorial.
  2.  # 22

    Colocado por: Pedro BarradasPorque devem ter sido feitos antes do DR... Com os conceitos urbanísticos a utilizar nos instrumentos de gestão territorial.

    O primeiro DR saiu em 2009, e depois disso saiu muito muito REMUE e PDM com conceitos diferentes. Isto é que eu não entendo.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro BarradasA área de implantação está definida pela legislação, inclui exemplo gráfico. Não há razões para outras interpretações.


    Era bom se assim fosse... infelizmente cada câmara é uma quintinha e muitas vezes com técnicos com interpretações próprias.

    Wrobelek tente perceber se o seu arquitecto já tem experiência a trabalhar com a câmara em questão e se é “normal” aceitarem a área de implantação assim.
    Com as câmaras que trabalho isso não seria permitido mas la está...são todas diferentes.
  4.  # 24

    Colocado por: Pickaxe
    O primeiro DR saiu em 2009, e depois disso saiu muito muito REMUE e PDM com conceitos diferentes. Isto é que eu não entendo.


    Porque burro velho não aprende linguas, quem lá está aprendeu de uma forma e ja não quer saber de alterações, até porque muitos regulamentos ja não são revistos a mais de 10 anos como se viu agora com os concurso para receberem dinheiro da bazuca
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    Polígono de implantação é diferente de área de implantação, como já aqui disseram.
    O comum é nada poder ultrapassar o polígono de implantação.
    Algumas câmaras permitem algumas excepções que, em alguns casos, se encontram descritas no regulamento municipal.
    @wrobelek já consultou o regulamento da sua camara?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 26

    Certo, não há qualquer ultrapassagem ao polígono de implantação. Essa não era a pergunta.
    O arquiteto sugere elevar uma parte dentro do polígono, por 50cm na vertical, para não contar para o limite da área de implantação. É aceite e dentro das regras?
  7.  # 27

    só com 50cm acho q isso não passa, isso acaba por ser uma área utilizada
  8.  # 28

    e duvido que passe como área permeável
    de qualquer forma só mesmo com o técnico dessa camara é que pode validar isso.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 29

    Colocado por: wrobelekEstão dentro do polígono, mas fora da área de implantação.
    dentro do poligono então nao se preocupe, mas 50 cm acima.. vai depender do técnico na CM.. pode aceitar ou nao. depende de como o arqº tiver os desenhos
  10.  # 30

    Certo, mas fazer isto em comunicação prévia, será arriscado?
  11.  # 31

    eu acho... arriscado... é tudo muito cinzento. meta um Pip, depois do resultado a CP.
  12.  # 32

    Colocado por: wrobelekCerto, mas fazer isto em comunicação prévia, será arriscado?

    Já perguntou isso ao arquiteto? ele é que sabe.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

    Obviamente que sim. E não, ele não sabe ao certo, mas acredita que sim e sugere avançar. Por isto estou aqui a pedir uma segunda opinião a quem tem experiência.
  14.  # 34

    nunca meti um projeto na camara sem uma reunião informal com o técnico da camara em que mostro o projeto, ou seja regra geral quando meto um projeto é aprovado sem espinhas.
    marque uma reunião na camara e vá com o seu arquiteto tirar isso a limpo.
    se ele não tem a certeza..., trata-se de uma questão com demasiado relevo para se deixar ir ao calhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 35

    Colocado por: marco1nunca meti um projeto na camara sem uma reunião informal com o técnico da camara em que mostro o projeto,

    Nem sempre isso é possivel... O que infelizmente é uma pena.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  16.  # 36

    Colocado por: Pedro Barradasprojeto na camara sem uma reunião informal com o técnico da camara em que mostro o projeto, ou seja regra geral quando meto um projeto é aprovado sem espinhas.
    marque uma reunião na camara e vá com o seu arquiteto tirar isso


    Há CM e técnicos com tanta abertura como eu Bunker sem chave!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 37

    Colocado por: wrobelekerá arriscado?
    sim, é atirar o barro à parede. pode colar, mas também pode cair
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 38

    Independentemente da cota, essa área tem uma projecção vertical?
    Não percebo porque levanta 50 cms.

    Pode colocar uma planta, mesmo que seja um esquema?

    Colocado por: wrobelekCerto, não há qualquer ultrapassagem ao polígono de implantação. Essa não era a pergunta.
    O arquiteto sugere elevar uma parte dentro do polígono, por 50cm na vertical, para não contar para o limite da área de implantação. É aceite e dentro das regras?
      alterado-raised.jpg
  19.  # 39

    Infelizmente não posso colocar uma planta, mas é simples. O objetivo é construir uma divisão da casa acima do nível do solo, que não toca no chão, e por isso não conta para a área de implantação.
    No fundo é um corpo balançado mas apenas a 50cm do chão.
  20.  # 40

    No meu entendimento, sem saber mais detalhes, considerando que existe área habitável "aérea" e, assim sendo, existe uma projecção vertical desse corpo, logo contabiliza-se para a área de implantação.
    Mas pode haver nuances nesta questão. Já viu o regulamento municipal?
    Porém, não contará para a área de construção ao nível do piso 0, contará no seu piso ou meio piso.

    Colocado por: wrobelekInfelizmente não posso colocar uma planta, mas é simples. O objetivo é construir uma divisão da casa acima do nível do solo, que não toca no chão, e por isso não conta para a área de implantação.
    No fundo é um corpo balançado mas apenas a 50cm do chão.
 
0.0233 seg. NEW